Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Professores do curso de Engenharia de Pesca da Ufam são homenageados na Aleam
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Professores do curso de Engenharia de Pesca da Ufam são homenageados na Aleam

  • Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 17h01
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 15h53
  • Acessos: 2479

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

Os professores Ana Cristina Belarmino de Oliveira, Carlos Edwar de Carvalho Freitas, Maria Anete Leite Rubim, Antônio José Inhamuns da Silva e Pedro Roberto de Oliveira, do curso de Engenharia de Pesca da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (FCA/Ufam), receberam na última segunda-feira, 9, em cerimônia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), homenagens de reconhecimento aos profissionais que atuam nessa de área de conhecimento. A solicitação foi uma propositura do deputado estadual José Augusto Ferraz de Lima (DEM).

De acordo com a professora do curso de Engenharia de Pesca, Ana Cristina Berlamino de Oliveira, a homenagem foi à categoria de Engenharia de Pesca, na qual o grupo representou a Universidade como formadores de novos profissionais desta área. A docente disse que a Ufam foi a pioneira na Região Norte ao implantar este curso que deu a importância dos recursos pesqueiros para o desenvolvimento regional, completando, neste ano de 2019, 30 anos de existência, celebrados em outubro, durante a realização do Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (XXI-Conbep), ocorrido nas dependências da Ufam.

Para ela, a indicação foi um fato importante na carreira profissional, pois foi um período em que se consolidou o referido curso, destacando-se quanto à sua importância para o desenvolvimento da Região. Nesse sentido, a professor conta que, a partir daí, se conseguiu capacitar profissionais que, atualmente, estão em todas as áreas do setor, abrangendo os principais órgãos públicos federais, estaduais e municipais sediados no Amazonas, tais como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia (Inpa), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror/AM), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), dentre outros. “Todo e qualquer setor público que atua no setor da pesca, lá temos egressos da Universidade”, completou a professora.

Formação cidadã

Ana Cristina Belarmino afirma que os alunos se identificam com a cultura regional e, durante as atividades acadêmicas, se deslumbram com a realidade amazônica. A partir dessa compreensão, começam sua inserção no mercado de forma cidadã. “Eu imagino que nossos alunos conseguem enxergar a importância do setor, pesca e aquicultura da região, quando ingressam no curso, porque, até então, o peixe é aquele elemento que está na feira”, relatou a professora. Ela acredita que “quando se abre um leque de disciplinas e de áreas para atuar, os alunos se identificam. Então, nós temos um curso em que os alunos saem comprometidos...”

A cerimônia coincidiu com os 30 anos de curso, mas também com a criação de 40 anos da primeira Associação de Engenharia de Pesca, disse a professora, que também atuou na referida instituição. Para qualificar os egressos, a Ufam criou, em 2006,  o Programa de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos (PPGCPT). O maior objetivo é formar profissionais em nível mais elevado para que eles possam difundir com maior segurança e profundidade a atividade pesqueira no estado.                       

registrado em:
Fim do conteúdo da página