Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Propesp promove XXVIII Conic no período de 14 a 16 de outubro  
Início do conteúdo da página

Propesp promove XXVIII Conic no período de 14 a 16 de outubro  

Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 16h29 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 16h36 | Acessos: 3647

 

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) convoca todos os alunos (concluintes 2018/2019 e iniciantes 2019/2020) a participarem da cerimônia de  abertura do XXVIII Congresso de Iniciação Científica (Conic), que acontece na segunda-feira, 14, às 9h, no auditório Eulálio Chaves, localizado no Setor Sul do Campus Universitário. As atividades do Conic se estendem até quarta-feira, 16.  

De acordo com a programação, a palestra de abertura Mudanças Climáticas e Grandes Obras na Amazônia, tem inscrições para  certificação por meio do site : https://bit.ly/2oneC2K. A palestra será  proferida pelo professor Philip Martin Fearnside, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – Ciências Ambientais e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

Segundo a coordenação, 1003 trabalhos científicos irão se apresentar, sendo 190 na forma oral, correspondendo a 20% com melhor avaliação pelos comitês científicos, além de palestras e atividades culturais.  Ainda haverá apresentações de 813 pesquisas nas formas de banner e oral.

Conforme calendário da Propesp, nos campi dos municípios de Itacoatiara a abertura será às 9h no dia 21 do mesmo mês, no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET). Em Coari no dia 04 de novembro, no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Em Parintins no dia 7 de novembro no Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia (ICSEZ). Benjamin Constant será no dia 7 de novembro, no Instituto de Natureza e Cultura (INC) e em Humaitá no dia 13 de novembro, no Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA).

Histórico

O Conic está na sua XXVIII edição na UFAM, expressando o êxito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) lançado em 1984 na Ufam pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), evidenciando o sucesso de um dos programas mais importantes já lançados pela agência e adotado pelas FAP’s de todo o país como o fez a nossa Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Nesses 28 anos, o Conic mostra a contribuição do Pibic nos 110 históricos anos da Ufam, formando milhares de alunos, nas nove áreas do conhecimento organizados pelo CNPq e CAPES, tendo papel determinante para a qualidade do profissional no mercado e na pós-graduação.

Nestes últimos dez anos houve um aumento expressivo na oferta de bolsas de Pibic, especialmente nos últimos dois anos da atual gestão, mesmo com toda a dificuldade e limitação de recursos que a instituição passa nos dias atuais. A evolução do número de projetos Pibic mostra a importância do programa na instituição e na região, tendo a Ufam atingido 1782 projetos na edição 2018/2019, dos quais 1176 (66%) tiveram apoio com bolsas IC do CNPq (250), Fapeam (366) e Ufam (560). Neste crescimento tiveram destaques as áreas de humanidades, engenharias e saúde.

Entretanto, as demandas de projetos e por bolsa ainda são maiores do que os recursos disponíveis, o que mostra a premente necessidade de aumento dos recursos. Ainda não atingimos nem 10% do numero de alunos da Ufam com o Pibic, mas temos a ousada meta de chegarmos a 2000 projetos com bolsa até o final desta gestão, a fim de continuarmos contribuindo para a melhor formação do estudante nos seus cursos, para a Pós-Graduação e mercado de trabalho, o avanço da ciência, tecnologia e inovação na região o e desenvolvimento regional. Agradecimentos às agências de fomento como a Capes, CNPq, Fapeam e Finep.

Programação

A programação está disponibilizada no site da Propes: propesp.ufam.edu.br, com ordem de apresentações, bem como os procedimentos a serem realizados em caso de impossibilidade de participação.

Quanto as apresentações de pesquisa referente ao Programa de Iniciação Científica 2017/2018 o registro de frequência será feito por área de conhecimento nos respectivos auditórios, considerando que a participação no evento é requisito do Programa - modelos de apresentação Banner e modelo  de Slide (apresentação oral).  

Encerramento

O encerramento do XXVIII Conic será na quarta-feira, 16, às 17h no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do Campus Universitário, com a premiação dos melhores projetos e da Menção Honrosa por área do conhecimento.

Voluntários

A Propesp está selecionando alunos para atuarem como voluntários no XXVIII Congresso de Iniciação Científica da Ufam (Conic), o qual  auxiliará a equipe da Pró-Reitoria na execução de atividades relacionadas ao Congresso (auxílio no auditório, assinatura de lista, entrega de materiais e afins) com certificação de horas complementares.

O aluno interessado deverá preencher o Formulário de Inscrição até quinta-feira, 10, por meio do site:   https://forms.gle/2eqejdXeBNnvpV5U8

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página