Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Notícias Destaque > Cefort realiza Seminário sobre gestão do conhecimento escolar, alfabetização e formação para a cidadania
Início do conteúdo da página

Cefort realiza Seminário sobre gestão do conhecimento escolar, alfabetização e formação para a cidadania

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 11h58 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 09h15 | Acessos: 1736

Evento será realizado até o dia 20 de setembro nos auditórios e salas das Faculdades de Educação (Faced) e de Estudos Sociais (FES) e no Laboratório de Hipermídia do Cefort/Ufam

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), através do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort/Faced), realiza até a próxima sexta-feira, 20, o Seminário Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania. O evento tem o objetivo de favorecer a inovação, a qualidade da escolarização e a aprendizagem das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Novos desafios

Durante a solenidade de abertura realizada na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES), o reitor, professor Sylvio Puga, destacou que o Cefort sempre esteve à frente do seu tempo e destacou os atuais  desafios  da Educação. “Quando o Cefort iniciou, nos idos do ano 2000, ele já falava em mídias digitais, quando, naquele tempo, falar em mídia digital era algo que muitas pessoas não entendiam. Para que vocês tenham ideia, esse ano comemoramos os 50 anos da primeira ida do homem à lua e um dos astronautas disse algo que me chamou muito a atenção. Ele disse que um celular hoje tem mais tecnologia do que naquela nave espacial há 50 anos. E por que estou dizendo isso? Porque os senhores estão atuando na ponta, na formação da alfabetização de crianças que já estão no mundo digital, ou seja, os senhores estão trabalhando em outro cenário, muito diferente do analógico, e a responsabilidade é muito maior. Mas os desafios são novos para todos nós, professores. Há desafios colocados para a alfabetização, há desafios novos colocados para nós, professores da Universidade e quando eu vejo essa programação extensa, de três dias de trabalho dos senhores, eu percebo que a Universidade tem respondido a eles, pois estamos conectados, antenados e atuando em parceria. Desejo um excelente evento a todos”, discursou o reitor da Ufam.

Formação como resistência

O vice-diretor da Faculdade de Educação, professor Cláudio Gomes, representou a diretora da Faculdade de Educação, professora Sílvia Conde, na solenidade. Ele destacou o processo de formação como um ato de resistência e anunciou que o próximo Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação será realizado na Ufam, em homenagem aos 50 anos da Faced. “A Faculdade de Educação da Ufam muito se orgulha de abraçar esse projeto, pois entendemos o processo de formação como um ato de resistência. Nossa diretora não está aqui neste momento pois cumpre agenda institucional na Bahia, onde ocorre o Fórum de diretores de Faculdades de Educação. Inclusive, aproveito a oportunidade para anunciar que o próximo Fórum Nacional de diretores de Faculdades de Educação será realizado aqui na Ufam, em homenagem aos 50 anos da nossa Faculdade de Educação”, anunciou o gestor, sob aplausos.

Missão cumprida

O coordenador do Cefort/Ufam, professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito, afirmou que a Ufam cumpre sua missão na área de formação continuada. “É uma satisfação vermos aqui diversos colegas, secretários estaduais e municipais de educação e nos congratular nesse processo. Tivemos algumas dificuldades com a alteração de alguns voos e alguns secretários de municípios do interior do estado não puderam estar neste Seminário, mas eu desejo ressaltar e agradecer as parcerias bem-sucedidas até aqui. A Ufam, através do Cefort, tem cumprido muito bem a sua missão relacionada à formação continuada, no permanente esforço de criar tecnologias e metodologias válidas para a formação pedagógica”, ressaltou o gestor.

Mesa de honra

Também compuseram a mesa de honra o representante da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino do Estado do Amazonas (Seduc/AM), pedagogo Nilton Teixeira; a secretária Municipal de Educação de Manaus, professora Kátia Serafina Cruz Schweickardt; o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Secretário Municipal de Educação de Urucará, Agildo Castro e a representante da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), senhora Leonora Mourão.

Mesa-redonda

Após a solenidade de abertura, foi realizada a Mesa-redonda “O planejamento estratégico, o desenvolvimento do currículo e a avaliação em larga escala”, que teve como expositores a secretária municipal de educação de Manaus, professora Kátia Serafina Cruz Schweickard; a professora Núbia Breves, também da Semed e o professor Willas Dias da Costa, da Seduc. A mesa-redonda foi mediada pelo coordenador do Cefort/ Ufam, professor Luiz Carlos Cerquinho de Brito.

registrado em:
Fim do conteúdo da página