Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Últimas notícias > Comitê aprova Plano de Gestão de Riscos e Integridade da Ufam
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comitê aprova Plano de Gestão de Riscos e Integridade da Ufam

  • Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 12h42
  • Última atualização em Terça, 14 de Dezembro de 2021, 15h23
  • Acessos: 1151

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

 

Documento previne a Instituição quanto a desvios de sua missão e entra em vigor após aprovação do Consad

 

Em reunião ocorrida na tarde de segunda-feira (29), o Comitê de Governança, Integridade, Gestão de Riscos e Controles da Universidade apreciou e aprovou a atualização do Plano de Gestão de Riscos e Integridade da Instituição (PGRI). O documento estabelece as medidas institucionais visando o alcance dos objetivos estratégicos, bem como para prevenção, detecção e remediação de atos de fraude e corrupção, em apoio à boa governança.

Exigências da Controladoria Geral da União e do Ministério do Planejamento, a Ufam teve a primeira versão do seu Plano de Integridade elaborada em 2018, e do Plano de Gestão de Riscos, em 2019. Os documentos foram unificados e atualizados em conjunto em 2021. “A atualização do Plano de Gestão de Riscos e Integridade da Ufam representa o compromisso institucional com o cumprimento das metas a serem apresentadas à sociedade e aos órgãos de controle externo”, declarou o reitor Sylvio Puga, presidente do Comitê que avaliou e aprovou o PGRI da Ufam.

O PGRI apresenta os principais riscos detectados no âmbito da Universidade, entre eles: o baixo envolvimento de mestres e doutores na atividade de pesquisa; não ter um aumento significativo de inovação tecnológica e conceder passagens e diárias indevidamente. Além de identificados, os riscos são classificados de acordo com probabilidade de ocorrência e impacto, caso ocorram. 

“O processo de gestão de riscos é um modo de sistematizar as ações visando mitigar esses possíveis eventos que podem nos atrapalhar, nos prejudicar, nos impedir de alcançar os nossos objetivos estratégicos. Então, no nosso dia a dia, já temos conhecimento, pela prática, do que pode ocorrer, mas ainda não havíamos registrado de uma maneira sistematizada, colocando, por exemplo, a probabilidade de acontecer, as consequências e as ações realizadas para atuar na causa dos riscos ou para minimizar os seus impactos”, explica a presidente da Comissão de Gestão de Riscos da Ufam, Joseane Batalha. 

É importante que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral acessem e conheçam o documento para não somente ter ciência dos riscos a que a Ufam está sujeita, mas para verificar as suas estratégias de prevenção e combate. 

“O plano existe para demonstrar para a sociedade que nós estamos trabalhando nos nossos riscos, em apoio à boa governança, ou seja, estamos fazendo a gestão dos nossos riscos, dos nossos processos, do nosso planejamento estratégico, então, cada vez mais a gestão pública caminha para uma gestão mais estratégica e a sociedade precisa saber para enxergar que a administração pública está pensando estrategicamente”, expôs Joseane.

Após a aprovação pelo Comitê, o plano segue para a apreciação do Conselho de Administração da Universidade (Consad), que tem reunião prevista para o dia 7 de dezembro. Sendo o PGRI aprovado no Conselho, a versão digital do plano será disponibilizada ao público no site da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. 

O PGRI da Ufam entra em vigor após sua aprovação pelo Consad e terá sua próxima revisão em 2023. 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página