Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Professor José Seráfico recebe Título de Cidadão do Amazonas
Início do conteúdo da página

Professor José Seráfico recebe Título de Cidadão do Amazonas

Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 12h35 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 16h27 | Acessos: 660

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Criado para enaltecer a trajetória daqueles que, não tendo nascido no Estado, com reconhecida honradez, dedicaram seus esforços em fazer do Amazonas um lugar melhor para se viver, o Título de Cidadão do Amazonas, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), foi concedido ao professor aposentado da Ufam, José Seráfico. A sessão solene de entrega da comenda foi realizada na tarde de quinta-feira (25), na sede da Aleam, na Avenida Mário Ypiranga. 

Natural da capital paraense, José Seráfico veio para Manaus em 1966 para uma viagem a passeio, mas foi impedido de regressar por razões políticas. Logo depois, conheceu sua esposa e decidiu permanecer no Amazonas. Passados mais de 55 anos, o professor José Seráfico tornou-se uma conhecida e respeitada figura no cenário amazonense, tendo sido docente da Faculdade de Estudos Sociais, do Departamento de Administração, durante boa parte de sua vida profissional.

Autor da propositura, o deputado Serafim Corrêa (PSB), ressaltou a total concordância dos deputados quanto à indicação do nome do professor da FES ao Título de Cidadão do Amazonas. “O Seráfico é alguém que, de 1966, quando ele aqui chegou, até aos dias de hoje, é amazonense de fato. Ele vive as coisas da Amazônia, do Amazonas, principalmente. Ele aborda com precisão, com sinceridade, com equilíbrio, sem exacerbações, a defesa da Amazônia, mas com muita clareza, com muita firmeza. E eu, nada mais fiz, do que tornar de direito aquilo que já é de fato”, discursou o parlamentar. “Agradeço a todos os parlamentares que aprovaram, porque foi uma votação unânime, devo dizer. E fico com esse resgate, porque está resgatada uma coisa que já deveria ter sido feita há tempos, mas é feita agora, 55 anos depois”, completou. 

Em seu pronunciamento, o professor José Seráfico contou um pouco de sua história de vida, destacando o papel da política em sua vida particular e na sociedade brasileira e amazonense. “Começo dizendo-lhes da minha gratidão pela generosidade com que me senti contemplado por esta Casa do Povo. Muitas são as razões para agradecer”, declarou. “Não é fortuito o fato de ter vindo de Belém do Pará, onde nasci,  transferir-me para a sempre hospitaleira capital do Amazonas. De novo, talvez, caiba a meu pai a responsabilidade pelo fascínio, a simpatia e o amor que nutro pelo lugar em que aportei oriundo da capital paraense, ambas instaladas no mais fundo do meu coração”, revelou o professor. “O título que hoje me é outorgado, no preciso momento em que o poder legislativo se vê acossado e injustiçado, para mim tem o sabor de mera, mas nem por isso menos importante, oficialização. Amazonense sou, intrínseca e irretratavelmente, desde que decidi aqui ficar. São mais de 55 anos convivendo nesta terra com os nascidos nela ou os que por alguma razão aqui vieram ter”, expôs.   

Compondo a mesa de honra do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, colega da FES do homenageado, ressaltou que a honra concedida ao professor traz grande satisfação para a Universidade também, que corrobora o ato, dado o protagonismo do docente. “Este é um momento ímpar para a história do professor José Seráfico e para a da Universidade também, na medida em que o professor se destacou na sua atuação enquanto docente, formou muitas gerações, e agora tem esse reconhecimento público da Assembleia Legislativa ao lhe conceder o título de Cidadão do Amazonas, então, é um momento especial para o professor, para a Instituição. E, aqui, como reitor, estou trazendo o nosso abraço, o reconhecimento da Universidade também, de forma pública, ao professor José Seráfico”, declarou.

Também participou da sessão solene a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, professora Márcia Perales, representando o governador Wilson Lima. Em seu pronunciamento, a ex-reitora da Ufam salientou a contribuição intelectual que o docente agraciado deu e dá à cultura local. “Quantos ilustres cidadãos do Amazonas tiveram a sorte, a honra de lhe ter como mestre. Quantos foram estimulados por suas ideias para serem cada vez mais pessoas instigantes como o senhor é, preocupadas com o outro, com a sociedade, com o ambiente”, disse. “Parabéns por tudo que o senhor nos ensina, superando desafios, encarando a vida com vigor, criticidade fundamentada, dedicação, esperança. O senhor é uma referência para todos nós. Em meu nome e do excelentíssimo governador do estado do Amazonas, senhor Wilson Lima, manifesto aqui o nosso reconhecimento, o nosso respeito e o nosso agradecimento pela pessoa, pelo profissional e pelo cidadão que o senhor é. Muito obrigada”, finalizou. 



*Foto: Marcelo Araújo, Ascom Aleam

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página