Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Unidades Acadêmicas > Notícias Destaque > Projeto de Extensão da Ufam promoverá cirurgias de catarata e distribuição de pares de óculos na calha do Rio Negro
Início do conteúdo da página

Projeto de Extensão da Ufam promoverá cirurgias de catarata e distribuição de pares de óculos na calha do Rio Negro

Acessos: 852

Por Sebastião de Oliveira 

Equipe Ascom 

Coordenada pelo professor Jacob Moysés Cohen da Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas, o Projeto de Extensão Clínico-Cirúrgico de Oftalmologia recebeu homenagem da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR) no 10 º Congresso Brasileiro de Catarata e Cirurgia Refrativa (BRASCRS-2019), em Brasília-DF

Na sua 3ᵃ edição, o Projeto de Extensão Clínico-Cirúrgico de Oftalmologia realizará entre os dias 29 de maio e 8 de junho nos municípios da calha do Rio Negro: Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, 300 cirurgias com distribuição de 3.500 pares de óculos para a população mais carente. Outras edições foram realizadas nas calhas do Alto Solimões (2018) e Rio Madeira (2019).

O Projeto que objetiva levar atendimento oftalmológico às populações do interior do estado do Amazonas são desprovidas desse serviço especializado. Idealizada pelo professor Jacob Cohen na década de 1990, o  projeto terá o apoio logístico do Navio de Assistência Hospitalar “Soares de Meirelles”, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, (Marinha).

A proposta de levar cidadania e qualidade de vida para a população do interior do Amazonas, por meio de atendimento oftalmológico de alto nível, existe há mais de 30 anos, fruto de uma parceria entre médicos conhecedores da carência das pessoas que vivem longe dos grandes centros urbanos. Tendo percorrido mais de 20 municípios, alguns deles mais de uma vez, o projeto, encabeçado pela Ufam, cresce com o apoio de instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior.

O Projeto é uma ação de cidadania e de inclusão social. Nesta edição, o atendimento clínico ocorre numa região onde a população tem pouca assistência oftalmológica. Fazer com que essas pessoas possam enxergar melhor é a intenção do coordenador e idealizador da operação, professor Jacob Cohen.   

Acesse AQUI as cartilhas das edições anteriores, nas calhas do Alto Solimões (2018) e Rio Madeira (2019). 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página