Página inicial > Unidades Acadêmicas > Notícias Destaque > Reitor recebe lideranças estudantis e dialoga soluções

Reitor recebe lideranças estudantis e dialoga soluções

Acessos: 803

Funcionamento presencial das bibliotecas, dos Restaurantes universitários e questões de infraestrutura estiveram entre as pautas do encontro

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, recebeu, na tarde desta segunda-feira, 21, lideranças estudantis dos centros acadêmicos do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (IFCHS), da União Estadual dos Estudantes (UEE) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Reivindicações

Entre as reivindicações apresentadas pelos estudantes estão o retorno imediato do funcionamento dos Restaurantes Universitários, questões de ensalamento e infraestrutura e a necessidade de abertura de edital para a seleção de monitores que acompanhem estudantes com deficiências. “É consenso entre os estudantes a necessidade do retorno presencial ou, no mínimo, inicialmente híbrido.   Falta de recurso tecnológico,  internet, ambiente adequado e excessos de atividades nesse período têm sido alguns dos pontos  levantados pelos estudantes no atual modelo de ensino. Destaco a receptividade ímpar do reitor, professor Sylvio Puga, do pró-reitor,  professor David Lopes Neto e da professora Karime Bentes”, declarou a presidente do Centro Acadêmico de Pedagogia, Rita Vieira.

Encaminhamentos

Durante o encontro, o reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto; da diretora do departamento de Assistência Estudantil da Universidade, professora Karime Bentes e do diretor do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (IFCHS), professor Raimundo Nonato, destacou as soluções levantadas para as reivindicações dos estudantes.  “Recebi todas as demandas, as quais foram encaminhadas para os setores responsáveis. As tratativas estão em andamento, algumas já estavam até solucionadas, como o atendimento presencial das bibliotecas. Em resumo, o diálogo com os estudantes foi muito produtivo”, ressaltou o gestor.

Retorno seguro das atividades presenciais

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, destacou que a Proeg, juntamente com a Pró-reitoria de Planejamento (Proplan) e a Prefeitura do Campus (PCU), tem percorrido todas as unidades acadêmicas para levantar e sanar necessidades, a fim de alcançar a retomada segura das atividades presenciais na Ufam. “A Ufam vem se preparando para a presencialidade desde 2021. A Proeg, a Proplan e a prefeitura do Campus têm percorrido todas as unidades acadêmicas para saber das suas realidades e necessidades. Tal iniciativa gerou um relatório, elaborado pela Proplan, o qual foi entregue às instâncias competentes para providências, sendo as necessidades mais citadas as questões de contratação de empresas para manutenção de ar-condicionado, de rede elétrica e de limpeza. As unidades acadêmicas se organizaram, planejaram e se programaram, no final de 2021, para a oferta do semestre letivo vigente 2021.1 até abril de 2022, com base nas Resoluções 06/2021 CONSUNI e CONSEPE 01/2021 e no Plano de Biossegurança da Ufam para oferta dos modelos de ensino remoto, híbrido e presencial. É importante o diálogo dos estudantes com os gestores das suas unidades acadêmicas para proverem o retorno presencial seguro, observadas as realidades de cada curso e suas respectivas turmas de estudantes, professores e técnicos administrativos”, ressaltou o pró-reitor.

O diretor do IFCHS, professor Raimundo Nonato, destacou o trabalho em conjunto para atender as demandas estudantis para, em breve, receber os estudantes com condições adequadas. “As reivindicações dos alunos nos indicam como devemos nos preparar com maior intensidade para resolvermos tais problemas e recebê-los em plenas condições”.

A diretora do departamento de Assistência Estudantil, professora Karime Bentes, anunciou que o retorno das atividades dos Restaurantes Universitários está agendado para o próximo dia 3 de março. “O retorno das atividades dos Restaurantes Universitários foi uma demanda trazida pelos estudantes, mas já estava programado para retornar no próximo dia 3 de março e aproveitamos a reunião para informá-los da data. Quanto ao retorno do atendimento presencial das bibliotecas, elas já se encontravam em funcionamento presencial”.