Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Unidades Acadêmicas > Últimos Eventos > Homenagem aos 20 anos do Núcleo de Socioeconomia da Ufam (Nusec) marca retomada de atividades presenciais da Agroufam
Início do conteúdo da página

Homenagem aos 20 anos do Núcleo de Socioeconomia da Ufam (Nusec) marca retomada de atividades presenciais da Agroufam

Acessos: 720

A feira congrega produtores locais no campus da Ufam como forma de apoiar o trabalho de pequenos produtores

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Café de tucumã, alimentos orgânicos, camisetas com temáticas amazônicas e acessórios diversos são alguns dos produtos que podem ser encontrados na Agroufam. Na manhã desta quinta-feira, 04, foram retomadas as atividades presenciais da feira de produção familiar Agroufam, no térreo dos prédios da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA 1 e 2), setor sul do campus universitário Arthur Virgílio Filho.

Coordenada pelo Núcleo de Socioeconomia da Universidade (Nusec/Ufam), a feira congrega produtores no campus da Ufam como forma de apoiar a produção local e o trabalho de pequenos produtores.

Nusec – 20 anos

Durante a solenidade de abertura, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou as duas décadas de existência do Núcleo de Socioeconomia da Universidade e as contribuições do setor para a economia regional. “A Agroufam, promovida pelo Núcleo de Socioeconomia da Universidade, o Nusec, é um projeto bem-sucedido e de grande impacto social. Quero parabenizar o Nusec pelos seus 20 anos de significativas contribuições para toda a sociedade amazonense. Sucesso a todos os produtores rurais e artesãos participantes da Agroufam”, discursou.

Sustentabilidade

A vice-reitora, professora Terezinha Fraxe, destacou que, atualmente, a Agroufam é 100% sustentável. “No início, para promovermos a feira, gastávamos cerca de 10 mil reais para promover cada edição. É com orgulho que digo que, hoje em dia, ela é totalmente sustentável e não gastamos um centavo sequer para promovê-la. Outra coisa que me dá orgulho é que se eu morrer hoje, o projeto continuará ativo. Já vi muitos projetos que enfraquecem ou até acabam quando muda a coordenação, o que não é o caso da Agroufam, um projeto forte, um polo de pesquisa consolidado”, discursou.

Formato-piloto e biossegurança

A coordenadora da feira, professora Jozane Santiago, manifestou alegria pela retomada das atividades presenciais da Agroufam. “Após dois anos de atendimento remoto, com a Agroufam em casa adotando a estratégia elaborada pelo comitê da feira formado pelo Nusec, Instituto Acarariquara e Aproartes de  integrar os empreendimentos e aprendendo, nesse processo, a adaptar a comercialização dos produtos com a criação do catálogo de produtos da feira e a criação de outros canais de comercialização para os produtos da agricultura, do artesanato, da alimentação, segmentos que compõem a feira,  conseguimos voltar as nossas atividades presenciais, ainda no formato piloto, atendendo a todas as recomendações de biossegurança. Aproveitem os produtos orgânicos e saudáveis”.

Agroufam do futuro

O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), professor Carlos Victor Lamarão ressaltou que a Agroufam sempre será uma prioridade durante sua gestão à frente da FCA. “A Agroufam demonstra o quanto a extensão universitária é importante. Ao longo desses anos, só temos exemplos de sucesso de pessoas que avançaram suas atividades na agricultura. Apesar de a pandemia ter sido um momento triste, foi também de muita aprendizagem, uma oportunidade para os organizadores repensarem seu trabalho. A ideia é que, no futuro, a Agroufam tenha um local próprio. Tenham certeza de que, no que depender desta gestão, a Agroufam será sempre uma prioridade. Que as vendas sejam excelentes. Sucesso a todos!”.

Extensão formativa

O pró-reitor de Extensão, professor Almir Oliveira de Menezes, enfatizou que a Agroufam é a prática de uma extensão formativa. “A Agroufam tem por fundamento o diálogo transformador, o diálogo que é uma composição de saberes. Os conhecimentos aqui reunidos constroem algo maior, que é o desenvolvimento econômico mesmo diante de uma inflação de dois dígitos e dos múltiplos problemas. A Agroufam é um palco de criatividade e determinação. Sucesso para vocês, produtores, para os professores, para todos nós, cientistas, que enfrentamos os desafios impostos e sucesso ao desenvolvimento humano”, discursou a autoridade universitária.

Integração saúde e alimentação

O superintendente do Hospital Universitário Getúlio Vargas, professor Juscimar Carneiro, destacou que o HUGV/EBSERH está integrado a todos os movimentos sociais e ambientais desenvolvidos pela Ufam.  “Considero a Agroufam uma festa da alimentação. Hoje, 70% dos amazonenses se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar, o que atrai doenças. Nesta oportunidade, quero expressar que o HUGV está integrado a todos os movimentos sociais e ambientais desenvolvidos pela nossa Universidade”.

 Retorno seguro

A presidente da Associação dos Produtores Agroecológicos  e Artesãos do Estado do Amazonas (Aproartes), senhora Isabel da Mota Pontes, ressaltou os cuidados para o retorno seguro da Agroufam. “Estamos com apenas 50% dos produtores aqui na feira, mas tomando todos os cuidados devido à pandemia”, ressaltou.

 Contato ativo com a academia

O Secretário de Produção Rural do Estado, Petrucio Pereira de Magalhães Júnior ressaltou os projetos da Sepror em parceria com a Ufam e afirmou que preza para manter viva a conexão da Secretaria sob sua gestão com a academia. “Em nome do Governo do Estado do Amazonas, eu me sinto feliz de estar aqui. Como egresso da Ufam, eu sei o que a Agroufam representa para a Universidade. Poucas pessoas têm dimensão da importância dessa feira para a sociedade, que consiste no diálogo direto da ciência com a sociedade.Não sei se outro secretário de produção rural veio tanto aqui quanto eu, se firmou tantas parcerias com a Ufam, quanto eu, pois acredito que esse contato vivo e ativo com a Universidade leva à integração de trabalhos, a projetos além de governos, a projetos de Estado”, pronunciou-se o secretário.

 A Agroufam será realizada até as 17h desta sexta-feira, 05/08.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página