Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Unidades Acadêmicas > Últimas notícias > Médicas da Faculdade de Medicina da Ufam desenvolvem aplicativo para orientar adolescentes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Médicas da Faculdade de Medicina da Ufam desenvolvem aplicativo para orientar adolescentes

  • Acessos: 588

Por Juscelino Simões

Equipe Ascom

O aplicativo ‘Conta aí, Mana’, idealizado pelas médicas e professoras da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/Ufam), Patrícia Brito e Sigrid Cardoso, a partir de suas experiências do dia a dia no atendimento de adolescentes nos consultórios do ambulatório Araújo Lima e em seus consultórios particulares, vai disponibilizar uma série de orientações relacionadas à saúde de adolescentes. O app será lançado no dia 30 de junho de 2022 e tem o intuito de tirar dúvidas e fornecer informações com orientação ética e incentivar o autocuidado de jovens.

As docentes são especialistas em ginecologia/obstetrícia e, diante disso, nos atendimentos que realizam nos consultórios (Ambulatório Araújo Lima e particular), identificaram que muitas adolescentes têm necessidades de agregar mais informações sobre muitas questões, principalmente, do próprio desenvolvimento do corpo, do autocuidado, do seu calendário vacinal e relacionado à questão de informações éticas sobre infecções sexualmente transmissíveis. Por conta disso planejaram o desenvolvimento do aplicativo com essas orientações para complementar o atendimento e tirar dúvidas das adolescentes.

“Nós idealizamos esse aplicativo para esse público com o intuito de levar essas informações com conteúdo elaborado por nós, de forma ética, e que consiga responder as dúvidas das adolescentes e desejamos com isso, além da informação, ajudar, sobretudo, na prevenção das infecções sexualmente transmissíveis para este público e também a partir do controle dos próprios ciclos menstruais, a menina possa ter um menor risco de ter uma gravidez indesejada diante desta fase que é a adolescência. Nosso aplicativo foi pensado a partir destas dúvidas e necessidades do nosso público que nós atendemos dentro dos nossos ambientes de trabalho. Esse foi o nosso ponto de partida para a idealização do aplicativo ‘Conta aí, Mana’, pensado de uma forma simples que fosse extremamente intuitivo no manusear, com uma linguagem acessível na qual a adolescente se identificasse e aí criamos uma personagem chamada Fê que também vai ajudar a criar aquele ambiente de entrosamento e interação que vai levar as informações que as jovens precisam”, destacou a médica e docente da Ufam Patrícia Brito.     

O suporte técnico na construção do aplicativo contou com a participação de dois estudantes da Ufam: Elian Souza (do curso Ciências da Computação) e Timóteo Quereza (do curso de Medicina). O conteúdo do app apresenta algumas categorias como ISTs (vídeos informativos sobre infecções sexualmente transmissíveis); Meu ciclo (calendário do ciclo periódico menstrual); Dicas (recomendações sobre diversos temas); Vacinas (calendário vacinal completo) e outras categorias como verificar índice de massa corporal (Verificar IMC; Puberdade; Spotify; Contatos. Tem a opção de escolher informações sobre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis e suas formas de prevenção; O registro do calendário vacinal com informação de doses já realizadas e doses que precisam ser realizadas; manda aviso informando a necessidade de atualização de determinada vacina, quando necessário e orientação de controle do ciclo menstrual, data, previsão da próxima menstruação, período fértil, entre outros conteúdos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página