Página inicial > Unidades Acadêmicas > Notícias Destaque > Ufam gradua novos profissionais de Filosofia, Geografia e História

Ufam gradua novos profissionais de Filosofia, Geografia e História

Acessos: 900

Na manhã desta sexta-feira, 19, a Ufam realizou a cerimônia virtual de outorga de grau dos estudantes do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). Ao todo, a Universidade entregou à sociedade 14 novos profissionais de Filosofia, Geografia e História.

A solenidade foi presidida pelo reitor em exercício, professor Jacob Moyses Cohen, que, em seu pronunciamento, ressaltou o desafio dos novos profissionais em apresentar ao mundo a realidade da Amazônia. "A Universidade continua de portas abertas para vocês. A Universidade tem dezenas de cursos de pós-graduação, sejam eles stricto sensu, sejam eles lato sensu", disse. "Nós convidamos vocês (...) a fazer uma pós-graduação principalmente para desvendar a história desse rincão fantástico que é a região Amazônica, para contar um pouco desta história muitas vezes desconhecida por populações alienígenas à população da Amazônia", completou.

Já o pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes Neto, parabenizou os formados pela conquista e assegurou a qualidade da formação que receberam. "Vocês estão aptos para a vida profissional, para ingressar nas carreiras que escolheram. Deixam saudades", comentou. "Mas a nossa felicidade é que vocês, ao alcançarem o apogeu que eu falei no início, estão deixando uma vaga para que outros possam vir para esta Universidade pública, gratuita e de qualidade. Porém, com isso, eu digo que vocês nos deixam muito felizes por conseguir formar profissionais competentes, éticos, humanos", expôs.

Paraninfa oradora das turmas e vice-diretora do IFCHS, a professora Keith Valéria Barbosa, destacou a relevância do momento para os egressos. "Tenho certeza que vocês estão preparados para enfrentar os desafios futuros. Sei que o momento é de grande alegria, mas também de ansiedade, de expectativas, especialmente, neste ano de 2021, mas tenho esperança em vocês", declarou.

Orador dos cursos, Cristofer Rocha lembrou momentos vividos durante a graduação e os obstáculos superados para a conclusão dos cursos. "Hoje assumimos o compromisso da defesa intransigente da educação pública, gratuita, de qualidade, para todos e em todos os níveis. Nesse dia tão importante nas nossas vidas, quero desejar um bom trabalho a todos e todas. Espero poder reencontrá-los na pesquisa e nos próximos desafios que estão por vir para todos nós", discursou.

Confira os nomes dos novos profissionais formados pela Ufam:

Madalena Ferreira Santana
Mateus Vinicius Fonseca