Institucional

Faculdade de Ciências Farmacêuticas - FCF 

Institucional

Diretora: Profa. Dra.Débora Teixeira Ohana 

Coordenadora Acadêmica: Prof. Dr. Antônio Batista da Silva 

Coordenadora Administrativa: Téc. Adm. Em Educ. Giane Alves da Silva

Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 6200, Coroado I, Minicampus- Setor Sul, CEP 69077-000

Telefone: (92) 3305-1181 Ramal: 2007

 

Coordenadora do Curso de Farmácia: 

Profa. Dra. Éllen Regina da Costa Paes               E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.             

 

Corpo Técnico:

 

Secretaria da Coordenação do Curso de Farmácia:

 Adm. Keiti Tatsuta Pereira                                  E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Histórico

A Universidade Federal do Amazonas, em ordenação temporal, é a segunda organização de ensino superior implantada no estado.

Antes foi instalada em Manaus a Escola Livre de Manaus, fundada em 19 de janeiro de 1909, cujo Curso de Farmácia formou sua primeira turma em 1 de janeiro de 1912. Em 22 de outubro do mesmo ano a Escola Livre mudou sua denominação para Universidade de Manaus. Em 1926 a Universidade de Manaus encerrou suas atividades, correspondendo a uma época estacionária de desenvolvimento regional, motivada pela queda de preço do seu principal produto – a borracha e a consequente derrocada da economia amazonense.

A criação da universidade em 1962 foi uma iniciativa audaciosa para a época, mas de suma importância pra um devir que se aproximava, constituindo-se em uma das pilastras de sustentação, como órgão formador de recursos humanos, para o ciclo desenvolvimentista que se instalou em consequência do Decreto Lei número 288/1967, o qual criou a Zona Franca de Manaus. Essa medida impulsionou o comércio, os serviços e tornou possível a implantação de um parque industrial diversificado, especialmente voltado à produção de componentes e aparelhos eletrônicos.

A população do Amazonas, segundo a Estimativa das Populações Residentes, em 1/07/2002, do IBGE, é de 2.961.801 habitantes sendo que a Cidade de Manaus abriga cerca de 50% da população do estado.

A assistência à saúde é precária nos municípios, que apresentam dificuldades de acesso, comunicação e de implantação das políticas públicas de saúde.

Em Manaus ocorrem intensa periferização e favelização das populações migradas, agravadas pela recessão e desemprego em massa, que repercutem intensamente nos indicadores de saúde e socioeconômicos do estado.

Outros aspectos podem ser levantados, como uma deficiente infraestrutura de serviços, e insuficiente presença de profissionais no sistema público de saúde.

A Universidade Federal do Amazonas passou a ser essencial na função supletiva de profissionais de nível superior, cuja maioria permaneceu na região, entre eles o farmacêutico em si ou em suas modalidades, que passaram a ocupar espaços profissionais existentes na sociedade.

Em virtude da Lei 4.069-A, de 12 de junho de 1962, foi criada a Faculdade de Farmácia e Odontologia, equiparadas aos institutos congêneres.

Foi instalada no dia 4 de dezembro de 1965, juntamente com outras faculdades. O início do funcionamento do Curso de Farmácia ocorreu no ano de 1967 e já em 1970 formava-se a primeira turma de farmacêutico, com 11 alunos, inaugurando uma sequencia ininterrupta de diplomações, totalizando no presente ano 614 profissionais.

Os profissionais farmacêuticos e farmacêutico-bioquímicos ocuparam os espaços carentes, não só na capital do estado, mas também nos outros municípios e estados circunvizinhos, como os estados de Roraima, Acre e Rondônia, que não possuem Curso de Farmácia.

A Faculdade de Odontologia e Farmácia foi desmembrada em cumprimento à Resolução nº 32, de 14 de junho de 1972, do Conselho Universitário. A Faculdade de Farmácia foi reconhecida pelo Decreto Federal nº 71.768, de 26 de janeiro de 1973, publicado no Diário da União, em 29 de janeiro de 1973.

Através da portaria nº 614, de 4 de outubro de 1976, foi autorizada a instalação da Faculdade de Ciências da Saúde, que passou a englobar administrativamente os Cursos de Farmácia, Odontologia e Medicina.

A primeira reformulação curricular do Curso de Farmácia ocorreu em conseqüência das Resoluções nºs. 19/74 e 20/74 do Conselho Universitário que fixou, respectivamente, os currículos plenos de graduação em farmácia e na modalidade bioquímica, opção análises clínicas.

A segunda reformulação curricular decorreu em consequência da Resolução nº. 014/76 do Conselho Universitário, que fixou o currículo pleno da graduação em Farmácia, e nas modalidades Farmacêutico-Bioquímico, opção Análises Clínicas e Bioquímica de Alimentos.

A terceira reformulação curricular foi estabelecida pela Resolução nº. 029/86, do Conselho de Ensino e Pesquisa, abrangendo o currículo pleno de graduação em farmácia e habilitação Farmacêuticas Bioquímico, opções Análises Clínicas e Bioquímica de Alimentos.

A estrutura curricular fundamental instituída em 1986, perdura até o presente momento, embora que com algumas alterações curriculares já estabelecidas. As ementas das disciplinas e os conteúdos, porém, têm apresentado um metamorfismo consentâneo com a evolução tecnológica, científica e social da nossa época, praticada por uma visão dinâmica oriunda do aperfeiçoamento dos professores.

Durante muitos anos, o Curso de Farmácia fez parte do complexo “Faculdade de Ciências da Saúde (FCS)”, que albergava também os Cursos de Medicina e Odontologia. Atualmente, o complexo FCS foi desmembrado, por meio da Resolução 074/2007, do Conselho Universitário – CONSUNI, de 25/07/2007 e criadas três novas Faculdades: Faculdade de Ciências Farmacêuticas – FCF, Faculdade de Medicina – FM e a Faculdade de Odontologia – FAO.

Com o desmembramento da FCS, foi criada a Faculdade de Ciências Farmacêuticas na data de 25/07/2007, segundo Resolução 074/2007, do Conselho Universitário – CONSUNI, a qual compreende seus cursos de graduação, seus programas de pós-graduação, seus projetos e programas de pesquisa e extensão e todo o pessoal docente e técnico-administrativo em Educação nela lotado para a consecução de suas atividades finalísticas.

 

Infraestrutura

 

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) apresenta autonomia administrativa, com sua fundação em 25/07/2007, segundo Resolução 074/2007, do Conselho Universitário – CONSUNI. Compreende seus cursos de graduação, seus programas de pós-graduação, seus projetos e programas de pesquisa e extensão e todo o pessoal docente e técnico-administrativo em Educação nela lotado para a consecução de suas atividades finalísticas.Na FCF, além de suas atribuições fixadas, tem sob sua jurisdição o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos, credenciado pela CAPES, o curso de especialização Lato Sensu em Análises Clínicas, a Farmácia Escola, atividades de pesquisa, extensão e prestação de serviços.

Apresenta como órgãos constitutivos o Conselho Diretor, a Diretoria, o Colegiado do Curso de Farmácia, A Coordenação de Curso, a Coordenação Acadêmica e a Coordenação Administrativa, além do Colegiado de Pós-Graduação.

As atribuições do Conselho Diretor, da Diretoria, do Colegiado do Curso de Farmácia, da Coordenação de Curso, da Coordenação Acadêmica e da Coordenação Administrativa, além do Colegiado de Pós-Graduação, estão inseridas no Regimento Geral da Universidade Federal do Amazonas e na Resolução 008/2007/CONSAD.

“As disciplinas afins de cada Departamento/Unidade e seus professores estão mencionados, respectivamente nos itens 4.6 e 4.8 - Distribuição das disciplinas por subsistema de ensino e Informações sobre docentes”.

 

Comunidade

 

Titulação

            Ao discente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas que esteja apto à formatura lhe é conferido o título de Bacharel (a) em Farmácia.

Modalidades

            Conforme as Diretrizes Curriculares do Curso de Farmácia a Formação do profissional é generalista e não prevê habilitações ou ênfases, a área de aprofundamento converge integralmente para o Bacharelado.

Números de Vagas Oferecidas

Regime acadêmico semestral (período), com uma única entrada anual de alunos no sistema, sendo destinada a seguinte quantidade de vagas:

a)      Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) : 21 vagas/ano.

b)      Processo Seletivo Contínuo (PSC): 21 vagas/ano.

c)      Processo Seletivo Extra-macro (PSEM): conforme o número de vagas residuais.

Turno e Carga Horária

a)      Diurno (matutino e vespertino).

b)      Excepcionalmente à noite, para algumas disciplinas optativas ou em função de compatibilização de horário com a ocupação de salas de aula.

 

Possíveis Finalistas 2014/2:10 alunos 

_________________________________________________________________________________________________

Organograma do Novo Modelo Administrativo da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Conforme Resolução 008/2007 - Consad

_________________________________________________________________________________________________

Cursos

Farmácia

_________________________________________________________________________________________________

Ensino 

Disciplinas por subsistemas de ensino

 

 As disciplinas obrigatórias do Currículo do Curso de Farmácia são ministradas sob a administração e responsabilidade dos seguintes Departamentos:

 

a) Departamento de Estatística (I.C.E.)

Bioestatística.

 

b) Departamento de Química (I.C.E.)

Química Analítica, Físico-Química.

 

c) Departamento de Matemática (I.C.E.)

Fundamentos de Matemática.

Matemática Aplicada à Biologia.

           

d)Departamento de Ciências Morfológicas (I.C.B.)

Anatomia Humana, Citologia, Histologia e Embriologia.

           

e) Departamento de Ciências Fisiológicas (I.C.B.)

Fisiologia Geral.

Bioquímica Básica.

Farmacologia Geral.

 

f) Departamento de Genética (I.C.B.)

Genética Molecular.

 

              g) Departamento de Parasitologia (I.C.B.)

Imunologia Básica.

 

             h) Departamento de Patologia e Medicina Legal (F.C.S.)

Patologia Geral.

           

            i) FCF – Área: Medicamentos

Farmacêutico, Sociedade, Política e Saúde, Estrutura e Reatividade de Compostos Inorgânicos, Estrutura e Reatividade de Compostos Orgânicos, Biossegurança, Análise Instrumental, Farmacobotânica, Química Farmacêutica, Farmacognosia, Primeiros Socorros, Epidemiologia Geral, Farmacodinâmica, Atenção Farmacêutica, Assistência Farmacêutica Básica e Hospitalar, Farmacotécnica, Planejamento de Fármacos, Processos Biotecnológicos, Farmacoeconomia e Gestão Farmacêutica, Ética e Legislação Farmacêutica, Introdução à Homeopatia, Tecnologia Farmacêutica e Cosmética, Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos, TCC, ACC, Estágio Curricular I, Estágio Curricular II.

 

               j) FCF – Área: Alimentos

Tecnologia dos Alimentos, Operações Unitárias para Farmácia, Bioquímica Metabólica, Bioquímica de Alimentos, Nutrição para Farmácia, Controle de Qualidade de Alimentos, TCC, ACC, Estágio Curricular II.

 

   l) FCF – Área: Análises Clínicas e Toxicológicas

Metodologia Científica aplicada à Farmácia, Agentes Biológicos Agressores, Bioquímica Clínica, Imunologia e Virologia Clínicas, Hematologia Clínica, Citologia Clínica, Micologia Clínica, Parasitologia Clínica, Bacteriologia Clínica, Controle de Qualidade em Análises Clínicas, Toxicologia Geral e Aplicada, Biologia Molecular, TCC, ACC, Estágio Curricular III.

 

Extensão

 

 

PROFESSORES

 

 

 

 

COORDENADOR

VICE COORDENADOR

TÍTULO

TIPO DE EXTENSÃO

PERÍODO

1

Ângela Líbia de

Melo Pereira

Cardoso

 

Cynthia Tereza Corrêa da Silva

BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NOS

RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS DA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - UFAM

3 FASE

(019/2014)

 

 

PÍBEX

2014/2015

2

Antonio Batista Silva

Éllen Regina da Costa Paes

LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS

MEDICINAIS UTILIZADAS PELA POPULAÇÃO DO

MUNICIPIO DE SÃO SABASTIÃO DO UATUMÃ,

AMAZONAS, BRASIL

(020/2014)

 

 

PIBEX

2014/2015

3

 

 

 

 

 

 

Cynthia Tereza Corrêa da Silva

 

 

 

 

 

 

 

Alcinira Furtado Farias

INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS: ATENDIMENTO E

ACOMPANHAMENTO DE INTOXICAÇÕES

(093/2013)

 

PIBEX

2013/2014

Antonio Batista da Silva

PREVENÇÃO DE

INTOXICAÇÕES

NAS ESCOLAS DE ENSINO

FUNDAMENTAL E MÉDIO DA

CIDADE DE MANAUS  (085/2014)

 

PACE

2014/2

Ângela Líbia de

Melo Pereira

Cardoso

 

NFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS: ATENDIMENTO

E ACOMPANHAMENTO DE INTOXICAÇÕES (018/2014)

 

 

PIBEX

2014

4

 

 

 

 

 

Éllen Regina da Costa Paes

Antonio Batista da Silva

AVALIAÇÃO DO USO DE ANTIMICROBIANO EM

DUAS UNIDADES DE SAÚDE NO ESTADO DO

AMAZONAS

(021/2014)

 

PIBEX

2014/2015

Lenise Benarros de Mesquita

ORIENTAÇÕES SOBRE SAÚDE OCUPACIONAL PARA PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO CENTRO CIRÚRGICO

DO HUGV

(077/2013)

PIBEX

2013- 2014

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco Erivaldo Vidal Barros

José Pereira de Moura Neto

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS TALASSEMIAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NO CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA RODRIGUES DA COMUNIDADE DO COROADO NA CIDADE DE MANAUS

(059/2014)

 

PACE

2014/1

José Pereira de Moura Neto

DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS HEMOGLOBINOPATIAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS NO CENTRO SOCIAL ROGER CUNHA RODRIGUES DA COMUNIDADE DO COROADO NA CIDADE DE MANAUS

(035/2014)

 

PACE

2014/1

6

 

 

 

 

 

 

Igor Rafael

dos Santos

Magalhâes

 

Éllen Regina da Costa Paes

PREPARO DE DOSES

UNITÁRIAS DE

MEDICAMENTOS EM

UM HOSPITAL PEDIÁTRICO

DE MANAUS

(089/2014)

 

 

PACE

2014/1

Éllen Regina da Costa Paes

ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO DE USUÁRIOS

DE TALIDOMINA

EM UMA UNIDADE

ESPECIALIZADA

DE SAÚDE DE

MANAUS

(090/2014)

 

 

PACE

2014/1

7

Jaila Dias Borges Lalwani

José Wilson Nascimento Correa

ESTUDO DE HELMINTÍASES EM PACIENTES ONCOLÓGICOS ATENDIDOS NO SERVIÇO DE TERAPIA DA DOR E CUIDADOS PALIATIVO/ FCECON DA CIDADE DE MANAUS-AM

(0104/2013)

PIBEX

2013 - 2014

8

KarenRegina

Carim da

Costa Magalhães

 

Francisco Erivaldo Vidal Barros

CUIDADOS NA

HIGIENIZAÇÃO

DE LABORATÓRIOS:

RISCOS FÍSICOS,

QUÍMICOS E BIOLÓGICOS

(084/2014)

PACE

2014/1

9

Lenise Benarros de Mesquita

Éllen Regina da Costa Paes

LEVANTAMENTO SOBRE O USO RACIONAL DE

MEDICAMENTOS EM UMA UNIDADE DE SAÚDE

NO MUNICIPIO DE MANAUS

(023/2014)

PIBEX

2014/2015

10

Maria Ermelinda

Filgueiras de Azevedo

 

Francisco Erivaldo Vidal Barros

 

AÇÕES PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

INFECTO ‐

CONTAGIOSAS E

DO USO DE DROGAS E

IDENTIFICAÇÃO

DE ALTERAÇÕES

HEMATOLÓGICAS EM

PESSOAS ATENDIDAS

NO CENTRO SOCIAL

ROGER CUNHA

RODRIGUES

(062/2014)

 

PACE

2014/1

10

 

 

 

 

 

José Pereira de Moura Neto

Nelson Abrahim

Fraiji

 

LIGA UNIVERSITÁRIA DE HEMATOLOGIA E

HEMOTERAPIA DO AMAZONAS (LUHEAM)

(027/2013)

 

PIBEX

2013/2014

Rosany

Piccolotto

Carvalho

 

LIGA UNIVERSITÁRIA DE HEMATOLOGIA E

HEMOTERAPIA DO AMAZONAS (LUHEAM)

(022/2014)

 

PIBEX

2014/2015

________________________________________________________________________________________________

Programa de Pós-Graduação

Programa de Pós–Graduação em Ciências de Alimento - FCF

Cursos: Mestrado

Coordenador: José Merched Chaar

Contato: (92) 3232-6504
 

Programa de Pós–Graduação em Ciências Farmacêuticas – FCF

Cursos: Mestrado

Coordenador: Emerson Lima

Contato: (92) 3232-6504
 

Programa de Pós–Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia – FCF

Cursos: Mestrado

Coordenador: Ana Cyra dos Santos Lucas

Contato: (92) 3232 - 6504

_________________________________________________________________________________________________

Programa de Educação Tutorial (PET) - Farmácia 

Tutora Dra. Débora Teixeira Ohana

_________________________________________________________________________________________________

Professores:

Nome

ÁDLEY ANTONINI NEVES DE LIMA

ALCINIRA FURTADO FARIAS

ANA CYRA DOS SANTOS LUCAS

ÂNGELA LÍBIA DE MELO PEREIRA CARDOSO

ÂNGELA SENA

ANTÔNIO BATISTA DA SILVA

ARIANE MENDONÇA PACHECO

CRISTINA MARIA B DOS SANTOS

CYNTHIA TEREZA CORREA DA SILVA

DÉBORA TEIXEIRA OHANA

ELLEN REGINA DA COSTA PAES

EMERSON SILVA LIMA

EVANDRO DE ARAÚJO SILVA

FRANCINEY RIBEIRO DOS SANTOS

GRACINDA MARIA OLIVEIRA

ILA MARIA DE AGUIAR OLIVEIRA

IVETE DE ARAÚJO ROLAND

JOSÉ MERCHED CHAAR

JOSÉ PEREIRA DE MOURA NETO

JUNIA RAQUEL DUTRA FERREIRA

KAREN REGINA CARIM DA COSTA

LEILA INÊS DE A R DA C COELHO

LENISE SOCORRO BENARRÓS DE MESQUITA

MARIA DE MENESES PEREIRA

MARIA ELISA FREIRE MENEGHINI

MARIA ERMELINDA FILGUEIRAS DE AZEVÊDO

MARIA ZELI MOREIRA FROTA

MARNE CARVALHO DE VASCONCELLOS

MIGUEL ÂNGELO DA SILVA

PAULO ROBERTO CASTRO DA COSTA

PIERRE ALEXANDRE DOS SANTOS

TATIANE PEREIRA DE SOUZA