Página inicial > Unidades Acadêmicas > Notícias Destaque > Faculdade de Ciências Agrárias outorga grau a 23 novos profissionais

Faculdade de Ciências Agrárias outorga grau a 23 novos profissionais

Acessos: 5863

Na noite da quarta-feira, dia 13, a Universidade Federal do Amazonas realizou a solenidade de outorga de grau para o finalistas dos cursos de Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Pesca, Engenharia Florestal e Zootecnia, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Ao todo, 23 novos profissionais receberam o diploma de bacharel no auditório Eulálio Chaves, setor sul do campus.

Presidindo a cerimônia, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, juntamente com o diretor da FCA, professor Marco Antônio Mendonça. Compuseram a mesa de honra os paraninfos e homenageados dos cursos os professores Ari de Freitas, de Agronomia; Pedro Henrique Félix, de Engenharia de Alimentos; Flávia Kelly Souza, de Engenharia de Pesca; Norma Cecília Bustamente, de Engenharia Florestal; e Jozane Santiago, de Zootecnia.

As turmas escolheram como patronos os professores Silfran Rogério Alves (Agronomia), Anderson Mathias Pereira (Engenharia de Alimentos), Carlos Edwar Freitas (Engenharia de Pesca), Paulo César Andrade (Zootecnia) e homenagearam ainda o técnico de laboratório Rodolfo Melo Moura e os professores Leiliane do Socorro Souza, Lucirene Aguiar de Souza, Clayton Rodrigo Colares (in memorian) e Fábio Jacobs Dias.

Discursando como oradora, a agora engenheira florestal Lauana Costa iniciou sua fala agradecendo a todos que colaboraram na caminhada dos novos profissionais das Ciências Agrárias. Lembrou as dificuldades vividas e o reconheceu o apoio recebido de amigos e familiares que, mesmo sem compreender muito bem o que estudavam, deram o suporte necessário para que o momento da graduação chegasse. “Agradecemos à Ufam, mesmo com todas suas dificuldades, pela luta por um ensino de qualidade acessível, e à FCA por ter nos acolhido com tanto carinho, afinal, é um privilégio nosso estarmos aqui hoje. E também a nós, por desejarmos ser o presente e o futuro da nossa nação. Serão os dias difíceis de nossas profissões que determinarão quem somos, nossas habilidades, comportamentos e atitudes, alinhados às nossas ações de respeito, ética e equilíbrio, nos movam em trazer resultados e melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade. Que o nosso propósito nos guie sempre e as nossas experiências possam sempre nos relembrar que somos seres em constante evolução. Devemos, assim, nos unirmos, como Ciências Agrárias, para exercer, de fato, nossos juramentos de forma limpa, justa e competente.”, finalizou a egressa.

Representando os paraninfos e demais homenageados pelos formandos, o professor do curso de Engenharia de Alimentos, Pedro Henrique Félix, ressaltou o papel importante dos profissionais que agora chegam ao mercado, lembrando-lhes a realidade que os esperam e como a sociedade aguarda sua atuação de maneira responsável e comprometida com o meio ambiente: “Vocês não podem fechar os olhos para a realidade que observamos e estão mais que capacitados em desenvolver novas tecnologias que respeitem a Amazônia, a sustentabilidade que a região exige e precisa. Temos certeza que a FCA lhes trouxe a maior riqueza que podemos adquirir: o conhecimento, e, aqui, o técnico se funde ao tradicional e nos motiva a mudar a realidade do nosso povo. Sejam excelentes e que este hábito possa se perpetuar por gerações.”

O diretor da faculdade, professor Marco Antônio, agradeceu a confiança e destacou que a Universidade será sempre a casa de seus egressos: “Com o horizonte aberto, com tudo que vocês galgaram, com toda a resiliência que adquiriram e com a formação cidadã que vocês tiveram aqui, o mundo espera vocês, mas continuamos de braços abertos, a Ufam será sempre a sua casa. O elos de amizade continuarão. Vocês estudaram com os melhores professores da área e esperamos que seja o diferencial no desempenho profissional de todos. Cada vez mais será importante para nós quem vocês serão no mercado, para estabelecermos parcerias e podermos desenvolver atividades que melhorem a qualidade de vida das pessoas. Aguardamos encontrá-los novamente nos nossos programas de pós-graduação.”

Finalizando a solenidade, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, enalteceu os projetos da Faculdade de Ciências Agrárias, muito relevantes na comunidade atualmente, e lembrou aos jovens ex-alunos que sua formação durante a graduação os preparou para a vida: “Reitero que as portas da Universidade continuam abertas para os nossos egressos. Vocês, agora formados, vão liderar equipes, pessoas, trabalhando um conceito fundamental: a sustentabilidade. Ainda mais na Amazônia, uma área estratégica para o mundo, que tem sido destaque nos últimos tempos. O papel da Ufam, dentro deste ambiente, é o de formar pessoas para liderar processos dentro desta perspectiva sustentável. Não tenham medo do futuro, vocês foram preparados pelos melhores professores, conhecidos e reconhecidos nacional e internacionalmente. Estamos entregando à sociedade, também, os melhores profissionais da área das Ciências Agrárias. Chegou a hora de viver a formação que trabalhamos durante o período da graduação.”

FORMANDOS DE AGRONOMIA

1. ANTONIO CARLOS COSTA LINHARES
  2. DJALMA JACAUNA NEVES PEREIRA JUNIOR
  3. EVILASIO MONTEIRO NOGUEIRA
  4. KARINA PESSOA MONTEIRO
  5. KENNEDY ANDREY OLIVEIRA CARDOSO
  6. ROBSON LINCON PASSOS DOS SANTOS
  7. THIAGO SERRÃO ESTEVES.

FORMANDOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

1. ANICE DA SILVA GOMES