Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Academia Brasileira de Ciências realiza 16a edição dos Webinários ABC sobre Preservação da Amazônia
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Academia Brasileira de Ciências realiza 16a edição dos Webinários ABC sobre Preservação da Amazônia

  • Publicado: Segunda, 20 de Julho de 2020, 09h06
  • Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 09h50
  • Acessos: 854

 

Dia 21 de julho, terça-feira, às 15h, a 16a edição da série 'O mundo a partir do coronavírus', dos Webinários da ABC será sobre a Preservação da Amazônia através da Bioeconomia

Os benefícios da natureza para o bem estar humano são o foco dessa conversa, assim como a divisão justa e equitativa dos benefícios oriundos do uso sustentável das espécies amazônicas, visando a construção de uma bioeconomia para o Brasil. Os povos indígenas estão presentes há mais de 13 mil anos na Amazônia, manejando a floresta, os rios, produzindo os cuidados do corpo, desenvolvendo tecnologias e mantendo relações cosmo políticas. Essa integração de conhecimentos pode ser preciosa para a região.

Para debater essas questões, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) convidou:

  • O Acadêmico Carlos Nobre, doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas e presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Ele é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e membro estrangeiro da National Academy of Science (NAS). Está desenvolvendo o projeto Amazônia 4.0, que trata da criação de ecossistemas de inovação e o enraizamento de uma nova bioeconomia.
  • O indígena do povo Tukano João Paulo Barreto, mestre e doutorando em antropologia social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É pesquisador do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI), idealizador e co-fundador do Centro de Medicina Indígena da Amazônia. Ele vai abordar o sistema de conhecimento e noção de tecnologias indígenas, utilizado com o propósito de manter o mundo terrestre em equilíbrio.
  • O Acadêmico Carlos Joly, doutor em ecofisiologia vegetal pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, com pós-doutorado pela Universidade de Bern, na Suíça. É coordenador do Programa Biota/Fapesp e da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outros órgãos nacionais e internacionais. Ele vai tratar da bioeconomia baseada na quimiodiversidade das espécies amazônicas e os exemplos de uso sustentável dos recursos, como em Mamirauá.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente para a Região Norte, Adalberto Luis Val.

INSCREVA-SE EM  https://bit.ly/abcwebinario16  E ASSISTA EM  www.abc.org.br/transmissao

registrado em:
Fim do conteúdo da página