Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pró-Reitorias > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 18 finalistas de cursos do Instituto de Computação (IComp)
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 18 finalistas de cursos do Instituto de Computação (IComp)

Acessos: 1497

Recém-diplomados são dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, na noite desta terça-feira, 28, receberam a outorga de grau 18 finalistas dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software.


Mesa de honra

Além do reitor, professor Sylvio Puga, compuseram a mesa de honra o diretor do Instituto de Computação, professor José Luiz de Sousa Pio; o paraninfo da turma do curso de Ciência da Computação, professor Altigran Soares da Silva; o paraninfo da turma e coordenador do curso de Engenharia de Software, professor André Luiz da Costa Carvalho; o patrono da turma de Ciência da Computação, professor Horácio Antônio Braga Fernandes de Oliveira; o patrono da turma de Engenharia de Software, professor Raimundo da Silva Barreto; a homenageada com o nome da turma de Ciência da Computação, professora Elaine Harada Teixeira de Oliveira e o homenageado com o nome da turma de Engenharia de Software, professor Eduardo Luzeiro Feitosa.

Mensagens convergentes

Durante seu pronunciamento, o reitor destacou os discursos proferidos pela oradora das turmas, pelo paraninfo e pelo diretor do Instituto de Computação durante a cerimônia. “Os discursos proferidos esta noite são convergentes. A oradora Lorena ressaltou a trajetória da turma. Vocês fizeram a matrícula neste auditório há alguns anos e agora, neste mesmo auditório, recebem a colação de grau, que, recentemente, voltou a ser presencial, com todos os cuidados sanitários. A Universidade é o local da diversidade, diversidade de opinião, de pensamento, de reflexão, de crítica, de elogio e eu sei dessa diversidade porque muitas das coisas chegam para o reitor. E sempre trabalhamos buscando o ponto de equilíbrio em meio a essa diversidade. Essa busca constante pelo ponto de equilíbrio não é fácil, envolve muito trabalho. No desempenho profissional de vocês, essa busca pelo equilíbrio não será diferente. Portanto, como o padrinho de vocês, professor Altigran, disse, no discurso dele, o trabalho dele foi oferecer a vocês o que há de melhor na formação e vocês são os faróis, os produtos que a Universidade coloca na sociedade, frutos do trabalho dos professores e professoras do Icomp, um instituto forte e respeitado. Então, o paraninfo de vocês está muito seguro, pois os afilhados colocados formalmente perante o mercado de trabalho são os melhores do Estado do Amazonas. O nosso diretor do Icomp, professor José Luiz de Souza Pio, trouxe no discurso dele a questão do tempo. Todos nós temos medo. Como ele disse, eu não tenho o dom da adivinhação. Nenhum de nós tem, mas a certeza que temos é a de que quem é formado pela Ufam, seja pelo Icomp ou por qualquer outro instituto da nossa Universidade, tem sobre si um olhar diferenciado da sociedade e a ciência, como muito bem disse o nosso diretor, sempre dá o caminho. Sucesso a todos”, discursou o gestor.

Futuro e Teorema de Bayes

O diretor do  Instituto de Computação (Icomp), professor José Luiz de Sousa Pio, ressaltou em seu pronunciamento que o futuro deve ser embasado na ciência e recorreu ao teorema do estatístico e filósofo, Thomas Bayes para estimar a probabilidade de sucesso dos recém-formados. “Caros bacharéis em Ciência da Computação e Engenharia de Software. Cumpre-me, com muita honra, saudá-los nesse momento único de vossas vidas, momento no qual deixam para trás o passado e dão o primeiro passo para o futuro. A incerteza sobre o futuro pode nos trazer medo ou esperança. Quisera eu ter o dom da vidência para poder tranquilizá-los em relação a que o futuro vos reserva. Não tenho esse dom, mas tenho a ciência. Assim, com base no Teorema de Thomas Bayes, eu me aventuro, aqui e agora, em estimar a probabilidade de sucesso de vocês no mundo do futuro. Para esse tipo de predição, normalmente empregamos dados do passado e acreditamos que os fatos semelhantes têm uma tendência a se repetir. O futuro próximo repete o passado recente. E a metodologia adotada é a seguinte: primeiro olharei o aspecto específico da formação dos cursos de BCC e EC do Icomp; em seguida, verificarei a posição e situação de nossos ex- alunos e, por fim, farei algumas recomendações com o intuito de fortalecer as evidências de futuro promissor”, iniciou o diretor.

Conhecimento de ponta, sucesso e recomendações

Em seguida, ele ressaltou o compromisso do Icomp em produzir e difundir conhecimento de ponta e destacou que os egressos do Icomp são bem-sucedidos mundo afora. “Para o Icomp não basta oferecer bom ensino e preparar bons quadros profissionais. Nossa função vai além. Estamos comprometidos com o conhecimento de ponta, em formar quadros aptos a liderar os diversos segmentos do conhecimento científico e tecnológico. Nossos ex-alunos ocupam cargos relevantes em diversas empresas, universidades e instituições de pesquisa e desenvolvimento locais, no Brasil e no mundo. temos ex-alunos trabalhando na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão, na Finlândia, na Arábia Saudita, em empresas como a Google, a Ubisoft e a
Microsoft. Vocês foram formados para transformar a sociedade. Não nos basta atender as demandas do mercado. Formamos agentes inovadores que transformam e criam mercados. Prova disso é que alguns ex-alunos criaram empresas e são hoje destacados empresários e CEO’s de grandes empreendimentos espalhados pelo Brasil e com filiais nos Estados Unidos e na Europa. O reconhecimento em nível nacional da qualidade acadêmica deste trabalho vos compromete a zelar para manter esse nível no mundo do futuro, lutando por uma sociedade mais justa e igualitária em oportunidades. Essas evidências apontam boas chances para vocês no futuro, porém, só elas não são garantias suficientes para o sucesso e são necessárias ainda algumas recomendações: busquem enxergar sempre com o coração, façam tudo com amor; sejam autênticos, não se preocupem em apresentar perfeição aos outros; compreendam que humildade não é subserviência, mas virtude daquele que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência; diante de problemas, procurem o abrigo da fé, seja qual for a sua e nunca parem de estudar. Aprofundem seus conhecimentos em suas áreas de interesse da Ciência da Computação, especializem-se, façam mestrado, doutorado. Não parem nunca. Com isso, minha predição é um futuro de muito sucesso a todos!”, concluiu o diretor do Icomp.

Ensino superior público - investimento de sucesso

O paraninfo orador, professor Altigran Soares da Silva, agradeceu o convite para ser paraninfo; destacou que a Ufam forma, há 33 anos, profissionais da área de Computação e que cada profissional formado tem um impacto de pelo menos 30 anos no mercado de trabalho. “Antes de tudo, eu queria agradecer muito a grande honra de ser escolhido por vocês, meus afilhados, como paraninfo da turma de Ciência da Computação 2021. Na Ufam, formamos profissionais de todas as áreas há 113 anos. Se contarmos, em média, 60 cursos por ano nesse período, temos mais de 6 mil noites como esta, noites em que entregamos novos profissionais para a sociedade, resultado dos impostos que vocês pagam para garantir esse importante instrumento de política pública que é o ensino superior público no Brasil. Na área de Computação, formamos profissionais há 33 anos. Não se esqueçam disso, queridos afilhados, queridos familiares, patrões, pagadores de impostos. Lembrem-se sempre desse incrível resultado dos impostos de vocês. Esses jovens farão diferença nas nossas vidas, na sociedade, no mercado de trabalho. Eu vejo esses jovens inovando, comandando empresas, dirigindo pessoas, coordenando projetos, assumindo posições de liderança, criando soluções, enfim, contribuindo para melhorar a vida das pessoas. São, pelo menos, 30 anos de impacto! Já pensaram? Pensem nisso. Para concluir, desejo aos meus afilhados um futuro brilhante, uma vida feliz, amorosa e próspera. Desejo saúde, sabedoria, sobriedade e solidariedade. Nunca se intimidem, nunca se diminuam, sejam corajosos e ousados, pois vocês estudaram no Icomp, que já formou tantos profissionais admiráveis e vocês, certamente, vão honrar essa tradição”, discursou o paraninfo.

Pandemia - superação

Em seu discurso, a oradora das turmas, bacharela Lorena Anunciação de Jesus, ressaltou o difícil momento de pandemia que a turma enfrentou. “Gostaria de iniciar esse discurso mencionando o evento incomum pelo qual o mundo passou: a pandemia. Sem dúvida, um período no qual convivemos com um desafio para o qual não fomos preparados e nem avisados de antemão, onde nos sentimos perdidos e onde perdemos, cada perda diferente da outra, diferente na forma que veio, que foi contornada e que foi aceita. Lamentamos muito essas perdas. Passamos por muita coisa para chegarmos até aqui. Muitas coisas ainda virão, boas e ruins, então devemos agradecer, sim, a nós mesmos, por aguentarmos tudo o que passamos e não termos desistido de nós”, declarou.

Ajuda mútua

Ela também afirmou que os laços de amizade feitos durante a faculdade não serão desfeitos. “Gostaria de lembrar que não estamos sozinhos, somos uma comunidade e, assim como nos ajudamos durante esses anos passados, podemos também fazer isso no futuro. Tudo bem se algum de nós não sabe exatamente para onde ir agora, pois respostas complexas que guiam uma vida requerem calma e tempo para serem encontradas. O importante é ser honesto consigo mesmo. Vamos aproveitar onde estamos agora, valorizar nossas conquistas, pois nossa caminhada foi longa e todos estamos, inegavelmente, de parabéns!”, concluiu.

Confira a lista completa dos recém-formados do Icomp:

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

1. ANDREY DE OLIVEIRA SOUZA

2. BIANCA SILVA DIAS

3. DAVI SIMITE DAMASCENO

4. EMIDIO JOSE ARANHA CARDOSO FILHO

5. ENZO HENRIQUE SILVA DE ALBUQUERQUE

6. FYLYPE WASE CABRAL LIRA

7. GABRIELA CRISTINY REBELO COSTA

8. GIULIA VALENTE FREIRE

9. HILTON DOS SANTOS COSTA NETO

10. LORENA ANUNCIACAO DE JESUS

11. MARCOS PAULO DE CARVALHO LOPES

12. MATHEUS GONCALVES MARQUES

13. PAULO GUSTAVO LOPES ANDRADE

14. VICTOR THURY VIEIRA HAUACHE

ENGENHARIA DE SOFTWARE

1. JULIA LUIZA SOUSA LEAL DA CONCEICAO

2. KELVINN DA SILVA NUNES PEREIRA

3. LINNIK MACIEL DE SOUZA

4. THIEGO ITALO SANTOS BARROS

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página