Perguntas Frequentes sobre a UFAM (FAQ)

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Tire as suas dúvidas sobre a UFAM

  • Comunicação

    1. Onde encontro telefones de faculdades e institutos da UFAM?

    Todos os telefones estão disponíveis no portal da UFAM, no menu “Contatos”.


     

    1. Quais os canais de comunicação oficiais da Universidade?

    A UFAM possui os seguintes canais de comunicação:

    1. Portal Institucional (http://www.ufam.edu.br/);

    2. Página Institucional no Facebook (nossa Fan Page);

    3. Página Institucional do Twitter (www.twitter.com/ufam_);

    4. Página Institucional no Instagram (www.instagram.com/ufam).


     

    1. Sou coordenador de um evento realizado pela UFAM. Como faço para divulgar?

    Para divulgar seu evento realizado pela UFAM ou que tenha relação direta ou indireta com a Universidade, você pode enviar sugestão para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Se preferir, confirme o recebimento do email pela equipe de comunicação.

    ** O material será avaliado pela equipe sobre a possibilidade de divulgação. Havendo dúvidas, a equipe entrará em contato com o componente para esclarecimentos. Portanto, envie telefones para contato ao solicitar divulgação.


     

    1. Como solicitar apoio de produção gráfica para eventos realizados pela UFAM?

    O setor responsável pela produção gráfica tem a atribuição de atender às demandas do Centro Administrativo/Reitoria. Esclarecemos que o setor fica responsável apenas pelo desenvolvimento do layout, não sendo de nossa responsabilidade a impressão do material, exceto outdoor.

    Para as demais unidades, o setor apenas presta consultoria de layouts já existentes de eventos realizados pelas UFAM. Esta solicitação deve ser feita via e-mail e está sujeita ao cronograma de atividades do setor.


     

    1. Como divulgar evento realizado pela UFAM em out door no campus?

    O serviço de impressão e instalação de outdoor é feito por empresa terceirizada, custeado pela UFAM. A solicitação deve ser feita via e-mail ou por telefone com o mínimo de 30 dias de antecedência. Esta solicitação será submetida à aprovação da Administração Superior e a Ascom se responsabiliza em dar o retorno aos coordenadores do evento em tempo hábil.

    Caso aprovado, serão respeitados os critérios de prioridade para solicitações simultâneas: 1) Internacional; 2) Nacional; 3) Regional; e 4) Local.

    ** E ventos institucionais vinculados à Reitoria têm prioridade.

     

    • Layout - o setor de Design se responsabiliza pela produção, a partir de identidade visual já existente ou de informações concedidas pela coordenação do evento, sendo submetidas à aprovação. O tempo de veiculação do outdoor será de uma semana.


     

    1. Como posso obter informações sobre colação de grau?

    As cerimônias de colação de grau são coordenadas pela equipe de Cerimonial da UFAM. É possível saber sobre ensaios, calendário de colação (Manaus e interior) e outras informações em https://www.facebook.com/cerimonial.ufam.

     

    1. Onde posso encontrar outras informações sobre a Comunicação?

    O contato com a Assessoria de Comunicação da UFAM pode ser realizado por email (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ) e pelo telefone (92) 3305-1480. Para conhecer mais sobre a Universidade, acesse nosso portal.

     
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  • Ensino

    1. Quais são as formas de ingresso na UFAM?

    1. ENEM - Sistema de Seleção Unificada - É o critério de seleção para o preenchimento de 50% (cinquenta por cento) das vagas nos cursos de graduação. As vagas a serem preenchidas por meio do ENEM/SISU obedecerão às condições dispostas em Edital, observados, ainda, os critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

     

    1. PSC - Processo Seletivo Contínuo - É a forma de ingresso estabelecida pela UFAM, criada pela Resolução 18/1998, do Conselho de Ensino e Pesquisa (Consep), com alterações feitas pela Resolução 014/2000. A seleção é feita em uma avaliação seriada e contínua nas três séries do ensino médio. 50% (Cinquenta por cento) das vagas dos cursos da UFAM são reservadas para o PSC, sem caráter adicional, que serão preenchidas pelos candidatos selecionados. Todos os alunos do ensino médio, matriculados em escolas credenciadas pelo Conselho Estadual de Educação, podem se inscrever. Os que reprovados serão automaticamente excluídos do PSC, exceto os da 1a série. As inscrições são renovadas a cada etapa. Mais informações com a Comissão Permanente de Concursos (Comvest).

     

    1. PSMV - Processo Seletivo Macro Verão - as vagas oferecidas são para ingresso no segundo semestre letivo. A seleção é destinada aos cursos ministrados nas sedes dos campi dos polos no interior: Alto Solimões (Benjamin Constant), Médio Solimões (Coari), Médio Amazonas (Itacoatiara), Vale do Rio Madeira (Humaitá) e Baixo Amazonas (Parintins).

     

    1. PSE - Processo Seletivo Extramacro - O PSE será ofertado dependendo da disponibilidade de vagas, sendo previsto no Calendário Acadêmico. Através desse processo, há três modalidades de ingresso: Reopção - (Transferência de Curso Interno), que é o processo de transferência do estudante da UFAM de um curso para outro, dentro da mesma área de conhecimento; Portador de Diploma - o portador de Diploma de Curso Superior poderá candidatar-se a outro curso da mesma área de estudos de sua graduação; Transferência Facultativa - é forma de Ingresso do estudante oriundo de outras Instituições de Ensino Superior, no decorrer do curso, desde que o Curso de origem esteja devidamente reconhecido e seja idêntico ou equivalente e que o estudante tenha concluído o mínimo de créditos/horas exigidos no Edital.

     

    1. Tranferência Ex-Offício (Obrigatória) - É a Transferência definida na Lei nº 9.536, de 11/12/97 que regulamenta o Art. 49 da Lei nº 9.394, de 20/12/96 (nova LDB), Portaria Ministerial nº 975/92, de 25/06/92 e resolução nº 12, de 02/07/94 do Conselho Federal de Educação. Esta modalidade transferência independe da existência da vaga e época atingindo o servidor público federal da administração direta ou indireta, autárquica, fundacional, ou membro das forças armadas, regidos pela lei nº 8.112, inclusive seus dependentes, quando requerido em razão de comprovada remoção ou transferência Ex-Offício. Esta transferência deverá implicar em mudança de residência para o município onde se situe a instituição recebedora ou para localidade próxima, observadas as normas do CFE.

     

    1. Programa de Estudante Convênio - PEC/G - Constitui uma atividade de cooperação prioritariamente, com países em desenvolvimento, na forma de recursos humanas, possibilitando aos cidadãos de países com os quais o Brasil mantém acordos educacionais ou culturais realizarem estudos universitários no Brasil, em nível de graduação, através das instituições de ensino superior, brasileiras, participantes. O programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores por meio da Divisão de Cooperação Educacional do Departamento de Cooperação Científica Técnica e Tecnológica (DCE/DCT/MRE) e pelo Ministério da Educação por meio da Divisão de Assuntos Internacionais da Secretaria de Educação Superior (DAI/SESu/MEC).

     

    1. Aluno Cortesia - Consiste na admissão de estudantes estrangeiros que são funcionários internacionais ou seus dependentes, que figuram na lista diplomática ou consular, conforme Decreto Federal nº. 89785, de 06/06/84 e Portaria 121, de 02/10/84. Esse aluno é dispensado de prova para ingresso e o diploma obtido não lhe confere o direito de exercer a profissão no Brasil.


     

    1. Quais são os cursos de graduação oferecidos pela UFAM?

    1. Capital - há 80 cursos de graduação regular na capital, distribuídos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências Humanas. Acesse a lista de cursos disponíveis no campus Manaus.

     

    1. Interior - os cursos são distribuídos por unidade acadêmica:

    • Instituto de Natureza e Cultura – INC: Administração, Antropologia, Ciências Agrárias e do Ambiente, Ciências: Biologia e Química, Letras – Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Pedagogia;

    • Instituto de Saúde e Biotecnologia – ISB: Biotecnologia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição;

    • Instituto de Agricultura e Ambiente – IAA: Agronomia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia Ambiental, Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Pedagogia;

    • Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia – ICET: Agronomia, Farmácia, Ciências: Biologia e Química, Ciências: Matemática e Física, Engenharia de Software, Engenharia Sanitária, Química Industrial e Sistemas de Informações;

    • Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia – ICSEZ: Administração, Artes Visuais, Comunicação Social – Jornalismo, Educação Física, Pedagogia, Serviço Social, Zootecnia.

    ** A somatória dos cursos oferecidos nas unidades do interior é 34.

     

    1. Educação a Distância

    • Graduação - Ensino a Distância: Licenciatura em Artes Visuais, Licenciatura em Ciências Agrárias, Licenciatura em Educação Física, Bacharelado em Administração, Licenciatura em Biologia, Bacharelado em Administração Pública e Telessaúde;

    • Graduação - Ensino Semi-Presencial - UFAM Virtual; e

    • Pós-Graduação - Modalidade de Ensino a Distância: Produção de Material Didático para EaD; Gestão Pública – PNAP;  Gestão Pública Municipal – PNAP e Gestão em Saúde – PNAP.

    ** Acesse a página do Centro de Educação a Distância para saber mais.


     

    1. A UFAM adota políticas afirmativas para ingresso na graduação?

    A UFAM adota, para ingressos nos cursos de graduação e para fomentar a permanência de na Universidade, políticas afirmativas em modalidades distintas:

     

    1. Estritamente acadêmica – Para ingresso nos cursos de graduação, a Universidade segue a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), segundo a qual a Instituições Federais de Educação Superior (IFES/MEC) devem destinar, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) da reserva de vagas prevista nesta Lei, a cada ano, e terão o prazo máximo de 04 (quatro) anos, a partir da data de sua publicação, para o cumprimento integral do disposto nesta Lei. Em 2016, a UFAM cumprirá a meta estabelecida de destinar, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, adotando variações nesse percentual que consideram grupo étnico e renda per capita.

     

    1. De caráter pecuniário - Trata-se das políticas afirmativas realizadas através da concessão de benefícios financeiros, que podem ser de dois tipos:

    • Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) – Bolsa Acadêmica e Auxílio Moradia, as quais são distribuídas entre alunos da capital e do interior, conforme os critérios disponíveis em cada edital;

    • Financiados pela própria Universidade, tal como a Bolsa Permanência, direcionada para alunos das unidades acadêmicas do interior. Mais informações: Departamento de Apoio ao Estudante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

     

    1. Licenciaturas indígenas – Há dois cursos de licenciatura indígena pela Faculdade de Educação (Faced) e pelo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).


     

    1. Estudo numa Universidade Federal e quero transferência para a UFAM. Como devo proceder?

    Dentre as formas de ingresso disponibilizadas pela Universidade, existem as que envolvem essa característica de transferência, que poderá ser realizada em duas modalidades:

     

    1. Transferência Ex-Officio (Obrigatória) - deve ser aceita independente de haver vaga;

     

    1. Transferência Facultativa - Dá-se por meio do Processo Seletivo Extramacro (PSE), desde que obedecidas todas as exigências elencadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e que haja vagas disponíveis no curso pleiteado pelo requerente. As informações são publicadas em edital.


     

    1. Como posso revalidar meu diploma obtido no exterior?

    1. Caso o curso tenha sido concluído no exterior, em qualquer área - exceto Medicina, o processo de revalidação é realizado de acordo com edital da UFAM publicado pela Proeg, e ocorre diretamente na coordenação do curso equivalente. Há previsão de serem publicados dois editais por ano, nos quais está informada a disponibilidade de vagas em cada curso;

     

    1. Para revalidação do curso de MEDICINA, é necessário realizar o Revalida. Na UFAM, os interessados devem procurar diretamente a Faculdade de Medicina para obter informações específicas a respeito.


     

    1. Quantas vezes posso trancar meu curso de graduação na UFAM?

    É possível realizar o trancamento do curso ou de disciplinas. No entanto, esse procedimento segue algumas exigências:

     

    1. Trancar disciplinas - É possível trancar, no máximo, a quantidade de disciplinas referente à somatória das oferecidas no primeiro e no segundo período letivo do curso. O processo é realizado na Divisão de Orientação Acadêmica (DOA) da Proeg.

     

    1. Trancamento de curso - É possível solicitar o trancamento do curso por até dois semestres. No entanto, se o aluno tiver trancado disciplinas, a quantidade será descontada quando solicitado trancamento de curso.

     

    1. O aluno pode ficar até 04 (quatro) períodos sem realizar matrícula. No entanto, quando estiver alcançando esse prazo máximo, ele será notificado sobre prazo de jubilamento - em portaria - na página virtual da Proeg.


     

    1. Quanto tempo eu tenho para me formar?

    O aluno da UFAM terá o período normal de integralização do curso mais 50% desse período para concluir a graduação. Nesse prazo estão inclusos os pedidos de trancamento de curso ou disciplinas, cancelamento de disciplinas e reprovações. No caso de um discente estar matriculado em curso de duração normal de 04 (quatro) anos, ele deve concluir a graduação no prazo máximo de 06 (seis) anos.


     

    1. Qual o procedimento para mudar de curso ou trancar?

    1. Trancar o curso - Todo o processo é através da página individual do Portal do Aluno. Para saber mais informações, entre em contato pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pelo telefone (92) 3305-1481;

     

    1. Mudar de curso - Trata-se de uma das opções disponíveis no PSE, chamada Reopção de curso. Ela é específica para alunos da UFAM.


     

    1. A Ufam oferece bolsa ou auxílio para alunos de baixa renda?

    Esta questão foi contemplada no item referente às Políticas Afirmativas.

     

    1. Onde posso encontrar outras informações sobre Ensino?

    Mais informações sobre Ensino de Graduação podem ser obtidas pelos telefones (92) 3305-1481/1482 e na página virtual da Proeg.

    ** O contato pode ser ainda pelo email http://www.proeg.ufam.edu.br/.

     
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  • Extensão

    1. Quais as modalidades de ações de extensão oferecidas na UFAM?

    1. Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) - E uma modalidade de ação extensionista que acompanha o semestre letivo. O coordenador da atividade recebe R152.500,00 para desenvolver o projeto e os discentes e colaboradores recebem certificados de participação que darão direito a 60 horas de atividades complementares ou 04 créditos. Eles devem solicitar a inclusão desses créditos na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg).

     

    1. Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC) - É o programa por meio do qual os eventos e cursos de extensão recebem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti). Ele deve ser solicitado em fluxo contínuo por meio de formulários específicos.

     

    1. Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) - Através desse programa, são oferecidas bolsas de extensão no valor de R0,00 reais para cada projeto aprovado.  As atividades podem ser semestrais ou anuais, de acordo com o edital do Programa. Em 2014, foram oferecidas 225 bolsas, sendo 150 para as unidades da capital e outras 75 para as do interior.

     

    1. MEC/SESu - As ações propostas nessa modalidade são do Ministério da Educação (MEC). A Proexti/UFAM é responsável pela divulgação dos editais e pela seleção dos projetos, pela Câmara de Extensão, para concorrerem em nível nacional. Saiba mais sobre os editais divulgados pelo MEC.

     

    1. Programas de Extensão - A Proexti gerencia hoje 23 programas de extensão que estão distribuídos em diversas áreas. Todos têm bolsistas vinculados, cuja quantidade depende da demanda e disponibilidade da Proexti.

     

    1. Projetos de Autossustentação financeira – Os projetos dessa natureza são aqueles que possuem financiamento externo, ou seja, de instituições diversas da UFAM. São viabilizados através de contratos executados pela Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol).


     

    1. A UFAM oferece cursos de extensão ao público interno e externo?

    Sim. O oferecimento desses cursos é através das ações inscritas na modalidade Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos. A divulgação das datas e das atividades é de responsabilidade do coordenador da atividade, assim como estabelecer prazos, público prioritário e requisitos, se houver.


     

    1. Quem pode submeter ação extensionista?

    1. PACE, PIBEX e MEC/Sesu - essas atividades só poderão ser propostas por docentes. É necessário que o vice-coordenador também seja docente;

     

    1. PAREC - A proposta para realização de curso e/ou evento pode ser feita também por técnico-administrativos em Educação (TAE), discentes e comunidade externa, desde que formalmente organizada (exemplos: associações, ONGS etc.).


     

    1. Qual o procedimento para cadastrar meu projeto?

    Cada modalidade de ação extensionista requer um procedimento específico regulado por editais periodicamente publicados na página da Proexti. No menu “Formulários” é possível encontrar todas as informações atualizadas.


     

    1. Como solicito apoio da Proexti para evento realizado pela UFAM?

    É necessário submeter, a qualquer tempo, uma proposta de PAREC em conformidade com as exigências da modalidade. Caso a proposta seja aprovada pelo Comitê de Extensão, o parecer favorável será enviado ao proponente. De posse da confirmação de que a ação foi aprovada, o coordenador poderá solicitar apoio da Proexti nos seguintes itens:

     

    1. Kit de divulgação - poderá incluir folder, cartaz e/ou banner;

     

     

    1. Passagens aéreas - esta solicitação deve ser realizada com antecedência.


     

    1. Como posso aproveitar horas em atividades de extensão no meu histórico escolar?

    As atividades de extensão realizadas numa das modalidades geridas pela Proexti dão ao participante o direito a certificado. Horas e/ou créditos equivalentes serão incluídos no Histórico Escolar pela Proeg por solicitação do participante.

     

    1. Ação voltada ao público interno - o coordenador da atividade entrega o relatório final e, após aprovação pelo Comitê de Extensão e comunicação ao proponente, já é possível solicitar a impressão dos certificados pela Proexti.

     

    1. Ação voltada ao público externo - O coordenador deverá enviar à Proexti uma lista para certificação do público externo até 10 (dez) dias antes do evento. Os participantes da UFAM serão certificados como público interno.


     

    1. Qual o procedimento para solicitar passagens e diárias pela Proexti?

    Em regra, só terão direito a solicitar passagens e diárias os proponentes de ações para o Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC), após terem conhecimento formal da aprovação de seus projetos. As passagens deverão ser solicitadas com antecedência, conforme as regras da modalidade.


     

    1. Quais as modalidades de bolsa de extensão?

    Podem receber bolsas discentes inscritos nas seguintes modalidades:

     

    1. PIBEX - foram ofertadas, em 2014, 225 bolsas no valor de R0,00;

     

    1. Programa de Extensão - para cada um dos 23 programas, são ofertadas bolsas de acordo com a demanda e com a disponibilidade da Proexti;

     

    1. MEC/Sesu - para todos os projetos vinculados ao MEC/Sesu, são ofertadas bolsas de acordo com a cota estabelecida pelo MEC no edital.


     

    1. Participei como ouvinte de uma atividade de extensão e não recebi o certificado na hora. Qual o procedimento para obter o certificado?

    Nos eventos que também sejam direcionados ao público externo, a Proexti estipula que sejam realizadas inscrições desses participantes com pelo menos 10 (dez) dias de antecedência. Nesse caso, os certificados serão entregues ao fim do evento. Caso isso não ocorra, os coordenadores são aconselhados a solicitar dos participantes os contatos (email/telefone) para informar quando os certificados estiverem prontos, organizando logística própria de entrega.


     

    1. Onde posso encontrar outras informações sobre extensão?

    Mais informações sobre Ensino de Graduação podem ser obtidas pelo telefone (92) 3305-1497 e na página virtual da Proexti.

     

    1. Articulação e Planejamento de Extensão - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

     

    1. Programas e Projetos de Extensão - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

     

    1. Acompanhamento e Avaliação do Impacto das Ações de Extensão Universitária - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

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  • Novos modelos de documentos internos

    A Coordenação de Compras da Ufam disponibiliza os novos modelos de formulários e ofício.

    Os documentos podem ser baixados aqui:

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