Museu Amazônico

Página: http://www.museuamazonico.ufam.edu.br/

 
O Museu Amazônico tem como finalidade proporcionar uma maior integração com a Universidade e a sociedade. Para isso possui as seguintes divisões:
Divisão de Antropologia integra o Museu com a Pós-Graduação em Antropologia; 
Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica disponibiliza seu acervo para os usuários, busca promover mais parcerias com os cursos diretamente ligados à parte de arquivo e documentação, auxiliando assim na formação dos alunos de graduação e pós-graduação; 
Divisão de Arqueologia desenvolve pesquisas que possam agregar mais estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo um maior conhecimento acerca dessa área no Amazonas;
Divisão de Difusão Cultural  divulga e organiza as atividades do Museu, dando visibilidade às pesquisas, à cultura e a memória histórica prementes nas atividades da instituição. 
 
Serviços prestados
Museologia: tem como atribuição o monitoramento de grupos de visitantes nacionais e estrangeiros, a manutenção das peças em exposição, a recuperação de livros, higienização de peças na Reserva técnica e atendimento a pesquisadores e instituições. Também tem a responsabilidade de montar as exposições.
 
Antropologia: assessora a divisão de Museologia na identificação e catalogação de artefatos etnográficos pertencentes ao Museu Amazônico; realiza o levantamento bibliográfico e indica os livros que deverão ser incorporados à biblioteca do Museu, bem como estabelece intercâmbio com pesquisadores e com instituições que envolvem as áreas de Antropologia e Linguística Antropológica.
 
Pesquisa e Documentação Histórica: higieniza, classifica e identifica a documentação histórica que forma os fundos que compõem a divisão. Auxilia os pesquisadores em suas investigações; auxilia professores nos projetos de estágios com alunos; promove conjuntamente com outras divisões exposições e eventos.
 
Divisão de Difusão Cultural: organiza as visitas de Escolas ao museu, promove as exposições, coordena os programas exibidos pela TV UFAM.
 
Critérios de atendimento
Para visitação de escolas, o pedido de agendamento deve ser feito através de Ofício. Para pesquisa no Setor de Pesquisa e Documentação Histórica, o agendamento deve ser feito por e-mail ou telefone. Pesquisas na biblioteca, atendimento ao público e demais visitações  comparecer  nos horários de funcionamento.
 
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14 às 17h
Biblioteca das 8h às 18h, ininterruptamente.
 
Telefones:
(92) 3305-5200 - Fax: (92) 3305-5214
 
E- mails: 
Secretaria: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Divisão de Antropologia: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Divisão de Difusão Cultural: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Divisão de Arqueologia: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Divisão de Museologia: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Divisão de Pesquisa e Documentação Histórica: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
 
Endereço
Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro,  Cep: 69010-120 – Manaus - AM