Confira cursos de capacitação com inscrições abertas na Progesp

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, divulga cronograma  das capacitações com inscrições abertas  para os servidores da Universidade, conforme documento em anexo.

Para requerer a inscrição, os interessados devem encaminhar ao protocolo da Progesp o Formulário específico de Inscrição em Evento Interno de Capacitação (anexos) acompanhado do Nada Consta da Biblioteca Central até a data especificada no cronograma.

As capacitações disponíveis são as seguintes: 

Treinamento Sistema Pergamun – módulo Aquisição. Inscrições até 18/08/2017 

Curso de Excel Nível Básico ao Intermediário. Inscrições até 18/08/2017

 

Acesse cronograma e formulários nos anexos.

Informações: (92) 3305-1487 (Progesp)

E-mail: 

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Ufam informa com pesar o falecimento do diretor da Faculdade de Direito, professor Sebastião Marcelice

O professor doutor Sebastião Marcelice dedicou 26 anos à Universidade Federal do AmazonasO professor doutor Sebastião Marcelice dedicou 26 anos à Universidade Federal do Amazonas

É com pesar que a Universidade Federal do Amazonas informa o falecimento do diretor da Faculdade de Direito, professor Sebastião Marcelice Gomes, ocorrido na madrugada de hoje, 17. O professor tinha 67 anos, dos quais 26 foram dedicados à Ufam.
 
O professor Marcelice era servidor docente adjunto nível I da FD e tinha vasta experiência na área de Direito, com ênfase nas esferas pública e privada. À frente da administração da Faculdade de Direito desde 2014, foi reeleito pelo corpo discente e vinha atuando em seu segundo mandato. Também trabalhou na Advocacia Geral da União, por onde se aposentou. 
 
Na academia, graduou-se em Geografia e em Direito, nos anos 1976 e 1984, respectivamente. O mestrado, em Direito Ambiental, deu-se em 2004 e no doutorado, concluído no ano de 2013, discorreu sobre Biotecnologia com vistas às questões agroflorestais.
 
O professor Marcelice também era membro da Câmara de Graduação do Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na qualidade de representante estudantil, UFRN; membro do Colegiado do Curso de Geografia, na UFRN e ocupava o cargo de presidente do Diretório Acadêmico do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, da UFRN. 
 
Velório e sepultamento 
 
O velório do professor Sebastião Marcelice Gomes acontecerá a partir das 10h, na Igreja Batista Shekinah, localizada na avenida Carlota Joaquina, bairro Parque Dez, ao lado da Floricultura Zizas. Às 13h ocorrerá um culto fúnebre e às 15h, o sepultamento no Cemitério Parque Tarumã, na avenida do Turismo, n. 107. 
 
O professor Marcelice será lembrado por sua bondade e gentileza por todos aqueles com os quais conviveu. 

Proext divulga resultado do PACE para o segundo semestre de 2017

O Departamento de Programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (DPROEX/Proext) torna público o resultado das propostas submetidas ao Edital do Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE) para o segundo semestre letivo de 2017.

Acesse aqui a publicação.

Os autores das propostas que necessitam de ajustes ao cumprimento do edital têm até o dia 25 de julho para enviar as documentações solicitadas para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O DPROEX também informa que, devido à fase de estruturação da nova gestão, a data de homologação dos projetos pela Câmara de Extensão será publicada posteriormente.

Informações: DPROEX – 3305-1497 / 99318-3193

PROGESP informa alterações nos horários de atendimento

A Pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGESP) informa à comunidade universitária que, em virtude do elevado volume de processos,  os horários para entrega de documentos no Balcão do Protocolo (lado esquerdo da recepção da pró-reitoria) serão modificados, a partir de 17/07/2017 até segunda ordem, para os períodos abaixo:

Manhã - das 09h às 11h

Tarde - das 14h às 16h

A gestora informa ainda que nenhum dos servidores e bolsistas/estagiários da Pró-reitoria está autorizado a receber documentos e processos fora do horário acima estipulado, vide a necessidade urgente de dar andamento aos processos/documentos que já aguardam tramitação, seja para a entrada ou para a saída da pró-reitoria.

Outro aspecto alterado, temporariamente, será o de atendimento do Departamento de Administração de Pessoal (DAPES). Durante o período de 14 a 19/07/2017, o atendimento será suspenso devido ao fechamento da folha de pagamento de Julho de 2017, na qual também estão sendo corrigidas as gratificações natalinas que ficaram pendentes e outros ajustes relativos aos pagamentos.

No caso de problemas nos registros das prévias, quando disponíveis, pedimos que os servidores busquem as informações pelos telefones 3305-1478 e 3305-1479 e nos emails O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ."

 

Ufam abre vagas para professores substitutos nas áreas de Sociologia e Ciências Biológicas

A Fundação Universidade do Amazonas informa a inclusão de novas vagas para o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação de Professores Substitutos – Edital nº39/2017.

Trata-se de uma vaga para Sociologia no Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, e uma vaga para Ciências Biológicas no Departamento de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas. Ambas as unidades estão localizadas no campus Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

Exclusivamente para essas áreas, as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de julho, com período de solicitação de isenção até o dia 14 do mesmo mês. A data provável da prova escrita é no dia 31 de julho.

Local de inscrição, requisitos de cada vaga e demais informações podem ser conferidas no adendo do edital.

Notícia relacionada: Ufam divulga processo seletivo para contratação de professores substitutos

 

Fórum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação se reúne na UFAM

Encontro será realizado mensalmente para discutir os rumos da pós-graduação na Universidade.

Reitor, professor doutor Sylvio Puga e a pró-reitora de Pesquisa, professora doutora Selma Baçal, apresentam a equipe da PROPESP; a Assessora de Relações Internacionais e o Pró-reitor de Inovação Tecnológica aos coordenadores de pós.Reitor, professor doutor Sylvio Puga e a pró-reitora de Pesquisa, professora doutora Selma Baçal, apresentam a equipe da PROPESP; a Assessora de Relações Internacionais e o Pró-reitor de Inovação Tecnológica aos coordenadores de pós.Para discutir e avaliar a pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas, o Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação da UFAM se reuniu no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas na manhã desta quinta-feira, 13. Plano de trabalho, calendário da pós-graduação e regimento interno dos Programas de pós estiveram entre os temas abordados no encontro.

Na abertura do Fórum, o reitor da UFAM, professor doutor Sylvio Puga, desejou êxito à PROPESP na condução dos trabalhos. "Precisamos avançar em várias frentes, estreitar as relações com as fundações de apoio, com a Capes e toda a equipe da PROPESP sabe que pode contar com o meu apoio e o do vice-reitor, professor Jacob Cohen, para este grandioso trabalho de fortalecimento dos nossos programas de pós-graduação", discursou o reitor antes de seguir para outro compromisso institucional.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora doutora Selma Baçal, apresentou aos coordenadores dos PPG's a nova equipe que conduzirá com ela a Pró-reitoria durante o quadriênio 2017-2021. A equipe é composta pelo professor doutor Jamal Chaar, qua atuará na diretoria do Departamento de Pesquisa; pelo professor doutor Henry Vieira, diretor do Departamento de Programas Institucionais e pela professora doutora Adriana Malheiro, a nova diretora do Departamento de Avaliação.

Pró-reitora de Pesquisa anuncia reunião mensal com os coordenadores dos Programas de pós-graduação.Pró-reitora de Pesquisa anuncia reunião mensal com os coordenadores dos Programas de pós-graduação.A pró-reitora aproveitou a reunião para ressaltar os principais aspectos de seu plano de trabalho. "Queremos manter reuniões mensais com os coordenadores dos PPG's, para nos atualizarmos sobre o que está acontecendo nos programas de pós, na Capes, no Ministério da Educação, ou seja, tudo o que possa envolver a nossa área de atuação. Também gostaria de informar que, segundo a FAPEAM, temos 988 mil reais em recurso para a Iniciação Científica que ficaram parados na Unisol por mais de um ano. Agora fazemos um planejamento na PROPESP para utilizar esse montante evitando, dessa forma, que eles voltem para a FAPEAM. Também preciso dizer que necessito do envolvimento de mais programas de pós para a criação de um programa de pós-graduação de fronteira, em associação com as universidades peruanas e colombianas. Juntos, também, precisamos retomar relacionamentos que ficaram estremecidos com instituições parceiras" declarou a pró-reitora.

Visita aos PPG´s

A diretora do Departamento de Avaliação, professora doutora Adriana Malheiro, declarou que, nesse momento, o departamento faz uma análise dos PPG's. Ela anunciou que haverá uma série de visitas aos programas de pós. "Nossa ideia é começar pelos programas que estão enfrentando mais dificuldades. Vamos construir metas e objetivos juntos. Cada programa, para que tenha resultado, tem que cumprir metas, atingir resultados. outro objetivo que pretendemos alcaçar é o de alavancar a pós-graduação lato sensu na UFAM", afirmou a diretora.

Próxima reunião

A próxima reunião do Fórum será no dia 09 de agosto, às 14h, em local a ser divulgado.

Nota de pesar – professor José Maria Rodrigues de Araújo

Professor José Maria atuou na Ufam de 1975 a 2003Professor José Maria atuou na Ufam de 1975 a 2003A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informa com pesar o falecimento do professor José Maria Rodrigues de Araújo. Graduado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (USP) e professor aposentado do Departamento de Física (DF) da Ufam, trabalhou no Curso de Graduação e no Programa de Pós-graduação do DF de 1975 a 2003.

O sepultamento aconteceu no dia 4 de julho, no Cemitério Parque Tarumã, com a presença do chefe do Departamento de Física que, representando os demais colegas, transmitiu condolências aos familiares pelo difícil momento.

O Departamento de Física teve a satisfação de homenagear o importantíssimo trabalho que o Prof. José Maria Rodrigues de Araújo prestou ao departamento no ano de 2015, durante a III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas.

A Ufam se solidariza com os familiares, colegas e amigos do professor por esta perda lastimável.

Ufam realiza monitoramento e teste de qualidade de combustíveis em postos da cidade

Com o intuito de esclarecer para a sociedade a qualidade dos combustíveis disponibilizados em postos da capital que comercializam produtos da Distribuidora Equador de Produtos de Petróleo LTDA, pesquisadores e estudantes do Laboratório de Pesquisa e Ensaios de Combustível (Lapec) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) estão monitorando alguns postos da cidade.

A próxima monitoração ocorre na quinta-feira, dia 13, a partir das 14h no Posto Equador situado na Avenida Rodrigo Otávio, Japiim.

Gasolina, etanol e álcool serão avaliados por meio uma série de testes durante os próximos meses. A medida vai ajudar a evitar o consumo de produtos que venham causar danos como os resíduos nos bicos injetores, a perda de potência do motor, o aumento de consumo de combustível e a batida de pinos. Os testes serão realizados mensalmente nos postos da capital e verificarão dez parâmetros de qualidade. Entre eles está a cor, o aspecto e a densidade dos combustíveis, além de aferição da bomba.

Teste de qualidade

Segundo um dos responsáveis pelo projeto, professor Jamal Chaar, a medida será benéfica tanto para sociedade, quanto para a comunidade acadêmica. “A população poderá acompanhar de perto os testes e confirmar a qualidade do produto. Já a academia ganhará com muito aprendizado e trabalho específico”, ressaltou.

Além dessa verificação, os postos revendedores ainda são obrigados a oferecer ao consumidor teste de qualidade in situ, desde que solicitados. O desconhecimento sobre o direito a esses testes pode ser uma das causas da baixa solicitação de verificação nos postos revendedores, o que não ajuda no combate à adulteração de combustíveis.

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CAUA divulga retificação do calendário de matrícula

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) divulga o novo calendário de matrícula. Para quem vai fazer RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA, ela deve ser efetivada direto no portal da UFAM (ufam.edu.br), no período de 12 a 16 de julho.

Para os alunos aprovados no processo seletivo que ocorreu no período de 26 a 30 de junho de 2017, a matrícula será nos dias 17 e 18 de julho, na secretaria do CAUA, no endereço Rua Monsenhor Coutinho 724 – Centro, das 8h às 11h30 e das 14h00 às 17h00. A confirmação de matrícula ocorre no dia 19 de julho.

Documentação

Os documentos necessários para a matrícula são RG, CPF, comprovante de residência, água ou luz (Original e cópia) e e-mail.

Caso o aluno seja menor, o responsável tem que apresentar RG e CPF (Original e cópia).

Para mais informações, seguem os contatos do Centro de Artes: (92) 3305-5150 e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Confira notícia relacionada:

CAUA divulga aprovados nos testes de aptidão para 20 cursos de artes

 

Amazonas recebe audiência pública sobre Base Nacional Comum Curricular

Reitores da UEA  e da UFAM junto ao representante do MECReitores da UEA e da UFAM junto ao representante do MECA primeira das cinco audiências públicas realizadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reuniu, no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), representantes do setor de todas as esferas administrativas locais e do País. O objetivo foi arregimentar gestores e representatividades sociais para construir de forma consensual, um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro. 
 
Pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), esteve o reitor, professor Sylvio Puga, o reitor da UEA, professor Cleinado Almeida Costa, o reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Antonio Venâncio Castelo Branco, a secretária municipal de Educação de Manaus, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, além do secretário estadual de Educação, Arone Bentes, o novo secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB-MEC), Rossieli Soares da Silva e o presidente do CNE, Eduardo Deschamps. 
 
Construída a muitas mãos e a partir da diversidade dos agentes envolvidos, a Base Nacional Comum Curricular busca definir os conhecimentos e habilidades essenciais que todo estudante brasileiro deve aprender. O documento vai nortear a elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas de educação infantil e fundamental de todo o País. A discussão ocorre desde 2015 em articulação com estados, Distrito Federal e municípios. O documento preliminar foi entregue pelo MEC ao CNE, que está em fase de apreciação do texto.Participação popular na audiência da BNCCParticipação popular na audiência da BNCC
 
Todas as audiências serão abertas ao público. Participam órgãos, entidades e especialistas ligados à educação, além de convidados do CNE. Aqueles que desejarem comparecer aos eventos devem se inscrever em página eletrônica específica, criada pelo CNE para dar orientações de acordo com o calendário de cada região. Para o encontro de Manaus, as inscrições já estão encerradas.
 
Agenda nacional
 
Para o dia 28 de julho, está agendada a audiência pública da região Nordeste, mais precisamente no Recife. Em agosto, haverá audiências dia 11, na região Sul (Florianópolis), e dia 25, na região Sudeste (São Paulo). No dia 11 de setembro ocorrerá a última audiência, no Centro-Oeste (Brasília).

Progesp informa novos procedimentos para progressão e promoção funcional de docentes

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), informa que os pedidos de progressão e promoção funcional dos docentes de carreira do Magistério Superior da Ufam seguirão a partir desta quinta-feira (06) as normas estabelecidas na Resolução Nº 013/2017, conforme documento em anexo.

Considerando o principio da razoabilidade, os processos protocolados em datas anteriores seguirão os procedimentos previstos na Resolução antecedente (Nº 005/2015).

Informamos ainda que a emissão do atestado referente ao interstício mínimo, necessário para requerer progressão e promoção funcional, constantes nos artigos 6º e 8º da nova Resolução, será realizada pelo Departamento de Administração de Pessoal.

 

Informações: (92) 3305-1487 (DDP / Progesp)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (resolução.pdf)Resolução Nº 013/2017[ ]8458 kB

UFAM lança concurso para docentes. Inscrições vão até o dia 28 de julho

Certame é destinado ao provimento de 34 (trinta e quatro) vagas do cargo de Professor do Magistério Superior, distribuídas entre as Unidades Acadêmicas da capital e do interior

 

A Universidade Federal do Amazonas divulgou, nesta segunda-feira (03), o edital 047/2017  destinado ao provimento de 34 vagas do cargo PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, resultantes de atualizações do Banco de Professor-Equivalente, bem como de vagas decorrentes de vacâncias em geral, para compor o Quadro Permanente de  Docentes da Universidade Federal do Amazonas.

O prazo de validade do presente concurso público será de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação de seu resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, no interesse da Administração.

Remuneração

O valor bruto das remunerações varia de R$ 3.117,22 (docente Auxiliar, nível 1) a R$ 9.570,41 (Adjunto A), mais R$ 458,00 de Auxílio Alimentação.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no período de 03/07/2017 a 28/07/2017, das 9h às 11h e das 14h às 17h, diretamente na secretaria da Unidade Acadêmica ofertante da vaga para a qual o candidato pretende concorrer.

O valor da inscrição varia de acordo com o requisito mínimo exigido para a vaga a que o candidato pretende concorrer. Para vagas em que o requisito mínimo é a Graduação ou a Graduação com Habilitação, Especialização ou Residência, o valor é R$ 90,00. Para os cargos em que o requisito mínimo é o Mestrado, o valor da inscrição é de R$ 130,00. Para as vagas que exigem o doutorado, R$ 180,00.

O edital pode ser acessado através do link http://progesp.wixsite.com/ddpessoas/0472017.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PPGCF divulga resultado da prova escrita para o mestrado

O Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) divulga o resultado da prova escrita do processo de seleção para o curso de mestrado. Os interessados devem acessar a página da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) para consultar o documento.

 

no
2º Semestre de
2017 no curso de
Mestrado do Programa de Pós
-
Graduação em Ciências Farmacêuticas
no
2º Semestre de
2017 no curso de
Mestrado do Programa de Pós
-
Graduação em Ciências Farmacêuticas

Progesp abre inscrições para capacitações de servidores

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, divulga cronograma de capacitações a serem ofertadas neste período​ aos servidores da Universidade, conforme documento em anexo.

Para requerer a inscrição, os interessados devem encaminhar ao protocolo da Progesp o Formulário específico de Inscrição em Evento Interno de Capacitação (anexos) acompanhado do Nada Consta da Biblioteca Central até a data limite para inscrição do respectivo curso. ​

As capacitações disponíveis são as seguintes: 

 

1) Produção de Conteúdos em EaD (a distância)

O objetivo do curso é compreender os aspectos conceituais, tecnológicos, didáticos e metodológicos da Educação a Distância (Ead), além de saber aplicá-los na produção de conteúdos a serem utilizados em cursos mediados pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TIC’s). O curso tem carga-horária de 70h e é voltado aos servidores técnico-administrativos e professores interessados.

 

2) Treinamento de Operacionalização do SIE (presencial - Manaus) 

O curso objetiva o melhor conhecimento dos trâmites teóricos e práticos no Sistema de Informação ao Ensino (SIE) nos módulos Protocolo e Solicitação de Material. O curso ocorrerá no laboratório de informática do Centro de Educação a Distância (CED), localizado no bloco “N” do Setor Sul do Campus. A carga-horária será de 20h e, caso haja demanda superior ao número de vagas, uma nova turma poderá ser aberta. Os interessados devem possuir Login e Senha de acesso ao SIE junto ao Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

 

3) Curso Brigada de Incêndio (Presencial - Manaus) 

O objetivo do curso é permitir aos servidores a compreensão do funcionamento e dos cuidados que devem ser tomados para Proteção e Controle de Incêndios e Explosões a partir do conhecimento de conceitos fundamentais, através de modelos simplificados de fácil aplicação. Esses modelos descrevam as atribuições e o comportamento dos Brigadistas no momento do sinistro. A carga-horária será de 20h e a primeira turma é voltada aos servidores da Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

 

4)  Metodologia do Ensino Superior (a distância)

O objetivo é contribuir com a formação dos servidores no que se refere à prática docente, de modo a torná-los aptos para atuarem em sala de aula.

 

Acesse as ementas completas nos anexos.

 

Informações: (92) 3305-1487 (Progesp)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FIC promove concurso para escolha de identidade visual

A Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) promove concurso com objetivo de selecionar uma logo a compor a identidade visual desta unidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas até o dia 11 de agosto, sendo necessária a apresentação presencial das propostas e da ficha de inscrição (anexo I do edital 003/2017) na Secretaria da FIC, localizada no Setor Norte do Campus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

O concurso é aberto ao público externo, não apenas aos estudantes da Ufam. A Universidade concederá menção honrosa e publicidade do produto vencedor nas mídias sociais e na imprensa local. Confira o regulamento.

Sede da TV Ufam e Centro de Convivência são entregues à comunidade universitária

 A Administração Superior da Universidade Federal do Amazonas reinaugurou na manhã de quinta-feira, 29, a sede da TV Ufam e entregou oficialmente à comunidade o Centro de Convivência do Campus. Na programação de inauguração do Centro houve também a apresentação do novo Portal da Universidade e o lançamento de obras publicadas pela Editora da Ufam (Edua).

Reforma e revitalição da TV Ufam 

Depois de passar por um processo de revitalização de toda sua estrutura (predial, conceitual, quadro de servidores, entre outras mudanças, a TV Ufam retornou à atividade com uma nova concepção de televisão universitária. A TV Ufam foi reinaugurada com o propósito de oferecer uma nova programação voltada para os processos educativos, de valorização regional, científico e, consequentemente, da construção da cidadania. Uma das medidas adotadas no processo foi a vinculação do setor à Pró-Reitoria de Extensão por se compreender que a TV tem papel importante na relação que a Ufam estabelece com a sociedade. Para isso foi criado um departamento especifico na Pró-Reitoria e a professora do Departamento de Comunicação Social da Ufam, Ítala Clay, passou a conduzir o processo de reestruturação da TV. 

A solenidade de reinauguração contou com a participação da reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, do Reitora Márcia Perales Mendes Silva discursa na entrega da TV UfamReitora Márcia Perales Mendes Silva discursa na entrega da TV Ufamprefeito do Campus, Atlas Bacellar, do pró-reitor de Extensão (Proext), Frederico Arruda, e da diretora do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Pró-Reitoria de Extensão, Ítala Clay Oliveira Freitas, que descerraram placa que marca a revitalização (fixada na entrada principal do prédio, no setor Sul do Campus). Após a manifestação das autoridades acadêmicas, os presentes foram convidados para visitar as novas instalações.

A reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que a revitalização da TV Ufam não é uma vitória de uma gestão, mas da Universidade. “Este é um momento importante porque estamos em novas condições que envolvem pessoal, espaço, perspectivas e objetivos. Acredito que todo esse esforço tem a ver com a aprovação do Plano de Cultura que deu suporte a esse processo. Esse é um canal de divulgação das ações da Universidade, de debates, de interação com a sociedade, extremamente importante, que por um período não pode funcionar por falta de condições. Temos um novo prédio, uma nova estrutura que é resultado do esforço coletivo. A revitalização da TV Ufam não é uma vitoria de uma gestão, mas da Universidade”, disse.

“A revitalização da TV consagra o trabalho da equipe que compõe o quadro de Prefeito Atlas BacellarPrefeito Atlas Bacellarservidores do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Proext. Sem o trabalho coletivo não estaríamos aqui descerrando a placa que marca a revitalização da TV. Esta solenidade valoriza a produção intelectual de cada membro da equipe, seja no sentido das ideias, de produtos audiovisuais. Esse projeto de revitalização inclui um prédio com 11 salas, a modernização de equipamentos, mas inclui fundamentalmente uma cultura de preocupação com a comunicação, com a educação, com a cultura e com a cidadania”, ressaltou a diretora do Departamento de Cultura e Produção de Imagem da Proext.

O pró-reitor de Extensão, Frederico Arruda, em sua fala, afirmou que o processo de consolidação da TV Ufam precisa ter continuidade. “Não existem obras completas, isso é apenas uma etapa. É fundamental que a nova administração garanta a consolidação disso tudo, mas também garanta que haja avanço. Naturalmente não podemos deixar de fazer referência aos ex-diretores da TV, cada um fazendo com seu próprio estilo aquilo que puderam fazer, que também contribuíram com a consolidação da TV Universitária”, afirmou Frederico Arruda.

O prefeito do Campus, Atlas Bacellar, destacou que se sente orgulhoso de ter participado da construção da obra de revitalização do prédio da TV Ufam. “Tenho orgulho de ter contribuído com a obra de revitalização da TV Ufam. Fui bastante desafiado pelo pró-reitor e pela reitora para que tudo fosse concluído conforme as características técnicas da obra”, concluiu o prefeito.                                                                                                                                             

Inauguração do Centro de Convivência da Ufam

O Centro de Convivência da Ufam foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira, 29, pela reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, marcado pelo descerramento de placa comemorativa. Na mesma solenidade ocorreu a apresentação do novo Portal da Ufam e em seguida solenidade de lançamento de livros da Editora da Universidade Federal do Amazonas – Edua.

Pró-Reitor Gilson Monteiro fez apresentação do Portal da UfamPró-Reitor Gilson Monteiro fez apresentação do Portal da UfamA reitora, Márcia Perales Mendes Silva, o prefeito do Campus, Atlas Bacellar, a pró-reitora de Gestão de Pessoas em exercício, Nikeila Conde e a diretora da Edua, Suely Marques descerraram a placa de inauguração do Centro de Convivência da Ufam.   

Com investimentos da ordem de R$ 8.248.687,18, o Centro de Convivência da Ufam foi construído numa área de 5.277, 26 metros quadrados no setor Norte do campus, visando à prestação de serviços em único espaço, para garantir conforto e comodidade de técnicos, discentes e docentes. Abrange uma ampla praça coberta para socialização e usufruto da comunidade acadêmica. São oferecidos serviços de lanchonetes, agências bancárias, salão de exposições, 36 lojas diversas e o Restaurante Universitário. O espaço também é utilizado para manifestações artísticas da comunidade acadêmica.

Novo Portal da Ufam e Lançamento de livros

No evento, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gilson Monteiro e coordenador do Programa de Mídias Digitais (Ecoem), apresentou ao público o Portal da Ufam. O portal tem o objetivo de ser um canal de comunicação e relacionamento mais prático, inovador e atraente para a comunidade acadêmica e sociedade. Com um layout diferenciado que permitirá aos usuários o acesso rápido e preciso às informações de seu interesse. Além dos serviços já oferecidos atualmente, o portal apresenta vasto conteúdo institucional, sobre as estruturas e unidades acadêmicas da sede e do interior e também um portal exclusivo para a comunicação, com as notícias e eventos institucionais.

“Hoje é um momento de comemoração, de união em nome da Universidade Federal do Amazonas. Eu e o vice-reitor, Hedinaldo Lima, estamos finalizando uma jornada de oito anos à frente da Instituição e fazemos isso com muita alegria. Estamos inaugurando um espaço social já consagrado pela comunidade com inúmeros serviços, apresentando o Portal da Ufam e lançando 40 obras publicadas pela Edua. Esse é um momento importante, não somente para a Universidade, mas pra toda sociedade que usufrui do nosso trabalho. Interagimos com milhares de pessoas por meio das obras que extrapolam a região Amazônica. Foi um esforço grande chegarmos aqui com estas publicações, em um momento com forte contingenciamento, mas as obras não poderiam ficar em segundo plano. Também estamos entregando 20 manuais de procedimento para facilitar o serviço de novos servidores. Isso é uma demanda antiga da comunidade que vai facilitar o trabalho do servidor. Estamos deixando a administração com a certeza de que contribuímos com o crescimento da Ufam, juntos apesar de termos a convicção de que nenhuma gestão constrói sozinha uma instituição, foi o trabalho coletivo que fez da Ufam uma universidade mais presente e melhor para todos”, ressaltou.

A diretora da Edua, Suely Marques, destacou o trabalho da equipe da Editora que sempre trabalhou com dedicação. “Agradeço a Administração Superior da Ufam pela oportunidade de estar nestes quatro anos à frente da Edua. Sou especialmente grata a minha equipe que contribuiu para que tudo saísse bem. Também quero agradecer aos autores pela confiança no nosso trabalho”, disse a diretora.

       

Propesp divulga resultado final da seleção de bolsas de iniciação científica

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) torna público o resultado final da seleção de projetos de iniciação científica (Edital 008/2017) a serem contemplados com a concessão de bolsas, além dos classificados na categoria voluntária. Confira lista em anexo.

Serão definidos posteriormente os prazos para implementação das bolsas e para entrega dos documentos necessários, de acordo com o órgão que irá fomentar o projeto. Acompanhe as instruções:

1 - Estudantes que serão bolsistas e que não possuem conta corrente bancária: Preencher o modelo de carta em anexo com seu nome e Cadastro de Pessoa Física (CPF) nos espaços indicados, adquirir assinatura junto ao Departamento de Pesquisa (DP) da Propesp e, em seguida, encaminhá-la a uma agência bancária para realizar abertura de conta corrente.  

Bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) deverão obter conta no Banco do Brasil. Estudantes com projetos a serem financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) precisarão fazê-lo no banco Bradesco e alunos contemplados com a bolsa Ufam podem optar entre um destes dois bancos. Àqueles que já possuem conta corrente nestas respectivas agências, será necessário atualizar número da conta e da agência bancária no Portal Lira.

2 -Os classificados como bolsistas Fapeam deverão providenciar os documentos citados abaixo para o momento de implementação das bolsas.

a)- RG (frente e verso);

b) CPF;

c) Comprovante de Residência;

d) Comprovante de conta corrente no Banco Bradesco (caso o candidato não possua a conta corrente do Banco Bradesco, seguir instruções do item 1);

e) Curriculum Lattes atualizado em 2017;

f) Declaração de matrícula, que deverá informar o período em que o graduando está matriculado;

g) Histórico Escolar atualizado;

h) Declaração de não possuir vínculo empregatício, não acúmulo de bolsa e não realização de estágio remunerado, conforme modelo disponível em anexo.

3 – Bolsistas CNPq e Ufam devem aguardar novas recomendações.

 

Informações: (92) 3305-1496 (Propesp)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horários de funcionamento do DP Propesp: das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

Inscrições abertas para Olimpíada Brasileira de Matemática de Nível Universitário

O coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática - Nível Universitário, professor do Departamento de Matemática da Ufam, Disney Douglas, informa que as inscrições para a OBM – Nível Universitário, estão abertas e vão até 14 de agosto no sítio (site) www.obm.org.br . Neste ano cada estudante deverá inscrever-se diretamente no site e indicar o local de prova (instituição previamente cadastrada). Para conhecer o regulamento, acesse o link
http://www.obm.org.br/informacoes-gerais/regulamento/

Ufam divulga processo seletivo para contratação de professores substitutos

Estão abertas, até o dia 5 de julho, as inscrições para o processo seletivo de professores substitutos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). São 40 vagas distribuídas entre as unidades acadêmicas da capital e do interior (confira as áreas no edital em anexo). O edital foi publicado nesta terça-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU).

As inscrições devem ser realizadas diretamente nas secretarias das unidades acadêmicas ofertantes das vagas ou via SEDEX. Nesta segunda opção, o pagamento da taxa de inscrição e a data da postagem devem ser efetuados até o dia 4 de julho.

Para realizar a inscrição, os documentos necessários são: Requerimento de inscrição, disponível no site da Progesp; currículo em via impressa (preferencialmente na Plataforma Lattes), contendo a relação dos títulos do candidato; cópias do CPF, do documento oficial de identidade com foto; e o comprovante de pagamento do valor da inscrição (GRU) ou comprovante de isenção (quando a isenção for deferida). A isenção da inscrição deverá ser solicitada no período de 27 a 29 de junho.

O valor da inscrição no processo varia de acordo com a titulação exigida para a área do conhecimento a que o candidato pretende concorrer e a carga horária de trabalho. Para candidatos com Graduação ou Graduação com Habilitação, Especialização ou Residência, o valor da inscrição é R$ 90,00; Já para os que possuem título de Mestrado o valor é de R$ 130,00; e para os candidatos com titulação de Doutorado o valor é de R$ 180,00.

O processo é dividido em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório: Prova Didática e Prova de Títulos. A prova didática, que será realizada no dia 13 de julho, consistirá em aula teórica a ser exposta pelo candidato, cujo tema será sorteado de uma lista de cinco temas. O sorteio do tema e da ordem de apresentação dos candidatos será realizado com antecedência, seguindo as normas do edital.

Informações:

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(92) 3305-1487

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL DE ABERTURA JUNTADO.pdf)Edital Professor Substituto[ ]89 kB

Processo seletivo simplificado para professor visitante para o PPGQ – Química, adendo ao edital nº 038/2017

A Universidade Federal do Amazonas está com inscrições abertas para o processo seletivo simplificado para a contratação de professor visitante (brasileiros ou estrangeiros) para o Programa de Pós-Graduação em Química da Ufam – PPGQ. As inscrições vão até o dia 7 de julho de 2017. Os interessados devem procurar a secretaria do Programa no Instituto de Ciências Exatas ou podem fazer contato pelo telefone 3305-2872 ou pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A vaga oferecida é um adendo do edital 038, de 5 de junho de 2017, publicado no DOU em 12 de junho de 2017. Veja o edital pelo Link:  http://progesp.wixsite.com/ddpessoas/0382017

Anexos:
Fazer download deste arquivo (adendo1.doc)Adendo ao edital 038[ ]40 kB

Progesp prorroga prazo para inscrições nos auxílios Acadêmico e Moradia

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), retificou nesta terça-feira (27) o cronograma das etapas do processo seletivo regido pelo Edital 002/2017, que visa a seleção de alunos para o Auxílio Moradia no Campus de Manaus e Auxílios Moradia e Acadêmico no Insituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente de Humaitá (IEAA).

Com o novo cronograma, as inscrições foram prorrogadas até quinta-feira (29), com o período para análise das inscrições iniciando-se no dia 03 de junho.

 

Informações: (92) 3305-1795 (Daest)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Notícia relacionada: 

Daest abre inscrições para vagas remanescentes dos auxílios Moradia e Acadêmico

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas recepciona novos docentes

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas promoveu, nesta terça-feira, 27, o Xl Seminário Integrando-se à Ufam. O evento teve como objetivo recepcionar os novos docentes da Universidade, apresentando as mudanças no novo regime didático e de que forma proceder na instituição, além de conhecer os direitos e deveres dos servidores públicos federais.

A mesa de abertura do evento teve a participação da reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva, do vice-reitor, Hedinaldo Narciso Lima, da pró-reitora de Gestão de Pessoas, Káthia Thomé Lopes, do pró-reitor de Ensino de Graduação, Lucídio Rocha, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Gilson Monteiro e o pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação, Nelson Noronha.

O Xl Seminário Integrando-se à Ufam tem como proposta dar uma noção aos novos servidores do que é a Universidade e esclarecer sobre a nova resolução que alterou o regimento didático da Instituição. Foram convidados 76 docentes que tomaram posse de março de 2016 até junho de 2017. O evento teve início às 9h e vai até as 17h, com a proposta de repassar informações sobre o comportamento didático e o conhecimento dos direitos e deveres dos novos docentes. “Serão apresentadas questões diretamente ligadas à docência. Existe uma nova resolução sobre planos de ensino, regimes didáticos, progressão e promoção, direitos e deveres que estaremos repassando aos professores. É fundamental recebê-los e explicar o funcionamento da Instituição”, disse a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Káthia Thomé.

Apresentação musical da servidora Isabel Vega na abertura do SeminárioApresentação musical da servidora Isabel Vega na abertura do Seminário“No momento em que as pessoas conquistam um espaço na Universidade ou quando elas cumprem uma jornada e tem o direito de se aposentar, é importante valorizá-los. Essa é uma forma de valorizar a entrada na Instituição. Estamos felizes com a chegada deles. A nossa expectativa é de que eles estão vindos pra contribuir, pra somar, pra atuar, pra fazer com quê a nossa instituição seja melhor. É um momento significativo que precisamos passar pra eles. É fundamental que possam ter um senso de responsabilidade apurado pra que a Ufam continue crescendo” destacou a reitora da Ufam, Márcia Perales Mendes Silva.

A professora do curso de Física da Ufam, Marisa Almeida Cavalcante, destacou que a integração é

Professores cantam o hino nacional na abertura do Seminário de Integração. Em primeiro plano o professor João Cândido do IFCHSProfessores cantam o hino nacional na abertura do Seminário de Integração. Em primeiro plano o professor João Cândido do IFCHS

 efetiva e sempre precisa ser feita porque todos necessitam saber do que está acontecendo na Instituição. “É um programa interessante porque propicia a integração dos novos servidores e permite o conhecimento de diferentes áreas. Pra nós que estamos chegando agora é fundamental. Toda grande instituição tem esse problema de comunicação. Essa integração já é um bom caminho na ampliação do conhecimento. Estou aqui enfrentando uma nova etapa da minha vida. Acho uma iniciativa importante da Ufam promover esse evento”, ressaltou a professora Marisa Cavalcante.  

Progesp convoca aposentados e pensionistas para regularização cadastral

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Administração de Pessoal (Dapes), divulga relação de aposentados e pensionistas, aniversariantes do mês de março, que tiveram os proventos suspensos na folha de junho de 2017, bem como os nascidos em abril, que ficarão suspensos a partir da folha de julho de 2017. É imprescindível que compareçam à Progesp até o dia 14/07/2017 para a regularização cadastral.

Acesse a lista completa em anexo.

A Progesp fica localizada no térreo do prédio da Reitoria, situado no Setor Norte do campus universitário. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato: 3305 1181 Ramais 1478 ou 1479 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Repositório Institucional e Coleção Thiago de Mello são lançados no Museu Amazônico

 

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizou, na última sexta-feira, 23, no Museu Amazônico, o “Dabacuri Cultural”, expressão que significa Festa da Fraternidade. Na programação, houve os lançamentos do Repositório Institucional da UFAM (RIU) e da Coleção Thiago de Mello, além da entrega do Prêmio Amigos do Museu e do Sarau Cultural.

O evento teve importantes nomes do meio artístico e literário do Amazonas, como a presidente da Academia Amazonense de Letras, professora Rosa Mendonça de Brito; autoridades políticas, como o Prefeito de Envira Ivon Rates; além de servidores e membros da Administração Superior da UFAM.

Lançamentos

Diretora da Biblioteca Central (BC), Célia Simonetti.Diretora da Biblioteca Central (BC), Célia Simonetti.As atividades do ‘Dabacuri Cultural’ foram iniciadas com o lançamento do RIU, realizado pela diretora da Biblioteca Central (BC), professora Célia Simonetti. Como uma plataforma digital aberta, o Repositório tem o objetivo de armazenar produções técnicas e científicas da Universidade. Dessa forma, as produções culturais, artísticas, técnicas, científicas, tecnológicas e didático-educacionais, desenvolvidas em âmbito institucional, poderão ser armazenadas, preservadas e divulgadas em formato digital.

O conteúdo que compõe o RIU foi migrado inicialmente do Portal Lira. São mais de 3.600 relatórios finais dos projetos realizados entre 2009 e 2016, que aguardam autorização para serem publicados na íntegra. Para autorizar, é necessário que o autor realize o procedimento descrito no Manual de Liberação de Relatórios.

A professora Célia Simonetti explica que o RIU possibilita a disponibilidade de acesso às pesquisas realizadas pela UFAM, ratificando a ideia da ciência aberta. “A universidade irá mostrar, por meio do repositório, a sua produção científica e os frutos dos recursos que a própria sociedade investe na produção de conhecimento”, destaca.

Na oportunidade, Célia Simonetti fez ainda a apresentação da Coleção Thiago de Mello, projeto que disponibiliza as obras do escritor amazonense no Museu. O acervo bibliográfico, com cerca de oito mil itens, entre eles, pinturas, gravuras, desenhos e aquarelas de artistas do Brasil e de outros países da América Latina,foi doado para a UFAM e está aberto ao público. “O objetivo é apresentar para a sociedade um espaço de visitação do acervo pessoal do escritor”, explica a diretora da BC.

 

Prêmio Amigos do Museu e do Sarau Cultural

O segundo momento ocorreu no Salão de Exposição do Museu Amazônico e foi iniciado pela entrega do Prêmio ‘Amigos do Museu Amazônico’, premiação destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas que prestaram significativas contribuições para o cumprimento da missão da instituição, notadamente no fomento às atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre a Amazônia.

Grupo Puxirum Grupo Puxirum A entrega do prêmio, que está em sua primeira edição, foi realizada pela reitora da UFAM, professora Márcia Perales, vice-reitor, Hedinaldo Lima, e pela diretora do Museu Amazônico, Maria Helena Ortolan. Entre os homenageados da noite, estavam a professora Rosa Mendonça de Brito, presidente da Academia Amazonense de Letras, Alysson Assunção, Coordenador da Petróleo Brasileiro S/A – Petrobras, e Karla Bitar, Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no Amazonas.

A outorga da distinção será realizada todos os anos, preferencialmente em junho, mês que marca o aniversário de implantação do orgão suplementar, que em 2017 completa 28 anos.

Para a diretora do Museu Amazônico, Maria Helena Ortolan, a premiação 'Amigos do Museu' é a oportunidade de “reconhecer quem tanto honra e contribui para que o setor  mantenha o tripé da universidade: Ensino, Pesquisa e Extensão”. Já para o vice-reitor, Hedinaldo Lima, o momento é importante à medida que “são prestadas homenagens a todos aqueles que têm contribuído com o museu e, naturalmente, com a UFAM”, salientou.

Reitora da UFAM, Márcia Perales.Reitora da UFAM, Márcia Perales.A reitora Márcia Perales destacou que os lançamentos ocorridos no evento significam um marco para a Universidade, o que demonstra que a UFAM “está conectada com o mundo há muito tempo” e que isso foi intensificado: “Abrimos as portas para que nós estivéssemos inseridos no contexto global, para que as nossas produções sejam acessíveis. Foi um trabalho muito importante para que a universidade, do ponto de vista digital, possa estar presente e ter voz aqui, na Amazônia e no mundo”, afirmou.

Por fim, a programação do ‘Dabacuri Cultural’ finalizou com o Sarau dirigido pelo grupo Puxirum e o professor James Araújo, do grupo de teatro do CAUA, que recitou três poemas de Thiago de Mello: “De Paulo Freire para Thiago de Mello”, carta enviada no dia 13 de janeiro de 1974; “Um Ramo de Orvalho para a moça que não vem mais”; e um terceiro poema, sem título, que ressalta a volta do poeta do exílio.

Divisão de Esportes da Ufam abre inscrições para modalidade de hidroginástica

A Divisão de Esporte Lazer e Cultura - DELC – está com inscrições abertas, a partir de hoje, dia 26, para a modalidade de hidroginástica. As inscrições são para a comunidade acadêmica (estudantes e servidores) e os interessados devem procurar a sala da DELC (próximo ao CAIS), no horário das 8h às 12h e das 14h às 16h, no setor Sul do campus.

A atividade terá duas turmas (turmas 1 e 2) e ocorrerá segundas, quartas e sextas-feiras (turma 1- das 16h às 17h e turma 2 – 17h às 18h).