Departamento de Estatística disponibiliza vagas de monitoria

Está aberto o processo de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação 2017/2 em disciplinas componentes do Departamento de Estatística. As inscrições podem ser realizadas das 8h às 12h ou das 13h às 15h, até o dia 14 de junho, na secretaria do Departamento (Sala 14), localizada no Instituto de Ciências Exatas da Ufam (ICE), Setor Norte do Campus.

Serão disponibilizadas três vagas na categoria bolsista e nove vagas para monitor não bolsista. Os requisitos para o candidato são: ter disponibilidade de tempo de 12 horas semanais para exercer a monitoria; não ser beneficiário de outras modalidades de bolsa na Ufam ou em quaisquer outras agências de fomentos, sejam públicas ou privadas, em caso de monitor bolsista; ter cursado com aproveitamento na Ufam o mínimo de dois períodos letivos; ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0; estar cursando o mínimo de três disciplinas, exceção feita aos finalistas, entre outros requisitos. A documentação necessária para efetivar a inscrição é: a cópia do histórico escolar atualizado; cópia do comprovante de matrícula e formulário de inscrição preenchido (disponível em anexo).

Para melhor compreensão do que consiste a atividade de monitoria e das atribuições de estudantes que assumem o cargo, acesse o Manual do Monitor em anexo. Resultado final será divulgado a partir do dia 30 de junho, no mural de avisos do Departamento de Estatística. Confira Edital.

Informações: (92) 3305-2828 (Departamento de Estatística)

Anexos:
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Fazer download deste arquivo (Formulário Monitoria.pdf)Formulário de inscrição[ ]124 kB
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Fazer download deste arquivo (Resolução monitoria.pdf)Resolução monitoria[ ]4774 kB

Monitoria de Matemática 2017: análise de inscrições

A Comissão de Monitoria do Departamento de Matemática divulgou a lista dos candidatos a monitores para o período 2017/2. A partir de agora os alunos terão o prazo de dois dias úteis, no horário de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, a partir de 01 de junho, para ingressar com recursos, protocolados na secretaria do departamento de Matemática. 

Notícia relacionada:

Inscrições abertas para monitoria de Matemática

 

Propesp divulga editais de Pós-Graduação em Matemática e Informática

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), abre inscrições para dois programas de pós-graduação nas áreas de Matemática e Informática.

Os editais estão disponíveis na página da Propesp

Programa de Pós-Graduação em Matemática – PPGM

Até o dia 23 de junho, o PPGM recebe inscrições para o Exame de Seleção para o Curso de Mestrado.  São 13 vagas distribuídas entre regulares e suplementares. Nas regulares, são 8 vagas para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 2 para a área de Estatística. Nas suplementares, são 2 vagas para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 1 vaga para a área de Estatística. 

As vagas suplementares visam atender à política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

As inscrições devem ser feitas via formulário de inscrição, disponível no site da Propesp. O documento deve ser preenchido e entregue na Secretaria do PPGM, localizada no Departamento de Matemática (Prédio Prof. Dorval Varela Moura), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Setor Norte do Campus Universitário. O horário de atendimento é de 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Acesse o edital

 

Programa de Pós-Graduação em Informática – PPGI

O PPGI oferece 5 vagas regulares e 1 vaga suplementar para o Curso de Doutorado, com início no segundo semestre de 2017. As inscrições para o Exame de Seleção podem ser feitas de 19 a 28 de junho, exclusivamente de forma on-line, no endereço eletrônico: http://www.ppgi.icomp.ufam.edu.br/site/. O candidato deve preencher o Requerimento e atender aos requisitos pré-estabelecidos no edital para efetuar a inscrição.

O programa dispõe das seguintes linhas de pesquisa:

1.    Banco de Dados e Recuperação de Informação;

2.    Inteligência Artificial;

3.    Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional;

4.    Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;

5.    Sistemas Embarcados e Engenharia de Software;

6.    Visão Computacional e Robótica.

Acesse o edital.

 

Proext divulga edital de seleção para o programa de institucionalização de ligas acadêmicas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proexti), divulga o edital nº 002/2017, que visa a seleção de propostas para integrar o Programa para Institucionalização das Ligas Acadêmicas (Lacad), da área de Saúde da Universidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de junho nas secretarias dos Comitês de Extensão (Comexi) das unidades acadêmicas.

As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, em que se busca aprofundar temas da área da Saúde. Para sua institucionalização elas devem atender aos requisitos:

- Indicar um coordenador e vice-coordenador da ação de extensão;

- Desenvolver atividades assistenciais de prevenção e tratamento de doenças;

- Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.

- Conter as assinaturas exigidas no formulário, como carimbo do assinante.

Para mais informações, acesse o edital.

Anexos:
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Progesp promove atendimento sobre plano de saúde

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informa aos servidores que a empresa administradora de benefícios de saúde Aliança está com um posto de atendimento na recepção da ProGesp, no Centro Administrativo da Ufam, a partir de hoje, dia 1º, e também nos dias 2, 5 e 6. A empresa expõe aos servidores a promoção de isenção de carências, negociada com a Bradesco Saúde e Sul América Saúde para propostas protocoladas até o dia 15 de junho.

Faculdade de Letras realiza o exame CELU nesta sexta-feira (02)

A Faculdade de Letras (FLET) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) convoca os alunos inscritos para o exame de Certificado em Español: lengua y uso (CELU). A prova será realizada a partir das 9h, nesta sexta-feira (02) na sala 11 do bloco Mário Ypiranga Monteiro, localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

O CELU atesta o nível de proficiência na língua espanhola com reconhecimento nacional e internacional para fins acadêmicos, laborais, comerciais e pessoais. As provas para obtenção do CELU ocorrem nos meses de junho e de novembro e são fruto do convênio firmado com o Consórcio ELSE de universidades argentinas.

Informações sobre a próxima convocatória do exame, que ocorrerá em novembro, podem ser obtidas através do site: http://www.celu.edu.ar/

Daest abre inscrições para vagas remanescentes dos auxílios Moradia e Acadêmico

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Apoio ao Estudante (Daest), divulgou edital para seleção de discentes nas modalidades Auxílio Moradia e Acadêmico. São vagas para as unidades da capital e do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá (IEAA). As inscrições iniciam no próximo dia 5 e vão até o dia 27 de junho.

Para as unidades da capital são ofertadas 14 vagas na modalidade Auxílio Moradia. As inscrições devem ser feitas via formulário de análise socioeconômica, disponível no edital. Após o preenchimento e anexo dos documentos solicitados, o discente deverá entregá-los na Progesp, localizada no térreo do Centro Administrativo, Setor Norte do Campus Universitário, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h.

Já para o IEAA, são ofertadas 31 vagas para Auxílio Acadêmico e 13 para Auxílio Moradia. Os documentos devem ser entregues no setor de serviço social da unidade acadêmica, no horário de 8h às 11h30 e de 14h às 17h30, conforme cronograma divulgado pela secretaria do instituto.

Reunião para orientação

Nesta sexta-feira (2), a Coordenação de Desenvolvimento Estudantil realiza encontro com os discentes para orientação quanto a documentação exigida no edital. A reunião acontece em dois momentos: De manhã, às 9h, no Auditório Sumaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul; e de tarde, às 14h, no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte.

Requisitos

Para participar dos programas o aluno deve atender a alguns requisitos:

1. Estar matriculado regularmente em curso de graduação presencial

2. Estar cursando no mínimo 60% dos créditos do período atual

3. Comprovar situação de vulnerabilidade socioeconômica.

4. Não ter concluído nenhum outro curso de graduação

Os discentes que já participaram do programa poderão participar da seleção em ampla concorrência, desde que atendam os requisitos pré-estabelecidos no edital.

Auxílios Moradia e Acadêmico

Com o objetivo de ampliar e democratizar as condições de permanência dos discentes na instituição, a Ufam oferece vagas para as modalidades de Auxílio Acadêmico e Moradia. Os editais são publicados todos os anos e beneficiam alunos da instituição com o valor de R$ 300,00.

Os auxílios são destinados a alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, dando apoio nas despesas com alimentação, transporte e material didático pedagógico, e estudantes que comprovem não residir na cidade do Campus onde cursa graduação até a data de ingresso na Ufam.

Informações:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(92) 3305-1795

Anexos:
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Plano de Dados Abertos da UFAM será disponibilizado a partir do dia 1º de junho

Documento poderá ser acessado no endereço eletrônico sic.ufam.edu.br

Ouvidora-Geral da UFAM, professora Cynthia Tereza Corrêa da Silva, afirma que  o Plano de Dados Abertos fortalece a política de transparência da UFAMOuvidora-Geral da UFAM, professora Cynthia Tereza Corrêa da Silva, afirma que o Plano de Dados Abertos fortalece a política de transparência da UFAMA partir desta quinta-feira, 1º de junho, o Plano de Dados Abertos da UFAM (PDA) estará disponível no site do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) da Universidade Federal do Amazonas, no endereço eletrônico sic.ufam.edu.br.

O Plano de Dados Abertos (PDA) é um manual que norteará as etapas de implementação da Política de Dados Abertos, instituída pelo decreto 8.777/2016. Dados referentes aos cursos de Graduação, pós-graduação, eventos, processos seletivos e produtos e serviços do Sistema de Biblioteca da UFAM estarão disponibilizados em formato aberto, conforme o cronograma previsto no PDA.

 “O importante é a comunidade acadêmica saber que a instituição terá disponível o Plano de Dados Abertos e que isso fortalece a política de transparência da Universidade”, declara a Ouvidora-Geral da UFAM, professora Cynthia Tereza Corrêa da Silva.

Sobre o PDA

O PDA da UFAM foi elaborado por uma comissão constituída pelo diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade, Técnico-Administrativo em Educação Ronny Peterson Guimarães; pela Ouvidora-geral da UFAM, professora Cynthia Tereza Corrêa da Silva e pelo auditor-chefe substituto da Instituição, Luiz Ferreira Neves Neto.

HUGV apresenta resultados do processo seletivo PAIC-2017/2018

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Universitário Getúlio Vargas (Hugv) informa o resultado final do processo seletivo para oito bolsas de pesquisa, e dos voluntários do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic-Hugv 2017/2018), concedidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam).

Ao todo foram selecionados oito bolsistas e oito voluntários para atuarem no programa. Segundo a gerente de ensino e pesquisa do HUGV, Miharu Matos, os voluntários “recebem os mesmos certificados, tendo os mesmos direitos e deveres dos bolsistas, com exceção apenas da bolsa, sendo reconhecido como participante em projeto de iniciação científica”. 

Informações sobre o processo seletivo e o resultado final podem ser obtidas na Gerência de Ensino e Pesquisa do Hugv, pelo telefone (92) 3305-4844 ou nos anexos.

Ufam conquista 20 prêmios no Intercom Norte 2017

A instituição foi a que mais apresentou trabalhos no congresso regional

Alunos e professores da UFAM premiados no Intercom Norte 2017Alunos e professores da UFAM premiados no Intercom Norte 2017Os cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) conquistaram 20 prêmios na etapa regional da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). O Prêmio Expocom é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e figura como a maior competição de talentos universitários da área de comunicação no Brasil.

A competição possui duas etapas, a regional e a nacional. A etapa regional premia e classifica os melhores trabalhos acadêmicos de uma das cinco regiões do país para a etapa nacional, onde os vencedores regionais competem para serem os melhores do Brasil. Este ano, trabalhos produzidos em 19 instituições de ensino superior do Norte competiram. A Expocom Norte ocorreu durante o XVI Congresso de Ciências da Comunicação da Região, realizado em Manaus de 24 a 26 de maio na Faculdade Boas Novas (FBN).

A Expocom Norte 2017 teve recorde de participação com 210 trabalhos concorrentes. “Dos 65 prêmios em disputa, os cursos de Jornalismo e Relações Públicas conquistaram 20. Isso nos deu ainda os títulos de campeões gerais e de instituição que mais apresentou trabalhos. O resultado é reflexo do talento e da qualidade dos nossos alunos e professores”, afirma o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Allan Rodrigues.

Os alunos premiados regionalmente agora irão representar a Ufam e a Região Norte na etapa nacional da Expocom. A fase final da competição ocorrerá durante o XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que será realizado de 4 a 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba (PR).

Diretor da FIC e representantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cucos) recebem prêmio de IES que mais apresentou trabalhosDiretor da FIC e representantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cucos) recebem prêmio de IES que mais apresentou trabalhos

Participação em congressos fortalece a formação

Alunos dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da FIC e do curso de Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) de Parintins foram premiados. “A apresentação de trabalhos pelos estudantes de jornalismo, quer seja em caráter competitivo ou em resultados de pesquisa, acrescenta mais saberes à formação acadêmica”, analisa o vice-coordenador do curso de Jornalismo da FIC, João Bosco Ferreira.

A Expocom e os congressos regionais da Intercom são vitrines para os trabalhos produzidos por professores e alunos. “Todos os anos, os alunos do curso de Relações Públicas participam ativamente do congresso regional da Intercom, tendo a oportunidade de divulgar os resultados dos trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas. Professores e alunos estão de parabéns”, diz a coordenadora do curso de Relações Públicas da FIC, Judy Tavares.

O curso de Jornalismo da ICSEZ de Parintins trouxe à Manaus uma caravana com cerca de 60 estudantes. “O resultado do Intercom Norte 2017 foi significativo não apenas em relação aos prêmios recebidos, mas também na quantidade de estudantes de Parintins envolvidos no evento. A coordenação do curso local acredita que houve um enorme ganho, tendo em vista o investimento e o planejamento executados”, declara o coordenador do curso de Jornalismo do ICSEZ, Renan Albuquerque.

Tour pela Universidade marca encerramento do 11º “Integrando-se à UFAM”

Novos servidores conhecem uma das trilhas da UFAMNovos servidores conhecem uma das trilhas da UFAMNa manhã da última sexta-feira, 26, os novos servidores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizaram tour pelas dependências do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. A atividade fez parte da programação de encerramento do 11º Seminário “Integrando-se à UFAM”, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

A caminhada, cujo percurso foi pelos principais pontos dos Setores Norte e Sul do Campus, passou por laboratórios, diretorias de faculdades e pela exposição permanente do Museu de Geociências, localizado no Instituto de Ciências Exatas. Os participantes, divididos em dois grupos, saíram de lugares distintos. Enquanto a equipa “A” visitou, inicialmente, o Setor Sul, a “B” partiu do Setor Norte. O ponto de encontrou foi o Auditório Sumaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), onde ocorreu o encerramento das atividades.

Para a técnica administrativa Adrielly Carioca, 21, o Seminário, com todas as suas atividades, “trouxe um novo olhar sobre a Universidade”. “Antes tinha uma visão muito minimalista sobre a UFAM, apesar de ser aluna da casa”, disse a estudante do 7º período de do curso de Direito.

Troca de experiências

O “Integrando-se à UFAM” aproximou os novos servidores e oportunizou a socialização e a troca de experiências entre pessoas com diferentes histórias de vida. Dona Alcemires Silva, 50, ocupa o cargo de Assistente Social na Progesp. Tendo passado por várias empresas ao longo de sua carreira, a nova servidora possui vasta experiência na sua área de atuação. “Estou muito feliz e que vou colocar toda a minha vivência profissional a disposição”, afirmou.Diessica Sabrina, Alcemires Silva, José Augusto e Adrielly CariocaDiessica Sabrina, Alcemires Silva, José Augusto e Adrielly Carioca

Diessica Sabrina é uma das novas concursadas. Com apenas 20 anos, a também estudante de Direito da UFAM, ela conta que “ama a Universidade” e que a experiência como servidora pública está sendo “muito positiva”.

Já Samuel Vinente, 25, técnico em Assuntos Educacionais, diz que “trabalhar na UFAM é como trabalhar em casa: “Me sinto muito à vontade como servidor, afinal, foi aqui que eu me formei e agora eu tenho a oportunidade de contribuir com essa instituição”, lembrou.

O “Integrando-se à UFAM”, que está em sua 11º edição, promove a “inserção do novo servidor no ambiente organizacional da Universidade”, conforme destaca o coordenador em exercício do Departamento de Treinamento de Desenvolvimento da Progesp, TAE Arquelau Carvalho. O Seminário ocorreu de 22 a 26 deste mês e teve palestras sobre os principais temas que envolvem a vida funcional do servidor na Universidade. 

VIP recebeu alunos finalistas da Escola Jacimar da Silva Gama

Técnica Maria Rosalba apresentando a coleção das plantas do herbárioTécnica Maria Rosalba apresentando a coleção das plantas do herbário

Na última terça-feira, 23, estudantes do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Jacimar da Silva Gama visitaram o Campus Senador Arthur Virgílio Filho, por meio do Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da UFAM (VIP), verificando in loco a constituição da universidade, com o intuito de conhecer mais da sua dinâmica institucional.

Acompanhados pelo assessor pedagógico, Andson da Silva, e pelas professoras Juçara Lobato e Érika Andrade, os alunos, entusiasmados, foram recepcionados no auditório Eulálio Chaves pela equipe do VIP, composta pela professora coordenadora Célia Carvalho e pelo técnico Sebastião Simplício. Célia discorreu, entre outros assuntos, sobre a história da Instituição, os cursos de graduação e pós-graduação, as formas de ingresso, projetos de pesquisas e extensão e programas de apoio aos discentes. 

Cumprindo um roteiro previamente estabelecido, a turma foi conduzida até o Setor Norte, onde teve a oportunidade de conhecer o curso de Artes por meio do acesso aos laboratórios de pintura, cerâmica e música. Em seguida, participaram de uma palestra com o professor Messias Lopes sobre compactação de solos, no Laboratório de Mecânica dos Solos, da Faculdade de Tecnologia (FT). Além disso, o técnico Nildo Silva, do Laboratório de Serigrafia, apresentou as técnicas de Serigrafia, permitindo que os visitantes participassem do processo manual, sorteando as camisas produzidas pelos mesmos. Os visitantes almoçaram no R.U do Centro de Convivência, com intervalo de mais ou menos uma hora, onde puderam percorrer as dependências do Centro, vivenciando o clima acadêmico. Após o intervalo, seguiram para a Livraria da Universidade do Amazonas (LUA), dependência do Setor Norte onde a visita foi finalizada.

Coordenador do Laboratório de Anatomia, professor Kleber Liberal, em apresentação do laboratórioCoordenador do Laboratório de Anatomia, professor Kleber Liberal, em apresentação do laboratório

Já no Setor Sul, os estudantes foram recepcionados pelo coordenador do Laboratório de Anatomia, professor Kleber Liberal, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que explicou sobre o funcionamento do laboratório e a utilização do mesmo. Posteriormente, os alunos foram encaminhados para o Herbário Huam, onde a técnica Maria Rosalba explicou sobre o processo de herborização, apresentando aos alunos a coleção das famílias e gêneros das plantas do herbário. Os alunos também visitaram as dependências da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), onde observaram práticas dos projetos de extensão dos respectivos cursos.

Para o assessor pedagógico, Andson da Silva, o VIP é um projeto que tem norteado os estudantes para a escolha do curso. “A visitação aos laboratórios fez com que os estudantes tirassem dúvidas quantos aos cursos, pois foi perceptível o entusiasmo de todos”. A professora Juçara Lobato acrescentou: “Acredito que seja uma experiência/aula esclarecedora aos alunos finalistas do ensino médio, nesse momento de dúvida entre as escolhas possíveis. Para a escola e educadores, principalmente de escolas públicas, é uma colaboração valiosa nessa tentativa de ampliar os horizontes e aprendizagens dos jovens”.

Estudantes visitantes na quadra de esportes da FEFFEstudantes visitantes na quadra de esportes da FEFF

Para a aluna Gabriela Serrão, a visita contribuiu para maior esclarecimento das áreas e do universo acadêmico. “Aqui nós temos um incentivo para seguir uma das áreas. Pois nós estudamos, mas não temos ideia da dimensão do que é esse universo após o ensino médio”.

Sobre o Programa VIP

O Programa de Visitas (VIP) vem desde 2008 recebendo diversos grupos de visitantes internos e externos, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade,  tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). As visitas podem ser agendadas via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

FCF abre inscrições para processo de seleção para monitoria

A Comissão de Monitoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Ufam – FCF – torna públicas as normas para o processo de recebimento das inscrições e de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação 2017/2. As inscrições começam a partir de segunda-feira, 29, e vai até quarta-feira, dia 31, na coordenação acadêmica da Faculdade de Farmácia, no setor Sul do campus, das 8h às 11h e das 14h às16h.

Os requisitos para o candidato são: ter disponibilidade de tempo de 12 horas semanais para exercer a monitoria e não ser beneficiário de outras modalidades de bolsa na Ufam, como também de outras agências de fomentos sejam públicas ou privadas, em caso de monitor bolsista; ter cursado com aproveitamento na Ufam o mínimo de dois períodos letivos; ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0; estar cursando o mínimo de 3 disciplinas, exceção feita aos finalistas, entre outros requisitos. A documentação necessária para efetivar a inscrição é: a cópia do histórico escolar atualizado; cópia do comprovante de matrícula e ficha de cadastro de monitor (disponível em http://proeg.ufam.edu.br/monitoria)  

Anexos:
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CAUA e Faartes divulgam lista de selecionados para bolsa de Apoio Administrativo

O Centro de Artes (CAUA) e a Faculdade de Artes (Faartes) divulgam a relação de estudantes selecionados para o cargo de bolsistas de Apoio Administrativo da Orquestra Sinfônica da Ufam. Acesse o resultado em anexo.

As vagas são referentes ao Edital 001/2017. São duas vagas para a Orquestra Sinfônica e duas vagas para a Banda de Música Popular. Os selecionados devem se dirigir até o dia 30 de maio à secretaria do CAUA, situado na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro, portando cópia dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Informações bancárias, contendo nome do banco e números da agência e conta bancária.

O horário de atendimento no CAUA é das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.

Contato: 3305 1181 Ramal 5150

Progesp convoca aposentados e pensionistas para recadastro

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Administração de Pessoal (Depes), divulga a relação de aposentados e pensionistas que tiveram os proventos suspensos na folha de maio de 2017 e daqueles que ficarão suspensos a partir da próxima folha. É imprescindível que os listados compareçam à Progesp até o dia 12 de junho para que possam regularizar sua situação.

Acesse a lista anexa.

A Progesp fica localizada no térreo do prédio da Reitoria, situado no Setor Norte do campus universitário. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Contato: 3305 1181 Ramais 1478 ou 1479 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Temática africana é discutida no I Seminário do Programa Nossa África

O Programa Nossa África e o Grupo de Pesquisa Estudos Africanos: identidades, dinâmicas sociais e científicas, realizou nesta terça-feira, 23, a abertura do “I Seminário do Programa Nossa África - diálogos africanos: novos objetos, pesquisas e ensino. O evento ocorreu no auditório Rio Negro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS – e contou com a participação de estudantes, pesquisadores, palestrantes e autoridades institucionais. A mesa de abertura foi formada pelo vice-diretor do IFCHS, Nelcioney Araújo, pelo diretor de Acompanhamento e Impacto da Extensão Universitária e coordenador do programa Nossa África, Hideraldo Costa, pela coordenadora do Grupo de Pesquisa estudos Africanos: identidades, dinâmicas sociais e cinentíficas, Keith Valéria de Oliveira e a chefe do Departamento de História da Ufam, Patrícia Silva.

O programa de extensão Nossa África, que existe desde 2013, vem realizando eventos culturais em comemoração ao Dia da África há algum tempo e neste ano o Grupo de Pesquisa Estudos Africanos promoveu um evento que consolida a pesquisa no campo das sociedades africanas. O “I Seminário do Programa Nossa África – diálogos africanos: novos objetos, pesquisa e ensino” insere o tema além do campo cultural, até então propagado institucionalmente, o enquadra no campo da pesquisa. O tema rastreia as digitais das diversas etnias africanas no amplo território brasileiro e sua participação no mundo do trabalho. Descobre o anônimo africano com seus ideais comportamentais na construção da nossa cidade no século XIX. Demonstra que a pesquisa ilumina os entes passados e permite traçar seu perfil no presente e recontar uma nova história. A proposta do evento é discutir amplamente o assunto com a comunidade acadêmica e despertar o interesse de estudantes pelo tema.

“É um Programa de Extensão que já existe há alguns anos e já vinha realizando eventos sobre esse conteúdo. Pensamos em um evento maior com convidados de outros estados para discutir o tema. Este evento vem consolidar outra dimensão: o campo de estudos africanos que existem em outras universidades brasileiras. A ideia é consolidar um campo de investigação da história das sociedades africanas”, destacou a coordenadora do evento Keith Valéria de Oliveira.

O diretor de Acompanhamento e Impacto da Extensão Universitária e coordenador do programa Nossa África, Hideraldo Costa, ressaltou que o evento ajuda a divulgar ao público o que se faz de pesquisa sobre o continente africano. “É um evento abrangente que ajuda a divulgar o que se faz de pesquisa da historia negra na Amazônia. Também temos um componente importante que é a presença de inúmeros estudantes africanos e afro-americanos na Ufam. Na IV edição do Programa, o evento tem uma abordagem acadêmica, sem deixar de lado a conversa com os movimentos sociais que retroalimenta o Programa. Neste ano contamos com a aprovação do CNPq, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, o Idiomas sem Fronteiras e também os estudantes africanos e afro-americanos que se empenham na realização deste evento”, disse , Hideraldo Costa.

O estudante Miguel Antônio Akel Neto, afirmou que é importante participar de um evento que discuti a história dos povos africanos porque esclarece mais o tema que sempre esteve em lugar secundário. “A participação em um evento que tem como proposta discutir a história dos povos africanos contribui para esclarecer mais sobre o tema que ocupa um lugar secundário na nossa região. Foi necessária uma lei pra tornar obrigatório o ensino dessa temática dentro das escolas. O evento serve pra trazer uma contribuição científica pra envolver o publico acadêmico e externo e mostrar que existem pesquisas sobre os povos africanos”, afirmou o estudante.

A professora do curso de História da Ufam, Patrícia Sampaio, proferiu a conferência de abertura do evento com o tema “Nos confins do império: diversidade e etnicidade no mundo do trabalho na Amazônia”.   

 

 

 

Reuniões do Consad e Consuni ocorrem nesta semana

A Secretaria dos Conselhos da Universidade Federal do Amazonas (Secons/Ufam) informa que nesta semana, entre os dias 23 e 26 de maio, ocorrem as reuniões do Conselho de Administração (Consad) e Conselho Universitário (Consuni), no Plenário Abraham Moysés Cohen, Bloco da Administração da Faculdade de Direito, Setor Norte do Campus, nos horários de 8h30 às 12h30 e 14h30 às 18h30.

O Consad julgará 26 processos nos dias 23 e 24 de maio. Já o Consuni, seis processos nos dias 25 e 26. Confira as pautas de cada reunião: 

VIP recebe a Escola Professora Jacimar Silva Gama

Os alunos do 3º ano da Escola Estadual Professora Jacimar  da Silva Gama visitarão a UFAM, nesta terça-feira, 23 de maio, a partir das 8h da manhã. A visita ocorrerá nos horários da manhã e tarde, com a intenção de proporcionar um maior conhecimento sobre a Instituição. A escola é vizinha da Ufam, está situada em frente ao Campus Universitário.

A visita foi solicitada pela professora da escola, Juçara Lobato, egressa da UFAM, com o objetivo de incentivar os alunos a ingressarem em uma instituição de ensino superior. Os alunos estarão acompanhados de integrantes da escola.

Serão visitados os setores Sul e Norte do Campus Universitário. No setor Norte estão programados o Laboratório de Serigrafia, o curso de Artes e a Engenharia. Já no setor Sul, os setores a serem visitados serão: Laboratório de Anatomia e de Pescado e o Herbário do ICB.

Os visitantes serão recebidos no auditório Eulálio Chaves para uma apresentação sobre a Universidade. Estarão presentes a coordenadora do VIP, professora Célia Carvalho, os técnicos em educação, Jairo Ferraz e Sebastião Lima e a estagiária do curso de Relações Públicas, Amanda Prestes.

O Programa de Visita (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes interno e externo, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade,  tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação.

As visitas podem ser agendadas via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Inscrições abertas de seleção para monitoria do Curso de Letras Libras

A Comissão de Monitoria do Curso de Licenciatura em Letras Libras (CLLL) comunica que estão abertas as inscrições de seleção de estudantes para o Programa de Monitoria de Graduação 2017/2, referente às disciplinas oferecidas pelo Curso. As inscrições iniciaram nesta segunda-feira, 22, e seguem até a sexta-feira, 26, na secretaria do Curso, localizada no bloco H, Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital_monitoria_2017_2.doc)Edital de monitoria[ ]80 kB

Departamento de Pesquisa da Propesp comunica prorrogação de prazo para 2ª Submissão de Projetos

O Departamento de Pesquisa – DP, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Propesp, comunica que, devido a instabilidades no Portal Lira, o prazo para 2ª Submissão de Projetos Recomendados com Restrições (IC 2017/2018) está prorrogado até 23h59 desta quarta-feira, dia 24.

Revalidação e Reconhecimento de diplomas estrangeiros inicia solicitação de processo a partir de hoje (22)

A Universidade Federal do Amazonas informa que os processos de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas, expedidos por instituições estrangeiras de Ensino Superior, serão recebidos pela Ufam a partir de hoje, 22, exclusivamente por meio da Plataforma Carolina Bori, de responsabilidade do MEC. Os interessados devem acessar http://carolinabori.mec.gov.br/ - para informações gerais e http://plataformacarolinabori.mec.gov.br/usuario/acesso - para solicitar acesso como requerente.

Para submeter o seu pedido o interessado deve ler as normas disponibilizadas em anexo. Contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital_040_2017_revalidacao.pdf)Edital 040[ ]172 kB
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Fazer download deste arquivo (portaria_0442_2017_determinaataxaparaarevalidação.pdf)Portaria 0442[ ]153 kB
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CAUA abre inscrições gratuitas para “Diálogos Artísticos”

O Centro de Artes da Ufam - CAUA – promove o evento “Diálogos Artísticos: dança contemporânea”, nos dias 1º a 3 de junho. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 22 (nesta segunda-feira) a 26 de maio, no CAUA, na Rua Monsenhor Coutinho, 724, no Centro, sendo necessária a cópia de documento com foto. Na programação constam várias atividades como: oficinas de dança, workshop de fotografia e vídeo, mesa-redonda: o percurso do artista em Manaus e performances e espetáculos. O evento faz parte da agenda do teatro do CAUA.

O “I Diálogos artísticos: Dança Contemporânea” é uma proposta do Centro de Artes da Ufam organizado pela professora de dança Demmy Ribeiro e o diretor do CAUA Paulo Simonetti. A proposta do evento é oferecer um diálogo entre a dança contemporânea e suas vertentes artísticas. O evento tem o objetivo de aproximar os artistas da cidade de Manaus e estudantes de modo geral.

Veja a programação do evento

O evento inicia com a oficina “Dança contemporânea, no dia 1º, com o bailarino Baldoino Leite, às 16h. No dia 2, as oficinas “Contato e improvisação”, com a bacharel em dança, Rebeca Santana, às 9h, e, “Danças Urbanas”, com o bailarino, Diogo Diniz, às 16h. No dia 3, será a oficina “Dança clássica”, com o coreógrafo, Eduardo Amaral, às 14h. Todas as oficinas ocorrem no CAUA II, na Rua Simão Bolívar, no Centro (na praça da Saudade). Já o workshop “Produção audiovisual para espetáculos cênicos”, com Marcelo Sá, ocorre no dia 2, às 15h, no CAUA, na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro. Também ocorrerá uma mesa-redonda que abordará o tema “O Percurso do Artista em Manaus” que será composta pelos artistas: Eduardo Amaral, Carmem Arce, Diogo Diniz, Sandro Michael e Baldoino Leite.

 

Comissão Eleitoral da Flet comunica cancelamento de representantes docentes

A Comissão Eleitoral da FLet comunica que as candidaturas para os representantes docentes ao Consad e Consepe foram canceladas diante da inexistência das vagas e por haver candidatos inscritos para tais, deliberou-se, também, transferir todos os candidatos para disputar apenas ao cargo de representante docente no Conselho Universitário – Consuni. A Homologação dos candidatos para representação docente ao Conselho Universitário, ficou com a seguinte formação: Carlos Antônio Magalhães Guedelha, Eneida Alice Gonzaga dos Santos, Leonard Christy Souza Costa, Joana Angélica Ferreira Monteiro e Sérgio Augusto Freire de Souza.

Inscrições abertas para monitoria de Matemática

A Comissão de Monitoria do Departamento de Matemática comunica que as inscrições para seleção de monitoria de graduação  para as disciplinas Cálculo I, Cálculo Linear I, Cálculo II e Álgebra Linear II já estão abertas (a partir de hoje, 16, até 31 de maio de 2017). Os interessados devem procurar o Departamento de Matemática, no ICE, no setor Norte do campus, para realizarem suas inscrições.


Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital monitoria 2017-2.pdf)Veja edital[ ]64 kB

CTIC comunica manutenção dos servidores da rede local

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação -CTIC- comunica que nesta sexta-feira, 19, a partir das 9h, será realizada manutenção nos servidores da rede local da Ufam e, em razão deste serviço, irão ocorrer indisponibilidade de alguns sistemas, tais como: internet, webmail, portais, Pergamum e SIE. A previsão para a normalização dos serviços será em torno de 18h.