ProGesp divulga a relação das inscrições homologadas após análise de recursos e cronograma de entrevistas

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (ProGesp/Ufam), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), divulga a relação de inscrições homologadas (anexos) referentes ao edital 001/2017 que seleciona discentes para os Auxílios Moradia e Acadêmico da capital.

Cronograma de entrevistas

Os estudantes devem ficar atentos às datas e aos horários de entrevistas que iniciam na próxima segunda-feira, 20, e vai até o dia 29 de março, conforme anexo. A ProGesp divulga o resultado no dia 3 de abril.

 

 

Palestra aborda formas de como estudar em uma universidade espanhola

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII - em parceria com a Embaixada da Espanha e com apoio do curso de Língua e Literatura Espanhola promoveram nesta quarta-feira, 15, no Instituto de Filosofia Ciências Humanas e Sociais –IFCHS-, na sala de aula 5-A do primeiro bloco, no setor Norte, palestra dos assessores técnicos da embaixada da Espanha Ángel Sánchez Máiquez e María Luisa Martínez de Grado. O tema abordou as várias formas de como estudar nas universidades espanholas.

Com o tema “Como estudar na Espanha”, os assessores técnicos da embaixada da Espanha, Ángel Sánches e María Luisa expuseram os diversos aspectos culturais, naturais e econômicos da Espanha e explicaram de que forma pode-se estudar em uma universidade espanhola. As mais de 60 pessoas presentes puderam perguntar sobre inúmeros aspectos do acesso ao ensino superior espanhol, como também o relato da experiência da estudante Franciane Soares na Espanha.

Existem inúmeras possibilidades de estudar e conseguir bolsas de estudos em universidades públicas e privadas espanholas ou na universidade de origem do estudante. O interessado em se candidatar a bolsas de estudos pode acessar algumas fundações ou instituições privadas como Sepie (www.sepie.es/internacionalizacion.html), Fundação Carolina (www.fundacioncarolina.es/), Study inspain (www.studyinspain.info) e Santander (www.santanderuniversidades.com.br/bolsas) e se inscrever.     

“Estudar na Espanha é uma experiência diferente, tanto do ponto de vista acadêmico como individual. O Sistema Universitário Espanhol segue o modelo europeu (padrão único). Em qualquer lugar do país as pessoas se sentem seguras e tem acesso a diversos aspectos culturais como museus, parques, restaurantes, entre outras. As instituições de nível superior vivem um momento de grande dinamismo, modernização e adaptação aos novos desafios da globalização”, disse Ángel Sánches.

O estudante do primeiro período do curso de Letras/Língua e Literatura Espanhola, Gabriel Gonçalves, afirmou que ficou satisfeito com a palestra em razão das informações sobre como se candidatar a uma bolsa de estudo na Espanha. “Achei a palestra muito boa. As informações sobre as universidades, dos sites sobre como conseguir uma bolsa, me deixou interessado em estudar na Espanha. Fiquei satisfeito com as informações dadas na palestra”, disse o estudante.

A assessora técnica do escritório de educação da embaixada da Espanha, María Luisa de Grado, destacou que estudar em diferentes países é fundamental para ampliar o conhecimento. “Para o Ministério da Educação da Espanha o intercâmbio de estudantes é muito importante porque agora estudar em um mundo globalizado é fundamental. Nossa vinda aqui é para apresentar as universidades espanholas para os estudantes da Ufam. É preciso ter formação B1 na língua espanhola para poder estudar em universidades. Gostei de estar aqui expondo aos alunos as maneiras de acesso a uma bolsa de estudo e espero que tenham gostado das informações que passamos”, destacou a assessora.      

 

PPGS divulga inscrições para a modalidade alunos especiais

Bloco Mário YpirangaBloco Mário YpirangaO programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) disponibiliza vagas na modalidade Aluno Especial para as disciplinas Tópicos em Sociologia I (Produção de textos científicos de Sociologia e Ciências Sociais); Teoria Social do Urbano; e Tópicos em Sociologia II (Sintoma Social e Psicanálise: Conexões entre Psicanálise e Sociologia), com início no primeiro semestre, dia 20 de março.

Interessados devem inscrever-se entre 15 e 16 de março, das 9 às 12h, na secretaria do PPGS, localizada na sala 9 do bloco Mário Ypiranga, Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Documentos necessários para concluir a inscrição: Carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) – 01 cópia autenticada ou acompanhada do original; Curriculum Lattes atualizado; Diploma de graduação e Histórico – 01 cópia autenticada ou acompanhada do original; Formulário de Inscrição (disponível em anexo).

 

Alunos Especiais

De acordo com o Regime Interno do PPGS, Alunos Especiais são os alunos que se matriculam em disciplinas isoladas do curso, condicionados à existência de vagas, à aprovação do professor responsável pela disciplina e ao atendimento dos requisitos estabelecidos no regimento, com direito a aproveitamento dos créditos cursados. O resultado da seleção estará disponível no dia 17 de março no site e no mural da secretaria do programa.

 

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

PROGESP retifica cronograma de Auxílios Moradia e Acadêmico do Edital 001/2017

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST), divulga retificação do Cronograma das etapas relativas ao Processo Seletivo para os Programas Auxílio Moradia e Auxílio Acadêmico regido pelo Edital 001/2017.

Com as novas datas, a publicação da homologação do resultado após as interposições de recursos, que seria divulgada na segunda-feira (13), fica para a quarta (15). Para visualizar as demais datas, acesse a retificação do cronograma, disponível abaixo ou no site da Progesp.

Aula Magna da Escola de Enfermagem de Manaus com o tema "Ufam, eu cuido!" inaugura o ano letivo de 2017

Na manhã da segunda-feira (13) foi realizada a acolhida aos alunos ingressantes e veteranos do primeiro semestre de 2017 da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A aula magna foi ministrada pelo prefeito do Campus, professor Atlas Bacellar que apresentou a campanha permanente "Ufam, eu cuido!" voltada para o gerenciamento responsável dos recursos da Universidade.

Na palestra foram abordados os cinco eixos da campanha: água, energia elétrica, patrimônio público, animais no Campus e resíduos sólidos. Dentro dos eixos o prefeito mostrou dados sobre o patrimônio material e imaterial da Universidade, como as mais de 169 edificações, 238 salas de aula e 117 cursos de graduação. A palestra teve como objetivo de mostrar aos alunos o funcionamento da instituição e a importância do engajamento dos discentes.

De acordo com a diretora da EEM, professora Nair Chase, a palestra do professor Bacellar é o primeiro passo para que os alunos se sintam acolhidos na comunidade acadêmica da Ufam. "É através da informação que desenvolvemos e fortalecemos o sentimento de pertencimento, que se dá tanto no cuidado com a infraestrutura que devemos ter, quanto na valorização dos seus feitos, conquistas e desafios. Ao conhecermos a instituição podemos contribuir para a construção desse caminho que já tem mais de 100 anos", afirmou.

Expectativa

Paulo Silva, aluno ingressante, afirmou que suas expectativas são altas e que anseia aproveitar ao máximo o conhecimento disponibilizado pela instituição. “A aula magna me surpreendeu pela quantidade de dados sobre a Ufam que eu não conhecia, estou animado com o início das aulas", ressaltou.

Já o aluno Bruno Alexsander de “16 anos”, compareceu a aula inaugural acompanhado de seu avô, José Ferreira de “65 anos”. O discente afirmou que estava vivendo um sonho. "Depois de muito estudo estou aqui me preparando para iniciar essa nova etapa. Tenho vontade de atuar na área da saúde desde o ensino fundamental, e não vejo a hora de retornar com o meu conhecimento para a sociedade", disse.

Ufam celebra a conquista das novas instalações do Departamento de Letras Libras

Na tarde da última quinta-feira (9), no setor sul do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi realizada a visita às novas instalações do Departamento de Letras-Libras. Os novos espaços serão utilizados para a realização de atividades acadêmicas voltadas a alunos surdos.

O evento contou com a participação da reitora da Ufam, professora Márcia Perales Mendes; do prefeito do campus, professor Atlas Augusto Bacelar; da diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professora Simone Baçal; da chefe do Departamento de Letras-Libras, professora Joana Angélica Ferreira Monteiro; e de professores e alunos da instituição.

A coletividade move a instituição

Reitora da Ufam, professora Márcia Perales, fala sobre as conquistas da universidadeReitora da Ufam, professora Márcia Perales, fala sobre as conquistas da universidadeEm seu discurso, a reitoria da Ufam, professora Márcia Perales, falou sobre a importância da união em prol da universidade. Para ela, a conquista do novo espaço é resultado do trabalho coletivo, um dos principais fatores que move a instituição: “Hoje estamos celebrando um novo espaço que é fruto do trabalho em conjunto entre aqueles que acreditam na universidade e se unem para somar e concretizar sonhos. Buscamos condições que melhor atendam aos alunos para que eles tenham um ensino de qualidade. Esse é o objetivo da universidade”, afirmou a reitora.

Na ocasião, a chefe do Departamento de Letras-Libras apresentou à comunidade acadêmica e destacou a importância dos novos espaços que serão utilizados na formação de surdos: “É uma conquista significativa não somente para nós do Curso de Letras-Libras, mas também para toda a universidade que busca aprimorar o ensino superior através da inclusão e da acessibilidade. Agora temos o espaço adequado para realizar um trabalho mais dinâmico e assim colaborar com o desenvolvimento da nossa instituição. É um sonho que se tornou realidade”, declarou.

Professores celebram as novas instalações do Departamento de Letras LibrasProfessores celebram as novas instalações do Departamento de Letras LibrasA professora também destacou a luta pela inclusão social nos cursos de pós-graduação da instituição: “Esperamos que as especializações, os mestrados e os doutorados também abram oportunidades para os surdos. Estamos em uma luta coletiva pelo desenvolvimento. Com o apoio da administração superior e de toda a comunidade acadêmica hoje pudemos comemorar mais um passo dessa caminhada, mas esse não é o final da nossa luta”, concluiu a chefe do Departamento de Letras-Libras.

As novas instalações correspondem a oito salas, todas com “campainha iluminosa”, proporcionando acessibilidade aos surdos. Elas estão distribuídas nos blocos H e J do setor sul. São salas para reunião, secretaria, chefia, coordenação e estúdio para realização de produções em Língua Brasileira de Sinais. Além disso, as salas também dispõem de espaços para professores, copa, CPD (Centro de Processamento de Dados), Pedagogia Bilíngue, sala de estudo e quatro salas de aula, cada uma com capacidade para 30 alunos. 

Proext divulga edital de seleção de bolsistas para a Orquestra Sinfônica da UFAM

Ao todo são disponibilizadas 40 vagas. Inscrições até o dia 24 de março

A Pró-reitoria de Extensão, por meio do Centro de Artes da UFAM e a Faculdade de Artes, está com inscrições abertas e gratuitas até o dia 24 de março, para a seleção de bolsistas interessados em participar do Programa de Extensão “Orquestra Sinfônica da UFAM”, atendendo aos projetos “Orquestra Sinfônica e Banda de Música Popular. ” Ao todo são disponibilizadas 40 vagas, distribuídas para os seguintes instrumentos: Violinos, Violas de Arco, Violoncelo, Contrabaixo Acústico tocado com arco, Pianista/Cravista, Regente Assistente, Clarinete, Saxofone Alto/Flauta, Saxofone tenor/Sax Barítono, Trompete, Trombone, Cantor, Guitarra elétrica, Contrabaixo, Piano, Percussão, Bateria, Montador / Técnico de som, Apoio administrativo. 

Podem se inscrever candidatos de ambos os sexos, a partir de 15 (quinze) anos, brasileiros ou estrangeiros natos ou naturalizados, com residência comprovada em Manaus; Alunos de graduação, pós-graduação e dos cursos livres do Centro de Artes. Não serão aceitas inscrições de candidatos que possuam qualquer tipo de pendência com a Universidade.

Documentos necessários

No ato da inscrição devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Formulário de inscrição integralmente preenchido e assinado pelo candidato;
  • Cópia da carteira de identidade, do CPF e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
  • Breve currículo indicando nome completo, local e data de nascimento, formação acadêmica e musical, experiência de participação em atividades musicais;
  • Uma foto 3x4.
  • O candidato estrangeiro deverá apresentar prova de sua regularidade no país, caso contrário não poderá efetuar a inscrição.

O formulário de inscrição e edital estão disponíveis nas Secretarias do Centro de Artes e da Faculdade de Artes, nos seguintes endereços:

Centro de Artes: Rua Monsenhor Coutinho, N°724 – Centro – Manaus/AM. Telefone: (92) 3305-5150;

Faculdade de Artes: Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho – Bloco de Artes. Setor Norte - Coroado - Manaus. Telefone: (92) 3305-4623.

O edital também pode ser acessado em anexo:

Novos servidores começam a tomar posse

Servidores entregam a documentação no auditório da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas - Prédio da ReitoriaServidores entregam a documentação no auditório da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas - Prédio da Reitoria

O concurso se destinou à contratação de 148 novos servidores para a Universidade Federal do Amazonas, sendo 94 vagas para cargos de nível médio; 18 para cargos de nível fundamental e 36 para cargos de nível superior.

Celso José Lopes Mugarte, 54, é um dos servidores que entregou toda a documentação para a posse nesta sexta-feira, 10. Ele foi aprovado para a única vaga do concurso para o cargo de arquiteto. Ele fala da expectativa de trabalhar na Instituição. “Concorri com mais de cem candidatos. Já estava aposentado pela iniciativa privada, mas é muito ruim ficar parado e quis voltar a trabalhar. Estudei para o concurso na biblioteca da Faculdade de Medicina, onde minha filha estuda, e fiquei muito feliz com essa aprovação. Espero contribuir muito com a Universidade. Estou disposto a trabalhar nas obras do interior do Estado e, dessa forma, conhecer toda a Universidade Federal do Amazonas”, declarou o arquiteto. 

Aposentado pela iniciativa privada, o arquiteto Celso Mugarte é um dos novos servidores da UFAM. "Espero contribuir muito com a Universidade", declarou ele.Aposentado pela iniciativa privada, o arquiteto Celso Mugarte é um dos novos servidores da UFAM. "Espero contribuir muito com a Universidade", declarou ele.

Fernanda Mello Ferrary foi aprovada para o cargo de Técnico-administrativo em Educação. Ela será lotada no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) de Itacoatiara. “Eu e meu marido, Paulo, viemos do sul há quase dois anos e gostamos muito de Itacoatiara, onde ele já atua como docente do curso de Farmácia. Estou muito feliz de ter sido aprovada e poder também trabalhar na universidade, pois sou da área da Educação e vou continuar a ter contato com a área educativa”, declarou a nova servidora.

Fernanda Ferrary trouxe a família para prestigiar o momento da posse. Ela atuará no ICET de Itacoatiara, onde o marido já atua como docenteFernanda Ferrary trouxe a família para prestigiar o momento da posse. Ela atuará no ICET de Itacoatiara, onde o marido já atua como docente

A pró-reitora de gestão de pessoas, professora Káthya Augusta Thomé Lopes, destaca a importância desse momento para a Universidade. “O concurso ofereceu 148 vagas, mas chamamos 164 servidores, pois havia vagas remanescentes de aposentadorias. Para receber nossos novos colegas, montamos um esquema de acolhida que demonstrasse a importância desse momento tanto para o servidor quanto para a Universidade. No dia 19 de abril é o prazo máximo para a entrada em exercício. A partir daí vamos organizar o Integrando, seminário voltado a apresentar a estrutura da UFAM, os aspectos relacionados à carreira e ao funcionamento da universidade. Esperamos que todos se sintam bem-acolhidos”, afirma a pró-reitora.

A posse coletiva dos novos servidores será realizada durante a abertura do seminário Integrando, previsto para acontecer entre o final de abril e início de maio. A participação dos novos servidores na atividade é obrigatória.

 

 

 

 

 
 

Bibliotecas da UFAM passam por reestruturação física entre os dias 13 e 17 de março

A Direção do Sistema de Bibliotecas comunica que no período de 13 a 17 de março as bibliotecas estarão fechadas para atendimento externo. O motivo se deve a implantação de importantes ações de modernização, em curso desde o final de 2016:

a) Redimensionamento dos espaços físicos, incluindo a instalação de sistemas de estantes deslizantes para alojar o acervo físico de periódicos bem como do acervo Thiago de Mello, implicando na necessidade de mudança de layouts das bibliotecas de Ciências Exatas e Engenharias (instalada na Faculdade de Tecnologia), Setor Sul e Museu Amazônico;

b) Instalação do sistema de segurança do material informacional por meio de tecnologia de radio frequência, inicialmente nas bibliotecas de Ciências Exatas e Engenharias, Setor Sul e Setor Norte, as quais possuem maior fluxo de uso. Esta ação visa melhorar as condições para salvaguardar o acervo bibliográfico bem como para promover posteriormente a implantação do auto empréstimo e da auto devolução das obras a qual será expandida para todas as bibliotecas que compõem o SISTEBIB/UFAM brevemente;

c) Reconfiguração da base do Sistema Pergamum visando unificar cadastro de usuários que possuem mais de um registro, de modo a cumprir o disposto na Resolução CONSAD nº 003/2015 bem como, implantar o processo de cadastro único, passo inicial para a identificação do usuário por biometria, a ser integralmente implantada até o final do semestre.

Todas as medidas visam qualificar o atendimento realizado pelo Sistema de Bibliotecas da UFAM e estão em consonância com as ações delineadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Desta forma, a Direção do SISTEBIB espera contar com a compreensão da comunidade universitária para a implementação das modernizações.

Informações: (92) 3305-5071

ARII divulga vaga para bolsista na modalidade Bolsa Trabalho

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) está com inscrições abertas para preenchimento de uma vaga de bolsista, pelo Programa Bolsa Trabalho, até a próxima sexta-feira (17). Os interessados deverão ser discentes de um dos seguintes cursos: Letras (Línguas: Inglesa, Portuguesa, Francesa, Japonesa, Espanhola); Administração ou Direito, cursando a partir do 3º período.

O programa tem carga horária de 20 horas semanais, distribuídas nos dias de segunda a sexta-feira, no período da manhã. Para se candidatar, os estudantes devem preencher ficha de inscrição, anexar currículo e histórico escolar e, em seguida, enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Após a análise dos currículos, os candidatos pré-selecionados serão convocados (via e-mail) para entrevista.

Atividades a serem executadas:

Auxílio na tradução de documentos; atendimento ao público; tramitação de processos; apoio nos eventos realizados pela ARII e outros de caráter geral.

 

Informações: (92) 3305-1753 (Falar com Rita Costa ou Aldinéa de Paula)

Site: arii.ufam.edu.br/institucional/equipe

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Ficha de inscricao ARII.doc)Ficha de inscrição ARII[ ]128 kB

TV UFAM convida comunidade acadêmica a participar e acompanhar entrevistas com candidatos a reitor

A comunidade acadêmica poderá enviar perguntas por meio da página da TV no Facebook

Nesta segunda-feira, 6, a TV UFAM inicia uma série de entrevistas com os candidatos a reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo é apresentar à comunidade acadêmica as propostas dos candidatos com relação aos temas de interesse da Universidade e os perfis de cada um dos concorrentes das três chapas em disputa.

Como estratégia de interação entre os candidatos e a comunidade acadêmica, a emissora preparou um espaço para que alunos, docentes e servidores técnico-administrativos deixem perguntas sobre os oito temas selecionados: 1. Concepção de universidade; 2. Gestão; 3. Ensino; 4. Pesquisa; 5. Extensão; 6. Papel da universidade como produtora de conhecimento; 7. Alternância de poder; e 8. Assédio moral dentro da sala de aula.

Os alunos e servidores interessados em participar podem acessar a fanpage da TV UFAM ou clicar nos links específicos de cada tema (disponível nas imagens abaixo) e deixar a pergunta nos comentários. É necessário que as perguntas sejam diretas sem contextualizações longas e atendam ao tema escolhido e a assuntos ligados à Ufam. Os questionamentos devem ser dirigidos aos três candidatos e não apenas a um deles. O nome e a foto do perfil do autor devem ser identificados.

Sobre as entrevistas

As entrevistas serão realizadas individualmente e as gravações ocorrem nos dias 6, 7 e 8 de março, nos estúdios da TV UFAM. Já a transmissão na programação da emissora vai acontecer nos dias 14, 15 e 16 de março, às 9h e 21h, no canal 8 da NET Digital. Os vídeos na íntegra serão disponibilizados no dia 17 de março no aplicativo da TV UFAM Play e no canal da emissora no Youtube.

A ordem de apresentação dos temas será sorteada durante a entrevista, assim como as perguntas da comunidade. Os candidatos poderão responder cada questionamento no tempo máximo de dois minutos.

 

Mais informações:

TV UFAM
 

Proext informa novo horário de atendimento


A Pró-Reitoria de Extensão (Proext) informa à comunidade acadêmica que a partir da próxima segunda-feira (6), o horário de atendimento ao público externo, no turno vespertino, passa a ser de 13h às 17h. Informações pelo telefone: (92) 3305-1497

 

Daest divulga inscrições homologadas para os auxílios Moradia e Acadêmico

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), divulgou as inscrições homologadas para o processo de seleção de discentes nas modalidades Auxílio Moradia e Auxílio Acadêmico, referente ao edital 001/2017.

Os alunos que tiveram as inscrições indeferidas poderão interpor recurso até o dia 3 de março (sexta-feira), por meio de formulário disponível no edital. A interposição será analisada por uma comissão constituída pela Progesp.

A entrega do formulário deve ser realizada no Departamento de Assistência Estudantil, localizado no térreo da reitoria. 

A publicação do resultado, após a análise, ocorre no dia 13 de março, e o cronograma de entrevistas, no dia 14, no site da Progesp.

 

Informações:

Daest:  (92) 3305-1795 / 9122-8231 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Daest divulga inscrições homologadas para os auxílios Acadêmico e Moradia

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), divulgou as inscrições homologadas para o processo de seleção de discentes nas modalidades Auxílio Moradia e Auxílio Acadêmico, referente ao edital 001/2017.

Os alunos que tiveram as inscrições indeferidas poderão interpor recurso até o dia 2 de março, por meio de formulário disponível no edital. A interposição será analisada por uma comissão constituída pela Progesp.

Para os alunos de Manaus, a entrega do formulário deve ser realizada no Departamento de Assistência Estudantil, localizado no térreo da reitoria. Os alunos fora da sede deverão entregar nos seus respectivos institutos.

A publicação do resultado, após a análise, ocorre no dia 13 de março, e o cronograma de entrevistas, no dia 14, no site da Progesp.

 

Informações:

Daest:  (92) 3305-1795 / 9122-8231 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nota de Falecimento – servidor Pedro de Sousa

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) informa, com imenso pesar, o falecimento do servidor aposentado da Prefeitura do Campus Universitário (PCU), Pedro Pereira de Sousa. O enterro ocorreu na manhã desta quarta-feira (1) no cemitério Parque Tarumã. 

UFAM divulga edital de seleção para o programa de Intercâmbio em Engenharia

A Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam) abre a partir do dia 13 de março as inscrições para a seleção de candidatos para o programa de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie 2017 (Brafitec). O programa é resultado de uma parceria entre a Ufam e a Fédération Gay-Lussac (FGL), na França. (Edital anexo)

O intercâmbio, com duração de 01 ano acadêmico (dois semestres consecutivos), visa selecionar estudantes dos seguintes cursos: Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica. Ao todo, o Brafitec oferece 03 (três) vagas para alunos da Ufam, podendo este número ser aumentado caso as outras Instituições parceiras no Brasil – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP) – não assumam as 06 (seis) vagas que juntas têm direito.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de 13 a 30 de março, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h, na Secretaria do Departamento de Engenharia Química, situado no térreo do Bloco Administrativo da FT, Setor Norte do campus universitário. Os interessados devem apresentar comprovante de matrícula do semestre corrente; histórico escolar atualizado (a partir de março de 2017); Currículo Lattes; uma foto 3x4; carta de apresentação, escrita em português, ao coordenador do Brafitec na Ufam; e carta de motivação, escrita em inglês ou francês. Os documentos devem ser entregues em envelope selado, conforme apontado no edital anexo.

Requisitos

Para participar, o estudante precisa estar cursando pelo menos o 5º período (é vedada a participação a alunos finalistas); ter feito o ENEM a partir de 2009 com nota mínima de 600 pontos; e ter coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 6,0.

Etapas

O processo seletivo será composto de três etapas: análise documental; exame de proficiência em Língua Francesa (provas escrita e oral), a ser realizado nos dias 3 e 4 de abril, com resultado divulgado no dia 6; e a entrevista, em português, inglês ou francês, com os aprovados no dia 7 de abril. A divulgação do resultado final será feita em 10 de abril, no Bloco Administrativo da FT e no endereço da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII).

Os alunos selecionados para o Brafitec terão direito a bolsa mensal durante o período de intercâmbio, auxílio instalação, seguro saúde e passagem aérea de ida e volta, fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital BRAFITEC_UFAM_2017.pdf)Edital BRAFITEC_UFAM_2017.pdf[ ]218 kB

Inscrições para o PET - Conexões Indígenas seguem até o dia 2 de março

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) divulgou edital do processo seletivo de bolsistas para o Programa de Educação Tutorial (PET - Conexões Indígenas). São 9 vagas para bolsistas e 4 para voluntários. As inscrições podem ser realizadas até o dia 2 de março, no horário de 8 às 12h e 14 às 17h, no Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), localizado no térreo do prédio da reitoria, setor norte do Campus.

Para realizar inscrição no processo seletivo, os interessados deverão apresentar os seguintes documentos (originais e cópias):

1. Formulário de Inscrição devidamente preenchido (disponível em anexo no edital);

2. Histórico escolar, autenticado na Proeg, comprovando que o candidato se encontra regularmente matriculado em disciplinas de curso de graduação da Ufam;

3. Declaração de disponibilidade para início das atividades relativas ao programa imediatamente após ser selecionado e cadastrado;

4. Documento oficial de identificação com foto;

5. Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), próprio ou de parentes consanguíneos de até segundo grau (pais e avós), com documento oficial comprovando o parentesco.

Além dos documentos, os candidatos devem estar atentos a outros critérios: comprovar oficialmente a condição de indígena ou ascendência (via RANI); não ser bolsista de qualquer programa; não possuir vinculo empregatício; ter disponibilidade de tempo para a realização das atividades; apresentar coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 5,0; e participar da avaliação presencial, que será composta por leitura e interpretação de texto e entrevista. A ausência de algum desses documentos ocasiona a desclassificação do candidato.

Atividades

Os selecionados no PET – Conexões Indígenas irão desenvolver ações para ampliação da troca de saberes entre as comunidades populares e a universidade, valorizando o protagonismo dos estudantes universitários (beneficiários das ações afirmativas no âmbito da universidade), contribuindo com a inclusão social de jovens oriundos das comunidades indígenas e em situação de vulnerabilidade social.

O PET é um programa desenvolvido em grupos e organizado a partir de cursos de graduação das unidades acadêmicas. As atividades extracurriculares que compõem o programa proporcionam aos alunos oportunidades de vivenciar experiências que atendam amplamente às necessidades dos cursos de graduação.

Daest informa período de cadastro e recadastro da carteirinha estudantil

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) informa aos discentes da Ufam que o processo de cadastro e recadastro no sistema Passa Fácil 2017 começa na próxima quarta-feira, dia 1 de março, por meio do endereço  estudantes.manaus.am.gov.br.

Para os alunos regularmente matriculados até o dia 12 de março, os cadastros serão validados pela Ufam a partir do dia 13, quando tem início o primeiro semestre de 2017. Nesta data o aluno deve acompanhar, através do site do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sinetram), se o cadastro será aprovado. Caso não seja, ou se o cadastro/recadastro seja efetuado após a data de validação, o mesmo deverá comparecer ao Daest, na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), localizado no térreo do prédio da reitoria – setor norte do Campus, munido de comprovante de matricula.

Durante o período de recesso acadêmico, os estudantes têm direito a comprar os 32 créditos pertencentes a cota de férias. Observação: para os novos alunos, esta cota só estará disponível no próximo recadastro.

Informações:

Daest: (92) 3305-1795 / 9122-8231 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Sinetram: 2123-0700

Ufam dá as boas-vindas aos novos estudantes estrangeiros

Alunos estrangeiros foram recepcionados pela ARII/UfamAlunos estrangeiros foram recepcionados pela ARII/UfamA Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recepcionou os novos alunos estrangeiros ingressantes na Instituição por meio do Programa de Estudante de Convênio de Graduação (PEC-G). A recepção, conduzida pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), aconteceu nesta quarta-feira, dia 22, no miniauditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

A servidora da ARII, Aldinéa de Paula, falou aos novos estudantes sobre a estrutura, funcionamento e serviços oferecidos pela Ufam. Aldinéa frisou a importância de cada estudante para o cumprimento da missão de formação humana da Universidade. 

“Vocês agora são alunos regulares da Ufam, com os mesmos direitos e deveres que os outros membros da comunidade acadêmica. Cabe a vocês aproveitar cada oportunidade de crescimento oferecida dentro da graduação”, disse a servidora. “Não se sintam inibidos para dialogar: conheçam seus professores e colegas. Vivam, respirem a Universidade, façam esta experiência valer a pena”, incentivou.

Christiane Eveng compartilhou sua experiência como aluna do PEC-G na UfamChristiane Eveng compartilhou sua experiência como aluna do PEC-G na Ufam

Vivência

A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Christiane Carole Eveng, é um exemplo de como aproveitar ao máximo a experiência acadêmica. Vinda de Camarões, África Central, pelo PEC-G, Christiane se graduou em Comunicação Social – Relações Públicas e desenvolveu pesquisas científicas sobre os intercâmbios acadêmicos entre os países africanos e o Brasil.

Ao compartilhar sua história, Christiane encorajou os novos alunos a se envolverem com a Universidade, especialmente através da pesquisa. “É uma forma de retornar à Ufam tudo o que aprendemos. Nossa experiência como alunos PEC-G é melhorada quando dialogamos e nos aproximamos da Instituição. Aproveitem cada oportunidade de desenvolvimento intelectual que é oferecida”, afirmou.

Christian Kibeba Bande, natural da República Democrática do Congo e aprovado em Engenharia de Petróleo e Gás, está ansioso para iniciar a trajetória universitária. “Tenho muitos planos pela frente. Sei que não vai ser fácil no início, terei dificuldades por causa da língua, mas não será impossível. Quero ser o melhor aluno e que meu nome fique marcado na Universidade”, declarou.

O PEC-G

Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES), o PEC-G atende à demanda por graduações de estudantes oriundos de países em desenvolvimento socioeconômico, como Gana, Benin, República Democrática do Congo, Haiti e Camarões, dentre outros. O procedimento que conferiu vaga a estes novos discentes da Ufam consistiu, primeiramente, na conclusão de um curso de Língua Portuguesa para estrangeiros em 2016, ministrado presencialmente aqui, e em aprovações no exame de proficiência (Língua Portuguesa – Celpebras).

Programa de extensão da UFAM abre inscrições para turmas de dança, atividades circenses e ginástica

O Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (PRODAGIN/FEFF) está com vagas abertas para novas turmas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março, exclusivamente na Sala 3 do Bloco C da FEFF, situada no Setor Sul do campus universitário. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Os interessados devem apresentar cópia do RG ou da certidão de nascimento no ato da matrícula. São aproximadamente 20 vagas em cada uma das 11 turmas abaixo ofertadas:

 

1) Balé clássico– crianças de 7 a 12 anos

2) Ginástica Rítmica– crianças e adolescentes de 6 a 14 anos

3) Ritmos – crianças de 7 a 12 anos

4) Tecido acrobático infanto-juvenil– crianças e adolescentes de 7 a 16 anos

5) Dança em cadeira de rodas adulto– cadeirantes adultos

6) Dança em cadeira de rodas infanto-juvenil– crianças e adolescentes cadeirantes de 7 a 16 anos

7) Dança para adultos com deficiência– adultos com deficiência (é necessário passar por avaliação)

8) Dança para crianças com deficiência– crianças com deficiência a partir de 7 anos (é necessário passar por avaliação)

9) Dança criativa– crianças de 4 a 6 anos

10) Ginástica para todos– crianças de 7 a 12 anos

11) Dança para pessoas com deficiência visual– adolescentes e adultos com deficiência visual (sem deficiência física ou intelectual)

As aulas acontecem na Sala de Dança, no Ginásio e no Espaço de Ginástica da FEFF. O local e horário de cada turma podem ser acessados no site do PRODAGIN.

Sobre o programa

O PRODAGIN é um programa de extensão coordenado pela professora Lionela Corrêa e tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras e expressivas de crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência através da prática da dança, ginástica e atividades circenses.  Por meio das práticas físicas, o programa possibilita a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal, o autoconhecimento, a autoestima, a socialização, além do desenvolvimento da consciência e da construção da imagem corporal.

Contato: 98100-3866 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

CCCU divulga portarias das subcomissões que atuarão nos campi

A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária (CCCU) divulgou as portarias que nomeiam as cinco subcomissões que atuarão nos campi fora da sede durante o processo de escolha para reitor e vice-reitor 2017/2021.

As subcomissões representarão a comissão maior e deverão apoiar a realização de debate local entre os candidatos, acompanhar o desenvolvimento do processo de votação da consulta, apurar os votos que serão encaminhados à CCCU e fiscalizar o repasse do material relativo à votação, seguindo o Regimento de Consulta.

As subcomissões serão instaladas nos campi: Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC), Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB), Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), Instituto de Ciências Humanas, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ) e Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente de Humaitá (IEAA). Cada subcomissão será integrada com três membros titulares e seus respectivos suplentes.

Próximos debates

No dia 13 de março ocorre debate no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC). No dia 14 de março, no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB). No dia 16 de março, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá (IEAA) e no dia 18 de março, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ). No dia 20 de março, no Auditório Eulálio Chaves – Setor Sul do Campus Universitário.

A consulta informal à comunidade universitária ocorre no dia 22 de março. Se houver segundo turno, a consulta será realizada no dia 31 do mesmo mês. A reunião do Conselho Universitário - CONSUNI para validar a escolha da comunidade Universitária está agendada para o dia 07 de abril de 2017. Em sessão pública, o CONSUNI indica os novos gestores ao Ministério da Educação.

Escolinha de Futebol da FEFF com inscrições abertas para novas turmas

A Escolinha de Futebol da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) está com vagas abertas para novas turmas em 2017. As inscrições acontecem a partir do dia 1 de março, com início das aulas no dia 20.

O projeto atende crianças e adolescentes de 11 a 17 anos. Os interessados devem comparecer ao Laboratório de Estudos de Desempenho Humano (LEDEHU), situado no Bloco C da FEFF, setor Sul do campus universitário. No ato da inscrição, é necessário preencher um formulário e apresentar uma foto 3x4 junto à cópia do RG ou da certidão de nascimento do aluno.

Ao todo são 60 vagas, dividas em duas turmas:

Turma 01 (14 a 17 anos)– segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 9h30

Turma 02 (11 a 15 anos)– segundas, terças e sextas-feiras, das 15h às 16h30 (crianças e adolescentes do sexo feminino podem se inscrever nesta turma).

As aulas acontecem no campo de futebol da FEFF. Para participar, os alunos devem estar devidamente calçados com chuteira de campo ou de society.

Sobre o projeto                               

A Escolinha de Futebol é vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) e funciona desde 2015 com o objetivo de estimular a prática do futebol de forma sistematizada, contribuindo para a formação integral dos alunos. As aulas são ministradas por acadêmicos do curso de Educação Física, sob a supervisão do professor João Cláudio Machado.

Mais informações:(92) 98150-2392. 

PPGSS abre vagas para a modalidade Alunos Especiais

Bloco Mário Ypiranga, setor norte do Campus.Bloco Mário Ypiranga, setor norte do Campus.

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS) divulgou vagas na modalidade Alunos Especiais para as disciplinas Formação Socioeconômica e Cultural da Amazônia e Gênero, Trabalho e Lutas Sociais, ambas com início no primeiro semestre de 2017.

O período para inscrição será nos dias 2 e 3 de março, no horário de 14h às 17h, na secretaria do PPGSS, localizada na sala 8 do bloco Mário Ypiranga, Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor norte do Campus. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o formulário de inscrição (disponível em anexo) e o Curriculum Lates atualizado, com comprovantes dos últimos 4 anos.

De acordo com o Regime Interno do PPGSS, Alunos Especiais são os alunos que se matriculam em disciplinas isoladas do curso, condicionados à existência de vagas, à aprovação do professor responsável pela disciplina e ao atendimento dos requisitos estabelecidos no regimento, com direito a aproveitamento dos créditos cursados.

Para a disciplina Formação Socioeconômica e Cultural da Amazônia serão ofertadas 2 vagas, e para a disciplina Gênero, Trabalho e Lutas Sociais, 6 vagas. O resultado da seleção estará disponível no dia 8 de março no site e no mural da secretaria do programa.

Informações: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Seleção para o Coral Universitário da Ufam

O Departamento de Artes da Universidade Federal do Amazonas está com inscrições abertas para o Coral Universitário. Os interessados devem procurar a secretaria do Departamento de Artes, no bloco de Artes, setor Norte do campus, no período de 20 de fevereiro a 10 de março, ou por envio de ficha de inscrição para e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (solicitar a ficha pelo próprio e-mail).

As audições serão realizadas para as quatro vozes do Coro: soprano, contralto, tenor e baixo. As audições individuais ocorrem no dia 14 de março, por ordem de chegada.

A idade mínima para inscrição é de 16 anos, completados até o dia 14 de março. Documentos necessários: cópia simples da carteira de identidade e do CPF. Acesse o edital abaixo. 

Departamentos de Artes: (92) 3305 1181 Ramal 4623.

Alunos de Relações Públicas promovem debate entre profissionais e estudantes

Na última sexta-feira (17) os alunos do 6° período do curso de Relações Públicas realizaram no auditório Rio Solimões, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl) o evento `O assunto é Relações Públicas: O que o RP pode fazer por você?´ - onde reuniu profissionais da área e estudantes com o intuito de expor as atividades da área e o papel das Relações Públicas para as atividades organizacionais.

Participaram como palestrantes convidados os profissionais de Relações Públicas: Mariana Filizola, consultora de comunicação da Fundação Amazonas Sustentável; Danilo Egle, gestor da empresa Comunidados; Ives Montefusco, CEO da Luz com Fuzco e a professora do curso, Célia Carvalho.

“Essa é primeira vez que volto a Universidade depois de formada. O evento é importante para divulgar o que fazemos e engajar mais pessoas na causa que são as Relações Públicas. Esse foi meu objetivo principal, além de mostrar aos calouros, e para quem tem vontade de conhecer, um pouco que já vivi e o número de possibilidades que existe na nossa área”, explica Mariana Filizola, recém-egressa do curso.

Além de acadêmicos de diversas graduações da Ufam, o evento também contou com estudantes de outras instituições de ensino da cidade. Izaias Godinho, 20, estudante do 3° período de jornalismo da Faculdade Boas Novas, participou pela primeira vez. “O evento serviu como incentivo para as pessoas que têm dúvidas quanto ao curso, e sobre o quanto é promissor fazer parte da área da comunicação. Nesse sentido foi muito esclarecedor pois tive uma percepção maior quanto ao mercado de trabalho da área”, pondera Izaias.