Restaurante Universitário é tema de reunião entre Daest e Centros Acadêmicos

Estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a sistemática de funcionamento dos restaurantes dos setores Norte e Sul do Campus.
Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom
Cerca de 17 Centros Acadêmicos da Ufam participaram na tarde de quinta-feira, 23, de uma reunião com o Departamento de Assistência Estudantil, da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), para conhecerem a dinâmica de funcionamento dos Restaurantes Universitários (R.U´s) presentes nos setores Norte e Sul do Campus. O encontro se caracteriza como um meio de estreitar o relacionamento entre Daest e estudantes.

A coordenação do R.U, formada por servidores da Ufam e empresa prestadora do serviço de alimentação (café, almoço e jantar), apresentou aos discentes o contrato vigente e como funciona a fiscalização voltada para a qualidade das refeições servidas. Dúvidas sobre preparação dos alimentos, transporte, cardápio e coleta de amostras das refeições para fins de análise da qualidade foram esclarecidas ao longo da reunião.

Para Klélia dos Santos, coordenadora do R.U pelo Daest, mais importante do que apresentar o contrato vigente da empresa com a Ufam, foi ouvir os estudantes com sugestões de melhorias do serviço e colocá-las em prática. “O objetivo principal dessa reunião foi ouvir os alunos e anotar suas sugestões de melhoria. De antemão apresentamos para eles como funciona o contrato da empresa com a universidade e a fiscalização do serviço prestado. E um dos pontos mais destacados pelos CA´s foi a montagem do cardápio, a questão nutricional. Em vista disso teremos outras reuniões para melhor pontuarmos sobre isso, com a participação de nutricionistas da universidade”.  

A diretora do Daest, Mônica Barbosa, destacou outro subtema da reunião. “Outro ponto bastante destacado nessa reunião é a elaboração de um Regimento do Restaurante Universitário. E nisso está embutido a avaliação do restaurante pelos alunos, análise pelo Daest e publicização dos dados para a comunidade acadêmica, de forma didática, para então construirmos de forma coletiva esse regimento”.

Albert Reis Furtado, vice-presidente do Centro Acadêmico de Geologia (Cageo) parabenizou o encontro promovido pelo Daest com os estudantes. “Parabenizo a iniciativa da direção [Daest] desse feedback de hoje sobre o Restaurante Universitário. Desde que entrei na Ufam, em 2013, o serviço do R.U melhorou bastante. Mas melhorar não significa que está satisfatório. Hoje uma das maiores reclamações diárias dos estudantes é não deixar cair a qualidade/gosto da comida. Então creio que mantendo um padrão de qualidade vai melhorar nossa alimentação”.

Confira os demais centros acadêmicos que participaram da reunião: Centro Acadêmico de Enfermagem (Cacen), Centro Acadêmico de Design (Cade), Centro Acadêmico de Serviço Social (Cassa), Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (Caef), Centro Acadêmico de Letras – Língua e Literatura Japonesa (Caja), Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (Caema), Centro Acadêmico de Letras – Língua Inglesa (Calling), Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS), Centro Acadêmico de Administração (Caadm), Centro Acadêmico de Física (Cafis), Centro Acadêmico de Química (Caqui), Centro Acadêmico de Biotecnologia (Cabiotec), Centro Acadêmico Filosófico Cultural (Cafca), Centro Acadêmico de Engenharia Química (Caequim), Centro Acadêmico de Geografia (Cegeo) e Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (Caetron).

Próxima reunião

A próxima reunião do Daest será com a empresa prestadora de serviços de alimentação, marcada para terça-feira, 28, às 9h, na Sala de Treinamentos da Progesp, localizada no térreo do Prédio da Reitoria, Setor Norte do Campus. Já com os Centros Acadêmicos e as nutricionistas, o departamento fará um novo encontro até o término do período letivo.

Canais de comunicação do restaurante

O Restaurante Universitário da Ufam dispõe de canais de comunicação para dúvidas, sugestões e avaliações pela comunidade acadêmica. São eles: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Telefone: (92) 3305-1181 / Ramal 1795. Acesse o site do departamento: progesp.wixsite.com/daest