Feff realiza abertura do Seminário Multidisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação

Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Palestra de abertura ministrada pelo professor Wagner WeyPalestra de abertura ministrada pelo professor Wagner WeyA Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (Feff) realizou nesta manhã de quarta-feira, 8, a abertura da primeira edição do Seminário Multidisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação. A abertura ocorreu no auditório Eulálio Chaves, no setor Norte do Campus Universitário, e teve a presença de inúmeros estudantes e professores de diferentes áreas.

Ao promover uma discussão interdisciplinar sobre o movimento humano, suas funcionalidades e saúde, a direção da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, o objetivo da primeira edição do evento é despertar no público a procura pelo programa de formação stricto sensu da Feff.

O evento é pioneiro na região Norte e foi pensado a partir da necessidade de promover um debate com renomados especialistas da área da Educação Física e a comunidade acadêmica para promoção do recente criado Programa de Pós-Graduação da Feff (mestrado).  

A coordenadora do Seminário, professora Kelly de Jesus Allen Graça, afirmou que o evento tem o objetivo de incentivar professores e estudantes de diferentes áreas pela formação stricto sensu da unidade. “É um evento pioneiro na região Norte e tínhamos a necessidade de realizar o Seminário para promoção do nosso programa de mestrado que foi criado recentemente. Recebemos alguns dos melhores pesquisadores da Educação Física e de outras áreas afins do País que vão expor seus trabalhos aos participantes até a sexta-feira, dia 10”, disse a coordenadora.

O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam, João Libardoni, destacou que existe uma dívida da unidade com a sociedade amazonense em relação à pesquisa e a pós-graduação e que o Seminário é um marco nesse processo da formação. “A Feff organiza seu primeiro evento voltado para a pesquisa com a perspectiva de despertar o interesse de estudantes e professores da área. Nossa unidade tem uma dívida com a comunidade amazonense e o Norte do Brasil com relação à pesquisa e a pós-graduação. Esperamos incentivar a procura pela formação stricto sensu da Faculdade. Trouxemos grandes pesquisadores do Brasil, tanto da Educação Física como da Fisioterapia, que vão apresentar suas pesquisas ao público”, destacou o diretor.

O pesquisador Wagner Wey Moreira, da Universidade de Campinas (Unicamp) proferiu a palestra de abertura com o tema ‘Abordagem Fenomenológica, Complexidade Humana e Educação Física’. O tema ressalta a importância da base teórica da pesquisa na área da Educação Física e de que forma pode-se pesquisar o corpo humano.    

O estudante do curso de Educação Física, Wandemberg Pereira Sampaio, disse que o evento agrega novos conhecimentos que enriquece o currículo dos estudantes. “É importante participar de um evento dessa magnitude porque agrega novos conhecimentos e contribui em nossa formação acadêmica”, afirmou o estudante. 

Programação

Palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos compõem o cronograma de atividades do seminário. Ao todo, serão expostos mais de 130 resumos científicos.

O professor da Universidade de São Paulo (USP), Go Tani,  fala sobre os projetos e fomentos, públicos e privados, da pós-graduação no País, além dos desafios e perspectivas dos programas na atual realidade social, política e econômica brasileira.

Outras seis mesas-redondas estão programadas, além de exposição de trabalhos em três linhas temáticas.

A programação completa pode ser acessada no site oficial do evento. O Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Feff é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).