Departamento de Matemática participa da 1ª Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam

 
 

Por Ismael dos Santos (Equipe Ascom)
* com informações  do  Departamento de Matemática

O Departamento de Matemática, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, participou da 1ª Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam, com a realização da Semana da Matemática 2017. Foram inúmeras atividades, dentre elas minicursos, palestras, mostras e mesa redondas, durante o período de 23 a 27 de outubro.

Neste ano a Semana da Matemática foi coordenada pelos professores Yachiko Nascimento Wakiyama e Francisco Eteval da Silva Feitosa que contaram com apoio de inúmeros acadêmicos.

A coordenação da semana destacou a Mostra Itinerante do Laboratório de Matemática da Ufam, que visitou os municípios de Iranduba e Manacapuru, respectivamente nos dias 23 e 24 de outubro, sendo muito bem recebida por alunos e professores dos municípios.

Outro ponto de destaque foi a realização da Mesa-Redonda “Matemática, substantivo feminino” que contou com a presença da professora Marcia Cristina Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A atividade fez parte de um ciclo de debates que está sendo realizado desde agosto de 2017 em diversas universidades e regiões do país, com o objetivo principal de discutir as questões de gênero na comunidade matemática brasileira.

A Semana da Matemática encerrou com um balanço positivo por conta da maciça participação dos alunos do Curso de Licenciatura em Matemática e dos Bacharelados. Segundo umas das coordenadoras da Semana, professora Yachiko Nascimento “isso se deve ao grande empenho de todos os professores do Departamento de Matemática, na realização de palestras ou de minicursos ou mostra, que contribuíram para o sucesso do evento”.