Por meio do 'VIP', reitor recepciona estudantes do Instituto Adventista de Manaus

 
 
Por Jucelino Simões
Equipe Ascom

Diretor e professores da escola, reitor e equipe da Administração Superior posam para foto com alunosDiretor e professores da escola, reitor e equipe da Administração Superior posam para foto com alunos

A Universidade Federal do Amazonas recebeu nesta segunda-feira, 09, por meio do Programa de Visitas para os Públicos Internos e Externos da Ufam (Vip/Ufam), estudantes do Instituto Adventista de Manaus. Os alunos foram recepcionados pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, o chefe de gabinete da Ufam, professor Almir Liberato, entre outros membros da Administração Superior.

Mais de 180 estudantes dos três anos do Ensino Médio e 20 coordenadores da escola foram recebidos pelo reitor, professor Sylvio Puga, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), no setor Sul do campus. Ele agradeceu a visita dos alunos, o interesse deles pela Instituição e ressaltou a importância do estudo para o futuro dos jovens. "Esse momento que vocês estão vivendo é de descobertas, de saberem do que mais lhes agrada, de tomar decisões agora que terão impacto nos próximos anos. É assim que começa a vida na Universidade. Muitos dos nomes que hoje ocupam posições de prestígio no Amazonas e até mesmo no País, passaram por aqui; alguns de seus professores, por exemplo, também são egressos desta Casa. Menciono isso para assegurar-lhes da nossa satisfação que será a de recebê-los em breve. Vamos juntos construir um belo futuro!", disse o reitor. 

A coordenadora do Programa de Visitas para os Públicos Internos e Externos da Ufam (VIP/Ufam), Célia Carvalho, deu boas-vindas aos estudantes e a comitiva do Adventista e destacou o objetivo do Vip de promover a integração da comunidade estudantil dos ensinos Fundamental, Médio e Superior (calouros) com o ambiente universitário. Em seguida concedeu a palavra ao pró-reitor de Ensino de Graduação, David Lopes, para que explicasse o funcionamento da pró-reitoria em relação à vida acadêmica na Ufam.

Apresentação da Universidade aos alunos contou com gestores da Administração SuperiorApresentação da Universidade aos alunos contou com gestores da Administração Superior

Depois, a diretora-presidente da Compec, Ana Galotta, explicou os processos seletivos de entrada na Ufam e tirou dúvidas dos estudantes sobre o PSC. Já a servidora Lisângela Coutinho, diretora do Departamento de Programas Acadêmicos da Proeg, expôs os diversos programas de bolsas e intercâmbios disponíveis no âmbito da Instituição.

O evento de recepção da Escola contou com uma aula preparatória aos estudantes para os processos seletivos de várias instituições locais (PSC/Ufam, SIS e Extra-Macro/UEA) e Enem, que ocorrem a partir do final do mês de outubro e vai até dezembro.

As visitas aos setores da Ufam ocorrem pela tarde, no setor Norte do Campus, com direito a almoço no Restaurante Universitário e  sessão no projeto Cine & Vídeo Tarumã, no auditório Rio Negro.

O diretor acadêmico do Instituto Adventista de Manaus, Gilberto José de Santana, classificou a visita de grande importância para os alunos porque promove uma adaptação ao mundo universitário. “Sempre acreditei que a educação é contínua. É importante vivenciar um dia no campus, entender quais são as nuances, a magnitude de uma universidade para preparar os nossos alunos para este ambiente”, disse Gilberto José de Santana.

Já o estudante Huan Caio Oliveira da Silva destacou a importância de conhecer o funcionamento da Universidade e de seus processos seletivos. “A visita nos dá informações que vão servir para conhecer a Instituição. Foi importante saber detalhes sobre o PSC e de como me preparar. O ambiente universitário é diferente de uma escola e a vinda aqui nos prepara para vivenciá-lo melhor”, afirmou o estudante.