Biólogos são homenageados na Assembleia Legislativa do Amazonas

Professora Maria Olívia recebendo homenagem pelo "Dia do Biólogo"Professora Maria Olívia recebendo homenagem pelo "Dia do Biólogo"Três professores do Instituto de Ciências Biológicas da Ufam (ICB) foram homenageados em Sessão Especial nesta segunda-feira, 11, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em razão do “Dia do Biólogo” (3 de setembro) e de suas práticas profissionais em defesa do meio ambiente. Os docentes Spartaco Astolfi Filho, Marcelo Gordo e Maria Olívia Albuquerque Ribeiro receberam diplomas de Honra ao Mérito na homenagem proposta pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Aleam, deputado Luiz Castro, que coordenou a cerimônia.

A solenidade contou com várias autoridades ligadas ao meio ambiente e áreas correlatas. A diretora do ICB, professora Sônia Carvalho, representou o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, na ocasião.

O professor Spartaco Astolfi Filho, do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM), é uma referência no campo da Engenharia Genética e Biotecnologia e coordena o Programa de Pós-Graduação da Rede Bionorte da Ufam. Já o professor Marcelo Gordo destaca-se pela sua atuação nos estudos e produção de conhecimento de primatas, além de ser militante ambiental, ecologista e taxonomista (ordenação e classificação dos seres vivos).

A professora Maria Olívia Ribeiro é doutora em Biologia de água doce e pesca, colaboradora do Programa Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia e atua em pesquisas de manejo da pesca artesanal de grandes bagres (peixes lisos), Educação para Cidadania, entre outros estudos. Também prestou grande serviço como Secretária Executiva Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas, como diretora técnica-científica e diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O professor Spartacos Filho ofereceu o reconhecimento a todos os biólogos. “Sinto-me honrado de estar aqui sendo homenageado, mas dedico a todos os biólogos esse reconhecimento. A importância do estudo da Biologia tem como conseqüência a conservação da vida. É uma profissão tão linda e agradeço pela homenagem e estou satisfeito de ter escolhido esta profissão no final da minha carreira”, agradeceu o docente.

O pesquisador da Ufam, Marcelo Gordo, afirmou que a homenagem é significativa, mas preferia trocar a homenagem pelo que os biólogos pregam. “A homenagem foi uma iniciativa do Conselho e agradeço pelo reconhecimento do meu trabalho. Trocaria a homenagem se as autoridades aceitassem o que nós queremos para a conservação ambiental”, disse Marcelo Gordo.

O deputado estadual Luiz Castro afirmou ser justa a homenagem e ressaltou a importância dos biólogos na luta pela conservação do meio ambiente. "Esta homenagem celebra os profissionais que atuam na área que estuda a vida. Defender o ambiente não é somente um processo político, mas levantar a bandeira da defesa da vida. A cada dia estamos perdendo áreas naturais e necessitamos de profissionais engajados na mudança de hábito das pessoas e das autoridades. É uma justa homenagem aos Biólogos”, afirmou o deputado.