Progesp lança plano de ação

Segundo a pró-reitora, TAE Maria Vanusa, plano de ação é o marco inicial da gestão 2017-2021Segundo a pró-reitora, TAE Maria Vanusa, plano de ação é o marco inicial da gestão 2017-2021A pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas (Progesp/Ufam), TAE Maria Vanusa Firmo, apresentou o plano de ação da pró-reitoria para até o mês de dezembro deste ano. O planejamento foi anunciado em reunião na última sexta-feira, dia 1, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias.

O lançamento do plano coincidiu com o encerramento da primeira ‘Semana de Qualidade de Vida no Trabalho’, que reuniu os servidores daquela pró-reitoria para atividades de reflexão e prática para a construção de um ambiente de trabalho mais saudável. A Progesp reúne mais de cem técnico-administrativos.

“Esse conjunto de ações previstas são o marco inicial do plano de gestão do período 2017-2021”, explicou a pró-reitora. Segundo a gestora, várias das ações previstas já foram iniciadas, como o Exame Periódico Odontológico (EPO). “Esse planejamento é necessário não só para Pró-Reitoria, mas para toda a instituição, considerando o quanto somos estratégicos para o funcionamento da Ufam”, avaliou Maria Vanusa.

Confira a seguir alguns destaques do plano de trabalho de cada departamento da Progesp:

Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS): Exame Periódico Odontológico (EPO); capacitação para lidar com assédio moral e dependência química; exames médicos periódicos para os servidores.

Departamento de Administração de Pessoal (Dapes): atualização de processos de lotação e provimento dos servidores; uso da ferramenta Férias Web.

Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP): visitas técnicas; realização de seminários; verificação do estágio probatório.

Departamento de Assistência Estudantil (Daest): revisão dos editais de auxílio Estudantil e Moradia; regimento das Residências Estudantis (RE); revisão do programa Bolsa Trabalho; implantação do Daest Itinerante (visitas às unidades no interior).Progesp reúne mais de 100 técnico-administrativos. "Somos estratégicos para o funcionamento da Ufam", declarou a pró-reitora.Progesp reúne mais de 100 técnico-administrativos. "Somos estratégicos para o funcionamento da Ufam", declarou a pró-reitora.

Coordenação de Recrutamento e Seleção (CRS): levantamento das vagas de TAEs e docentes ocupadas; dimensionamento do quadro de pessoal TAE e docente; nomeação de técnico-administrativos.

Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD): planejamento estratégico para capacitação de servidores em 2018; programa de formação de gestores; projeto Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV): revisão do Manual de Procedimentos da Progesp; expansão do Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais); institucionalização do Programa Vida Ativa; semanas de qualidade de vida; formalização das parcerias com Faculdade de Medicina, Faculdade de Odontologia e Hospitais Universitários Getúlio Vargas e Francisca Mendes (HUGV) (HUFM).

Durante a reunião, também foi apresentado o resultado de um questionário realizado entre a equipe da Progesp. As perguntas giraram em torno de temas como espaço físico, procedimentos, demandas, relações interpessoais e volume de trabalho, por exemplo. “O formulário serviu para conhecermos a realidade da Progesp do ponto de vista dos seus integrantes, e a partir daí trabalharmos para melhorar o funcionamento da pró-reitoria”, afirmou Maria Vanusa.