Trote solidário na acolhida aos calouros do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá

O Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá – IEAA da Ufam realizou na segunda e terça-feira, dia 31 de julho e 1° de agosto, evento de acolhida aos novos estudantes do Instituto, dos cursos de bacharelado em Agronomia e Engenharia Ambiental, e das licenciaturas em Ciências (Biologia e Química), Pedagogia, Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e Ciências (Matemática e Física).

A acolhida teve como objetivo dar as boas-vindas e orientar os novos estudantes sobre a estrutura e funcionamento da Unidade.  A gestão acadêmica e administrativa, a organização dos cursos, os setores e serviços de apoio aos estudantes, entre outros, foram apresentados aos discentes com o intuito de reduzir os fatores que dificultam a adaptação e evitar a evasão e a retenção. Também foi realizada uma avaliação diagnóstica para mapeamento do perfil dos acadêmicos para saber de seus hábitos de estudos, conhecimentos, expectativas e opiniões quanto a Universidade.

Na programação realizada na segunda-feira, 31 de julho, os discentes tiveram informações sobre calendário acadêmico, matriz curricular (disciplinas obrigatórias, optativas, Atividades Acadêmico-Científico-Culturais – AACC), Programa de Assistência Estudantil (Bolsa Trabalho, Auxílio Acadêmico, Auxílio Moradia), acesso ao serviço da Biblioteca, Restaurante Universitário, Portal do Aluno E-campus, entre outras informações importantes para o dia a dia dos estudantes.   

A equipe de acolhida também apresentou os direitos e deveres conforme o Regimento Geral, o Guia do Aluno e a legislação educacional vigente da Ufam, especificamente a resolução 023/2017/Consepe, que trata do Regime Didático, e a resolução 031/2016/CEG/Consepe, que trata da revisão e entrega dos exercícios escolares e prova final. O evento também contou com apresentações culturais da banda de música do Exército e do grupo musical PeLuDa, formado por servidores.

Já no segundo dia de evento, os novos estudantes tiveram um momento em sala de aula com os coordenadores de curso e um bate-papo com os alunos veteranos que compartilharam suas experiências de vida acadêmica e dicas para o sucesso na Universidade.

O destaque da programação do evento ficou por conta do trote solidário, que teve por objetivo a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, para doação a instituições filantrópicas de Humaitá.