Ufam recebe alunos do colégio Laviniense

Fonte: Colégio Laviniense Ensino IntegradoFonte: Colégio Laviniense Ensino Integrado

O Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da Ufam (VIP) recebeu nesta terça-feira (25), 18 alunos do terceiro ano do colégio Laviniense Ensino Integrado,  acompanhados por professores e psicólogas do colégio, com a finalidade de conhecer um pouco da dinâmica institucional, verificando in loco a constituição e o funcionamento  da Instituição para melhor esclarecimento sobre futuras escolhas acadêmicas. A visita, com início às 14h, durou cerca de três horas e meia.  

Recepcionados pela coordenadora do Programa VIP, professora Célia Carvalho, pela estagiária Amanda Prestes e pelo técnico administrativo Sebastião Lima,  os alunos participaram de uma exposição no auditório Eulálio Chaves sobre a história da Instituição, os cursos de graduação e pós-graduação, as formas de ingresso, projetos de pesquisas e extensão e programas de apoio ao discente. 

Acompanhados pelo coordenador, professor Kleber Liberal, os alunos foram encaminhados a conhecer o laboratório de Anatomia, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). Em seguida, os visitantes também foram recepcionados pelo técnico Fábio Lopes, no laboratório de Ecologia Pesqueira da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), que reforçou a atuação dos engenheiros de pesca, explicando sobre o mercado de trabalho. 

A visita ao setor Sul foi finalizada na faculdade de Psicologia (Fapsi), em que a professora Lígia Maria apresentou o seu funcionamento, explicando as atividades desenvolvidas por um psicólogo.  Já no setor Norte, o roteiro incluiu a visita à Faculdade de Tecnologia (FT), com a presença professor José Carlos, do curso de Arquitetura, que exibiu o trabalho desenvolvido por um arquiteto e possibilitou aos visitantes conhecerem as instalações do curso, assim como algumas maquetes construídas pelos universitários.

Para o aluno Antônio Fernandes, a visita é de suma importância no que se refere à decisão acadêmica. “A universidade é inspiradora, dá vontade de estudar aqui, e a visita possibilita ter maior interesse e conhecimento das diferentes áreas e do mercado de trabalho”, explica. Juliana Fadul, também estudante, acrescentou: “A experiência foi inesquecível e agora tenho maior noção do que acontece na universidade”. Já a Psicóloga e Psicopedagoga do Laviniense, professora Simone Brandão, disse que a visita à Universidade já faz parte do calendário da escola, e que o programa VIP é fundamental para auxiliar os alunos a terem uma visão e noção sobre o universo acadêmico.

Sobre o Programa VIP

O Programa de Visitas (VIP) vem desde 2008 recebendo diversos grupos de visitantes internos e externos, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a instituição. O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade,  tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). As visitas podem ser agendadas via e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Notícia relacionada:

VIP recebe alunos do Laviniense nesta terça (25)