Cine & Vídeo Tarumã exibe produções Brasileiras

As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário

Nesta semana o projeto Cine & Vídeo Tarumã faz um apanhado do cinema brasileiro atual, destacando produções recentes que foram aclamadas pela crítica e pelo público devido à sua notável qualidade. A programação traz filmes que pontuam a situação sociopolítica corrente e ainda assim ressaltam a beleza singular dos espaços que comportam essas narrativas tão tocantes. Os filmes escolhidos são: Aquarius, A Luneta do Tempo e Califórnia.


          

Na segunda-feira, dia 3, teremos a exibição do filme Aquarius, de Kleber Mendonça. Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Na quarta-feira, dia 5, haverá a exibição do filme A Luneta do Tempo, dirigido por Alceu Valença. Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal antagonista é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

Fechando a programação, na sexta-feira, dia 7, será exibido o filme Califórnia, da diretora Marina Person. Início dos anos 1980. Estela é uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade, de identidade, amizade e amor. Ela tem um ídolo, o tio Carlos, jornalista musical que vive nos Estados Unidos. E o maior sonho da menina é visitá-lo na Califórnia, durante as férias. Os planos dela vão por água abaixo, no entanto, quando ela descobre que é ele quem está voltando para o Brasil, magro, debilitado por consequência de uma doença sobre a qual a medicina apenas começava a se debruçar.  

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.