Aula Magna da Escola de Enfermagem de Manaus com o tema "Ufam, eu cuido!" inaugura o ano letivo de 2017

Na manhã da segunda-feira (13) foi realizada a acolhida aos alunos ingressantes e veteranos do primeiro semestre de 2017 da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A aula magna foi ministrada pelo prefeito do Campus, professor Atlas Bacellar que apresentou a campanha permanente "Ufam, eu cuido!" voltada para o gerenciamento responsável dos recursos da Universidade.

Na palestra foram abordados os cinco eixos da campanha: água, energia elétrica, patrimônio público, animais no Campus e resíduos sólidos. Dentro dos eixos o prefeito mostrou dados sobre o patrimônio material e imaterial da Universidade, como as mais de 169 edificações, 238 salas de aula e 117 cursos de graduação. A palestra teve como objetivo de mostrar aos alunos o funcionamento da instituição e a importância do engajamento dos discentes.

De acordo com a diretora da EEM, professora Nair Chase, a palestra do professor Bacellar é o primeiro passo para que os alunos se sintam acolhidos na comunidade acadêmica da Ufam. "É através da informação que desenvolvemos e fortalecemos o sentimento de pertencimento, que se dá tanto no cuidado com a infraestrutura que devemos ter, quanto na valorização dos seus feitos, conquistas e desafios. Ao conhecermos a instituição podemos contribuir para a construção desse caminho que já tem mais de 100 anos", afirmou.

Expectativa

Paulo Silva, aluno ingressante, afirmou que suas expectativas são altas e que anseia aproveitar ao máximo o conhecimento disponibilizado pela instituição. “A aula magna me surpreendeu pela quantidade de dados sobre a Ufam que eu não conhecia, estou animado com o início das aulas", ressaltou.

Já o aluno Bruno Alexsander de “16 anos”, compareceu a aula inaugural acompanhado de seu avô, José Ferreira de “65 anos”. O discente afirmou que estava vivendo um sonho. "Depois de muito estudo estou aqui me preparando para iniciar essa nova etapa. Tenho vontade de atuar na área da saúde desde o ensino fundamental, e não vejo a hora de retornar com o meu conhecimento para a sociedade", disse.