Ufam celebra a conquista das novas instalações do Departamento de Letras Libras

Na tarde da última quinta-feira (9), no setor sul do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi realizada a visita às novas instalações do Departamento de Letras-Libras. Os novos espaços serão utilizados para a realização de atividades acadêmicas voltadas a alunos surdos.

O evento contou com a participação da reitora da Ufam, professora Márcia Perales Mendes; do prefeito do campus, professor Atlas Augusto Bacelar; da diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), professora Simone Baçal; da chefe do Departamento de Letras-Libras, professora Joana Angélica Ferreira Monteiro; e de professores e alunos da instituição.

A coletividade move a instituição

Reitora da Ufam, professora Márcia Perales, fala sobre as conquistas da universidadeReitora da Ufam, professora Márcia Perales, fala sobre as conquistas da universidadeEm seu discurso, a reitoria da Ufam, professora Márcia Perales, falou sobre a importância da união em prol da universidade. Para ela, a conquista do novo espaço é resultado do trabalho coletivo, um dos principais fatores que move a instituição: “Hoje estamos celebrando um novo espaço que é fruto do trabalho em conjunto entre aqueles que acreditam na universidade e se unem para somar e concretizar sonhos. Buscamos condições que melhor atendam aos alunos para que eles tenham um ensino de qualidade. Esse é o objetivo da universidade”, afirmou a reitora.

Na ocasião, a chefe do Departamento de Letras-Libras apresentou à comunidade acadêmica e destacou a importância dos novos espaços que serão utilizados na formação de surdos: “É uma conquista significativa não somente para nós do Curso de Letras-Libras, mas também para toda a universidade que busca aprimorar o ensino superior através da inclusão e da acessibilidade. Agora temos o espaço adequado para realizar um trabalho mais dinâmico e assim colaborar com o desenvolvimento da nossa instituição. É um sonho que se tornou realidade”, declarou.

Professores celebram as novas instalações do Departamento de Letras LibrasProfessores celebram as novas instalações do Departamento de Letras LibrasA professora também destacou a luta pela inclusão social nos cursos de pós-graduação da instituição: “Esperamos que as especializações, os mestrados e os doutorados também abram oportunidades para os surdos. Estamos em uma luta coletiva pelo desenvolvimento. Com o apoio da administração superior e de toda a comunidade acadêmica hoje pudemos comemorar mais um passo dessa caminhada, mas esse não é o final da nossa luta”, concluiu a chefe do Departamento de Letras-Libras.

As novas instalações correspondem a oito salas, todas com “campainha iluminosa”, proporcionando acessibilidade aos surdos. Elas estão distribuídas nos blocos H e J do setor sul. São salas para reunião, secretaria, chefia, coordenação e estúdio para realização de produções em Língua Brasileira de Sinais. Além disso, as salas também dispõem de espaços para professores, copa, CPD (Centro de Processamento de Dados), Pedagogia Bilíngue, sala de estudo e quatro salas de aula, cada uma com capacidade para 30 alunos.