UFAM divulga edital de seleção para o programa de Intercâmbio em Engenharia

A Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/Ufam) abre a partir do dia 13 de março as inscrições para a seleção de candidatos para o programa de intercâmbio Brasil France Ingénieur Technologie 2017 (Brafitec). O programa é resultado de uma parceria entre a Ufam e a Fédération Gay-Lussac (FGL), na França. (Edital anexo)

O intercâmbio, com duração de 01 ano acadêmico (dois semestres consecutivos), visa selecionar estudantes dos seguintes cursos: Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica. Ao todo, o Brafitec oferece 03 (três) vagas para alunos da Ufam, podendo este número ser aumentado caso as outras Instituições parceiras no Brasil – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de São Paulo (USP) – não assumam as 06 (seis) vagas que juntas têm direito.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas de 13 a 30 de março, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20h, na Secretaria do Departamento de Engenharia Química, situado no térreo do Bloco Administrativo da FT, Setor Norte do campus universitário. Os interessados devem apresentar comprovante de matrícula do semestre corrente; histórico escolar atualizado (a partir de março de 2017); Currículo Lattes; uma foto 3x4; carta de apresentação, escrita em português, ao coordenador do Brafitec na Ufam; e carta de motivação, escrita em inglês ou francês. Os documentos devem ser entregues em envelope selado, conforme apontado no edital anexo.

Requisitos

Para participar, o estudante precisa estar cursando pelo menos o 5º período (é vedada a participação a alunos finalistas); ter feito o ENEM a partir de 2009 com nota mínima de 600 pontos; e ter coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a 6,0.

Etapas

O processo seletivo será composto de três etapas: análise documental; exame de proficiência em Língua Francesa (provas escrita e oral), a ser realizado nos dias 3 e 4 de abril, com resultado divulgado no dia 6; e a entrevista, em português, inglês ou francês, com os aprovados no dia 7 de abril. A divulgação do resultado final será feita em 10 de abril, no Bloco Administrativo da FT e no endereço da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII).

Os alunos selecionados para o Brafitec terão direito a bolsa mensal durante o período de intercâmbio, auxílio instalação, seguro saúde e passagem aérea de ida e volta, fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital BRAFITEC_UFAM_2017.pdf)Edital BRAFITEC_UFAM_2017.pdf[ ]218 kB