Aluno da Ufam é premiado em Competição Internacional de Engenharia

Felipe Monteiro estuda Engenharia da Computação na UfamFelipe Monteiro estuda Engenharia da Computação na UfamAluno do curso de Engenharia de Computação da UFAM, Felipe Monteiro, é o primeiro brasileiro premiado no ACM Student Research Competition,  evento promovido pela International Symposium on Foundations of Software Engineering (FSE).

Sob orientação do professor Lucas Cordeiro, Felipe apresentou o trabalho  “Verificação de modelos limitados de sistemas digitais Estado-Espaço” que defende a aplicação de técnica conhecida como Bounded Model Checking na verificação de propriedades de controladores digitais de ponto fixo, componentes utilizados em vários tipos de sistemas, desde roteadores de internet até aviões e foguetes.

Felipe Monteiro chegou ao final da competição juntamente com dois alunos da Universidade de Washington (Seattle/EUA), orientados pelo renomado professor Lucas Cordeiro, que relata ser uma conquista notável e que deve ser comemorada com muito orgulho. 

“O FSE é um grande evento internacional que reúne os melhores nomes na área de engenharia de software e ficamos muito felizes de que nesta edição a Ufam tenha obtido tão inédita premiação”, comenta.

O aluno também explica que a ACM seleciona os trabalhos mais influentes em diferentes ramos da Computação para aplicar à competição e que a seleção se dá em várias fases, sendo que na última fase, os alunos fazem apresentação de 10 minutos sobre a pesquisa e o comitê seleciona os vencedores.

Equipe venceu competição internacional nos Estados UnidosEquipe venceu competição internacional nos Estados Unidos

O evento ocorreu de 13 e 18 de novembro de 2016, na cidade de Seattle, EUA.

 

Sobre o evento

Association for Computing Machinery é uma das organizações mais importantes para pesquisa na área.  Ela promove anualmente a ACM Student Research Competition, que é sediada, após uma seleção criteriosa, nas conferências mais influentes sobre Computação.

Os alunos interessados devem submeter artigo científico, que será revisado pelos organizadores da conferência. Após aprovação, os representantes dos artigos recebem US$ 500,00 para viajarem até o local de apresentação. Onde levam posters com o resumo do trabalho e são avaliados por um comitê especializado.

 

Fonte: Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII/Ufam).