Estudantes do Icomp criam aplicativos móveis que facilitam acesso a serviços

Estudantes do Instituto de Computação da Ufam apresentaram na VII Feira de aplicativos móveis, que ocorre no Centro de Convivência, no setor Norte do campus, aplicativos voltados para atender demandas da sociedade com o objetivo de facilitar o aceso a diversos serviços. O Meu Mercadinho, o Vanmos, Frequência Escolar e o SOS Carros foram apresentados pelos estudantes na quarta-feira, 19, e procuram parceiros e financiadores para aprimorar os aplicativos para o uso popular.

Donos de mercadinhos, condutores de van escolar, donos de oficina, borracharia e guincho podem melhorar o atendimento aos seus clientes de maneira prática, rápida e instantânea por meio do uso de aplicativos móveis (utilizados em celulares e tablets). Os aplicativos passam por ajustes e necessitam de parceiros e financiamento para melhorar seu desempenho.        

O meu Mercadinho quer cadastrar pequenos comércios espalhados pelos bairros de Manaus para facilitar tanto a vida do empresário quanto do consumidor. O aplicativo permite que o usuário acesse as prateleiras do estabelecimento, escolha os produtos, a forma de pagamento e entrega, se prefere que as compras cheguem ao destino ou passe para pegar no mercadinho. O aplicativo está em fase de testes e fazendo contatos. “Meu pai tem um mercadinho e nós fizemos o aplicativo baseado no comércio dele. Uma moça nos procurou e disse que quer testar também”, disse a estudante Karlla Batista. Os contatos podem ser feitos pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Já o Vanmos deve ser lançado no início do ano que vem, com o começo do ano letivo das escolas. O aplicativo permite saber quais as vans cadastradas, qual a localização delas (por meio de GPS), a frequência escolar e troca de mensagem entre auxiliar do condutor e pais. “Já temos o contato com algumas empresas. O aplicativo está em fase de testes. Nesses dois meses, queremos ver o que falta para ajustar para que ele funcione plenamente no ano que vem”, explicou o aluno finalista de Ciência da Computação, Jó Vidal.

O SOS Carros promete ajudar os motoristas que tiverem problemas com seu carro. Um pneu furado, bateria descarregada ou um problema mecânico podem acontecer com qualquer um. O aplicativo vem com a proposta de reunir os serviços de auxílio a esses condutores num só lugar. Para isso, basta que os fornecedores dos serviços entrem em contato com os desenvolvedores dos apps por meio do site http://www.soscarroapp.com.br/.

“Nosso objetivo é incentivar o espírito empreendedor neles. Alguns já montaram empresas e querem levar a ideia adiante, mesmo depois de formados. Já temos alguns exemplos de empresas que nasceram no IComp e deram certo”, afirmação o professor Eduardo Souto, coordenador da VII edição da Feira de aplicativos móveis.