Cerimônia de inauguração da Central Analítica da UFAM tem presença de presidente da Finep

Com o apoio de instituições com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fapeam, da Unisol e da Finep, a Plataforma da Central Analítica proporciona estrutura moderna ao acesso de diversos programas de pós-graduação

 

Criada para dar suporte às atividades de pesquisa, ensino e extensão da UFAM, além da prestação de serviços à comunidade, a Plataforma tecnológica Multiusuária da Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM) foi inaugurada na noite de segunda-feira, 30. A cerimônia contou com a presença de autoridades locais do meio científico, além do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Wanderley de Souza.

 

Com sete laboratórios equipados com aparelhos avançados, a Central Analítica do CAM possui quatro campos de atuação: Química e Microbiologia de Alimentos; Análise de Traços e Química Ambiental; Química dos Produtos Naturais e Química de Materiais. Em cada um desses campos são desenvolvidos produtos como novos alimentos e patentes, laudos técnicos de análises químicas e protocolos de controle de qualidade.

Presidente da Finep, Wanderley de SouzaPresidente da Finep, Wanderley de SouzaNa solenidade de inauguração, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva, ressaltou a participação de entes parceiros da Universidade que contribuíram no processo que resultou na construção da nova estruturada da Central Analítica, bem como de seu funcionamento. A gestora destacou o apoio da Finep, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e da própria Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol). “Desde o início essas instituições tiveram um papel muito importante”, frisou a reitora.

A reitora salientou que a entrega e a inauguração da Central Analítica representa uma conquista da Universidade e de seus parceiros, que investiram esforços para que a plataforma se tornasse uma estrutura completa e bem equipada. “Juntos, podemos usufruir de um espaço como esse que tem tanta qualidade”, declarou. “Cada conquista que a UFAM tem deve ser comemorada com muita alegria e satisfação por todos nós”, expôs.

Diretor do CAM, Spartaco Astolfi FilhoDiretor do CAM, Spartaco Astolfi FilhoO diretor do CAM, professor Spartaco Astolfi Filho, comemorou a aquisição das instalações e destacou o significado da conquista para a Universidade, colaborando para a formação qualificada dos estudantes de graduação e pós-graduação. “A Central Analítica é extremamente importante porque aqui se desenvolvem pesquisas de iniciação científica e tecnológica, especialização, mestrado, doutorado e ainda para a iniciativa privada, que precisa da estrutura”, explicou.

Com o apoio de instituições com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Fapeam, da Unisol e da Finep, a Plataforma da Central Analítica proporciona estrutura moderna ao acesso de diversos programas de pós-graduação. Para o presidente da Finep, Wanderley de Souza, o setor da UFAM é um exemplo da tendência adotada pela financiadora para propiciar o melhor gerenciamento dos equipamentos e dos recursos públicos com a utilização por diferentes usuários. “Sempre foi uma prioridade dar a infraestrutura para que a pesquisa possa ser realizada”, disse. “E esses são os centros que nós queremos apoiar”, revelou.

Professores Wanderley de Souza, Márcia Perales e Teresa Cristina de OliveiraProfessores Wanderley de Souza, Márcia Perales e Teresa Cristina de Oliveira“Vamos pedir para que as pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação supervisionem e criem as condições para que eles sejam efetivamente multiusuários”, adiantou o presidente da instituição que destinou mais de seis milhões de reais para o setor.

Para a diretora da Plataforma Tecnológica Multiusuária da Central Analítica, professora Teresa Cristina de Oliveira, o desafio presente é manter a plataforma funcionando com eficiência. Para isso, a professora declara que a parceira de instituições como a Fapeam é fundamental para garantir a excelência dos serviços oferecidos pela Central Analítica. “Isso é primordial para que continuemos a executar o nosso serviço”, observou. A diretora informou que a plataforma aumentou o número de atendimento as solicitações de análises graças aos equipamentos que possui, entre eles, o de ressonância magnética nuclear (RMN). “Só no primeiro semestre de 2016 já recebemos 170 solicitações de análises, mais do que em todo o ano passado”, afirmou.

A Central Analítica do Centro de Apoio Multidisciplinar da UFAM está localizada no Setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, próxima à Faculdade de Direito. 


Para mais informações sobre a Central Analítica, acesse ca.ufam.edu.br.