UFAM divulga 2ª Chamada da Lista de Espera do PSC 2016

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), divulgou nesta segunda-feira (23), a 2ª Chamada da Lista de Espera do Processo Seletivo Contínuo 2016 (PSC 2016). Classificados devem realizar matrícula institucional entre os dias 30 e 31 de maio, para o campus de Itacoatiara e Parintins, e 2 de junho para os demais campi.

Ao todo são 218 vagas para ingresso no 1º semestre de 2016, sendo 155 vagas para os cursos ministrados em Manaus; 9 para o Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant; 6 para o Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB); em Coari; 7 para Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), em Humaitá; 25 para o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), em Itacoatiara; e 16 vagas para o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), em Parintins. 

Os classificados deverão realizar, de quinta-feira (25) a segunda-feira, 30 de maio, o Cadastro Estudantil no Portal do Calouro, seguindo as instruções contidas na página. Já para a matrícula institucional é necessário observar datas, locais e horários especificados no Edital, que está disponível no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação.

Mais informações pelo telefone:

PROEG: (92) 3305-1481 e 3305-1482.

Palestra sobre Estágio na Ambev está suspensa

 

A palestra sobre o Prgrama de Estágio da Ambev, que seria realizada no dia 1º de junho, às 15h, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam (FCA), foi suspensa.

 

Oportunamente, serão divulgadas novas informações sobre o evento nesta página.

Propesp funcionará nesta terça-feira (24) apenas para recebimento de documentos

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (PROPESP) divulga funcionamento do setor durante a parte da tarde desta terça-feira (24). Serão realizados apenas os procedimentos de recebimento de documentos por conta de uma reunião interna com colaboradores. Durante a manhã o funcionamento do departamento continuará sendo realizado de maneira normal. 

 

 

Sessão de homenagens encerra 3ª Semana de Enfermagem

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (20), o encerramento da 3ª Semana de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O evento aconteceu no Salão de Recepção da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), localizado na Rua Terezina, n° 495, Adrianópolis.

A semana de enfermagem da UFAM teve como tema a História da Associação Brasileira de Enfermagem e contou com a parceria entre o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e a EEM. Para a Enfermeira Carla Karoline dos Santos, da comissão organizadora da Semana de Enfermagem, foi uma experiência de união entre o HUGV e a Escola de Enfermagem. “Foi gratificante estar à frente com essa comissão, composta de nomes tão respeitosos dentro da Enfermagem no Amazonas, e hoje encerramos o nosso evento na EEM, onde há uma história de formar grandes enfermeiros no Estado”, relata.

Segundo a professora Francilene Xavier Ferreira, a participação dos estudantes foi um ponto crucial. “Eles estão participando ativamente do evento, com isso a semana vem sendo proveitosa e está contribuindo para o crescimento profissional dos alunos e o desenvolvimento da Enfermagem”, afirma a docente.

Para a estudante do sétimo período de Enfermagem, Nicole Cristina Cruz, o evento foi um momento crucial da sua graduação. “É muito gratificante para nós, estudantes, aprendermos sobre o significado da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e o que é ser representado por ela. Além do levantamento histórico abordado pelos professores durante a semana, que fez com que sentíssemos mais orgulho desta profissão”

O evento foi encerrado com uma homenagem do grupo “Cuidando com Canto”, formado por alunos da EEM e uma apresentação do grupo Puxirum Musical.

Videoconferência leva capacitação para servidores de unidades da Ufam fora da sede

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) está desenvolvendo o projeto-piloto "Reduzindo distâncias, compartilhando conhecimento", que dará início a uma ação de capacitação nas unidades fora da sede, por meio de novas tecnologias da informação e comunicação - TIC’s -, a partir do segundo semestre de 2016.

O projeto realizou na tarde desta sexta-feira (20), a primeira videoconferência experimental, com servidores e técnicos da unidade de Benjamin Constant. De Manaus, Wellington Gonçalves e Vanusa Firmo, ambos servidores do Departamento de Administração de Pessoas - Dapes - palestraram sobre orientações em relação à área de gestão de pessoal. A abertura da primeira videoconferência foi realizada pelo diretor do Dapes, Luiz Neves Neto. Cerca de 30 servidores da unidade participaram e tiveram dúvidas esclarecidas. Na terça-feira (24), acontece a segunda videoconferência prevista, desta vez com a unidade de Itacoatiara. Mais 30 servidores deverão participar, totalizando 60 técnicos e docentes alcançados.

O projeto-piloto é da ProGesp, em parceria com o Centro de Educação à Distância da UFAM, e tem por objetivo reduzir distâncias e compartilhar conhecimentos, numa perspectiva de redução de custos sem deixar de ofertar capacitação para as Unidades fora da Sede.  Assim, as primeiras Unidades contempladas são Benjamin Constant e Itacoatiara, em um total de duas videoconferências. Conforme sua repercussão, será expandida para as demais unidades fora da sede.

Segundo a pedagoga da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento da ProGesp, Mônica Barbosa, as duas videoconferências são uma preparação para um projeto macro que acontece ainda em 2016. "Itacoatiara e Benjamin Constant já haviam manifestado a necessidade de receber orientações quanto à temática de Direitos e Deveres, além de informações sobre férias. Temos a intenção de elaborar um projeto que vai contemplar as demais unidades fora da sede", sublinha Mônica.

Mestrado Profissional em Cirurgia está com inscrições abertas para exame de seleção

 

A Universidade Federal do Amazonas, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), abre inscrições para o Exame de Seleção de candidatos para ingresso no 2º Semestre de 2016, no curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia (PPGRACI).

Ao todo são oferecidas 20 vagas para o Curso, sendo 16 regulares e quatro suplementares. Estas visam atender a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.  

As inscrições ocorrem no período de 20 de maio a 15 de junho, no site do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia.

A seleção consiste de quatro etapas, sendo que a primeira, prova de conhecimentos, ocorre no dia 22 de junho, de 09h às 12h, em Manaus. O Mestrado em Cirurgia da Ufam se destina aos portadores de diplomas de nível superior nas áreas de Ciências Biológicas e de Ciências da Saúde e em áreas que apresentem interseção de atuação com a Cirurgia, com vínculo empregatício na área, de modo específico ou afim. O edital da Seleção pode ser acessado abaixo, ou no site da Propesp.

Outros editais de pós-graduação

Além do Mestrado Profissional em Cirurgia, a Ufam está com mais dez programas de pós-graduação com inscrições abertas. São eles: Programa de Pós-Graduação em Cirurgia, Programa de Pós-Graduação em Informática, Programa de Pós-Graduação em Química, Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais e Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Geociências, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica, e Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Os editais também estão disponíveis no site da Pró-Reitoria.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital-concurso-ppgraci-2016 (2).pdf)Edital PPGRACI 2016[ ]574 kB

Pesquisa analisa o comportamento de pedófilos em Redes Sociais

Estudante Juliana GorayebEstudante Juliana GorayebA estudante do Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas, Juliana Gorayeb Postal, realizou nesta sexta-feira, a apresentação de defesa de exame de qualificação de mestrado. A defesa ocorreu pela manhã, na sala de seminários do Instituto de Computação da Ufam, no setor Norte do campus, com o título “Identificação de pedófilos em Redes Sociais através de técnicas de Teoria da Informação”.

O trabalho se insere na área da Computação Social, análise do comportamento das pessoas nas Redes Sociais, e tenta identificar o padrão de discurso de pedófilos em Redes Sociais, mais especificamente nas que tem chats (diálogo entre pessoas em tempo real), por meio da análise de conversa de texto no ambiente virtual. É um modelo computacional que pode ser utilizado em qualquer linguagem de programação pra realizar a identificação de um possível pedófilo na rede quando ele escreve.

“A minha pesquisa tenta identificar o padrão de discurso de pedófilos em Redes Sociais. É um modelo computacional que pode identificar, em uma conversa de chat, um pedófilo neste ambiente. Não é um aplicativo para ser usado na identificação de uma pessoa mal intencionada no ambiente virtual. Não posso simplesmente desenvolver aplicações no mestrado, mas uma pesquisa, um estudo que resulte depois em diversos usos. A minha proposta é desenvolver um modelo computacional que descreve o discurso de um pedófilo. Neste momento de qualificação tento mostrar para o corpo docente que o meu tema de mestrado é relevante. Mostrei alguns experimentos para que o meu tema seja aceito, tenho que dar indícios. Espero que o meu trabalho consiga despertar o interesse na área de pesquisa em Computação Social que é uma ciência focada na análise do comportamento das pessoas nas Redes Sociais e que também nos permite estudar outros fenômenos”, disse a estudante, Juliana Gorayeb Postal.

A banca examinadora foi composta pelos professores Eduardo Freire Nakamura (presidente), Carlos Maurício Seródio Figueiredo e Fabíola Guerra Nakamura. Todos do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam.

     

   

Programa de Pós-Graduação Psicologia divulga período de inscrições para Aluno Especial

Entre os dias 23 e 25 de maio o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Ufam (PPGPSI) estará realizando as inscrições para Aluno Especial da Pós-Graduação, período 2016.1. Os interessados devem procurar a secretaria da Faculdade de Psicologia, no horário de 08h às 18h. Os candidatos podem pleitear até duas disciplinas optativas. O formulário de inscrição segue abaixo. Mais informações no telefone: (92) 3305-1181, Ramal 4127. 

Sinetram realiza recadastro do cartão Passa Fácil

O Departamento de Assistência Estudantil (DAEST) informa aos discentes de graduação da UFAM que o processo de cadastro e recadastro do sistema Passa Fácil para 2016 teve início na última quinta-feira, 12 de maio.

O cadastro de alunos de graduação, regularmente matriculados até o dia 16/05, serão validados pela UFAM a partir de segunda-feira, 23 de maio. A partir desta data o aluno deve acompanhar, por meio do site do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinetram), se o seu cadastro está aprovado. Em caso de não-aprovação, o estudante deverá comparecer à recepção da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), munido do comprovante de matrícula.

Durante o período de recesso acadêmico, o estudante tem direito a comprar os créditos pertencentes a cota de férias, equivalente a 32 créditos. Esta cota são para alunos que fizeram matrículas em 2015/2 e fizeram recadastro no Sinetram, solicitado em 2015. O recadastro pode ser feito por meio da página estudantes2.manaus.am.gov.br:8080/sce.  

Museu Amazônico tem programação especial durante esta semana

Exibição do filme no Museu AmazônicoExibição do filme no Museu AmazônicoO Museu Amazônico e o Centro de Artes da Ufam promovem a 14ª Semana Nacional de Museus (em comemoração ao Dia Internacional de Museus, comemorado dia 18 de maio) com uma vasta programação até a sexta-feira, dia 20 de maio. Nesta terça-feira, 17, ocorreu a exibição do filme de animação “A maior flor do mundo” do escritor português José Saramago na biblioteca do Museu. Até a sexta-feira ocorrem oficinas, recreação, show musical e espetáculo teatral, das 8h às 12h.

Nesta manhã de terça-feira, 17, a programação da Semana exibiu o curta de animação “A maior flor do mundo” do escritor José Saramago. A estudante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da UEA, Argicely Lêda de Azevedo, foi convidada para apresentar e mediar o debate sobre o tema do filme exibido. A animação é um conto do escritor sobre o meio ambiente, um garoto e sua inocente relação com a natureza em um ambiente densamente ocupado. É um exemplo de relação harmoniosa entre o homem e a natureza e sua consequente preservação.     

“A Semana de Museus é um evento nacional, mas a nossa proposta é reforçar a nossa pretensão de sempre ser um museu reflexivo. Durante esta semana o público em geral, sobretudo as crianças, vão ter a oportunidade de conhecer  outra forma de museu. Um museu é muito mais que um acervo, que uma peça material, é um espaço de encontro de conhecimento e de reflexão.  Sem dúvida nenhuma, o Museu Amazônico, numa região como a nossa, tem como dever, promover a reflexão para o público em geral, não só pro cientista, mas para aqueles que não têm oportunidades de estarem em espaços como estes de  refletir a sua realidade. Mas do que isso, de valorizar aqueles conhecimentos que muitas vezes ficam fora da universidade, fora da relação de conhecimento como um valor técnico de desenvolvimento, porque o saber que está com as pessoas que vivem numa região como esta é a base de tudo. É esse momento que estamos trazendo para refletir. Esta semana é mais uma oportunidade do Museu de reforçar esta missão que é refletir, refletir, refletir para ser diferente depois” ressaltou a diretora do Museu Amazônico, Maria Helena Ortolan.

A coordenadora do evento, pedagoga da divisão de cultura do Museu Amazônico, Carolina Brandão, disse que a Semana é uma oportunidade de aproximar a comunidade dos museus no Brasil. “A Semana de Museus é uma oportunidade de aproximar os museus da comunidade em geral. É uma semana onde todos os museus no Brasil festejam esta data. Geralmente se organizam a partir de uma programação diferenciada onde tentam atrair o público para os espaços museológicos e realizam um diálogo para mostrar que um museu é muita mais do que um lugar de exposição de objetos. O nosso Museu entende-se ele como um espaço de produção do conhecimento. Um lugar onde se promove uma discussão em torno dos temas da Amazônia, da nossa cultura,  da nossa identidade. Fizemos uma programação, junto com o Centro de Artes, com a ideia de estabelecer um diálogo com a sociedade para que tenham uma outra concepção do Museu”, destacou Carolina Brandão.    

Nota de pesar – servidor Carlos Augusto Lopes

A Universidade Federal do Amazonas informa, com pesar, o falecimento do servidor aposentado da Divisão de Transportes, Carlos Augusto Lopes. O velório está sendo realizado desde 9h na Funerária Almir Neves, localizada na Rua Joaquim Nabuco - Centro.

Ufam abre concurso público para a carreira do Magistério Superior

A Universidade Federal do Amazonas está com inscrições abertas para Concurso Público destinado ao provimento de vagas do cargo Professor do Magistério Superior, edital 025/ 2016. Ao todo são 34 vagas, distribuídas para as unidades acadêmicas da Ufam na capital e em mais três municípios do Amazonas: Instituto de Saúde e Biotecnologia em Coari, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara, e Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia em Parintins.

Inscrições

As inscrições para o então concurso público ocorrem no período de 18 de maio a 16 de junho, e devem ser feitas diretamente na secretaria da Unidade Acadêmica ofertante da vaga para a qual o candidato pretende concorrer, no horário de 09h às 11h e de 14h às 17h.

Provas

O concurso público consta de provas escrita (peso 2), didática  e títulos (ambas com peso 1). A prova escrita será realizada na data provável de 18 de julho.

O edital 025/ 2016 mais Quadro de Vagas e Locais de Inscrições podem ser acessados abaixo, ou pelo site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp).  Telefones: (92) 3305-1478. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Propesp publica resultado preliminar de Iniciação Científica 2016-2017

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) divulga o resultado preliminar dos projetos de iniciação científica 2016-2017, confira o documento em anexo. A pró-reitoria apresenta informações e recomendações que devem ser apreciadas pelos participantes da seleção.

Os docentes que tiverem pendências junto à PROPESP, PROEXT e PROTEC, deverão saná-las até a implementação das bolsas ou início da vigência dos projetos (alunos voluntários).

Os docentes cujos projetos estejam com o status Recomendados com restrição por ausência de pareceres de Comitê de Ética em Pesquisa Humana ou Animal, bem como quaisquer outras licenças exigidas para sua execução, deverão apresentar essa documentação ao Departamento de Pesquisa/PROPESP até a implementação das bolsas ou início da vigência dos projetos (alunos voluntários).

O docente afastado ou licenciado da Instituição em regime integral, para qualquer propósito, inclusive em regime parcial, para cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado, não terá seus projetos implementados.

Os pareceres poderão ser visualizados no Portal Lira apenas pelo módulo pesquisador, ou seja, discentes não têm acesso aos pareceres no módulo aluno.

Submissão on line de projetos recomendados com restrição - 17/05 a 30/05/2016. Os projetos poderão ser submetidos até o dia 30 de maio. O horário limite será às 12h - horário de Manaus.

Resultado de inscrição homologada para professor substituto da Faculdade de Medicina

O Processo Seletivo Simplificado, que oferta uma vaga de professor substituto no curso de Medicina, tem uma candidata cuja inscrição foi deferida: Thaíse da Rocha Cavalcanti.

A seleção é para a área de conhecimento ‘Patologia/Anatomia Patológica’, na classe Auxiliar – Nível 1, com carga horária de 40 horas semanas, conforme o edital nº 016/2016.

O edital está disponível neste link.

Trabalho de estudante de Ciência da Computação da Ufam está entre os dez melhores em congresso

Estudante é destaque em eventos de ComputaçãoEstudante é destaque em eventos de ComputaçãoCom o título “Sobre quadrados mágicos, grafos graciosos e colorações especiais: teoremas, algoritmos e aplicações” a estudante do curso de bacharel em Ciência da Computação do Instituto da Computação da Ufam, Victoria Patrícia Aires, teve seu trabalho de Iniciação Científica - IC - em computação, selecionado entre os dez melhores no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica - CTIC - do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação - CSBC.

O congresso acontece de 04 a 07 de julho em Porto Alegre e terá como tema Computação e Interdisciplinaridade.

O Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação que ocorre durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. O CTIC tem como objetivo incentivar alunos de graduação em computação/informática a produzirem textos científicos originais sobre trabalhos realizados por eles, em temas relacionados.

Vitória já é veterana em participação de projetos científicos e competições acadêmicas. Ainda no 3º período do curso, sua equipe foi classificada para a final brasileira da Maratona de Programação (The ACM-ICPC) e se destacou como a melhor dentre as oito equipes compostas somente por alunas. Ela também participou da "International Women's Hackathon", promovida pela Microsoft Research, quando compôs a equipe que representou a América Latina e desenvolveu um aplicativo que dá dicas de maquiagem com base na propriedade matemática da "regra áurea" - a "Make UPhi", e faz parte do projeto "SciTechGirls" do programa "Cunhantã Digital", que incentiva a maior participação de mulheres em cursos e profissões de Computação e exatas.

“Este ano estamos marcando presença novamente entre os 10 melhores trabalhos de Iniciação Científica em Computação do Brasil, por meio do CTIC – CSBC. O trabalho da aluna do nosso curso de Bacharel em Ciência da Computação - IComp/Ufam -, foi selecionado entre os 10 melhores do CTIC - Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica do CSBC 2016 e será publicado nos anais do congresso. Iremos enviar a versão final e após isto escolherão os três melhores que serão apresentados durante o Congresso 2016”, explicou a orientadora da estudante, a professora do IComp Rosiane de Freitas Rodrigues.

Dia do Zootecnista tem Seminário sobre produção animal, na UFAM

Alunos do projeto Centro Acadêmico de ZootecniaAlunos do projeto Centro Acadêmico de ZootecniaO Centro Acadêmico de Zootecnia (Cazoo) realizou nesta sexta-feira (13), o 3º Seminário de Produção Animal, que teve palestras de profissionais da área e apresentação de resultados de pesquisas.  O evento aconteceu no Auditório Samaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul do Campus Arthur Virgílio Filho, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O evento é realizado em alusão ao Dia do Zootecnista, comemorado no dia 13 de maio. A organização do Seminário é parte do projeto de extensão Café Científico, desenvolvido por alunos do curso. Segundo a coordenadora, professora Roseane Oliveira, o projeto tem o objetivo de difundir a pesquisa na área de produção animal do estado. “É um projeto recente e que já está tendo uma dimensão considerável”, destacou.  

A pesquisadora em Zootecnia, Marilza Oliveira, foi uma das convidadas a palestrar no evento. Ela abordou a fertilização de ovinos da raça Santa Inês, que foi tema de sua dissertação de mestrado. “A pesquisa consistiu em identificar características de proteínas do plasma seminal associados à fertilização”, explica.

Ainda segundo Marilza, o objetivo do estudo é alcançar um melhoramento genético dos animais da região. Com o resultado, foram identificadas três proteínas associadas à fertilidade, que poderão futuramente ser detectadas por meio de um reagente. “Será possível observar se os animais são bons reprodutores desde o nascimento”, ressaltou.

A zootecnista Meyb Seixas atua na coordenação de pecuária da Secretaria de Estado de Produção Rural. Durante o evento ela falou sobre seu trabalho na secretária, dentro do Programa para o Desenvolvimento da Ovinocaprinocultura no Amazonas. “Quero que os alunos tenham um panorama da área, das fragilidades do mercado local”, ressaltou. “A ovinocaprinocultura pode se tornar uma atividade econômica viável no estado e consequente surge a necessidade de mão de obra”.

Entre as pesquisas apresentadas durante o Seminário, estavam:

- “Avaliação e descrição do comportamento sexual nas diferentes fases do ciclo estral por citologia vaginal em cadelas de diferentes raças em Manaus”, por Márcia Lorena Monteiro da Silva.

- “Produção e caracterização físico-química de colágeno da bexiga natatória de tambaqui”, por Ingrid Campos Castro.

- “Sexagem em tartaruga da Amazônia baseado na fisiologia hormonal, anatomia e histologia das gônodas”, por Tayanne da Silva Lopes.

- “Avaliação do desempenho reprodutivo de ovinos Santa Inês submetidos aos protocolos de curta e longa duração para sincronização do estro”, por Paula Natália Martins Rodrigues.

- “Identificação e caracterização de proteínas do plasma seminal associado à fertilidade em ovinos da raça Santa Inês em Manaus-AM”, por Marilza Assunção de Oliveira.

 

Universidade na Escola: alunos da Escola Estadual Marcantônio Vilaça em contato com a Engenharia Elétrica

O Projeto Universidade na Escola propõe uma aproximação das instituições de ensino médio junto à Universidade Federal do Amazonas (UFAM), coordenado pelo professor Helder Silva, do curso de Engenharia Elétrica, as atividades são compostas por palestras e visitas aos laboratórios organizadas e guiadas pelos próprios estudantes de graduação.

O professor Helder explica que o projeto começou a tomar forma a partir da troca de ideias com uma de suas alunas. "Comentando sobre a necessidade de pesquisadores dentre os alunos, uma das nossas alunas que é envolvida com pesquisa falou sobre a escola onde cursou o ensino médio, que foi o Marcantônio Vilaça", conta o professor enquanto acompanhava os monitores e alunos, que movimentaram os corredores da Faculdade de Tecnologia (FT) na manhã desta sexta-feira (13). 

Alunos finalistas da Escola Estadual Marcantônio Vilaça visitam a UfamAlunos finalistas da Escola Estadual Marcantônio Vilaça visitam a Ufam

Durante a visita no Laboratório de Automação Industrial e Robótica, os estudantes fizeram perguntas a respeito do funcionamento do protótipo de um elevador desenvolvido pelos alunos da graduação. Mateus Lima, discente do sétimo período de Engenharia Elétrica Eletrônicaacompanhou e orientou os secundaristas e ressaltou a importância do projeto em sua formação. "Você sente uma grande responsabilidade porque num determinado momento você está no ensino médio, tendo que tomar decisões, no outro você já está na Universidade com o resultado das decisões que você tomou". 

"Acredito que quebra os paradigmas da Engenharia, mostra que o curso apesar das dificuldades ainda é muito gratificante e através do projeto podemos trazer talentos para cá. Talentos que muitas vezes estão indecisos, gostam da Matemática e Física, mas não sabem se daria certo. Pessoas que podem melhorar e agregar para o curso", complementa o monitor e graduando.

Paula Caroline Costa é uma das alunas do terceiro ano da Escola Estadual Marcantônio Villaça que visitou a Ufam através do projeto Universidade na Escola e avaliou positivamente a programação. 

"Foi interessante porque a gente conseguiu enxergar que as coisas que aprendemos no Ensino Médio realmente podemos usar por aqui. É um pensamento comum achar que nunca mais vamos usar as coisas que estão sendo ensinadas", relata a finalista, que ao ser questionada sobre o que mais chamou sua atenção na atividade, disse:

 "Os drones com certeza. Essa parte da robótica me impressionou muito. Ver como são montados e que recursos eles usam para isso. Eu e meus amigos ficamos muito contentes de poder ter essa oportunidade porque não é sempre que ela surge", comenta a estudante. 

Para o professor Helder, mais importante ainda que o contato dos secundaristas com a Universidade, é necessário estabelecer canais de comunicação que aproximem cada vez mais a sociedade da Academia. "A criação do Canal do Saber também faz parte da proposta do projeto, voltado a captar ideias inovadoras que estejam diretamente associadas à área da Engenharia Elétrica. Através do Canal, os alunos do Ensino Médio das escolas de Manaus e do Amazonas poderão depositar suas ideias", comenta o professor e coordenador do projeto.

Com o decorrer do projeto estima-se que a distância entre os alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior seja diminuída, ao mesmo tempo, é possível desenvolver nos alunos de graduação um espírito solidário trabalhando em sua formação a consciência social. O saldo positivo é devolvido para a sociedade: a possibilidade de um maior número de alunos oriundos de escolas públicas nas universidades e também em cursos como a Engenharia Elétrica.

Faculdade de Medicina divulga calendário para seleção de professor substituto

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (FM/UFAM), divulga nesta sexta-feira (13), o calendário para a seleção de professor substituto, em caráter temporário, referente à área de Anatomia Patológica – Patologia Geral.

O Edital de abertura n° 016/2016, Processo Simplificado para Contratação de Professores Substitutos, foi destinado para o preenchimento de 79 vagas e contemplou não só a Faculdade de Medicina, como também outras unidades acadêmicas da UFAM, assim como quatro campi localizados fora da sede. O edital está disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Segue em anexo, o calendário de seleção.

Para mais informações, entrar em contato com a Faculdade de Medicina pelo telefone: (92) 3305-4951 ou (92) 3305-4952

Curso de Rugby é oferecido a professores de Educação Física da escola pública

professores de Educação Física jogam Rugby em cursoprofessores de Educação Física jogam Rugby em cursoO projeto de extensão (Pibex) Escolinha de Rugby da Ufam promoveu nesta sexta-feira, 13, o curso “Clínica de Rugby escolar” direcionada a professores de Educação Física da rede pública de ensino. O curso de iniciação ao Rugby tem como objetivo sensibilizar professores das escolas públicas de Manaus a difundir o esporte entre crianças e jovens.

Com o objetivo de difundir a prática do Rugby entre crianças e jovens de Manaus o projeto de extensão “Escolinha de Rugby da Ufam, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, promoveu nesta sexta-feira, o curso “Clínica de Rugby escolar”, ministrado pelo professor de Educação Física da Confederação Brasileira de Rugby – CBRu -, Arnaldo Montenegro. Em torno de 41 professores de Educação Física, todos de escolas públicas, participaram do curso nesta manhã e receberam informações sobre o esporte no Brasil e no mundo, como também, orientações sobre regras, táticas, dados estatísticos e metodologia.

O coordenador do projeto “Escolinha de Rugby da Ufam, Afonso Celso Brandão Nina, destacou que o curso é pra incentivar professores e acadêmicos de Educação Física a implantarem o esporte nas escolas e em comunidades. “O curso faz parte das atividades previstas do projeto e busca divulgar as características do Rugby como uma ferramenta educacional, dentro do conceito de esporte educacional, e esclarecer as regras, os objetivos, os valores sociais como disciplina, sociabilidade. Nosso público alvo são professores e estudantes de Educação Física”, disse o coordenador.

“Colocar um esporte novo na escola estimula os alunos. Fazer este curso é importante porque a implantação de um novo esporte requer conhecimento das regras e suas características. As escolas municipais já iniciaram a implantação do esporte, por meio do projeto Transforme, e nós professores começamos a desenvolver o esporte. Estar aqui no curso melhora as informações sobre o Rugby e facilita a explicação para os alunos de sua pratica

“Os professores estão aqui para praticar o que os seus alunos vão vivenciar. Experimentar novidades, a bola, saber das regras e depois estar se divertindo. O principal do Rugby é se divertir e depois tocar para um próximo estágio participar do festival e a aulas mais sistêmicas”, ressaltou o Arnaldo Montenegro.

O curso terá continuidade nesta tarde, com outra turma de professores, das 14h às 18h, e no sábado, 14, das 14h às 18h. 

Faculdade de Medicina divulga calendário de atividades referente ao Concurso Público para Professor de Carreira - área Traumato-Ortopedia

A Comissão de Concurso para a Carreira do Magistério Superior, da Faculdade de Medicina da Ufam divulgou o novo calendário de atividades pertinentes ao Concurso Público, Edital 81/2015, para Professor de Carreira - área Traumato-Ortopedia.

O Concurso foi destinado ao preenchimento de 20 vagas para professor de Magistério Superior, e contemplou não só a Faculdade de Medicina (FM), como também outras unidades acadêmicas da Ufam. O edital está disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp). 

3ª Semana de Enfermagem inicia reafirmando parceria entre EEM e HUGV

Integração entre profissionais da EEM e do HUGV é objetivo de eventoIntegração entre profissionais da EEM e do HUGV é objetivo de eventoA Escola de Enfermagem de Manaus (EEM) e o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) promovem até o dia vinte de maio, a 3ª Semana de Enfermagem da UFAM. Homenagens,  mesas-redondas e minicursos são algumas das atividades do evento que aborda os 90 anos da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). A abertura oficial da Semana contou com a presença dos gestores da Universidade e de representantes da categoria. A solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, no auditório Doutor Zerbini.

Com a participação de estudantes, docentes e profissionais da área, a Semana de Enfermagem comemora conquistas da categoria e discute perspectivas em âmbito nacional e local. Para a reitora da UFAM, professora Márcia Perales Mendes Silva, o evento é uma importante oportunidade para a reflexão conjunta sobre as dimensões técnica ou científica, como também, acerca da análise socio-política da profissão. A gestora destacou a construção do novo HUGV como grande conquista da Universidade, principalmente, para a área de Saúde, cujo profissionais terão em breve novas instalações para realizar suas atividades. "É um investimento alto que está sendo feito para que tenhamos melhores condições de trabalho, de formação, de atendimento e, com isso, possamos aumentar o que já é tão forte em relação à credibilidade que o hospital tem", declarou.

Uma das homenageadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Ale-AM) em sessão a ser realizada nesta quinta-feira, a diretora da EEM, professora Nair Chase, apresentou as principais ações da EBEn nos 90 anos de existência do órgão e ressaltou o significado da parceria entre a EEM e o HUGV para a realização do evento. "Essa é uma das iniciativas que tomamos rumo à integração entre ensino e serviço", disse, citando a participação em comissões e na construção de procedimentos operacionais padrões como exemplos de demais ações neste sentido. "O entendimento de que uma profissão só seria reconhecida se tivesse uma associação e uma revista foi a mola propulsora para a cração da ABEn", expôs a diretora, relembrando o ato ocorrido em 12 de agosto de 1926, no Rio de Janeiro.

Evento segue até dia 20 de maioEvento segue até dia 20 de maio

O superintendente do HUGV, Rubem Alves Júnior, destacou o diferencial da equipe de Enfermagem da unidade de médica da UFAM. De acordo com ele, os profissionais estão cada vez mais buscando a qualificação profissional em níveis de mestrado e doutorado, o que é incentivado pela Universidade. "São pessoas que voltam com expertises e precisam ser aproveitadas", comentou.

O papel da Enfermagem na política nacional de atenção à saúde foi o ponto destacado pelo presidente da ABEn – Amazonas, Esron Rocha. Segundo o presidente, é necessário considerar o que foi feito nesses 90 anos para que se possa reavaliar a atuação da categoria. “Precisamos repensar sobre as práticas clínicas da Enfermagem, sobre os papeis políticos que ela conquistou até o momento”, afirmou.  

Além da sessão comemorativa em homenagem aos profissionais da área na Ale-Am, a programação da 3ª Semana de Enfermagem terá amanhã, 13, o I Seminário de Pesquisa em Enfermagem, onde será exposta a produção científica da EEM e do HUGV. Na segunda-feira, 16, estão previstas a palestra "Perspectivas das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Enfermagem" e a mesa-redonda "Resgate Histórico da ABEn - Amazonas". Nos dias 12 e de 17 a 18 de maio ocorrerão os minicursos sobre "Ventilação Mecânica Básica" e Monitorização em UTI", ministrados respectivamente por Thais Motta, fisioterapeuta do HUGV e David Márcio Barreto, da EEM. Outros cinco minicursos também compõem a programação.

Confira a Programação completa:

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (PROGRAMACAO_FOLDER_3ª SEMANA DE ENFERMAGEM.pdf)Semana de Enfermagem 2016[ ]1246 kB

Ambev ministra palestra sobre Programa de Estágio 2016

Com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), representantes da companhia multinacional Ambev ministraram palestra a fim de incentivar e tirar dúvidas dos estudantes sobre processo de seleção

Na manhã desta quarta-feira (11), estudantes, professores e profissionais se reuniram no Auditório Sumaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) para conhecer a história, cultura e oportunidades oferecidas pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), responsável pela produção de uma vasta lista de bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

O professor Francisco Adilson Hara, responsável pelo Departamento de Programas Acadêmicos (DPA), esteve presente durante a ação. O público era formado em sua maioria por estudantes de graduação da área de exatas da Universidade, a apresentação ficou por conta do time de vendas e produção da empresa. Durante a apresentação foram usados vídeos, métricas de sucesso da empresa e também um passo a passo no intuito de atrair candidatos às vagas que estão sendo oferecidas pela companhia.

Seleção para estágio na Ambev terá etapas onlineSeleção para estágio na Ambev terá etapas online

Segundo o gerente de vendas Wilton Souza, o Programa de Estágio Ambev oferece oportunidades reais de crescimento na empresa. "Na companhia, um estagiário é tratado como profissional e é reconhecido por isso. Buscamos desenvolver as lideranças de cada estudante que se adapta facilmente já que proporcionamos um ambiente informal tanto na vestimenta quanto no diálogo, mas, é claro, sem nunca perder o respeito ou deixar as responsabilidades de lado", esclarece o profissional. 

Presente em mais de 16 países, a Ambev integra o grupo de multinacionais que escolheram Manaus para produzir seus produtos. Yan Franco é Supervisor de Produção, egresso da Ufam do curso de Engenharia de Produção e ressalta a importância da produção manauara para a marca.

"Atualmente todas as rolhas da Ambev são produzidas em Manaus e vão para todos os estados do país. Ou seja, se um amigo seu do outro lado do país toma uma Brahma, Antártica ou Skol, a rolha daquele produto saiu daqui. E não só no Brasil, já que também estamos exportando", explica o profissional que entrou na empresa através do Programa de Estágio. "Na minha graduação eu não tive oportunidade de conhecer as pessoas da empresa, saber o que eles faziam e como faziam. A minha dica para quem quer entrar no estágio é tentar, essa é a palavra-chave e só de estar aqui na palestra, demonstrar esse interesse, apesar da época de férias, já é um grande começo" ressalta Yan. 

Bastante enfatizado pelos palestrantes, a cultura da Ambev foi um dos principais atrativos observados pelos estudantes interessados no Programa de Estágio. Cacterísticas como inovação, simplicidade e tecnologia foram relacionadas aos valores da empresa durante a palestra. As oportunidades de estágio estão sendo ofertadas para todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis. Através de três provas online o candidato pode demonstrar seu interesse e conhecimento para adquirir a vaga. Em seguida, uma dinâmica presencial será marcada com os selecionados e daí em diante uma série de entrevistas com gerentes locais.

O time de palestrantes da Ambev explicou que o foco de recrutamento está sendo realizado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) por serem as duas instituições que mais aprovaram estagiários nas últimas edições do programa. A equipe também alerta para o cuidado no momento da inscrição: utilizar um e-mail que o candidato olhe frequentemente e realizar as provas online com uma conexão boa de internet e em local onde a concentração possa ser utilizada. O estágio é de 6h diárias flexíveis, oferece além do salário, os aprovados receberão vale transporte e alimentação. As inscrições podem ser feitas através do site www.queroserambev.com.br

Curso de Artes divulga a lista dos candidatos selecionados para a Oficina de Modelagem de Personagens

O Departamento de Artes da Ufam divulgou nesta manhã a lista dos selecionados para o Projeto de Atividade Curricular de Extensão, Oficina de Modelagem de Personagem com Polymer Clay. São eles:

 Andrey de Oliveira Souza

Andreza Cristina da Costa Santos

Bruna Mazzotti Quintanilha

Fernando Matos

Ítalo de Barros Gonçalves

Jayme Macedo Emmes Filho

Jonas Rodrigues Pires

Matheus Henrique Reis Ferreira

Péricles Dias

Rayssa Tavares de Freitas

Vanessa Pires

Victor Vasconcelos

A Oficina ocorre no período de 16 a 20 de maio, no horário de 14h às 18h, no Laboratório de Cerâmica/Escultura do Departamento de Artes, localizado no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), setor norte do Campus Universitário. Informações pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou pela rede social facebook.com/figuresinclay. Telefone: (92) 3305-4623.

Notícia relacionada

Curso de Artes está com inscrições abertas para a Oficina de Modelagem de Personagem

CMA abre inscrições para o EAVS para estudantes universitários

O Comando Militar da Amazônia (CMA) promove o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para estudantes universitários. As inscrições começam a partir das 12h, do dia 23 de maio, por meio do e-mail estagionaselva_inscriçãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Neste devem constar nome completo, identidade, universidade, telefone e e-mail. A atividade ocorre no período de 5 a 7 de julho, na base de selva do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), nas proximidades de Manaus.

As vagas são para estudantes universitários de todas as instituições de Manaus. Os cem primeiros inscritos serão matriculados e os seguintes comporão uma lista de reservas (caso ocorra alguma desistência, o próximo da lista será convidado). Os concludentes do Estágio de Adaptação à Vida na Selva receberão diploma de conclusão com a respectiva carga-horária.

Os candidatos receberão a confirmação de inscrição via e-mail e os selecionados devem comparecer a uma reunião que ocorre no dia 4 julho, às 10h, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (aeromóvel) para o recebimento de material. O 1º BIS localiza-se na Avenida São Jorge, nº 650, zona Oeste de Manaus. Os interessados podem fazer contato com o assessor de Relações Institucionais do CMA, Gen. Bda R/1 Franklimberg Ribeiro de Freitas para mais esclarecimentos por meio dos telefones (92) 9 9110-0985, (92) 3659-1119 ou e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ainda com o coronel Dovanil Ferras Camargo Júnior, pelo telefone (92) 99114-7287.

Próximas reuniões do Conselho de Administração e Universitário ocorrem nos dias 16 e 17 de maio

A Secretaria dos Conselhos Superiores da Universidade Federal do Amazonas (SECONS/UFAM) informa o calendário de reuniões do Conselho de Administração e Universitário para o mês de maio.

A Reunião ordinária do CONSAD está agendada para a próxima segunda-feira,16,  e a reunião Ordinária do Consuni será realizada na terça-feira,17 de maio. As pautas podem ser conferidas em anexo.

Os encontros deliberativos ocorrem no Plenário Abraham Moysés Cohen, localizado na Faculdade de Direito (FD), setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, das 08h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.

UFAM realiza curso de Metodologia a distância

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), através da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento (CTD) e em parceria com o Centro de Educação a Distância (CED), irá realizar do dia 30 de maio ao dia 14 de julho de 2016 o curso de Metodologia do Ensino Superior à Distância.

O curso oferece um espaço de percepção e desenvolvimento de um conjunto de saberes, procedimentos, recursos, atitudes e habilidades necessárias à realização do trabalho pedagógico na Educação Superior e à reflexão crítica. O discente terá acesso a uma educação mais flexível, podendo gerenciar com autonomia o seu horário e local de estudo.

CURSO

Com uma carga horária de 60 horas, as aulas, ministradas pela professora Guilhermina de Melo Terra, irão abordar os seguintes temas:

  • Abordagem teórico-prática da Educação Superior;
  • Planejamento das atividades educacionais;
  • Projeto de pesquisa;
  • Normalização do Trabalho Científico.

Os interessados em participar do curso, devem preencher o documento em anexo e encaminha-lo para o CTD, localizado no Prédio da Reitoria, setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Requerimento_de_Inscrição_Evento_Interno_de_Capacitação (1).doc)Requerimento de Inscrição CTD[ ]1167 kB

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação elabora seu planejamento para 2016-2017

Planejamento está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam, aprovado em 2015

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, setor norte do CampusCentro de Tecnologia da Informação e Comunicação, setor norte do CampusEm novembro de 2015 o Conselho Universitário da Ufam aprovou em reunião extraordinária o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez anos. O Plano foi produzido em aproximadamente dois anos, e contou com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). [Leia mais]

Com a aprovação do PDI, as unidades acadêmicas e órgãos suplementares da Ufam passaram elaborar os planos de ação para 2016-2017. Um dos órgãos foi o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), antigo Centro de Processamento de Dados (CPD).

Desde o início do ano o CTIC, sob orientação da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), vem realizando uma série de reuniões com diversos setores para alinhar as ações de TIC dentro da Ufam, de forma que os objetivos do PDI possam ser realizados com sucesso até 2026. Participaram das reuniões a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Pró-Reitoria de Administração (Proadm), Pró-Reitoria de Extensão (Proext), Centro de Educação à Distância (CED), Biblioteca Central e Prefeitura do Campus Universitário (PCU).

Durante os encontros, foram identificadas e expostas as principais demandas que cada coordenação do CTIC já havia mapeado na Ufam e do novo PDI, bem como foram adicionadas as novas demandas dos setores. A construção do planejamento contou com várias reuniões entre o Diretor do CTIC e os seis coordenadores (Sistemas, Infraestrutura, Serviços, Projeto, Segurança e Comunicação). Estes faziam interface de suas equipes, possibilitando, assim uma produção coletiva na medida do possível. Os coordenadores utilizaram ferramentas pertinentes à construção do planejamento como análise de SWOT, Balanced Scored Card (BSC) e Matriz de Gravidade, Urgência e Tendência (GUT). Estas três são utilizadas na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas.

“Os temas abordados nas reuniões foram sempre relacionados ao processo de planejamento e aos itens que compõem um planejamento estratégico: missão, visão, valores, objetivos estratégicos, metas, indicadores, ações e alinhamento com PDI, sendo que todos esses itens foram validados em uma reunião com todos os colaboradores do CTIC no início de maio”, afirma Ronny Peterson, diretor.

O próximo passo é a elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) para aprovação e formalização do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação. Segundo Ronny, “o PDTIC é um avanço do ponto de vista da governança de TIC e a intervenção no setor de tecnologia de informação e comunicação será feita a partir de um plano, pré-elaborado, com metas onde o objetivo fundamental é melhorar a qualidade de serviços da Ufam através do seu alinhamento com PDI”.

Serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação

Ao longo dos anos o CTIC executa ações que agregam valor à Ufam. Dentre as inúmeras implantações, estão:

- DataCenter (um dos mais modernos do Amazonas);

- Telefonia VoIP (melhoria da qualidade do serviço e redução da conta de telefonia fixa da Ufam);

- Rede Wifi-Zone-Ufam;

- Implantação do anel de fibra ótica no Campus Universitário;

- Vigilância Eletrônica (câmeras e sala de monitoramento);

- Plataforma padronizada para páginas institucionais através do Joomla, gerenciador de conteúdos dinâmico e eficiente;

- Implantação da Escola Superior de Redes, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) na UFAM;

Portal E-campus para professores e alunos;

- Implantação do Eventos Ufam

- Sistema de compras de ticket´s do Restaurante Universitário;

- Sistema de inscrição da Comissão Permanente de Concursos (Compec);

- Implantação de plataformas para revistas eletrônicas, coleta de dados para o Ministério da Educação (MEC);

A curto prazo o CTIC vem realizando expansão das soluções de telefonia VoIP, Rede Wifi, expansão da capacidade de processamento e armazenamento do DataCenter, expansão da solução de câmeras de vigilância, e implantações de sinalização digital, salas de videoconferência e otimização de sistemas já implantados, bem como implantação de novos.

A médio prazo estão a consolidação da Escola Superior de Redes da RNP; a consolidação de boas práticas de gestão de TIC e governança; a execução contínua de uma plano de capacitação; a informatização de processos que ainda não foram contemplados com sistemas; atualização de soluções de hardware e software; e implantação de um novo sistema integrado de gestão.

A longo prazo o CTIC prevê projetos mais voltados para soluções que visem economia de recursos financeiros e alinhamento com questões ambientais, tais como tratamento de lixo eletrônico e implantação de energia solar para atender o DataCenter, bem como soluções alinhadas aos objetivos do PDI da Ufam.

Professores discutem Interiorização da Psicologia na Amazônia

Docentes apresentam resultado de pesquisasDocentes apresentam resultado de pesquisasO núcleo Manaus da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), realizou na noite desta segunda-feira (9), a palestra "Interiorização da Psicologia”. O evento ocorreu às 18h, no Auditório Samaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

O objetivo do evento é apresentar o resultado de pesquisas e discutir a expansão do ofício do psicólogo nas regiões mais afastadas dos centros urbanos. Os palestrantes convidados foram os professores da Faculdade de Psicologia (Fapsi), Ana Cristina Martins, Eliana Rodrigues e Marcelo Calegare. 

 

O professor Marcelo é responsável pelo lançamento do livro "Nos interiores da Amazônia: Leituras Psicossociais”, em que organizou 13 artigos produzidos em vários estados da região Norte, incluindo Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Acre. "Os referenciais da psicologia são referenciais urbanos, estamos aqui num momento de problematizar isso”, explicou. "Os psicólogos e psicólogas estão indo mais pros interiores e tendo que lidar com essa realidade”.

 

Já a professora Eliana Rodrigues desenvolveu durante um ano, uma pesquisa que envolveu 60 pessoas residentes de uma comunidade de casas flutuantes no município de Coari, no Amazonas. O objetivo segundo ela é conhecer os aspectos sociais e psicológicos deste tipo de moradia. “Observar uma construção da subjetividade, identidade do lugar”, afirmou. "O fato da pessoa viver em uma casa flutuante tem a ver com a construção da própria identidade. É diferente de morar em terra firme”.

 

A professora Ana Cristina Martins apresentou o resultado da tese de doutorado feita em áreas de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). "Procurei fazer essa relação entre a psicologia e alguns fundamentos das demais áreas das ciências sociais acerca da percepção que as famílias que residem lá têm sobre as políticas públicas, de educação, de assistência técnica, produção e de saúde”, destacou. 

Departamento de Administração de Pessoal disponibiliza cronograma da folha de pagamento de maio/2016

O Departamento de Administração de Pessoal (Dapes), vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), disponibiliza (em anexo) o cronograma da folha de pagamento do mês de maio 2016, da Secretaria de Gestão Pública (Segep), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog).

O fechamento da folha do mês de maio/2016 está previsto para sexta-feira (13). A ProGesp orienta as unidades administrativas e acadêmicas a ficarem atentas aos prazos. Documentos, processos e atos que incidem na folha de pagamento, entregues fora dos prazos estabelecidos, terão seus registros providenciados somente na folha de pagamento do mês subsequente. A prévia do contracheque estará disponível a partir de segunda-feira, 16 de maio. 

ProGesp: (92) 3305-1478 / 1479

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Site: http://progesp.wix.com/progesp

Confira lista de inscrições homologadas e bolsas do PROFMAT

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulga a lista dos candidatos que tiveram inscrições homologadas para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), além da relação dos candidatos que devem ser contemplados com a bolsa de estudos da CAPES.

O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional.

O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente.

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

ALEX FERREIRA MAIA

ANDERSON BRAZ DE SANTANA

ANSELMO LUÍS CORRÊA DA SILVA

ARTHUR SILVA LOPES

CARLOS ADALTO SEIXAS PANTOJA

CHAYSE PINHEIRO TEIXEIRA

DANIEL SOMBRA DA SILVA FILHO

EDILSON BENTES DE CASTRO

EVERTON DE ARAÚJO MORAES

FELIPE ARANTE MATOS

GUTEMBERG LEÃO BRASIL

HERMINIO EDSON MAIA SANTANA

JOÃO LUIZ DA SILVA FERNANDES 

JOSUÉ CLÁUDIO SOARES PEREIRA 

LUCAS DA COSTA ARAUJO

LÚCIO ALMEIDA DO NASCIMENTO JÚNIOR

LUZELY COELHO RIBEIRO

MANOELA FRANCO DA SILVA

MANUEL DE PAULA NETO

MARCELO LUIZ LOPES ROCHA

MARIA VALDEIDA DO VALE CUNHA

MARIO ANDRE NUNES RODRIGUES

NILTON MIGUEL DA SILVA

RAUL OLIVEIRA DA SILVA

RILNER MOREIRA DA CONCEIÇÃO

RODRIGO DA SILVA SOARES

ROSILEI CARDOZO MOREIRA

RUI GUILHERME DE DEUS CARVALHO RIBEIRO

SHERNUBIO LIMA DA SILVA

VALCINEIDE DOS SANTOS MALTA

 

CONTEMPLADOS COM BOLSA CAPES 

ALEX FERREIRA MAIA

ANSELMO LUÍS CORRÊA DA SILVA

ARTHUR SILVA LOPES

CHAYSE PINHEIRO TEIXEIRA

DANIEL SOMBRA DA SILVA FILHO

EVERTON DE ARAÚJO MORAES

FELIPE ARANTE MATOS

MANOELA FRANCO DA SILVA

MARCELO LUIZ LOPES ROCHA

RAUL OLIVEIRA DA SILVA

ROSILEI CARDOZO MOREIRA

SHERNUBIO LIMA DA SILVA

VALCINEIDE DOS SANTOS MALTA