Orientação Normativa para servidor público é discutida no ENDP 2014

A palestra `Tempo de Serviço Especial Análise das ON 15, 16 e 17´ proferida pela consultora em Capacitação de Legislação de Pessoal, Vânia Prisca, reúne representantes das Instituições Federais de Ensino com intuito de integrar e discutir temas relativos à área de gestão de pessoas. O evento faz parte da programação do XXXIV Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal e Recursos Humanos das Instituições Federais de Ensino (ENDP 2014) ocorrido nesta terça-feira, 2, no auditório Eulálio Chaves.

Leia mais...

CONSEPE divulga decisões de reunião realizada dia 29 de agosto

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão divulga decisões da reunião realizada no dia 29 de agosto.
 

 

 
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Decisões CONSEPE.pdf)Decisões CONSEPE.pdf[ ]156 kB

Palestra discute Análise Computacional de Comportamento em pessoas com doenças degenerativas na Faculdade de Tecnologia

A tecnologia encontra seu fundamento na possibilidade de transformação que envolve suas ferramentas e seus sistemas. Para apresentar a aplicação da Análise Computacional do Comportamento (CBA) na realidade social, o pesquisador Thomaz Ploetz, da Universidade de New Castle (Reino Unido), usou exemplos que investiga acerca das doenças Autismo, Síndrome de Parkinson e Demência. O evento, que faz parte de um Ciclo de Palestras, ocorreu no dia 1º de setembro, na Faculdade de Tecnologia (FT).

Com a proposta de apresentar uma visão geral sobre a CBA (em inglês, Computacional Behavior Analysis), o professor apresentou uma avaliação objetiva para a assistência eficiente em três casos de doenças em que os acometidos têm comportamento alterado. Nesses casos, foram criadas ferramentas para que diferentes reações fossem avaliadas pelos pesquisadores em situações criadas pelo grupo de pesquisa coordenado por Ploetz. Segundo ele, há as etapas de captura dos sinais de comportamento, medição de variáveis ​​comportamentais e compreensão deles por meio de avaliações automáticas.

Ao explorar o trabalho inclusivo realizado pelo grupo de pesquisa da Universidade de New Castle, o objetivo foi evidenciar os avanços técnicos que facilitam a utilização da CBA em ambientes reais. De acordo com o professor, CBA é uma disciplina usada para desenvolver ferramentas computacionais para a análise comportamental de fenótipos. Em outros termos, situações reais são criadas e controladas através de variáveis para três doenças (Autismo, Síndrome de Parkinson e Demência), procedimento que ajuda na compreensão do reflexo comportamental dessas enfermidades.

Como funciona?

No caso do Autismo, o palestrante revelou: “É uma doença acompanhada por problemas como agressividade com outras pessoas, comportamento destrutivo e autolesão. Isso gera danos físicos, destruição da função social, aumento do nível de estresse do cuidador e prognóstico negativo de longo prazo”. Com esse prognóstico, o professor Ploetz enfatiza que os programas de tratamento dependem de avaliações objetivas. “São apresentadas ferramentas a serem usadas na desafiadora avaliação experimental”, disse. Para garantir a realização de pesquisas nos contextos reais, são usados ambientes que simulam a realidade, nos quais é apresentada uma variedade de comportamentos.

Ao explicar como o CBA é usado na avaliação do comportamento de pacientes com Doença de Parkinson (PD), o pesquisador apresentou, inicialmente, as alterações que a doença provoca no controle motor dos acometidos. “Lentidão anormal ou movimentos realizados de forma involuntária são as principais alterações nesses pacientes. Os doentes usaram sensores portáteis para acompanhar esses casos”, disse. O pesquisador destacou que a investigação foi realizada com 34 pacientes e dividida em duas partes: uma no laboratório com avaliação de hora em hora pelo médico; a outra parte envolvendo sintomas cotidianos.

No caso de pacientes com demência, o CBA avaliou essas pessoas em situações comparativas de seu dia a dia, como uma paciente em tarefas da cozinha. O ambiente foi criado para que ela executasse atividades simples e as etapas cumpridas para alcançar o resultado. “Foram avaliadas a observação do ambiente, a relação da paciente com o contexto e as decisões dela sobre como agir”, esclareceu o professor. Tudo isso só foi possível com auxílio de ferramentas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa coordenador por Ploetz.

Dr. Thomas Ploetz

É PhD em Ciência da Computação pela Bielefeld University na Alemanha. Seu trabalho é voltado para o reconhecimento de padrões estatísticos e aprendizagem de máquina. Atualmente é Professor Adjunto na School of Computing Science na New Castle University, em Newcastle-upon-Tyne, Reino Unido, em que conduz atividades de pesquisa em Reconhecimento de Atividades e Aprendizagem de Máquina junto ao grupo de Interação Digital do Laboratório de Cultura.

Ele trabalhou ainda como pesquisador no Georgia Institute of Technology em Atlanta, Estados Unidos e como pós-doutorando em New Castle e TU Dortmund Universities (Dortmund, Alemanha).

Autonomia Universitária em segundo ato nesta segunda-feira, 1º de setembro

Debater sobre a Universidade, considerando os princípios e as diretrizes da autonomia Universitária,  os limites e os desafios para sua viabilização é o objetivo do Seminário sobre Autonomia Universitária que acontece nesta segunda-feira, 1º de setembro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Desde o inicio do ano, encontros desse porte foram marcados com intensas discussões que ao final do mês de setembro será apresentado ao Conselho Universitário (Consuni), uma agenda de reinvindicações.

Leia mais...

PPGCEM está com inscrições abertas

A coordenação do Programa de Pós-Graduação e Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), está com inscrições abertas para candidatos com curso de graduação de duração plena, devidamente reconhecido pelo MEC.
 
Período de inscrição: 01/09/2014 à 19/09/2014
Local: Secretaria do PPGCEM (Bloco de pós-graduação/ FT 1º andar)
Telefone: (92) 3305-4533
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Calendário

 

DATA

ATIVIDADES

1°/09/2014 a 17/09/2014

Divulgação do Edital/Período de Inscrições

19/09/2014

Homologação das Inscrições

22 e 23/09/2014

Prazo Recursal

24/09/2014

Prova de Conhecimento

26/09/2014

Divulgação do Resultado Preliminar da Prova de Conhecimento

29 e 30/09/2014

Prazo Recursal

01/10/2014

Divulgação do Resultado Final da Prova de Conhecimento

02 a 03/10/2014

Entrega do Requerimento de Títulos

08/10/2014

Resultado Preliminar da Prova de Títulos

09 e 10/10/2014

Prazo Recursal

13/10/2014

Resultado Final da Prova de Títulos e do Processo Seletivo

15 a 17/10/2014

Período de Matrícula

20/10/2014

Previsão de Início das Aulas

 

 

Depes divulga cronograma de atividades para setembro

Após o período de greve e alguns ajustes necessários, o Departamento de Pessoal da Universidade Federal do Amazonas retoma a divulgação do seu CRONOGRAMA DE ATIVIDADES para Setembro/2014, conforme o determinado pelo Ofício Circular nº 002/GR/UFAM, do Gabinete da Reitoria

Este Cronograma de Atividades faz parte das reformulações previstas no âmbito do DEPES para o ano de 2014 e tem a finalidade de adequar a demanda externa aos serviços internos do Departamento, a fim de evitar transtornos diversos e proporcionar a melhoria dos processos realizados.

O Departamento de Pessoal frisa que receberá documentos normalmente em todos os dias. Os prazos limites servem para que servidores e demais interessados saibam que situações que gerem algum reflexo financeiro e configurem alguma aplicabilidade imediata (documentos, portarias, processos) terão seu processamento, na folha de pagamento em curso, caso tenham dado entrada (até a data grifada no Cronograma de Atividades) na Divisão de Pagamentos e Encargos (DPE/DEPES). Após a data estipulada, aguardar-se-á o processamento da folha de pagamento subsequente.

Conforme o Ofício citado acima, mensalmente divulgaremos através do site institucional e encaminharemos circulares e cartazes para todas as unidades, a fim de que haja consolidação do entendimento sobre os prazos a serem respeitados e ciência de situações que restrinjam as atividades do Departamento de Pessoal.

 

 

CPD promove ações para alertar sobre Segurança em Informática

Certamente, alguma vez na vida você se deparou com um e-mail duvidoso solicitando informações. Ou, por curiosidade, clicou em algum link e depois teve que enfrentar o problema do vírus no seu computador. Pensando nisso é que o Dia Internacional da Segurança em Informática (Disi) chega a sua nona edição com o tema “Segurança na nuvem: como se proteger das tempestades” realizada no dia 5 de setembro. Na Ufam, o Centro de Processamento de Dados (CPD) irá promover ações de conscientização e orientação, dando dicas de como o usuário pode se proteger de ameaças na rede.

O 5° dia do mês de setembro é dedicado a chamar atenção para soluções e problemas em se tratando de Segurança em Informática. Durante o mês todo, ações de educação, orientação e conscientização serão veiculadas através de palestras em uma programação pensada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Na Região Norte, que apresenta dificuldades por conta de suas características geográficas, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) conferiu ao Instituto de Computação a missão de administrar o Ponto de Presença (PoP - Am), que recebe e distribui o sinal de Internet no Amazonas para atender a demanda das instituições de ensino e pesquisa. Historicamente, o Icomp trabalha desde 1994 para implantação do Pop-Am e desde então combina planejamento, operações e ações estratégicas para gerir a rede e superar dificuldades de acesso ao interior do Estado.

Atualmente, há uma tendência dos usuários em armazenar seus dados nas “nuvens”, serviço onde se pode ter acesso de qualquer lugar com conectado à internet. “O e-mail, por exemplo, é um tipo de nuvem e onde é mais comum que os dados estejam vulneráveis na rede. O que chamamos de “fishing”, e-mail que solicita informações, é o conhecido por ser uma mensagem falsa e que engana muitas pessoas, chegando a roubar, inclusive dados bancários. Para evitar que situações assim ocorrem é que o Disi acontece todo ano e queremos alertar a comunidade universitária para essa questão” comenta Gilberto Aires Libânio, responsável pela Segurança da Informação na Ufam.

Além da programação do Dia Internacional de Segurança da Informática, o CPD segue implementando outras ações voltadas para reduzir incidentes na rede da Universidade, como a elaboração e homologação da Política de Segurança da Informação na instituição.

Sobre o evento

Comemorando sua 9ª edição, o Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) é promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), por meio do seu Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) como uma ação internacional para o Mês de Segurança.

Realizado desde 2005, o DISI é um evento anual voltado ao usuário final de computadores, que tem como objetivo promover boas práticas relacionadas à segurança da informação. Neste ano, o DISI terá como tema Segurança na nuvem: como se proteger das tempestades. Em 2014, o DISI será realizado no dia 5 de setembro, em Brasília (DF), no Hotel San Marco,  em conjunto com o Fórum RNP. O público esperado é de 200 participantes, além das pessoas que assistirão às palestras pela Internet

Ufam propõe PPG com Mestrado e Doutorado em Direito dos Conhecimentos

A Ufam, em parceria com as Federais de Mato Grosso (UFMT), do Pará (UFPA) e de Goiás (UFG), se prepara para lançar, em associação, o Programa de Pós-Graduação em Direito dos Conhecimentos, com mestrado e doutorado acadêmicos. O diretor da Faculdade de Direito (FD), professor Sebastião Marcelice, coordenará o PPG, cuja proposta é ofertar 20 vagas para o curso mestrado e outras 20 para o curso doutorado.

O objetivo do Programa é contribuir para a redução de desigualdades na distribuição de programas de pós-graduação no País. Os biomas da Amazônia e do Cerrado, a serem abrangidos pelo PPG, ocupam juntos mais de 80% do território brasileiro. A ideia de submeter um Programa que trate do Direito dos Conhecimentos surgiu da preocupação com o patrimônio genético tradicional, e da necessidade de discutir amplamente o tema nesta região, buscando desenvolvimento e aproveitando as potencialidades tradicionais.

“A proposta fio para iniciar uma sociedade ampla e ligar esforços entre Amazonas, Gioânia, Pará e Mato Grosso, por meio de uma associação ampla para construir um projeto de pesquisa colaborativo”, ressaltou o professor Sebastião Marcelice, completando: “Entregamos a proposta dentro da área de direito dos conhecimentos, com breve histórico da ideia, a proposta, a contextualização dessa proposta; e o apoio da administração superior facilitou o trabalho”.

“É uma proposta muito ousada, fruto de uma associação ampla entre institucionais, uma espécie projeto democrático que uma Universidade sozinha não consegue cumprir contemplando ensino, projeto e extensão, graduação e pesquisa”, explicou o professor Marcelice, completando: “Essa foi uma construção administrativa e política, pois é uma região estratégica, no que diz respeito a conhecimentos dos seres humanos em relação à natureza, do povo e comunidade, a um conhecimento sofisticado”.

O Programa partilha de uma metodologia inter e transdisciplinar, e busca trabalhar não só com as formas normativas, mas outras formas contemporâneas de conhecimento. Cria-se, assim, um ambiente cultural baseado em processos com autores diversos, cujos conhecimentos tornam-se objetos diferenciados.

 

Projeto submetido à Propesp

No projeto que será apresentado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, o objetivo proposto para o PPG foi o de qualificar pesquisadores para atuação em áreas relacionadas à proteção jurídica dos conhecimentos científicos e tradicionais associados ao patrimônio genético na Amazônia e no Cerrado. Com a proposta, serão ofertadas 22 disciplinas com temas transdisciplinares para 40 alunos, no total.

O Programa estrutura-se em duas linhas de pesquisa: Multiversidade dos conhecimentos e a Turiversidade da forma de construir e proteger esse conhecimento. “Existe um pensamento único de dominar o mundo, e esse pensamento vai criando formas únicas aliadas ao capitalismo têm que considerar a diversidade existente no mundo. Então, é preciso compreender a multiversidade de conhecimento, ou seja, as diversas formas de conhecer: o científico, o tradicional, o coletivo” explicou o professor Marcelice. Esse saber deverá ser compartilhado pelas institucionalidades que protegem tal conhecimento, mas não somente a academia, mas outras instituições.

O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Fernando Dantas, foi um dos que contribuíram ativamente para a construção do Projeto, e traduziu o esforço coletivo na frase “Todos nós remamos juntos”. Na Ufam, também contribuíram com o projeto os Programas de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), Antropologia (PPGA) e Biotecnologia (PPGBIOTEC), por se entender que há diálogo entre a proposta do Direito dos Conhecimentos e a pesquisa que está sendo consolidada na Ufam por esses grupos.

Dissertação da Ufam discute gestão do conhecimento no Polo Industrial de Manaus

A pesquisa do mestre em Engenharia de Produção Paulo Sandrini, sob a orientação do professor Manuel Cardoso, aborda a relevância do conhecimento e sua gestão no âmbito das organizações. A investigação foi feita em empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), onde o pesquisador afirma que a interação das pessoas entre si e com o ambiente resulta em novos conhecimentos, na cooperação e numa nova identidade organizacional.

Paulo Sandrini é engenheiro mecânico formado em 1986, cuja experiência foi adquirida em multinacionais no Brasil e no exterior. A atuação profissional consolidou o pensamento de que o diferencial nas empresas são as pessoas. O engenheiro destaca que máquinas, equipamentos, produtos, tecnologia e instalações não são capazes de agregar valor ao empreendimento sem o investimento em mão de obra qualificada.

“Tecnologia da Informação é responsável por revelar conteúdo estruturado e confiável que gera conhecimento; esse saber influencia comportamentos, que, por sua vez, podem ampliar as percepções sobre o ambiente de trabalho existente”, explica Sandrini. Nesse contexto nascem os Sistemas de Execução de Manufatura (MES), que são integrados e informatizados – funcionam online – e que reúnem métodos e instrumentos necessários para realizar a produção. A partir dos MES, o gerenciamento das atividades de produção na indústria se estabelece a partir da relação entre o planejamento e o setor basilar da empresa, conhecido como “chão de fábrica”.

“Os sistemas geram informações precisas, em tempo real, que aperfeiçoam todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem de produção até o embarque dos produtos acabados”, esclareceu o pesquisador. Como resultados, a indústria, em especial no PIM, melhora a sua competitividade por meio desses sistemas, e os empregados são qualificados e preparados para enfrentar os desafios de um mercado que é imprevisível.

Sandrini destaca também que o trabalho de pesquisa aproxima a academia e a indústria. “É a academia cumprindo  seu papel de educação, pesquisa e extensão que se traduz em ganhos econômicos e sociais”, frisa o mestre em Engenharia de Produção. A ideia surgiu em março de 2012, quando o pesquisador enfrentou um cenário de incertezas e imprevisibilidade numa realidade empresarial com a qual não conseguia lidar. Surgiu o convite do futuro orientador, professor Manuel Cardoso, o convidou para ingressar no mestrado para juntos buscarem uma situação.

Sandrini pretende usar recursos da Lei de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento para por em prática as técnicas elaboradas durante a pesquisa. Ao avaliar a dissertação apresentada pelo orientando no último dia 24 de julho, o professor Cardoso ressaltou: “O conhecimento é transformador e, por isso, promove mudanças profícuas para a sociedade nos âmbitos intelectual, social e econômico”.

Conselheiros repudiam depoimento de representante da OAB

Em reunião ordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 29, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) abordou o tratamento dado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e à reitora da Instituição, professora Márcia Perales, em vídeo apresentado pela Comissão de Combate ao Assédio Moral na audiência pública realizada ontem na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.

Leia mais...

Vice-reitor representa a Ufam em Audiência Pública sobre Assédio Moral no Serviço Público

Proposta pelo deputado Estadual José Ricardo (PT), foi realizada nesta quinta-feira (28), no Plenário Rui Araújo da Assembleia Legislativa uma Audiência Pública com o tema “Assédio Moral no Serviço Público: descaso na apuração e saúde mental do servidor”.

Leia mais...

Professor da Ufam apresenta trabalho sobre Severiano Ribeiro em Seul no mês de setembro

O artigo intitulado ‘Severiano Mário Porto: Modern Regional?’, de autoria do professor Marcos Cereto, docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam, será apresentado durante evento internacional sobre Arquitetura Moderna em Seul (Coreia do Sul), que ocorre entre 24 e 26 de setembro de 2014. Acesse o portal do Docomomo International.

O trabalho tem relação com o tema da pesquisa de doutorado do professor, que investiga as obras do arquiteto Severiano Porto, cuja obra, desenvolvida principalmente em Manaus, foi nacionalmente reconhecida e premiada. “O autor do projeto do Estádio Vivaldo Lima recebeu dois prêmios pelo Instituto de Arquitetos do Brasil por esse trabalho: o primeiro quando o apresentou, em 1965, e o segundo após a inauguração, em 1971”, lembra o professor Cereto.

Segundo o doutorando da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), outras obras de Severiano Porto, como o premiado projeto da casa do arquiteto, de 1970, também foram demolidas. No entanto, ele é um personagem cuja obra é de interesse internacional, por conta da união entre a universalidade e regionalidade. “Como universalidade entende-se os conceitos aplicados conforme a arquitetura moderna, enquanto a regionalidade, no nosso casso, faz-se pelo uso da madeira, pela adequação ao clima e à cultura local”, enfatiza Cereto.

 

Sobre o Docomomo International

Trata-se de um grupo internacional de pesquisadores que trabalham com a temática do patrimônio arquitetônico do século XX, a chamada Arquitetura Moderna. O interesse do grupo é observar edificações de valor que se perderam ou estão sob o risco de demolição.

DRH promove capacitação em contratos administrativos

Desde segunda-feira, 25, servidores da Ufam realizam o curso  `Elaboração, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos´ , cujo objetivo é propiciar aos servidores informações necessárias para execução de contratos administrativos. Com término previsto para esta sexta-feira, 29, o curso tem a duração de 15 horas/aulas, realizado das 8 às 11h e é promovido pela Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento do Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Leia mais...

Perspectivas e legado da Copa na Amazônia serão apresentados em Seminário Internacional

Com o artigo intitulado ‘Copa na Amazônia – uma copa verde?’, o arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufam, Marcos Cereto, levará ao 10º Seminário Internacional do Núcleo de Tecnologia Aplicada em Arquitetura e Urbanismo (Nutau) um estudo sobre o que foi planejado e o executado para a Copa do Mundo em Manaus, e ainda, o legado que ficou para a cidade. O evento ocorre entre 10 e 12 de setembro, em São Paulo.

Este ano, o tema do Seminário é ‘Megaeventos e Sustentabilidade: legados tecnológicos em Arquitetura, Urbanismo e Design’, e um de seus objetivos é a apresentação do quadro recente de realizações tecnológicas em obras voltadas aos megaeventos, incluindo aí uma avaliação crítica/propositiva por parte de seus representantes convidados. Essa é a proposta da pesquisa do professor Marcos Cereto, ao discutir como Manaus se preparou para ser uma das sedes da Copa do Mundo de Futebol.

O professor alerta que a cidade deve ser planejada em sua totalidade, e não apenas para um megaevento. “No Brasil, a cultura é esta: está chegando a Copa; o que vamos fazer? Não há planejamento mais amplo, por exemplo, para as obras de mobilidade urbana”, explica Cereto. Em Manaus, foram planejados, nesse setor, monotrilho, BRT, aeroportos, rodoviária e porto; e foi executado apenas o aeroporto, que ainda se encontra em execução.

Segundo o professor, isso é consequência da falta de um Plano de Cidade. Em obras como as geradas para megaeventos, o legado é a visibilidade internacional e a conexão com a Europa, por meio de empresa de transporte aéreo de passageiros, além da possibilidade de ser fazer pesquisa e gerar desenvolvimento tecnológico, ligadas à construção do estádio e do aeroporto.

Ele explica a diferença entre Plano Diretor e Plano de Cidade: “enquanto o primeiro estabelece as diretrizes urbanas e como a cidade vai crescer num período; o segundo trata de projetos de impacto urbano que estruturam a cidade”. Assim, o Plano de Cidade envolve a estruturação de logística e de estrutura a partir de projetos planejados como um todo, de forma completa, e que geram crescimento - ocupação ordenada da cidade – nas regiões onde é executado.

O professor alerta que o planejamento de Manaus está aliado a questões políticas, e acaba sofrendo modificações a cada nova gestão. “Exemplo onde isso não acontece é Curitiba, porque o instituto que planeja a cidade é independente das estruturas de poder”, finaliza.

 

Núcleo de Tecnologia Aplicada em Arquitetura e Urbanismo (Nutau)

O Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU/USP), ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, vêm realizando desde 1996 Seminários Internacionais sobre temas de destacado interesse na área da Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo e, mais recentemente, Design 10 a 12 de setembro, no Centro de Convenções do Imigrante em São Paulo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (programação-nutau2014.pdf)Programação Detalhada[ ]657 kB

Olimpíada Amazonense de Química 2014, organizada pelo Departamento de Química da Ufam, realiza segunda fase

Com objetivo de aproximar e iniciar o encantamento dos alunos de Ensino Médio com a ciência, a Olímpiada Amazonense de Química (OAQ) se consolida como projeto de extensão significativo para a educação. Participam da OAQ estudantes de escolas públicas e privadas da capital e do interior do Estado. Em 2013 o número de inscrições alcançou a marca de 1.911 alunos nas primeiras fases da Olimpíada dos municípios de Manaus, Iranduba, Parintins, Benjamin Constant e Maués. “Sabemos que a Química é importante. Estamos conseguindo com grande êxito formar esses jovens para competir a olimpíada nacional e quem sabe, posteriormente, até internacionais, para isso as ações vão desde o preparo para alunos que querem aprofundar o que já sabem de básico a alunos que possuem um conhecimento diferenciado e desejam aprimorar”, pontua Renato Henriques de Souza, coordenador do Projeto Ações Construtivas do Conhecimento em Química das Escolas Públicas de Ensino Médio em Manaus. 

A 15ª edição da Olimpíada Amazonense de Química realiza a segunda etapa da competição neste sábado (30), a partir das 14h, no Instituto de Ciências Exatas da Ufam. A lista dos alunos classificados que estão aptos a participar desta etapa pode ser consultada na página da OAQ

Olimpíada Brasileira de Matemática realiza inscrições no nível universitário

Realizada desde 1979, a OBM é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat). No Amazonas, o coordenador regional é o professor Disney Douglas e organiza a OBM no Nível Universitário. Nesse nível, as duas fases serão nas seguintes datas:

- Primeira Fase: sábado, 06 de setembro de 2014.

- Segunda Fase: sábado, 25 de outubro de 2014.

 

As inscrições podem ser efetuadas até 04 de setembro através do link: https://docs.google.com/forms/d/1ODq_UrLfPJf_DYCjExl8mb3buQI27JpW9kt1awENxKU/viewform?usp=send_form

Marilene Correa discursa em palestra de abertura do XIV SEINPE

A professora do Departamento de Ciências Sociais, Marilene Correa discursa a temática `A formação do professor/pesquisador e o compromisso com o desenvolvimento humano e social´ apresentada no XIV Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (SEINP) O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graudação em Educação (PPGE). A palestra de abertura ocorreu nesta quarta-feira, 27, no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES)

Leia mais...

SEINPE discute a formação do professor pesquisador na Amazônia

Na 14ª edição, o Seminário Interdisciplinar de Pesquisa em Educação (XIV SEINP) reúne pesquisadores, professores e alunos de graduação e pós-graduação para discutir a formação do professor pesquisador na Amazônia. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graudação em Educação (PPGE). A solenidade de abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Leia mais...

Acervo digital é tema do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias

Debater a aquisição de Acervos Digitais para as bibliotecas universitárias é a temática do Encontro Norte de Bibliotecas Universitárias. O evento, realizado pela primeira vez em Manaus, teve início na manhã desta terça-feira, 26 e segue até amanhã, 27, no auditório da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM).

Leia mais...

DRH abre inscrições para o curso de “Técnicas de Redação: Elaboração de Pareceres, Relatório e Redação Oficial” para servidores

O Departamento de Recursos Humanos da PROCOMUN, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento, está com as inscrições abertas para o curso de “Técnicas de Redação: Elaboração de Pareceres, Relatório e Redação Oficial”, o qual faz parte do Programa Anual de Capacitação - PAC 2014, tendo como público-alvo os servidores técnico-administrativos da UFAM.

O curso terá como instrutora a TAE Erlen Regina Dias, Msc. Em Letras, e será realizado na sala de Treinamento da PROCOMUN, no prédio da Reitoria, no período de 08 a 12 de setembro, no horário de 08h às 12h, perfazendo um total de 20 horas.

Os servidores interessados deverão preencher a ficha de inscrição (anexo) e entregar no DRH até o dia 03 de setembro, junto ao Agente de Capacitação da respectiva Unidade.

 

Abertura oficial da primeira Conferência Internacional em Física Molecular, Polímeros e Física Material acontece nesta terça-feira, 26

O objetivo da Conferência é facilitar a troca de ideias em temas de interesse mútuo e estabelecer colaborações entre grupos de pesquisa com atividades complementares. O evento teve solenidade de abertura nesta, terça-feira, 26, no auditório Rio Jutaí, da Faculdade de Tecnologia (FT). A conferência é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Física e ocorre até sexta-feira, 29.

Leia mais...

Diretora do ICHL parabeniza docentes e discentes dos Cursos de Letras- Língua Espanhola e Francesa

O Curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola- recebeu, nos dias 11 e 12 de Agosto, o "Conceito 4" na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).

A Diretoria do ICHL parabeniza o Prof. Dr. Esteban  Reyes Celedón - Coordenador do Curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola, pelo desempenho e compromisso, bem como os docentes e discentes pelo êxito obtido.

Também recebeu o "Conceito 4" o Curso de Letras- Língua e Literatura Francesa, no período de 17 a 19 de Fevereiro. A Diretora do ICHL, Profª Drª Simone Baçal, aproveita para parabenizar o Prof. Dr. Herbert Luiz Braga - Coordenador do Curso, pelos esforços e dedicação, e reitera as felicitações ao corpo docente e discente.

"O esforço coletivo em efetivar os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos no âmbito do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL é motivo de comemoração e alegria. É trabalho conjunto que materializa o excelente resultado no Ensino de Graduação", ressalta a Dra. Simone Baçal.

VIP recebe alunos da Escola Estadual Aldeia do Conhecimento nesta sexta (29)

Com o intuito de apresentar a Ufam aos alunos da Escola Estadual Aldeia do Conhecimento Professora Ruth Prestes Gonçalves, o egresso em Filosofia professor Daniel Quintino programou uma visita à Instituição. Participarão da programação 40 estudantes selecionados pelo professor, do 2º e 3º. anos do ensino médio, durante uma atividade escolar, sob a forma de redação, cujo objetivo, segundo o professor, era “o pensar crítico, para os mesmos terem a consciência de não serem alienados”. Para ele, a visita é uma forma de incentivá-los a alcançar êxito no processo seletivos ENEM e PSC.

O roteiro da visita será bem diversificado, com o objetivo de apresentar aos estudantes toda a dinâmica institucional da Ufam, em que serão visitados laboratórios, projetos de extensão e o setor de Segurança do Campus, possibilitando aos visitantes um olhar diferenciado sob a relevância da Instituição no contexto amazônico, bem como destacar a importância de se ingressar em curso de nível superior, em especial em uma universidade pública federal.

Na próxima terça-feira, 2, visita a Ufam os alunos do Centro de Tecnologia do Amazonas  – CETAM, sob a coordenação da instrutora Adria Amaral, Instrutora do Curso Assistente Administrativo.

O VIP já recebeu diversificados grupos de visitantes, como comunidades indígenas, estudantes da Ufam, docentes e discentes da rede pública e privada de ensino, de universidades estrangeiras, intercambistas, dentre outros visitantes.

Sobre o VIP

Desde 2008, o Programa possibilita aos públicos interno e externo da Universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando sações e atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP é coordenado pela professora Célia Carvalho, do departamento de Comunicação Social.

As visitas podem ser agendadas via e-mail ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.) ou pelo contato 3305-1754.

DRH oferece curso de técnicas de redação para servidores

O Departamento de Recursos Humanos da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários abre inscrições para 40 vagas no Curso In Company - Técnicas de Redação que trabalhará elaboração de pareceres, relatório e redação oficial; O curso será realizado de 8 a 12 de setembro na Sala de Treinamento da Procomun e possui carga horária de 20h. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição, assinada também por seu gestor, 

 

Nada Consta e Ficha Catalográfica Online já podem ser gerados pelos discentes

Coordenadores de unidades acadêmicas e de cursos e gestores das bibliotecas setoriais da Ufam na capital e no interior participaram da reunião de lançamento dos serviços de Nada Consta e Ficha Catalográfica Online nesta segunda-feira (25), no auditório da Faculdade de Direito (FD). As duas ferramentas estão disponíveis a partir de hoje (25) e substituem a forma convencional: o Nada Consta estará disponível no Portal do Aluno e a Ficha Catalográfica no portal da Biblioteca Central (BC).

Para a diretora da BC, professora Célia Simonetti, as ferramentas possibilitam alcançar a demanda dos discentes com mais celeridade. “Nesse primeiro momento, o Nada Consta será gerado para os alunos de graduação de Manaus; enquanto a Ficha Catalográfica pode ser gerada para Dissertações e Teses, mas também para Monografias e TCCs de graduação e pós-graduação lato sensu”, explicou a professora, ao enfatizar a participação de equipe do Centro de Processamento de Dados (CPD) na elaboração dos sistemas online para a BC.

“Como os dois serviços passam a ser online, os bibliotecários que faziam o trabalho na sede da Biblioteca Central estão disponíveis para trabalhar com a qualificação do Repositório Institucional”, comemorou a diretora da BC. Esse banco de dados será alimentado com toda a produção científica da Ufam, por exemplo, artigos, monografias, dissertações e teses, mas com outros textos científicos produzidos na Universidade.

 

Serviços online desenvolvem autonomia

O Nada Consta Online será gerado como uma certidão pelo próprio discente no portal, e será disponibilizado em duas versões: o Nada Consta Biblioteca, para alunos regulares que necessitem, por exemplo, atualizar o cadastro em biblioteca setorial; e o Nada Consta Finalista, que estará disponível apenas para concluintes. Tal como uma certidão de matrícula, o documento traz no rodapé informações como o período de validade e o código de autenticação eletrônica, que certifica a geração pelo sistema da Ufam.

Ao escolher esta opção, o usuário terá encerrado seu cadastro no Sistema Integrado de Bibliotecas da Ufam, razão pela qual ele terá de realizar várias confirmações antes de emitir a verão finalista. “O desafio agora é estender o Nada Consta Online para alunos de pós-graduação e para servidores”, esclareceu a professora Célia Simonetti. Para o coordenador do curso de Letras Língua e Literatura Francesa, professor Herbert Ferreira, todas as ferramentas facilitam a vida dos alunos, são bem recebidas.

O sistema de Ficha Catalográfica Online foi desenvolvido para atender a estudantes da pós-graduação (Trabalhos de Especialização, dissertações e teses), mas também para finalistas de cursos de graduação (TCCs e Monografias). “Para que o aluno tenha a ficha constituída pelo sistema online, o programa de pós-graduação ou o curso de graduação devem constar no SIE [Sistema de Informações para o Ensino], sendo, portanto, exclusivo para alunos da Ufam”, explicou a professora.

Para emitir a ficha catalográfica, o finalista deve acessar o link na página da Biblioteca Central e preencher o formulário com o nome do curso ou programa de pós-graduação, os dados do trabalho e informações conforme as regras de catalogação específicas. Após isso, o sistema gera a ficha catalográfica em formato PDF pronta para a impressão.

 

 

Aquisição de acervo

Na reunião, a professora Célia Simonetti apresentou o tema Aquisição de Acervo, que está em andamento pela BC. “Os Comitês de Usuários terão um representante docente e um representante discente em cada unidade”, apontou a professora. Os bibliotecários das bibliotecas setoriais da capital e do interior, que estiveram presentes nessa reunião, serão os responsáveis por gerenciar os comitês.

Festival Folclórico da Ufam chega a sua 11ª edição integrando a comunidade acadêmica

O tradicional Festival Folclórico da Ufam celebrou sua 11ª edição com o tema Lendas e Mitos Universais. O festival ocorreu no Centro de Convivência e contou com a participação da comunidade acadêmica e externa na última sexta (22).

Alunas de Filosofia apresentam "Teogonia"Alunas de Filosofia apresentam "Teogonia"Com objetivo de integrar e confraternizar discentes e servidores da Universidade, o Departamento de Apoio ao Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários promoveu o 11° Festival Folclórico da Ufam. Nesta edição, Centros Acadêmicos de 11 cursos participaram do Festival com barracas de comidas típicas juninas, dentre os quais Ciências Naturais, Engenharia de Materiais, Enfermagem, Química, Geografia, Zootecnia, Biotecnologia, Biologia e Fisioterapia. Desse total, seis CAs realizaram apresentações culturais, reis e rainhas, itens que a comissão formada por três professores do Curso de Artes avaliaram. As três melhores apresentações foram premiadas: Cabiotec (Centro Acadêmico de Biotecnologia) foi a primeira colocada com “Mitologia Hindu da Índia), em seguida Caqui (Centro Acadêmico de Química) apresentando “Taj Mahal” e por fim, com o tema Hallowen, o terceiro colocado foi o Cacien (Centro Acadêmico de Ciências Naturais).

Alunos do Cabiotec, apresentação "Mitologia Hindu da Índia" levou o primeiro lugar do festivalAlunos do Cabiotec, apresentação "Mitologia Hindu da Índia" levou o primeiro lugar do festival

As apresentações dos cursos foram avaliadas nos quesitos BarracaApresentação Cultural e Rei e Rainha. No primeiro item foi avaliada a qualidade da ornamentação produzida pelos CAs; a ‘Apresentação Cultural’, que deverá ser composta por 70% de acadêmicos matriculados na Ufam, teve duração estipulada em cinco e dez minutos e mostrar a habilidade dos brincantes ao apresentar sua lenda ou seu mito; no quesito ‘Rei e Rainha’ foram avaliados traje típico, desenvoltura e simpatia. O resultado foi divulgado após a apresentação da ‘Cabacinhos na Roça’ que tomou conta do salão pelo grande número de pares que participou da dança improvisada.

Para o aluno Henrique Souza já é um momento esperado pela comunidade acadêmica: “Assim como o Juufam, o festival folclórico é um evento que esperamos e que já pensamos na nossa apresentação, na disputa com os outros cursos. É também uma oportunidade pra reunir alunos de todos as áreas que também são nossos amigos, então vejo que tem uma importância dentro da Universidade e que deve continuar para promover essa integração em momentos de diversão para que possamos relaxar um pouco fora de sala de aula, mas dentro da Ufam”, comenta.

 Confira mais fotos do Festival aqui

Estudo sobre estrutura de materiais poliméricos nanoestruturados é publicado na revista americana `Journal of Molecular Structure`

`Structural and morphological characterization of Poly(o-ethoxyaniline) Emeraldine-salt form using FTIR, XRD, Le Bail Method and SEM´ é o titulo do artigo de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Física , de Adriano de Souza Silva, cujo objetivo foi  realizar um estudo da estrutura e morfologia do polímero sintetizado para a compreensão de suas propriedades estruturais, por meio de técnicas experimentais. A pesquisa teve orientação do professor Edgar Sanches, do Departamento de Física, durante o período de 2013/2014.

Leia mais...

Pró-reitor da Proeg, professor Lucídio Rocha, é eleito vice-presidente do ForGRAD

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação da UFAM, professor Lucídio Rocha Santos, foi eleito na noite de sexta-feira (22), vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação para o mandato 2014-2015. A eleição aconteceu na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) de Criciúma/SC durante a realização do encontro nacional da categoria.

 

Leia mais...

HUGV sedia parte prática de Simpósio Internacional de Hérnia

O Hospital Universitário Getúlio Vargas sediou nos dias 15 e 16 de agosto de 2014 a parte prática do Simpósio Internacional de Hérnia, promovido pela Sociedade Brasileira de Hérnia em conjunto com a Operation Hernia, Organização não Governamental (ONG) do Reino Unido. O evento reuniu quatro médicos especialistas de vários países, dentre os quais Inglaterra e Austrália. No total foram atendidos 23 pacientes e realizados 31 procedimentos cirúrgicos.

Leia mais...

VIP recepciona acadêmicos do ICSEZ de Parintins

Ao todo, 40 alunos, sendo 37 do curso de Serviço Social e 3 de Educação Física, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/Parintins) estiveram conhecendo nesta sexta-feira, 22, as dependências do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Programa de Visitas da Ufam (VIP).

Leia mais...