Laboratório de Estudos de Gênero promove série de seminários

O Laboratório de Estudos de Gênero da Universidade Federal do Amazonas (LEG/UFAM) promove, entre os dias 28 de setembro e 02 de outubro de 2015, o II Seminário História dos Sentimentos, o II Seminário Encontro Com a História e o II Seminário Encontros e Desencontros Cotidianos Com a Cidade.

Os seminários têm como objetivo abordar novas temáticas de pesquisa a partir de um diversificado quadro teórico metodológico, com enfoque na história dos homens e mulheres no campo de suas representações, saberes e práticas cotidianas.

As atividades, promovidas em parceria com o Grupo de Pesquisa Gênero, Sociabilidade, Afetividade e Sexualidade, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/UFAM), acontecerão no Auditório Rio Solimões, localizado no Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

Na programação, estão previstas palestras com professores e pesquisadores de diversas instituições do Amazonas e do Brasil, além de mesas-redondas com alunos de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica, que terão espaço para divulgar as suas pesquisas acadêmicas.

As inscrições para os seminários podem ser feitas de 03 de agosto a 03 de setembro de 2015, de 9h a 12h, de segunda a sexta-feira, na sala do LEG, localizada no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

Para os participantes que farão comunicações, a inscrição está no valor de R$ 50,00. Para os participantes que serão apenas ouvintes, a inscrição é R$ 20,00. Os trabalhos para publicação devem conter um resumo de 25 linhas, com fonte Times New Roman, tamanho 12, em parágrafo único. Abaixo do título do trabalho, deve estar o nome do autor, curso e fonte de financiamento, se houver.

Mais informações podem ser obtidas na página do LEG: http://legufam.blogspot.com.br. Confira abaixo a programação de palestras do evento.

Programação:

Dia 28 – Setembro

Matutino: 9 h 30 mim

Comunicação – Mesa 01

Coordenador Prof. Dr. Antônio E. Morga - UFAM

Alunos – Mestrado, PIBIC e Monografia

19h - Abertura – Sessão de Abertura

19 h 30 min – Palestra de Abertura: Prof. Dr. Jose Bento Rosa da Silva - UFPE

Palestra: Os Cazumbá do Recôncavo Baiano [1879 -2015]: numa perspectiva de gênero.

 

Dia 29 - setembro

Matutino: 9 h

Profª. Drª. Joana Campos Clímaco – UFAM

Comunicação: Mito fundador e urbanidade na Alexandria grego – romana

Profª. Drª. Keith Valéria de Oliveira – UFAM

Comunicação: Medicina e saúde na diáspora africana: ideias, experiências e teorias.

Prof. Dr. Glauber Cícero Ferreira Biazzo –UFAM

Comunicação: Carreira acadêmica e universidade pública: a FFLCH – USP entre a ditadura e a democracia política.

 

Vespertino: 14 h 30 min

Comunicação – Mesa 02

Coordenador Prof. Dr. Glauber Cìcero F. Biazzo - UFAM

Alunos - Mestrado, PIBIC e Monografia

 

Noturno: 19h Palestra

Prof. Dr. Antônio Emilio Morga – UFAM

Comunicação: A constituição da virilidade nos seringais do Amazonas.

Profª. Drª. Lidiany de Lima Cavalcante – UFAM

Comunicação:Homossexualidade no Cenário Histórico: estigma, invisibilidade e preconceito.

Prof. Dr. Cesar A. Bubolz Queirós – UFAM

Comunicação: Produzindo capital social: elites, sociabilidade e etnicidade em Porto Alegre durante a Primeira República"

 

Dia 30 de setembro

Matutino: 9h

Prof. Dr. Sinval Carlos M. Gonçalves - UFAM

Comunicação: Justiças e relações de gêneros no Perceval de Chrétien de Troyes

Profª. Drª. Marcia Eliana A. de Souza e Mello – UFAM

Comunicação: Viúvas e mercado matrimonial no Pará colonial.

Profª. Msc Cristiane Manique Barreto – Uninorte/Dom Bosco

Comunicação: O tempo, a lei e as relações de gênero.

Profª. Drª. Ana Lucia Vieira - UFAM

Comunicação: Nascidas para bem servir: gênero e classe nas “páginas femininas” do Boletim (operário) Nova América (1944 – 1953)

 

Vespertino: 14 h 30 min

Comunicação – Mesa 03

Coordenador Profª. Drª. Keith Valéria de Oliveira – UFAM

Alunos - Mestrado, PIBIC e Monografia

 

Noturno: palestra – 19 h

Prof. Dr. Duval Muniz de Alburquerque Jr – UFRN

Palestra: Uma noite aos arrepios: reflexões em torno da História das Sensibilidades

 

Dia 1 de outubro

Matutino: 9h

Prof. Msc Arcangelo Ferreira – UEA

Comunicação: Encantos, encontros e desencontros da cidade com os terreiros: afrorreligiões em Parintins. 

Profª.  Msc Simone Villanova – Uninorte

Comunicação: O assombro do mundo civilizado! Os mágicos, espetáculos de prestidigitação, hipnotismo nos palcos de Manaus no século XIX. 

Profª. Msc Elizangela S. Maciel Soares – Uninorte

Comunicação: A diocese de Manaus e o laicato romanizado

 

Vespertino: 14 h 30 min

Comunicação – Mesa 04

Coordenador Prof. Msc Arcangelo Ferreira - UEA

Alunos - Mestrado, PIBIC e Monografia

 

Noturno: Palestra – 19 h

Prof. Dr. Francisco Jorge dos Santos – UFAM

Comunicação: Régulos do sertão: traficantes ilegais de índios na Amazônia portuguesa.

Prof. Dr. James Roberto Silva – UFAM

Comunicação: Saúde indígena no Amazonas: imagens e paradigmas de saúde e doença.  

Prof. Dr. Auxiliomar Ugarte Silva

Comunicação:As religiosidades amazoníndias na visão dos jesuítas João Daniel e Manuel Uriarte (Século XVIII).

 

Dia 2 de outubro

Vespertino: 14 h 30 min

Comunicação – Mesa 05

Coordenador Prof. Dr. César A. Bulolz Queirós - UFAM

Alunos - Mestrado, PIBIC e Monografia

 

Noturno: 19 h

Palestra de encerramento – Profª. Drª. Maria Teresa Santos Cunha – UDESC

Título: Acervos Pessoais: O ato de guardar entre sensibilidades e percepções.

CAUA inicia atividades do segundo semestre de 2015

Professores do Centro de Artes participaram da abertura das atividadesProfessores do Centro de Artes participaram da abertura das atividadesNesta segunda-feira (03), o Centro de Artes Hahnemann Bacelar da Universidade Federal do Amazonas (CAUA) iniciou as atividades do segundo semestre de 2015 com uma programação que contou com apresentações de dança, mímica e música, feitas por alunos e professores do Centro de Artes. A programação, que aconteceu na Unidade 1 do Centro de Artes, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, no Centro de Manaus, também contou com uma visita guiada à Galeria de Artes do CAUA, que expõe, atualmente, obras de diversos artistas amazonenses.

Segundo o professor MSc. Paulo Simonetti, diretor do CAUA, que assumiu a função no mês de abril, a ideia para o segundo semestre foi reestruturar todo o sistema de ensino do Centro de Artes. “Nós oferecíamos apenas cursos livres, que são cursos de dois anos feitos em quatro módulos. A partir dessa reestruturação, nós criamos o sistema de oficinas, que consistem em cursos de curta duração”, explicou o professor.

Simonetti também ressaltou que muitos projetos promovidos pelo Centro de Artes, como exposições de pinturas na Galeria, serão reativados. “Nós teremos exposições do acervo do CAUA, dos docentes do curso de Artes Visuais da UFAM e até mesmo dos próprios alunos, com os trabalhos da disciplina Desenho de Modelo Vivo, que existe no currículo do curso, além da exposição individual de um artista local”.

Quem esteve presente no evento pôde conferir uma programação de altíssimo nível. Foi o caso de Luiz Rodrigo, de 28 anos, que começará aulas de técnica vocal e violão no Centro de Artes, que tem as melhores expectativas para o segundo semestre de 2015. “Sempre tive vontade de estudar violão, e eu espero me aperfeiçoar muito aqui. Quanto à técnica vocal, eu já estou nessa área há um tempo, e espero obter muito mais aprendizado”, afirmou.

Reativação de projetos

De acordo com o professor Paulo Simonetti, muitos projetos antigos do CAUA serão reativados, como o Núcleo Universitário Atualmente, obras de artistas amazonenses estão em exposição na Galeria do CAUAAtualmente, obras de artistas amazonenses estão em exposição na Galeria do CAUAde Dança Contemporânea (NUDAC). “O NUDAC, neste semestre, vai ser responsável por apresentar dois espetáculos no mês de novembro. Até lá, eles vão ensaiar, preparar repertório, preparar figurino. Depois que o espetáculo ficar montado, nós vamos inclui-lo na agenda fixa de apresentações do CAUA”, salientou.

“Outro projeto que nós vamos reativar vai ser o Grupo de Flautas, que vai apresentar os espetáculos ‘Flauteando a Amazônia’ e ‘Flauteando Taiwan’”, explica o professor. “Projetos novos vão entrar na nossa agenda, como o ‘CAUA Convida’ e o ‘CAUA Seis e Meia’, que tem o objetivo de, no final da tarde, fazer um espaço onde as pessoas possam vir, assistir e relaxar. Pode ser na sexta-feira ou qualquer outro dia, dependendo da demanda”.

Na visão do diretor, o Centro de Artes tem um papel fundamental na cultura manauara. “O CAUA já teve uma longa história cultural dentro e fora da UFAM. Houveram momentos em que o Centro de Artes promovia quatro espetáculos por dia. A sociedade manauara espera, com certeza, que nós possamos oferecer cultura para que eles possam consumir e aprender arte”, finalizou.

Ticket atual do RU será válido até final de agosto

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) informa aos estudantes que o ticket atual utilizado no Restaurante Universitário da unidade do campus universitário Arthur Virgílio Filho será vendido e aceito até o dia 31 de agosto. Após esse prazo, o ticket perderá a validade e um novo modelo será adotado para contribuir para melhoria dos serviços oferecidos aos acadêmicos. 

DAPES cria Blog voltado para o servidor da UFAM

O Departamento de Administração de Pessoal, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp), conta agora com um site no qual oferece diversos serviços relacionados à vida funcional do servidor público da UFAM (ativo, aposentado e pensionista).   

Através do endereço eletrônico http://progespufam.wix.com/dapes2015 o servidor tem acesso aos seguintes tópicos: contracheque, pagamentos, férias, procedimentos (direitos e deveres) dispostos no Regime Jurídico Único (RJU) Lei 8.112/90, formulários de solicitações, além de informações sobre aposentadorias e pensões, progressões e promoções, andamento de processos no âmbito do DAPES, e mudanças na legislação referente aos direitos e deveres do servidor.

Segundo o diretor do DAPES, Luiz Ferreira Neves Neto, o site surgiu da necessidade de atender, de forma mais abrangente, as demandas referentes à área de pessoal, tornando-as mais acessíveis aos servidores, e público externo, sem a necessidade de deslocamento dos interessados ao Departamento.

“A partir de agora é levar informação e promover transparência de todos os processos e procedimentos sob responsabilidade do DAPES / ProGesp à Comunidade Universitária”, ressalta o Diretor.

Sobre o DAPES

O Departamento de Administração de Pessoal (DAPES) é um setor de coordenação técnico-administrativa, integrante da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp) da Universidade Federal do Amazonas.

Ao DAPES compete planejar, coordenar, dirigir, acompanhar e avaliar as atividades relacionadas com o controle de cargos, lotação, legislação de pessoal, pagamento e registro funcional dos servidores da UFAM, em articulação permanente com o Sistema de Pessoal da Administração Federal (SIAPE).

Seu departamento está localizado no prédio do Centro Administrativo, setor norte do Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho. Telefones: (92) 3305-1478 / 99183-0971. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DLLE inscreve para exame de proficiência em Língua Espanhola

Nova convocatória para a prova de proficiência em Língua Espanhola nos níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2 (mais informações sobre os níveis e modelos de exame estão disponíveis na página do exameAs inscrições encerram no dia 14 de outubro de 2015.

Os candidatos que necessitarem podem se preparar assistindo aulas virtuais de espanhol.

Para se inscrever o candidato deve seguir os seguintes passos:

1 – Acessar a página de inscrições do Instituto Cervantes

2 – Entrar na opção “Quieres conseguir tu diploma?”;

3 – Seguir para a opção “Cómo y donde me inscribo”;

4 – Fazer download e imprimir a folha de inscrição e a declaração que aparecem como documentos PDF;

5 – Preencher e assinar tais documentos;

6 – Pagar os direitos de inscrição, segundo os preços de cada nível, depositando o dinheiro no Banco Itaú, conforme informações abaixo:

 

Titular: Associação Hispano Brasileira Instituto Cervantes

CNPJ: 03.189.760.0004-20
Banco: Itaú S.A. (341)
Agência: 5606
Conta: 12088-8

O valor da inscrição é estabelecido de acordo com o nível da prova, sendo: A1 R$ 200,00; A2 R$ 220,00; B1 R$ 245,00; B2 R$ 325,00;  C1 R$ 385,00  e  C2 R$ 425,00

A inscrição será concluída com a entrega do comprovante de pagamento; declaração assinada; folha de inscrição preenchida; documento original com foto e cópia do mesmo (RG, DNI, Passaporte).

Os documentos devem ser entregues na Secretaria do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE), de 9h as 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O DLLE está localizado no terceiro piso do bloco Mário Ypiranga,  no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).


O Projeto Centro de Estudos de Línguas da Ufam (CEL) está com inscrições abertas para curso preparatório para a prova.

Informações pelo celular 99142-8631.

UFAM recebe homenagem do Colégio Militar de Manaus

A homenagem à Universidade Federal do Amazonas ocorreu durante a comemoração do 44º aniversário do Colégio Militar de Manaus (CMM). A UFAM recebeu o diploma de Amigo do CMM pela constante colaboração com as atividades do colégio. “É uma honra para a Universidade Federal do Amazonas receber essa homenagem. Isso demonstra que estamos efetivamente presentes no cotidiano dos estudantes amazonenses, com nossas atividades de Extensão e como instituição de ensino superior público de excelência”, destacou a reitora.

Diploma Amigo do CMMDiploma Amigo do CMM

Também foram agraciados com o diploma de amigo do CMM a Universidade do Estado do Amazonas; o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e a Procuradoria da União no Amazonas. Os certificados foram entregues pelo Comandante e Diretor de Ensino do Colégio Militar de Manaus, Coronel Carlos Alberto Garcia. 

 

Em seu discurso, o diretor do CMM destacou que são 44 anos de busca pelo aperfeiçoamento da metodologia e da didática para a formação dos jovens. “Vivemos nos dias atuais uma época de transformação no Exército sem, contudo, descuidarmos dos ensinamentos, das tradições e dos valores que nos são tão caros. Hoje é um dia de alegria, de festa. Prestamos agradecimento àqueles que, de maneira anômina, contribuem com o engrandecimento da nossa instituição de ensino. Agradecemos também aos comandantes de organizações militares, pois não somos tropa amiga, fazemos parte da mesma tropa”, afirmou.

Alunas do CMM durante desfile alusivo ao 44º aniversário do ColégioAlunas do CMM durante desfile alusivo ao 44º aniversário do Colégio

 

Durante a solenidade, a aluna Maria Eduarda, vencedora do concurso literário alusivo ao 44º aniversário do Colégio Militar de Manaus, fez a leitura do texto vencedor aos presentes. “Hoje o dia é mais que especial. Completamos mais um ano de tradição e dedicação, acumulando histórias que permanecerão em nossa memória. No CMM, passamos a descobrir um outro mundo, aprendemos uma linguagem própria, códigos que só nós entendemos. É um privilégio fazer parte da história desta escola e viver esse ciclo de crescimento cognitivo, cultural, social e esportivo”, declarou a aluna.

 

 

Fotos: Assessoria de Comunicação do CMM  - Ten Tallita

 

 

CTIC informa migração de sistema de e-mail institucional

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) informa a todos os usuários dos serviços de e-mail da UFAM que, devido a um problema em nosso atual sistema, estamos procedendo migração para um novo sistema. O acesso ao novo sistema estará disponível na próxima semana. 
Nesse momento o link webmail.ufam.edu.br está direcionando para gmail, informamos que isso é normal, pois faz parte do novo serviço.
Pedimos desculpas pelo transtorno, bem como a compreensão de todos.
 
 

 

 

'Etnografia Sateré-Mawé: Sahu-Apé, Turismo e Cultura' é lançado no Museu Amazônico

O pesquisador e autor do livro e orientadora, professora Maria Helena OrtolanO pesquisador e autor do livro e orientadora, professora Maria Helena Ortolan

O Museu Amazônico da UFAM sediou na noite da última quarta-feia, 29, o lançamento do livro 'Etnografia Sateré-Mawé: Sahu-Apé, Turismo e Cultura', do pesquisador antropólogo Luciano Cardenes, egresso do curso de mestrado em Antropologia Social da Universidade e atualmente, doutorando em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (SP)da Unicamp (SP). 

O livro foi publicado pelo programa Biblos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) , por meio da Editora Valer. A obra o autor utiliza a etonografia a principal ferramenta para abordar os relatos sobre a memória, a organização social, as formas de sociabilidade e o turismo desenvolvido pelos sateré-mawé, da comunidade de Sahu-Apé. Essa comunidade está localizada na Vila Ariaú, município de Iranduba, região metropolitana de Manaus.

Dividido em quatro capítulos, o pesquisador busca, inicialmente, visualizar o turismo de forma mais global, a partir de sua ocorrência na Amazônia legal.  

A representante da Livraria Valer, professora Neiza Teixeira, disse que é um esforço conjunto entre os pesquisadores e editoras de que conhecimento na Amazônia seja disseminado. 

"Nós estamos retomando a implementação de novos projetos para ampliar a gama de publicações concernentes à região. Para nós, é de grande valia quando recebemos títulos que focam no aclaramento da nossa população quanto às nossas riquezas culturais", salientou.

A professora e antropóloga Maria Helena Ortolan, diretora do Museu Amazônico, orientadora de mestrado do pesquisador, também falou ao público durante o lançamento. 

"O Luciano foi meu primeiro aluno do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), quando vislumbramos consolidar a pesquisa no campo antropológico, lá nos idos de 2008. Hoje, ele é doutorando também na mesma casa pela qual passei, a Unicamp", resgatou. 

Sobre o livro, a professora disse que a obra do pesquisador visa colocar o sateré num prisma contemporâneo, abordando a gestão territorial e políticas indígenas no hoje e no futuro. 

"É uma discussão atual, pondo em pauta o projeto indígena em que a interlocução do Luciano se deu com a família que deixou a aldeia e veio para a capital, um relato de migração. Nesse caminho, Sahu-Apé, a comunidade em questão, é uma das referências no que tange a objeto de pesquisa de vários pesquisadores, de diversas áreas", salientou. 

Por fim, o pesquisador Luciano Cardenes se pronunciou, agradeceu aos presentes e falou sobre seu livro. 

"A minha contribuição é para a manutenção da memória dos sateré. Eu estive muito próximo deles e foi um encontro que me comoveu e me deixou bastante tocado. Também produzi o livro sob o aspecto de sensibilizar, propor a defesa do território e sua cultura. Acredito que podemos ver os sateré viver, produzir e reproduzir sua cultura", observou.

Ministério da Educação abre chamadas para projetos de pesquisa sobre história do Brasil República

Com o intuito de resgatar e registrar as memórias brasileiras, o Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), lançou, nesta quarta-feira, os editais de chamada pública para a pesquisa e elaboração das obras “Memórias Brasileiras – Biografias” e “Memórias Brasileiras – Conflitos Sociais”.

Podem apresentar propostas os pesquisadores de instituições de educação superior e institutos de pesquisas brasileiros, públicos e privados, que tenham programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela Capes. As inscrições para as duas chamadas estão abertas até o dia 28 de outubro de 2015. O resultado final será divulgado no mês de janeiro de 2016.

Sobre o projeto

A primeira chamada pública, para a obra “Memórias Brasileiras – Biografias”, tem como objetivo promover e fomentar a realização de pesquisas científicas que resultem em biografias, individuais ou coletivas, ou trajetórias de vida de pessoas ou grupos significativos para a compreensão da história do Brasil no período republicano, compreendido de 1889 até os dias atuais. Não serão aceitas propostas de biografias individuais de pessoas vivas. Serão contempladas todas as áreas do conhecimento.

As propostas devem ser apresentadas em duas modalidades: projetos de até R$ 100 mil, na faixa 1; e projetos de até R$ 200 mil, na faixa 2. Estão previstas, para as duas faixas, bolsas nas modalidades de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado, além de recursos de custeio e capital para aquisição de material bibliográfico.

Para a segunda chamada pública, da obra “Memórias Brasileiras – Conflitos Sociais”, serão aceitas propostas de realização de pesquisas científicas que resultem na publicação de livros a serem usados na educação básica. As obras devem enfocar processos e episódios (revoltas, insurreições, rebeliões populares, lutas armadas, manifestações populares, entre outros) que, ao longo da história do Brasil República, tenham sido significativos para o entendimento da construção do Estado e da sociedade brasileira, além da valorização de episódios pouco estudados da história do Brasil.

O valor total do financiamento do projeto é de até R$ 300 mil em recursos de custeio, capital, aquisição de material bibliográfico e pagamento de bolsas. O repasse será efetuado em duas parcelas anuais.

ENADE 2015: estudantes de sete cursos de graduação da UFAM serão avaliados pelo MEC

Em março de 2015, o Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou a lista dos 26 cursos de graduação que irão participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2015. Desse total, sete cursos da UFAM, capital e interior, serão avaliados: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social – Jornalismo, Design, Direito e Psicologia (ver quadro em anexo). Os estudantes desses cursos devem ficar atentos as fases que antecedem a prova.

Quem participa do Enade 2015?

Devem ser inscritos no Enade 2015, todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos mencionados. São considerados ingressantes habilitados a serem inscritos no Enade 2015, os estudantes que cumprem duas condições:

  • Iniciaram o curso em 2015 (têm matrícula em 2015); e
  • Tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2015.

São considerados concluintes habilitados a serem inscritos no Enade 2015:

  • Estudantes de cursos de bacharelado com expectativa de conclusão da graduação até julho de 2016, ou então todos aqueles que já concluíram mais de 80% da carga horária do curso até o dia 31 de agosto de 2015;
  • Estudantes de cursos superiores de tecnologia com expectativa de conclusão da graduação até dezembro de 2015, ou então todos aqueles que já concluíram mais de 75% da carga horária do curso até o dia 31 de agosto de 2015.

O período de inscrições de estudantes habilitados (regulares) pela UFAM, encerra no dia 07 de agosto, conforme cronograma em anexo. Para obter informações detalhadas sobre o processo de inscrição, o estudante deve procurar o Coordenador de Curso.

Questionário do Estudante

O INEP tornará disponível o Questionário do Estudante, de preenchimento obrigatório, nos termos do § 1º do artigo 33-J da Portaria Normativa nº. 40, de 12/12/2007, em sua atual redação, no período de 21 de outubro a 22 de novembro de 2015, exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br

A consulta individual ao local de prova e impressão do Cartão de Informação do Estudante será obrigatoriamente precedida pelo preenchimento do Questionário do Estudante. De acordo com o Artigo 14 da Portaria Normativa 03/2015: "§ 3º O não preenchimento do Questionário do Estudante implicará situação de irregularidade junto ao ENADE 2015."

Provas

A aplicação das provas do Enade 2015 está marcada para o dia 22 de novembro, às 13h, horário oficial de Brasília. Apenas os estudantes concluintes farão o Exame. Os ingressantes não participam, mas serão inscritos pela UFAM, em função da necessidade do MEC coletar informações técnicas dos estudantes.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação do país, e tem como objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

Na página do Inep existem mais informações sobre o Exame, além dos dois Manuais em anexo: Manual ENADE 2015, e Manual do Estudante.

 

Com informações do portal do Inep

PPG em Matemática abre inscrições para curso de nivelamento

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da Universidade Federal do Amazonas (PPGM/UFAM) está com inscrições abertas para o curso de nivelamento do Mestrado em Matemática, que será feito em duas etapas. Na primeira etapa, será oferecida a disciplina de “Análise Real”. Já na segunda etapa, serão oferecidas as disciplinas “Álgebra Linear” e “Introdução à Probabilidade”.

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria do PPGM, localizada no pavilhão Professor Durval Varela Moura, no Instituto de Ciências Exatas, setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, em Manaus, no horário de 8h a 12h e de 13h a 17h. Os interessados devem fazer suas inscrições no período de 03 a 28 de agosto de 2015, para a primeira etapa. Para a segunda etapa, as inscrições começarão no dia 01 de dezembro de 2015 e irão até o dia 30 de dezembro do mesmo mês.

No ato da inscrição, o candidato deverá trazer a cópia da Identidade, cópia do CPF, uma cópia do currículo Lattes e do curriculum vitae, cópia do histórico escolar de Curso Superior, e uma cópia do diploma, ou certificado, ou declaração de formando.

Confira abaixo as informações sobre as disciplinas a serem oferecidas.

Curso de Análise Real

Inscrição: 03/08/2015 a 28/08/2015

Início das Aulas: 01/09/2015

Término das Aulas: 18/12/2015

Horário: 14h às 16h.

Carga Horária: 60 horas

Aulas Teóricas: Segundas e Quartas

Número de Vagas: 60

Local: Auditório Prof. José Henrique de Sá Mesquita, Instituto de Ciências Exatas, Setor Norte do Campus Universitário da UFAM.

Segunda etapa:

Curso de Álgebra Linear

Inscrição: 01/12/2015 a 30/12/2015

Início das Aulas: 04/01/2016

Término das Aulas: 26/02/2016

Horário: 10h00min às 12h00min

Carga Horária Prevista: 60 horas

Aulas Teóricas: 44 horas - Segundas, Quartas e Sextas.

Previsão de Atendimento por monitoria: 16 horas - Terças e Quintas

Número de Vagas: 60

Local: Auditório Prof. José Henrique de Sá Mesquita, Instituto de Ciências Exatas, Setor Norte do Campus Universitário da UFAM.

Curso de Introdução à Probabilidade

Inscrição: 01/12/2015 a 30/12/2015

Início das Aulas: 04/01/2016

Término das Aulas: 26/02/2016.

Horário: 10h00min às 12h00min

Carga Horária Prevista: 60 horas

Aulas Teóricas: 44 horas - Segundas, Quartas e Sextas.

Previsão de Atendimento por monitoria: 16 horas - Terças e Quintas

Número de Vagas: 60          

Local: A confirmar.

Projeto lança concurso internacional de arquitetura

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

A associação humanitária KYM (Kimse Yok Um), da Turquia, está com inscrições abertas para o Concurso Internacional de Projeto de Conceito Arquitetônico: Escolas de Campo. O concurso faz parte do projeto TEAVUN (Charity), que planeja construir cerca de 1000 escolas de campo na região da savana africana nos próximos cinco anos. A iniciativa é apoiada pela Universidade de Faith, localizada na Turquia.

Podem participar tanto arquitetos profissionais como estudantes de Arquitetura e Urbanismo. O concurso selecionará projetos de arquitetura originais, ambientalistas e econômicos para a construção das escolas. As inscrições podem ser feitas pelo site http://competition.kym.org.tr, no período de 15 de julho até 26 de novembro de 2015. Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo portal www.kymfieldschools.com/sss.

Sobre a KYM

A KYM é uma organização internacional humanitária, sem fins lucrativos, com sede na Turquia, onde possui 31 filiais. Opera, também, em mais 113 países, reunindo um total de 180 mil voluntários ao redor do globo.

Aluno de Engenharia de Petróleo e Gás defende trabalho sobre o uso de dessalinizador solar no Amazonas

Da esquerda para a direita: professora Priscila Gouveia, professor Sávio Matos, professor Johnson Moura, e Adriano MarquesDa esquerda para a direita: professora Priscila Gouveia, professor Sávio Matos, professor Johnson Moura, e Adriano MarquesNa tarde desta terça-feira (28), o curso de Engenharia de Petróleo e Gás, da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (FT/UFAM), promoveu mais uma defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Orientado pelo professor MSc. Johnson Pontes de Moura, o graduando Adriano Marques apresentou o trabalho “Construção de um Protótipo de Dessalinizador Solar, para Aplicação no Aproveitamento das Águas de Reuso das Atividades Petroquímicas do Estado do Amazonas”.

O trabalho do aluno consistiu em construir um dessalinizador solar para atuar como uma unidade de tratamento de água, que capta a água em um reservatório de zinco, onde é aquecida através da luz solar. “Esse vapor é condensado em uma cobertura de vidro e levado pelas calhas, que são direcionadas para uma mangueira, conectada a um reservatório do destilado total”, explica.

Segundo Adriano, a construção do protótipo iniciou com um estudo prévio das capacidades de um dessalinizador e de como ele poderia ser construído, aliado a estudos de protótipos anteriores, para que se pudesse adaptar o sistema construído. “Assim, durante o trabalho, nós unimos todos os protótipos em um só para formar um melhor componente com melhor aproveitamento”, ressalta.

Protótipo construído pelo alunoProtótipo construído pelo alunoAinda de acordo com o aluno, nos dias de hoje, muitos grupos de pessoas no estado do Amazonas ainda vivem em situações nas quais estão longe das malhas das concessionárias de abastecimento de água. “Essas pessoas necessitam que haja um meio alternativo de conseguir água potável e suficiente para uso doméstico, seja ela para fazer comida, agricultura e até questões de higiente”, afirma.

“O aparelho que eu construí é apenas um protótipo, que pode ser estudado, melhorado e potencializado. Os gastos para a construção de um desses para uso popular não são altos. Só é preciso reduzir a lâmina d’água, o que fará com que seja maximizado o potencial produtivo do aparelho”, finalizou.

Núcleo de Línguas da UFAM oferta vagas para disciplinas

O Núcleo de Línguas da Universidade Federal do Amazonas (NucLi/UFAM) informa que está oferecendo vagas para disciplinas presenciais no âmbito do programa Inglês sem Fronteiras (IsF), do Governo Federal, de acordo com o Edital 20/2015 da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESu/MEC).

As inscrições podem ser efetuadas pelo endereço isf.mec.gov.br/ingles, das 12h do dia 27 de julho de 2015 até ás 12h do dia 09 de agosto de 2015, pelo horário de Brasília (DF).

Podem se inscrever no processo seletivo alunos de graduação, mestrado e doutorado que tenham concluído até 90% do total de créditos do seu curso e tenham realizado o teste TOEFL ITP. Docentes e técnicos também podem se inscrever, desde que também tenham realizado o teste TOEFL ITP.

Para o NucLi da UFAM, serão ofertadas as seguintes disciplinas: 

1.       Preparatório para o TOEFL ITP (A2) (Segunda e Quarta: 10h – 12h)

2.       Preparatório para o TOEFL ITP (A2) (Terça e Quinta: 16h - 18h)

3.       Preparatório para o TOEFL ITP (B1) (Terça e Quinta: 18h – 20h)

4.       Inglês em Uso: Situações Cotidianas (A2) (Terça e Quinta: 18h – 20h)

5.       Redação de Cartas e E-mails em Inglês (B1) (Segunda e Quarta: 12h – 14h)

6.       Elaboração de Abstracts (B1) (Terça e Quinta: 10h -12h)

7.       Leitura em Língua Inglesa (A2) (Terça e Quinta: 10h -12h)

8.       Leitura em Língua Inglesa (A2) (Segunda e Quarta: 18h – 20h)

9.       Inglês para o Mercado de Trabalho (B1) (Terça e Quinta: 16h – 18h)

Para mais informações, acesse o edital em anexo.

Dia da Engenharia Mecânica tem atividades envolvendo acadêmicos, professores e representantes da indústria

Coordenador do curdo (E) e palestrante, professor da UEA (D)Coordenador do curdo (E) e palestrante, professor da UEA (D)

Em comemoração ao Dia da Engenharia Mecânica, o curso da Faculdade de Tecnologia promoveu, nesta nesta sexta-feira, 24, uma série de atividades envolvendo alunos, professores e representantes de grandes empresas do Polo Industrial de Manaus. O evento foi iniciado com a palestra do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Ricardo Cruz, que abordou “A Engenharia Mecânica e seus desafios”, seguido de minicursos e mesa-redonda, promovidos no auditório Rio Javari.

De acordo com o coordenador do curso, professor Milton Pereira, a Universidade Federal do Amazonas está formando a primeira turma de engenheiros mecânicos (ingressaram no ano de 2009) e está buscando aproximar os acadêmicos do mercado, mostrando uma realidade que, até então, só poderia ser vista em campo. 

"Nossa ideia é passar experiências de mercado aos alunos, apresentá-los técnicas em vigência no mercado para que possam ser introduzidos nessa realidade", comentou.  

Durante sua explanação, o palestrante, professor da UEA Ricardo Cruz, afirmou que a Amazônia tem alta demanda de recursos humanos para encontrar soluções em diversos setores de infraestrutura. Ele citou como exemplo, os complexos de geração e produção de energia, desenvolvimento de tecnologia e área de materiais. 

"O Polo Industrial de Manaus poderia ter sido para o Amazonas o que a Unicamp é para o Estado de São Paulo, onde indústrias e conhecimento se desenvolveram simultaneamente, porque reconheceram que sem mão de obra qualificada a produção fica comprometida", salientou. 

Durante o evento, estavam presentes os engenheiros Samuel Araújo, Jovânio Tenório e os representantes de empresas e projetos institucionais da UFAM, como Jonathas Kerber, Mauro Guilherme, os quais procederiam aos minicursos de técnicas de engenharia conhecidas como Arduino, Termografia, Ferramentas de Corte e NR12. A mesa redonda contou com a participação de José Wilson, da Honda, Tony Barreto, da BIC e Randstad, Nisangela Veras. 

ARII seleciona bolsista dos cursos de Letras

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII seleciona bolsista dos cursos de Letras Língua e Literatura Inglesa, Japonesa, Francesa, Espanhola e Portuguesa da Ufam, regularmente matriculado, que esteja cursando a partir do segundo período e tenha inglês em nível intermediário.

Leia mais...

Enap abre inscrições do 20º concurso Inovação na Gestão Pública Federal

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) está com inscrições abertas para o 20º concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Até o dia 17 agosto, a instituição recebe materiais que comprovem práticas inovadoras em gestão. O regulamento, o manual do candidato e a ficha de inscrição eletrônica estão disponíveis na página http://inovacao.enap.gov.br/
 
A premiação valoriza as equipes de servidores públicos que, comprometidos com o alcance de melhores resultados, dedicam-se a repensar atividades cotidianas por meio de pequenas ou grandes inovações que gerem melhoria na gestão das organizações e políticas públicas, contribuam para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornem mais eficientes as respostas do Estado diante das demandas da sociedade.
 
O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
 
São aceitas iniciativas desenvolvidas em órgãos e entidades do Poder Executivo Federal (ministérios, agências, autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista) e em organizações sociais (definidas e qualificadas apenas pelo Governo Federal, de acordo com a Lei nº 9.637/1998).
 
Os objetivos do evento são:  Incentivar a implementação de iniciativas inovadoras de gestão, em organizações do Governo Federal, que contribuam para a melhoria dos serviços públicos; Disseminar soluções inovadoras que sirvam de inspiração ou referência para outras iniciativas e colaborem para o avanço da capacidade de governo; Reconhecer e valorizar servidores públicos que atuem de forma criativa e proativa em suas atividades, em benefício do interesse público.
 
A premiação ocorre em um evento público com apresentação das iniciativas vencedoras e divulgação da classificação final. Aos primeiros colocados, são concedidas visitas técnicas internacionais, oferecidas por instituições apoiadoras do Concurso. Além disso, também são oferecidos: assinatura de um ano da Revista do Serviço Público (RSP); seleção de publicações da Enap; certificados para os integrantes das equipes; livro publicado pela Enap com os relatos das iniciativas; divulgação das práticas no Banco de Soluções e no Repositório Institucional da Enap; e Selo Inovação para utilização em materiais de divulgação impressa ou eletrônica.
 
Áreas temáticas: 
 
- arranjos institucionais para coordenação ou implementação de políticas públicas;
- atendimento ao cidadão;
- avaliação e monitoramento de políticas públicas;
- gestão da informação;
- gestão e desenvolvimento de pessoas;
- melhoria dos processos de trabalho;
- planejamento, orçamento, gestão e desempenho institucional.

VIII Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental: retificação para os Resumos

A Comissão Científica do Evento informa que as Normas para a Submissão de Trabalhos Científicos, via Resumos, sofreram alterações. As novas instruções seguem em anexo: 

Notícia Relacionada: 

VIII Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Instruções para preparação dos resumos da VIII Jornada de Saúde da Amazônia Ocid)Normas_Resumos_Retificação[ ]86 kB

PPGCOM realiza programação para gerar maior produção científica

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM) promove, até 29 de julho, atividades voltadas a ampliar e qualificar a produção bibliográfica do curso. O Programa contará com a participação da professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS),Maria Luisa Cardinalle, que atuará como Pesquisadora Visitante Senior do Programa.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (PLANO DE ATIVIDADES_MARIA LUIZA_JULHO.pdf)Plano de Atividades PPGCCOM[ ]252 kB

Leia mais...

PROGESP divulga calendário de Renovação de Contrato de Professor Substituto

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informa que a partir do dia 27 de julho inicia o processo de Renovação de Contrato de Professores Substitutos. Um dos documentos obrigatórios é o preenchimento do Formulário de Solicitação de Prorrogação, em anexo. A publicação do resultado definitivo das renovações está marcada para o dia 21 de agosto.

Missa de Sétimo Dia – professor Luiz Aurélio Castro Costa

A UFAM informa à comunidade universitária que a Missa de Sétimo Dia de falecimento do professor aposentado da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Luiz Aurélio Castro Costa, será realizada na próxima quinta-feira, 23, às 19h, na Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Rua Fortaleza, 700, Vila Municipal, bairro de Adrianópolis.

Notícia relacionada:

Nota de pesar - professor aposentado Luiz Aurélio Castro e Costa

 

Palestra sobre `Imaginário e Complexidade´ inaugura mais uma disciplina do PPGCCOM

Professor Juremir Machado da Silva (PUC-RS)Professor Juremir Machado da Silva (PUC-RS)O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UFAM (PPGCCOM) inaugurou na manhã desta segunda-feira, 20, mais uma disciplina de seu Mestrado: `Tecnologias do Imaginário e Representações Culturais´. A disciplina faz parte da Linha 2 `Linguagens, Representações e Estéticas Comunicacionais´.

Para a abertura da aula inaugural, realizada na sala 16 do pavilhão Professor Mário Ypiranga Monteiro, setor norte do Campus, o Programa convidou o professor da Faculdade de Comunicação Social, departamento de Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Juremir Machado da Silva.  

Com a palestra `Imaginário e Complexidade´, o professor Juremir apresentou para professores, acadêmicos de Jornalismo e Relações Públicas, e alunos do Mestrado em Comunicação Social, definições sobre Imaginário, e como pesquisar esse tema numa perspectiva complexa dentro da sociedade contemporânea, a partir da relação entre Imaginário e Mídia.

“Não vivemos sem o Imaginário. Somos produtores, construtores de Imaginários, que muitas vezes, na minha perspectiva, são uma camada de sentidos e significados que se atribui as coisas, dando a elas um aspecto mitológico, maravilhoso, fabuloso, e que pode ser compreendido e decodificado se começarmos a retirar essas camadas, pra ver o que havia antes de ser atribuído esse significado a um determinado acontecimento”, disse o Professor.

O tema Imaginário vem sendo trabalhado sistematicamente pelo Docente desde 1991. Ao todo, o pesquisador já publicou 30 livros, sendo seis somente sobre o assunto. Um deles utilizado na Palestra é `Tecnologias do Imaginário´, lançado em 2001. Nesse livro, o autor procura indicar o que é Imaginário, e quais são os passos para se fazer uma pesquisa prospectiva nesse domínio.

Ainda sobre o livro, o pesquisador da PUC-RS disse que a publicação foi bem aceita no meio acadêmico porque é um cruzamento entre Mídia e Imaginário. Como as mídias podem tentar serem produtoras de Imaginário. “É a tentativa, justamente, de trazer o tema do Imaginário, da Sociologia, da Antropologia, para o mundo da Comunicação”, justifica o pesquisador, que lança, em 2016, outro livro sobre a mesma temática.

Nova disciplina contribui com o desenvolvimento da pesquisa na Amazônia

Professora Mirna Feitoza e palestranteProfessora Mirna Feitoza e palestranteA mais nova disciplina do PPGCCOM `Tecnologias do Imaginário e Representações Culturais´, faz parte de uma modificação feita na proposta do Programa, em vista do Imaginário ser um dos grandes temas de pesquisas da Amazônia.

A disciplina pretende fornecer aos alunos, instrumentos teóricos e metodológicos para desenvolverem a pesquisa do Imaginário na região, a partir das tecnologias envolvidas na Comunicação, e como essas produzem Imaginário. Para a coordenadora do PPGCCOM, professora Mirna Feitoza, espera-se que os mestrandos se formem numa perspectiva da pesquisa do Imaginário a partir da contemporaneidade.

“Porque aqui nós temos os mitos, as lendas tradicionais, mas nós já temos uma produção de Imaginário contemporânea também. Então eu acho que essa atenção entre o tradicional e o contemporâneo ela vai ser bastante frutífera. Nós também produzimos, a partir das novas tecnologias, imaginários sobre a nossa própria região. Então, como é que essa produção se relaciona com o tradicional e joga outras camadas nessa realidade?”, finaliza a Coordenadora.    

Notícia relacionada:

PPGCCOM recebe professor da PUC-RS

UFAM adere ao Projeto ATTO

No mês de junho de 2015, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) aderiu ao Projeto ATTO (Observatório de Torre Alta da Amazônia, na sigla em inglês). O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Max Planck de Química, sediado na cidade de Mainz, na Alemanha. O ATTO, que foi criado no ano de 2008, também conta com a parceria de mais 12 universidades do Brasil, incluindo a UFAM, e mais de 10 universidades internacionais.

O custo atual do projeto é de R$ 20 milhões, financiados pelos governos brasileiro e alemão. No Brasil, o ATTO é financiado por uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a antiga Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), atual Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEPLANCTI), além da Secretaria de Estado de Infraestrutura do Amazonas (Seinfra) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS).

O projeto

Com 330 metros de altura, incluindo o sistema de para-raios, a Torre Alta está instalada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, localizada no município de São Sebastião do Uatumã, distante cerca de 150 quilômetros da cidade de Manaus. Também contornarão a Torre mais quatro torres, cada uma com 80 metros de altura, que irão formar uma rede de monitoramento de gases de efeito estufa, de variáveis climáticas e de fluxos de energia na Amazônia Brasileira.

Este conjunto de torres será instrumentalizado para medir a interação dos processos atmosféricos com a Floresta Amazônica, além de estimar com precisão o grau de participação da Amazônia na estabilidade climática, química e termodinâmica do planeta. O laboratório também estará equipado com uma rede de Internet que transmitirá informações em tempo real 24 horas por dia.

Em forma contínua, serão priorizadas as medidas sobre física e química da atmosfera, processos de transporte de massa e energia, e processos de formação e desenvolvimento de nuvens na Amazônia. Também serão estudadas as conexões dos processos de transporte de massa e energia dentro da floresta com os processos atmosféricos situados acima da copa. Em longo prazo pretende-se medir a participação da Amazônia nas mudanças climáticas e vice versa, criando novos elementos para melhor planejamento do uso e ocupação dos ecossistemas amazônicos.

Contribuição da Universidade no projeto

Segundo o professor Marcílio de Freitas, chefe do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas (DF/ICE), a UFAM participa do projeto com uma agenda de atividades de pesquisa que será constituída pelos pesquisadores da Universidade que queiram desenvolver pesquisas no local. “O custo da adesão da UFAM será praticamente zero, a não ser o apoio necessário para que os pesquisadores se desloquem para o laboratório”, ressaltou.

Ainda segundo o professor, o ATTO pode ser considerado o maior laboratório livre de pesquisas no mundo, voltadas para aProf. Marcílio de Freitas, chefe do Departamento de Física do ICEProf. Marcílio de Freitas, chefe do Departamento de Física do ICE melhor compreensão dos biomas tropicais nas estabilidades climática, química e termodinâmica dos processos atmosféricos. “O laboratório também possibilitará a realização de uma radiografia da atmosfera nas direções horizontal e vertical, na região acima da copa da floresta”, explicou.

Para o professor Marcílio, o projeto possibilitará, mais do que pesquisas, um intercâmbio de conhecimentos e pesquisadores. “Nós temos pesquisadores de graduação e pós-graduação do mundo inteiro que estão envolvidos neste projeto. Com a recente adesão da nossa UFAM, estudantes que desenvolverem pesquisas neste laboratório poderão, se quiserem, fazer um intercâmbio em diversas universidades do mundo que também estão envolvidas no ATTO.”

A inauguração da primeira etapa do projeto acontecerá no dia 22 de agosto, com a presença de diversas autoridades, além de uma representação do Governo da Alemanha. “As condições institucionais já foram materializadas com a adesão da UFAM a este programa, que terá um tempo de uso de 20 a 30 anos, propiciando o desenvolvimento de pesquisas inéditas em vários campos do conhecimento, como as ciências atmosféricas, da natureza, florestais, biológicas, geociências, e outros campos”, finalizou o professor.

Propesp informa horário de atendimento ao público externo

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação comunica que continuará atendendo ao público externo no horário de 8h as 12h, em razão de demandas internas.

Para mais informações, ligue: 3305-1496

 

Nota de pesar - professor aposentado Luiz Aurélio Castro e Costa

Professor Luiz Aurélio Castro e Costa foi Pró-Reitor de Administração na gestão do reitor  Roberto dos Santos VieiraProfessor Luiz Aurélio Castro e Costa foi Pró-Reitor de Administração na gestão do reitor Roberto dos Santos Vieira

 

A Universidade Federal do Amazonas cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do professor  da Faculdade de Estudos Sociais (FES) Luiz Aurélio Castro e Costa, ocorrido nesta sexta-feira, 17.  O velório do professor aposentado ocorre na Funerária Almir Neves - Avenida Joaquim Nabuco e o sepultamento será realizado às 15:30h, no Cemitério São João Batista. O professor Luiz Aurélio Castro e Costa foi diversas vezes chefe do departamento de Administração e coordenador do curso. Foi também o primeiro diretor do Departamento de Materiais da UFAM e Pró-reitor de Administração de 1985 a 1989, na gestão do reitor Roberto dos Santos Vieira. 

Prévia do contracheque de servidores já está disponível

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) informa que a prévia do contracheque dos servidores da Universidade referente ao mês de julho de 2015 já está disponível no site http://servicosdoservidor.planejamento.gov.br. Para acessar o portal e ver o contracheque, o servidor deverá seguir os passos que constam no documento em anexo a esta notícia.

Para mais informações, entrar em contato com a PROGESP pelos telefones (92) 3305-1478 e (92) 3305-1479, além do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

 

 

 

PROTEC informa expediente de terça-feira (21)

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica comunica que devido ao Planejamento Estratégico que vem sendo desenvolvido dentro do setor, o atendimento ao público estará suspenso pela manhã do dia 21, retornando à tarde, a partir das 14h, com expediente normal.

Mais informações pelos telefones: (92) 3305-1758 / 99318-3195.

Site:  http://protec.ufam.edu.br

Redes sociais: Facebook perfil (protec.ufam); Facebook Página (UFAMPROTEC); Twitter (@ProtecUfam).

Estudo sobre novo RU é tema de encontro

A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 16, novo encontro com a comunidade acadêmica da UFAM para apresentar o estudo preliminar para a construção do novo Restaurante Universitário (RU).

Leia mais...

Alunos de Administração desenvolvem projeto social para arrecadação de alimentos

Inspirados em um seminário da disciplina de Administração Mercadológica, ministrada pela professora Fabiula Meneguete Vides da Silva, os estudantes Talita Godeau, Jonatas de Oliveira, Thiago Sartt, Raphael Silva, Elizete Cardoso e Ladyna Lima desenvolveram o projeto social denominado “Doe um alimento e faça milhares de crianças felizes: seu apoio vale uma vida”, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para a Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM).
 
O projeto surgiu por iniciativa própria como uma extensão a um trabalho de classe intitulado “seminário” da disciplina MKT2, cuja a equipe tinha como tema “Marketing Social”. O resultado será apresentado em sala de aula no dia 24 de julho. 
 
Segundo o aluno, Tiago Sartt, a iniciativa foi o modo de dar um retorno à comunidade. “Dessa forma aplicamos os nossos conhecimentos com viés no desenvolvimento de um projeto de Marketing Social e também ajudamos quem precisa, desenvolvendo um projeto de marketing social”, considerou o acadêmico. 
 
Ainda de acordo com ele, a entrega de alimentos deve ser feita na sala 40, de segunda a sexta, na Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte da Instituição, no horario de 18h às 20h, até o dia 23 de julho, próxima quinta feira. 
 
Para obter mais informações ou tirar dúvidas, os números de telefone disponibilizados são: 99286-7743 e 99127-2566. 

Residentes do HUGV assistem à palestra sobre Internação, no auditório Dr Zerbini

Médico Willy Akira NishizawaMédico Willy Akira NishizawaFoi realizada na ultima sexta-feira, 10, no Auditório Doutor Zerbini da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) uma aula sobre Internação, ministrada por Willy Akira Nishizawa, médico assistente do Pronto Socorro de Clínica Médica, do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), e diretor e instrutor de cursos de ACLS pela American Heart Association. O evento foi uma iniciativa da Gerencia de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e teve o apoio do HCFMUSP e da Empresa Sanofi Farmacêutica, que viabilizou a vinda do palestrante. 

Participaram da palestra aproximadamente 100 pessoas entre residentes, internos, intensivistas e profissionais do HUGV e da Faculdade de Medicina da UFAM. Nishizawa discorreu sobre Insuficiência cardíaca, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), Pneumonia Adquirida na Comunidade e Profilaxia de trombo Embolismo Venoso (TEV).

A atividade faz parte de um projeto desenvolvido em todo o Brasil pela Sanofi, com o objetivo de oferecer conhecimentos para base de formação do residente médico, discutindo evidencias e minimizando riscos para os pacientes internados. 

Segundo a gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV, Miharu Matsuura Matos, “este foi um momento valioso para a discussão de evidencias na minimização dos riscos aos pacientes internados, apresentado por um professor credenciado pelo Hospital das clinicais da FMSP. Foram apresentadas situações e discussões de casos que com certeza, representarão uma grande contribuição à formação de nossos residentes e internos”, concluiu. 

Por Ascom-HUGV