Propesp retifica calendário do edital 009/2015

 

A Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-Graduação (Propesp) informa a retificação dos itens 4.2 e 4.3 do edital 009/2015 que estabelece processo de seleção de propostas de subprojetos institucionais para aquisição e manutenção de equipamentos multiusuários de pesquisa. No item 4.2-Submissão de propostas: até 8 de abril de 2015, lê-se: até o dia 22/04/2015. No item, 4.3- Divulgação das propostas selecionadas: a partir de 11 de maio de 2015, lê-se: até o dia 25/05/2015.

Os demais itens do Edital 009/2015 permanecem inalterados.       

Acordos de Washington iniciaram migração em massa de nordestinos para Amazônia

 

Esse é o resultado da pesquisa  “Batalha da Borracha: contexto da migração cearense para o Amazonas de 1937 a 1945”, do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), Francisco Eleud Gomes da Silva que defenderá a dissertação no próximo mês de abril.  O estudo objetivou desvendar o processo de migração cearense para o Estado do Amazonas durante o período de 1937 a 1945.

Leia mais...

Bibliotecas da capital retornam no dia 20 de abril

A Biblioteca Central informa que em virtude da realização do novo inventário do acervo da Universidade, as bibliotecas das unidades da UFAM na capital estarão fechadas até o dia 17 de abril de 2015, tendo suas atividades retomadas no dia 20 de abril.

Nota de falecimento - servidora aposentada Maria do Carmo

 

Noticiamos com pesar o falecimento da D. Maria do Carmo, antiga coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da UFAM. Vítima de câncer, D. Mariazinha, como era carinhosamente chamada, faleceu no sábado passado (28) em Fortaleza, onde residia desde sua aposentadoria. 

Proeg retifica datas de edital 019/2015, do Parfor

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) torna públicas as novas datas referentes ao Edital Nº 019/2015, que trata das inscrições no Processo Seletivo Simplificado para Professor Formador, Professor Orientador e Supervisor de Estágio, no âmbito do PARFOR/UFAM. O credenciamento de profissionais é para o 2º semestre de 2015 e o 1º semestre de 2016. 

Leia matéria relacionada: 

PROEG divulga Edital nº 019/2015 que trata do processo seletivo para professor no âmbito do PARFOR/UFAM

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Aviso de Retificacao do EDITAL 019_2015_Elecao docentes PARFOR 2015 (1).pdf)Edital de Retificação[ ]149 kB

HUGV realiza eventos em Vigilância em Saúde

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) promoveu, entre os dias 25 e 27 de março, uma oficina e um seminário relacionados à vigilância em saúde, que reuniu os profissionais de saúde do hospital.

A Oficina de Integração de Vigilância em Saúde do HUGV, realizada no auditório Dr. Zerbini, da Faculdade de Medicina da UFAM, teve como proposta integrar os setores que arregimentam as ações de vigilância em saúde, visando fomentar a troca de informações e a sistematização de processos.

Segundo a responsável pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente (SVSP), Taís Galvão, o objetivo da oficina é fazer com que trabalhemos de forma integrada.

“Apesar de sermos pessoas de áreas diferentes, todos desenvolvem ações de vigilância em saúde e, a partir da oficina, temos ganhos na organização, de sabermos como trabalhar melhor com as pessoas que já temos aqui”, disse.

Um dos palestrantes do evento, o médico Ícaro Boszczowski, membro da Subcomissão de Controle de Infecção Hospitalar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em São Paulo, apresentou a experiência das instituições onde atua. Ele ressaltou que o lucro maior é a integração de informações de setores diversos.

“Com essa integração de dados é possível que, no futuro, tenhamos um sistema único de divulgação do que cada grupo realiza, o que poderá ser utilizado pela gestão do hospital, pela comunidade hospitalar e até pela sociedade, já que a informação que está sendo produzida é extremamente útil para desdobrar indicadores e como instrumento de gestão da assistência ao paciente. Vocês estão realizando aqui um trabalho muito interessante e consistente”.

Ainda durante o dia 27, o Seminário de Controle de Infecções Hospitalares reuniu aproximadamente  150 participantes, entre residentes, acadêmicos e profissionais de saúde do hospital, os quais tiveram acesso às palestras de “Abordagem terapêutica de infecções multirresistentes” e “Prevenção de infecções multirresistentes (uso racional de antimicrobianos, controle do uso de dispositivos venosos, lavagem de mãos)”, ministradas pelo médico Ícaro Boszczowski, e à palestra “Flora hospitalar do HUGV”, realizada pelo infectogista Eucides Batista, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HUGV. 

Hospital Universitário seleciona estagiários de Fisioterapia

O Hospital Universitário Getúlio Vargas seleciona entre os dias 30/03 e 08/04, acadêmicos de Fisioterapia da Ufam para estagiar no então Hospital. Os requisitos são:

 - Estar cursando Fisioterapia a partir do 5º período;

 - Possuir domínio dos recursos de Informática (Word e Excel) e Internet;

- Disponibilidade para estagiar 30horas/semanais, no horário de 07h às 13h;

O valor da bolsa é de R$ 520,00 mais auxílio transporte de R$ 66,50. Os interessados devem enviar seus currículos para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou entregá-los no setor de Psicologia Organizacional do HUGV, no Ambulatório Araújo Lima, cujo endereço é Avenida Aripuanã, n°04, Praça 14 de Janeiro, Zona Sul.  Mais informações pelo telefone (92) 3305-4818.

VI workshop do PDI UFAM aborda áreas prioritárias

Gestores discutem prioridadades para os próximos dez anos Gestores discutem prioridadades para os próximos dez anos Os gestores da UFAM se reuniram para continuar o trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico (PE) e de revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos dez anos. Nesta etapa do processo, a equipe estabeleceu as áreas prioritárias para a Universidade bem como os objetivos e estratégias de cada uma. O encontro ocorreu nos dias 23, 24 e 27 de março no miniauditório da Pró-reitoria de Inovação Tecnológica (Protec).

Em fase de organização do conteúdo do PDI, os membros do G1 (gestores da UFAM) elegeram as categorias apropriadas para cada objetivo e estratégia definidos nas etapas anteriores do trabalho de acordo com o projeto a ser desenvolvido. Terminada esta fase, o grupo passou a hierarquizar a execução dos projetos, priorizando aqueles em que a Instituição apresenta maior necessidade de atenção. “Um projeto com a prioridade 1 tem vários objetivos e suas estratégias correspondentes e estará entre aqueles que terão primazia na fase de execução”, esclareceu a pró-reitora de Planejamento, professora Mariomar Sales, que coordena as atividades, com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com a pró-reitora, após o levantamento dos projetos a serem priorizados, o material será enviado para a FGV que fará o relatório do que foi feito e encaminhará para a UFAM. A partir de então, terá início a fase de escrita do PDI. “Existe uma comissão responsável pela escrita do documento, com o suporte da Proplan, para que o PDI tenha uma linguagem bem acessível”, informou a professora.

De posse do documento pronto, a Proplan o encaminhará para apreciação dos membros do Conselho Universitário (CONSUNI), o qual avaliará o teor do material e o aprovará ou não, com ou sem alterações.

A pró-reitora destaca ainda a relevância deste processo para a Instituição. Segundo a gestora da Proplan, a Universidade está em um momento distinto ao de 2005 quando foi concluído o PDI atual e por isso precisa reavaliar suas ações para se manter atualizada e conectada seu contexto. “É importante que o serviço que a UFAM presta esteja conectado ao que o cenário demanda”, disse. “Creio que estamos avançando de forma satisfatória. Já podemos perceber que teremos um PDI bem de acordo com as necessidades da UFAM”, adiantou.

 

 

 

 

 

Mestrando do PPGI apresenta dissertação sobre gerenciamento em múltiplas interfaces

Nesta sexta-feira, 27, o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Instituto de Computação (IComp) da UFAM teve a sua 227ª defesa de dissertação de mestrado. A dissertação, de autoria do mestrando Flávio Augusto Carvalho Montenegro Filho, teve como título “Gerenciamento de Mobilidade de Fluxos IP em Dispositivos com Múltiplas Interfaces”. A banca do trabalho, além do orientador, foi composta pelos professores César Melo, do PPGI/UFAM, e pela profa. Michele Nogueira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A dissertação de Montenegro consistia em estudar múltiplas interfaces de conectividade em dispositivos móveis. Segundo ele, a ideia principal do estudo era tirar proveito dessas múltiplas interfaces e realizar uma comunicação simultânea. “A proposta é utilizar essas múltiplas interfaces de dispositivos de uma forma simultânea e observar como é o fluxo Flávio Montenegro Filho, mestrando do PPGI/UFAMFlávio Montenegro Filho, mestrando do PPGI/UFAMde informações entre elas, para adequar qual a melhor interface a ser utilizada”, afirmou o mestrando.

De acordo com Flávio, uma das maiores dificuldades durante a pesquisa era a questão da infraestrutura para testar os protótipos. “Essa infraestrutura, composta de servidor e uma rede IPv6, o que nem todas as operadoras de rede tem”, salientou.

Ainda segundo Montenegro, existe o objetivo de publicar dois ou até mais artigos em revistas científicas. O mestrando faz parte do Grupo de Pesquisa Tecnologias Emergentes e Segurança de Sistemas (ETSS, na sigla em inglês), do PPGI. De acordo com ele, depois da apresentação, há dois caminhos possíveis: o mercado ou a carreira acadêmica. “Quero levar esse trabalho adiante, ou para apresentar soluções para o mercado, ou até mesmo para continuar a pesquisa no grupo de pesquisa e embarcar em um possível doutorado”, finalizou Montenegro.

Doutorado em Ecologia da UFPA/Embrapa oferece oito vagas

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia, resultante do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Embrapa Amazônia Oriental (Embrapa) abre as inscrições para o exame de seleção ao curso de Doutorado do ano de 2015. O período de inscrição é de 25 de março a 9 de abril de 2015. A seleção será efetuada por uma Banca Examinadora designada pelo Colegiado do Programa, composta por três docentes. Os candidatos serão avaliados pelo projeto de tese (Etapa I) e do currículo (Etapa II).
 
Por meio do processo seletivo serão disponibilizadas oito vagas, para ingresso a partir do primeiro semestre de 2015. Se necessário, poderá haver entrevista com os candidatos. Em anexo encaminhamos o pdf do edital.
 
O programa tem como objetivo formar mestres e doutores com entendimento dos princípios que regem os sistemas ecológicos, além das aplicações práticas dos conceitos ecológicos adquiridos. O tema unificador do programa é a ecologia, independentemente do grupo taxonômico, e dentro das linhas de pesquisa estabelecidas no curso, o profissional formado terá uma formação básica dos padrões ecológicos nos seus mais diversos níveis: ecologia de organismos e populações, ecologia de comunidades e ecossistemas, ecologia de paisagem e ecologia teórica e aplicada. Os profissionais formados serão capazes de estudar os processos que regem a dinâmica dos organismos, ecossistemas e comunidades, além de avaliar os impactos da ação humana na natureza e atuar no manejo e conservação da biodiversidade. O curso será voltado para formar profissionais críticos que tanto possam atuar na Academia quanto em contato direto com a sociedade civil, de modo inter e multidisciplinar.
 
Maiores informações ou esclarecimentos podem ser solicitadas no email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo." rel="nofollow" style="color: rgb(17, 85, 204);" target="_blank">O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone 91 3201 8896.

ARII divulga resultado da seleção para Bolsa Comunidade Indígena

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais  (ARII) divulga o resultado final (Edital nº 002/2015-ARII) da seleção para participação no Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa Aplicada para Professores – Comunidade Indígena Santander Universidades 2015.

O objetivo do Programa é  contribuir para a melhoria da qualidade e aperfeiçoamento de docentes da UFAM por meio do incentivo à Pesquisa Aplicada.

A ARII informa ainda que o prazo para interposição de recursos será de 01 (um) dia útil a partir do dia da divulgação do resultado e somente será recebido se feito de acordo com a especificação constante no edital nº 002/2015.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (RESULTADO_PESQUISALIVRES_2015.pdf)Acesse resultado[ ]380 kB

Primeira rodada de Seminários do Neai tem pesquisa sobre Sateré

Professor veio da Universidade da AlemanhaProfessor veio da Universidade da Alemanha

O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, por meio do Núcleo de Estudos da Amazônia Indígena (NEAI) iniciou a Rodada de Seminários do grupo, com a palestra "Sateré na metrópole: ramificações e contextualizações de uma pesquisa de campo na periferia", que foi proferida pelo professor Wolfgang Kapfhammer da Universidade de Marburg. O evento foi realizado na última quarta-feira e terá outras edições no mesmo dia, a cada final de mês, sempre recebendo pesquisadores e professores com trabalhos voltados à etnologia ameríndia. 
 
Segundo a coordenadora do evento, a pós-graduanda Juliana de Almeida, a ideia dos encontros é que possam ser socializados os resultados de pesquisas que atendam às especificidades do Neai.
 
"É interessante podermos discutir abordagens metodológicas e conceituais com as quais os nossos convidados vêm trabalhando. Este seminário, para o qual trouxemos Wolfgang, foi o primeiro seminário de 2015 e o próximo já está agendado para o dia 29 de abril, com tema ainda a ser definido, mas dentro desse escopo do projeto", disse. 
 
A apresentação dos resultados de pesquisa do estudioso da Universidade de Marburg durou aproximadamente 40 minutos e se concentrou num "exercício à comparação à produção mental, à produção cultural dos nativos", como afirmou o pesquisador.
 
"É uma deficiência da Antropologia perceber essa cosmologia do outro na pesquisa. Cada grupo social tem uma visão do mundo e essa leitura, esse mergulho na tradição do outro, é sempre uma trajetória pessoal. Quando cheguei aqui, na intenção de mergulhar nas experiência em campo, decepcionei-me ao ver que romantizei o meu objeto, acreditando que eles manteriam suas tradições estando longe geográfica e temporalmente de seu habitat. Pessoalmente falando, acredito que é preciso ter mais alteridade e uma visão sem preconceitos do que nós temos em comum", frisou.
 
A relação com os Sateré-Mawé começou ainda no ano de 1998, numa aproximação que o pesquisador julgava "pouco improvável". "Quando comecei a buscar informações de etnias na Amazônia, debrucei-me num mapa e comecei a me situar sobre onde eles estavam localizados. Vi que se encontravam no Alto Rio Negro, Xingu, por exemplo, e que muitos antropólogos já haviam produzido relativamente bastante sobre. Por fim, a respeito da produção etnológica esse número, fora do Brasil, ainda era pouco e foi aí que minha busca começou a ser norteada. Demonstrei interesse e eles foram receptivos", contou.

Resultados da pesquisa foram apresentados à plateia, com representação SateréResultados da pesquisa foram apresentados à plateia, com representação Sateré

Durante a explanação, Wolfgang apresentou registros fotográficos de inúmeras peças fabricadas por indígenas, cujas funcionalidades eram diversas, desde caça e pesca, domésticos e ritualísticas. A maior parte encontra-se na Europa. Acervos com milhares de itens, desde os mais antigos até os atuais. 
 
"Em espaços distintos há amostras de peças do século XIX e outras, usadas nos dias atuais. Arte plumária, ferramentas, utensílios domésticos. Nos anos de 2012 e 2013, durante o inverno, nós convidamos dois indígenas com os quais mantive maior relação, para conhecer o acervo. Eles ficaram impressionados, ao mesmo tempo, tristeza por verem que parte de suas tradições se foi com o tempo", confidenciou o pesquisador. 
 
Essa decepção quanto à perda das tradições, diante do tempo foi confirmada pela representante indígena Sônia da Silva Vilaça, que acompanhou a apresentação dos resultados do artigo. 
 
"Minha avó já faleceu, mas ela chegou a me contar que o verdadeiro Puratin (um bastão supostamente "mágico", que serviria para prever fartura, enchente, tempo de plantio e colheita) só existiria, hoje, em um museu, sediado em Londres. Na época dele, ainda como acontece hoje, os índios trocavam suas coisas pelo que lhes era dado. Também havia muitos padres, pastores, que acessavam as aldeias com vários propósitos, então, acredito que tudo isso contribuiu para que nossos pertences, exemplares de peças nossas, que já nem sabemos reproduzir, fossem surgindo pelo mundo e sendo expostas em museus", comentou. 
 
Ela disse, ainda, que essa proximidade com pesquisadores não é integralmente ruim. Afirma que há muitos "parentes" que estão na aldeia, mas desconhecem sua própria cultura, suas tradições. 
 
"Por um lado, a contribuição dos pesquisadores sérios ajuda a preservar esse passado, a apresentar para nós mesmos, um pouco da nossa história, servindo assim, de porta-vozes para nossos pleitos", considerou. 
 
Em Manaus e na região metropolitana, os Sateré estão em diversas áreas, desde Iranduba, Vila do Ariaú e bairros Tarumã e Redenção. O número dessa população não é estimado. 
 

CPD informa manutenção no sistema nesta sexta, 27

O Centro de Processamento de Dados da Ufam comunica que na próxima sexta-feira, 27, a partir das 17h, será realizada uma manutenção nos servidores dos sistemas e portais da UFAM. Logo os mesmos estarão inacessíveis, com previsão de retorno para às 20h do mesmo dia.

Pedagogia da Alternância é viés de discussão em Seminário sobre Educação do Campo

A Pedagogia da Alternância é um método empregado na formação de jovens e adultos do campo, visando a articulação entre escolarização e trabalho, propiciando o acesso à escola sem abandonar o trabalhar no campo. A temática foi discutida no Circulo de Diálogo "Políticas Públicas Nacional e a Escola da Terra no contexto Amazônico" que faz parte da programação do "II Seminário de Educação do Campo e a Escola da Terra no Contexto Amazônico", cuja solenidade de abertura ocorreu nesta quarta-feira, 25, no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte.

Leia mais...

Clube de Ciências abre inscrições para estudantes voluntários

De 30 de março a 10 de abril, o programa de extensão 'Clube de Ciências', do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), abre inscrições para estudantes voluntários dos Cursos de Licenciaturas em Biologia, Ciências, Física, Química e Letras (com ênfase em LIBRAS). Para tanto, os interessados deverão entregar Curriculum Lattes no Laboratório de Ciências, Bloco F, Setor Sul, em horário comercial (de 8 as 12h e de 14 as 17h).

Os requisitos necessários para os voluntários são: ter cursado pelo menos 2 semestres do Curso de Licenciatura em Biologia, Ciências, Física, Química e Letras (com ênfase em LIBRAS), ter disponibilidade de 12h semanais e ter afinidade com a docência. As atividades ocorrem somente aos sábados, das 9h às 12h, exceto feriados, envolvendo estudantes da graduação, professores da Ufam interessados na pesquisa na área de Ensino de Ciências, professores da Educação Básica e estudantes de Escolas Públicas.

Os estudantes desenvolverão estas atividades: pesquisa na área de Ensino de Ciências (Química, Física e Biologia); planejamento e realização de atividades didáticas com estudantes do ensino da Rede Pública Estadual e Municipal; orientação de estudantes no âmbito da pesquisa na área de Ensino de Ciências e realização de atividades didáticas; e pesquisa, planejamento e atividades didáticas com estudantes surdos.

Os interessados podem entrar em contato pelo emaill O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou pelo telefone (92) 81590910.

 

Sobre o Programa

O Clube de Ciências é um dos principais programas de extensão da UFAM, cujas atividades já ocorrem há 28 anos. O objetivo do Clube é promover o estudo e o ensino da ciência por meio de ações sinérgicas entre Universidade, Escola e comunidade local. Trata-se de um ambiente alternativo de ensino, popularização da ciência e aprimoramento da formação professores. A partir dela, estudantes da educação básica (sócios curumins) participam de atividades didático-pedagógicas com temas científicos infanto-juvenis sob a orientação de estudantes de licenciaturas (professores-estagiários), os quais, por sua vez, são orientados por professores mestres e doutores do Instituto de Ciências Biológicas e do Instituto de Ciências Exatas da UFAM e da Secretaria de Educação do Estado.

 

Importância do Programa

Ao longo desses 28 anos, o Clube tem contribuído positivamente para a educação científica de crianças e adolescentes da Amazônia, bem como  para o desenvolvimento profissional de futuros professores de ciências da educação básica. Esses estudantes vivenciam a prática antecipada de docência de forma assistida por professores mais experientes, além de compartilharem essa experiência com seus colegas de equipe no próprio contexto de atuação onde desenvolverão suas atividades profissinais no futuro.

ARII divulga nota referente à segunda fase de inscrição para o Top Espanha 2015

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) divulga que houve inscrições homologadas de docentes e discentes (Língua e Literatura Espanhola) para participação no Programa de Mobilidade Santander Universidade – Top Espanha 2015.

Assim, de acordo com o estabelecido no Edital 001/20015-ARII (itens 2.4.1 e 2.4.2), as inscrições continuam abertas somente para os professores e alunos do curso de Língua e Literatura Espanhola até o dia 29 de março.

Mais informações: 3305-1753.

 

Notícias relacionadas:

ARII abre inscrições para Programa de Mobilidade Internacional Top Espanha

ARII retifica itens de edital do Programa de Mobilidade Internacional Top Espanha

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL 01-15 - TOP ESPANHA 2015.pdf)Acesse Edital[ ]5114 kB

Coordenadora do Núcleo de Estudos Azulilas lança livro com artigos acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes

 
A coordenadora do Núcleo de Estudos em Gênero, Famílias, Conflitos e Sexualidades da UFAM, Azulilás, professora Raquel Wiggers reuniu, no último sábado, 21, na Livraria Valer, no Centro de Manaus, alunos, amigos e familiares para divulgar o livro "Abuso e exploração sexual: notas para um debate multidisciplinar". 
 
A publicação, financiada pelo edital Biblos, da Fundação de Amparo à Ciência (Fapeam), é uma compilação de artigos produzidos por membros, os professores do Núcleo. A coordenadora teve apoio do graduando, Natã Souza, durante a jornada para organizar os trabalhos, referenciados no período de 2010 a 2013.  
 
"Os estudos inseridos no livro inserem nos esforços do Programa Observatório da Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, em Manaus e chega ao público num momento em que a sociedade exige da justiça e das instituições, atos que coíbam não somente a violência sexual, mas crianças e adolescentes vitimadas por violência psicológica, injustiça social e abandono da família e pelos poderes públicos", salientou a autora. 
 
Conforme está registrado no livro e baseado em dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, dados estatísticos recentes apontam para a existência de 754 casos de violência sexual, cujas vítimas são crianças.  
 
"A nossa proposta a partir do livro era olhar a questão da exploração sexual contra crianças e adolescentes de forma tangencial, ou seja, incluindo vários olhares para permitir analisarmos o tema. Isso faz do livro um objeto com perspectiva única, porque embora a temática esteja clara, a forma como ela é analisada é abrangente, desde o ponto de vista do autor do crime, da vítima e da estruturado sistema de atendimento", disse o graduando Natã Souza. 

Nota de pesar - servidor do HUGV Lúcio César da Silva Araújo

A UFAM e a Superintendência do HUGV informam, com pesar, o falecimento do Técnico de Enfermagem Lúcio César da Silva Araújo, ocorrido no dia 20 de março de 2015.

Em nome de seus servidores, o HUGV presta as sinceras condolências aos familiares por tão grande perda.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (NOTA DE FALECIMENTO LÚCIO CÉSAR..jpg)Nota de falecimento - HUGV[ ]55 kB

Plano de Saúde realiza adesão aos servidores da Ufam

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) disponibiliza, no período de 23 a 27 de março, das 9h às 11h, o termo de adesão ao Plano de Saúde da Aliança Administradora de Benefícios de Saúde Ltda para os servidores da Ufam e seus dependentes. Os novos contratos terão adesão com promoção de determinadas carências. 

 
Os servidores interessados podem solicitar uma simulação de valores por e-mail e telefones. O contato deverá ser feito junto à representante do Departamento Comercial da Aliança, senhora Maria Antônia Pereira, por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelos telefones (61) 8403-0360 (Oi - What´s App) ou (61)(Vivo) 9916-9878. 

Biblioteca Central da Ufam recebe premiação em evento do Conselho Regional de Biblioteconomia

Equipe da Biblioteca da Ufam recebe prêmio concedido pelo Conselho Regional Equipe da Biblioteca da Ufam recebe prêmio concedido pelo Conselho Regional

O novo modelo de gestão instituído nas Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foi premiado  durante o encontro anual do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região, ocorrido no último dia 19. A professora Célia Regina Simonetti Barbalho, atual diretora da Biblioteca Central da Federal do Amazonas, foi quem representou a Instituição e recebeu a placa alusiva ao prêmio na categoria Bibliotecário Inovador, uma das cinco existentes. 
 
O evento, que reuniu profissionais que administram o acervo de bibliotecas ou centros de documentação em Manaus, aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), situada na avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, zona Centro-Sul. 
 
Segundo a presidente da Comissão de Fiscalização do Conselho Regional de Biblioteconomia da região Norte, Sashala Maciel, uma das organizadoras da inicitativa, a premiação resultou do atendimento a um edital publicado em fevereiro deste ano. Por esse edital, instituições e pesquisadores interessados em concorrer à premiação deveriam submeter trabalhos e documentos que pudessem comprovar o comprometimento dos mesmos com a melhoria do funcionamento de bibliotecas ou produção científica voltada à promoção do conhecimento na área da Biblioteconomia, respectivamente.
 
"Além do Prêmio Bibliotecário Inovador, o Conselho Regional também dá reconhecimento ao Professor Pesquisador, Instituição Amiga, Bibliotecário Destaque e Personalidade Destaque, que desenvolvem novos processos ou se sobressaem pela gestão das melhores práticas na gestão e/ou valorização de bibliotecas", explicou uma das organizadoras. 
 
Na apresentação do currículo da diretora da Biblioteca Central e das menções de parte de sua vida dedicada à Biblioteconomia foi salientado, inclusive, seu envolvimento na missão bem sucedida de trazer para Manaus, em 2016, o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). 
 
A diretora é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é dedicação exclisiva da Universidade Federal do Amazonas e pesquisadora visitante sênior do Centro de Biotecnologia da Amazônia. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de informação e foco na inteligência organizacional e na gestão do conhecimento. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino superior, qualidade, planejamento estratégico, biblioteconomia e gestão da informação.
 

Grupo Tombones fez apresentação cultural no eventoGrupo Tombones fez apresentação cultural no evento

Quando foi chamada ao palco para receber a premiação, a professora Célia Simonetti convocou todos os servidores bibliotecários da Ufam presentes para receber a placa juntamente com ela, afirmando que a premiação não seria pessoal, particular, mas sim institucional e para toda a equipe. 
 
"Esse prêmio não é unicamente meu, esse prêmio é da Universidade, da equipe das Bibliotecas, que deram todo apoio e suporte à nova fase que do corpo de bibliotecários vem vivenciando. Sem vocês nada seria possível", argumentou. 
 
Na oportunidade, ela falou, ainda, do novo modelo de gestão das Bibliotecas. "O sistema foi implantado há mais de duas décadas. O que mudou foi o processo de gestão, com a oferta de novos serviços, a busca por estar mais próximo do que é pertinente às necessidades da UFAM, essa responsabilidade que o sistema de bibliotecas tem que ter para atender às especificidades da Universidade", frisou.
 
Programação - Durante o evento do CRB foram ministradas duas palestras. A primeira foi da diretora Editora da Universidade Federal do Amazonas, Suely de Oliveira Moraes, que abordou da atuação do profissional bibliotecário no ramo da editoração; e a segunda de Jorge Cativo, bibliotecário do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa): "Quem somos e para onde vamos".
 
Houve, também, a apresentação musical do grupo "Tubones", composto por alunos e egressos do curso de Música da Escola Superior de Artes e Turismo da UEA.

Reitora da UFAM participa de Reunião nacional da Andifes

Nos dias 24 e 25 de março, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) estará reunida para a 108ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, em Brasília - DF. Na programação do evento está previsto o Seminário “Desempenho Acadêmico dos Estudantes das Universidades Federais”, que acontecerá no Hotel Nacional, a partir das 9h30 da manhã do dia 24 de março.

 

Dia 24

Dentro das programações do seminário, ocorre a Mesa “Desafios para o pleno desempenho acadêmico dos estudantes das Universidades Federais”, que será composta pela reitora da UFAM, professora Márcia Perales; pela reitora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG), professora Cleuza Maria Sobral Dias; e pelos pró-reitores Custódio Luís de Almeida e Myrian Thereza Serra, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), respectivamente. O coordenador da mesa será o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor Zaki Akel Sobrinho.

A professora Márcia Perales coordenará os trabalhos no encerramento do Seminário, apresentando as conclusões a que cada mesa chegar e os devidos encaminhamentos a serem feitos.

 

Dia 25

Para o segundo dia, na 108ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, estão previstas palestras com várias autoridades. Entre elas estará o ministro interino da Educação, doutor Luiz Cláudio Costa, que falará sobre políticas públicas do Ministério da Educação (MEC) e o papel das Universidades Federais na implementação dessas políticas. Além da presença do ministro, também está confirmada a presença do procurador Renato Rodrigues Vieira, que falará sobre o relacionamento das Universidades Federais e a Procuradoria Geral Federal (PGF).

ARII retifica itens de edital do Programa de Mobilidade Internacional Top Espanha

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam retificou o Edital 001/2015, que trata da abertura do período de inscrições para o Programa de Mobilidade Internacional Top Espanha, publicado em 17/03/2015. 
 
No edital retificatório permanecem inalterados os demais itens, contudo, no específico 2.4, onde se lê: Será dada preferência no presente Edital à candidatura de alunos e professores do curso de Língua Espanhola da Ufam, de forma a atender as seguintes regras: Leia-se: Será dada preferência no presente Edital à candidatura de alunos e de professores do curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola (Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, Campus Manaus); e do curso de Letras: Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Espanhola (Instituto Natureza e Cultura, Campus Benjamin Constant), de forma a atender as seguintes regras: Ficam excluídos, no item 6.2, os subitens: 6.2.1. Documento comprobatório de Pesquisa, Ensino, Extensão e Produção Científica; 6.2.2. Documento comprobatório de carga horária do semestre atual. 
 
Pelo edital inicial, podem participar do processo seletivo, professores e alunos das seguintes áreas:Direito; Arquitetura e Urbanismo; Design; Arquivologia; Biblioteconomia; Serviço Social;  Filosofia; Ciências Sociais; Antropologia; História; Geografia; Psicologia; Pedagogia;  Letras (todos os cursos); Artes Visuais; Música; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Relações Públicas; Educação Física; Administração; Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. 
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de março, por meio de preenchimento do Formulário Online. 
 
Leia matéria relaciona: 

ARII abre inscrições para Programa de Mobilidade Internacional Top Espanha

 
Anexos:
Fazer download deste arquivo (RETIFICACAO_TOPESPANHA_2015.pdf)Retificação TOP Espanha[ ]217 kB

DLLE abre inscrição para exame Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira até 8 de abril

O Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras (DLLE) informa que estão abertas as inscrições para o Exame Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) até o dia 8 de abril de 2015. A prova escrita será aplicada no dia 23 de maio de 2015 (sábado). Nesta convocatória, as provas serão disponibilizadas em todos os níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.

Mais informações no site do Instituto Cervantes:   <http://diplomas.cervantes.es/>, com informações detalhadas e modelos de provas em pdf. 

Os procedimentos necessários para a inscrição são os seguintes:

1) Acessar o site <http://diplomas.cervantes.es/>; 

2) Clicar na opção "Quieres conseguir tu diploma?";

3) Depois clicar na opção "Cómo y dónde me inscribo";

4) Baixar e imprimir a ficha de inscrição e a declaração que estão em PDF;

5) Preencher e assinar esses documentos;

6) Pagar a taxa de inscrição, transferindo o dinheiro para a conta do Instituto Cervantes.

Os valores referentes ao pagamento da inscrição e os dados da conta bancária estão disponíveis na secretaria do DLLE, localizada na Sala 18, 2 andar, Bloco Mário Ypiranga, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).

Para finalizar a inscrição, o candidato deverá se dirigir à secretaria do DLLE, portando o comprovante de pagamento de inscrição, a ficha de inscrição preenchida, a declaração assinada e um documento de identificação com foto (cópia e original).

 

Faculdade de Odontologia realiza provas para revalidação de diplomas estrangeiro nos dias 8 e 9 de abril

A Comissão de Provas para Revalidação de Diplomas Estrangeiro, da Faculdade de Odontologia (FAO) informa data de realização da prova escrita que acontece nos dias 8 de abril (Estomatologia, Pré-Clínica I e Pré-Clínica II) e 9 de abril (Pré-Clínica III, Pré-Clínica IV e Saúde Bucal Coletiva), das 8h às 12h, sala 03, da FAO, localizada na avenida Ministro Waldemar Pedrosa, 1539, Praça 14 de Janeiro.

De acordo com o edital 01/2015, a prova escrita é de caráter eliminatório, redigida em Língua Portuguesa, será composta de 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha por disciplina, com valor de 1 (um) ponto por questão, totalizando dez (10,0) pontos por disciplina. O candidato deverá acertar no mínimo 50% das questões de cada disciplina.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital Revalida2015.Edital Provas.pdf)Edital 01/2015[ ]115 kB

FAO realiza provas para revalidação de diplomas estrangeiro nos dias 8 e 9 de abril

A Comissão de Provas para Revalidação de Diplomas Estrangeiro, da Faculdade de Odontologia (FAO) informa data de realização da prova escrita que acontece nos dias 8 de abril (Estomatologia, Pré-Clínica I e Pré-Clínica II) e 9 de abril (Pré-Clínica III, Pré-Clínica IV e Saúde Bucal Coletiva), das 8h às 12h, sala 03, da FAO, localizada na avenida Ministro Waldemar Pedrosa, 1539, Praça 14 de Janeiro.

De acordo com o edital 01/2015, a prova escrita é de caráter eliminatório, redigida em Língua Portuguesa, será composta de 10 (dez) questões objetivas de múltipla escolha por disciplina, com valor de 1 (um) ponto por questão, totalizando dez (10,0) pontos por disciplina. O candidato deverá acertar no mínimo 50% das questões de cada disciplina.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital Revalida2015.Edital Provas.pdf)edital 01/2015[ ]115 kB

ARII abre inscrições para Programa de Mobilidade Internacional Top Espanha

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) está com inscrições abertas para o Programa de Mobilidade Internacional Top Espanha Santander Universidades. O objetivo é propiciar a um aluno de graduação, regularmente matriculado, e a um professor do quadro permanente e ativo da Ufam, a oportunidade de aprendizado ou aprofundamento de conhecimentos da língua e cultura espanhola.Nesta edição, o Santander Universidades está oferecendo uma bolsa para aluno e uma para professor.

Podem se inscrever professores e alunos das seguintes áreas:Direito; Arquitetura e Urbanismo; Design; Arquivologia; Biblioteconomia; Serviço Social;  Filosofia; Ciências Sociais; Antropologia; História; Geografia; Psicologia; Pedagogia;  Letras (todos os cursos); Artes Visuais; Música; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Relações Públicas; Educação Física; Administração; Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Os documentos exigidos para inscrição (discentes) são: Histórico Escolar Atualizado; confirmação de Matrícula; CPF (cópia); RG (cópia); comprovante de inscrição online no site do Santander Universidades; documento comprobatório de atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão;

Os Docentes devem apresentar os seguintes documentos: Documento comprobatório de Pesquisa, Ensino, Extensão e Produção Científica; documento comprobatório de carga horária do semestre atual; RG (cópia); CPF (cópia);  Curriculum Lattes atualizado.

As inscrições serão realizadas unicamente pela internet durante o período de 17 a 23 de março de 2015, por meio de preenchimento do Formulário Online disponível no link http://goo.gl/3IXJ0i .

           

Acesse edital.

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL_TOP_ESPANHA_2015.pdf)Edital Top Espanha[ ]5113 kB

Plataforma internacional lança concurso para ideias criativas

A plataforma internacional Studyka, que tem o objetivo de oferecer desafios profissionais para alunos de Ensino Superior, abriu três concursos internacionais que visam propor melhorias para o clima, mobilidade aeroportuária e sustentabilidade para grandes cidades.

O Desafio Cidade do Futuro apresenta soluções para novos sistemas, serviços e aplicações inovadoras que podem tornar as cidades do mundo ainda mais sustentáveis. A iniciativa é apoiada pelas empresas francesas Air Liquide e Michelin. As inscrições para este desafio irão até o dia 22 de março, pelo site http://bit.ly/cidadedoFUTURO.

O Desafio Climático 2020, feito em parceria com o grupo francês Vinci, tem o objetivo de ajudar a propor soluções para que o Grupo Vinci possa apresentar na Conferência das Partes (COP 21), que acontecerá no final de 2015, em Paris. Na Conferência, 190 países se reunirão para decidir como limitar o aumento da temperatura global até o ano de 2100. As inscrições para o Desafio Climático irão até o dia 19 de abril, pelo site http://bit.ly/desafioCLIMA.

O Desafio “Ideas for Boarding”, feito em parceria com o Aeroporto de Paris, se propõe a apresentar ideias para a mobilidade aeroportuária, não apenas para a engenharia aeroportuária, mas também para o marketing, desenho, arquitetura e novas tecnologias. As inscrições irão até o dia 03 de maio, pelo site http://bit.ly/ideasforboarding.

Sobre a Studyka

A Studyka é uma plataforma on-line internacional gratuita que oferece desafios profissionais para os alunos de Ensino Superior. Os desafios propostos tem a oportunidade de proporcionar-lhes enfrentar na vida real casos de negócios durante seus estudos. Como um verdadeiro recurso pedagógico, o objetivo da Studyka é ajudar os professores de todo o mundo a treinar seus alunos para enfrentar os problemas com os quais as empresas se confrontam diariamente.

Propesp disponibiliza manual de orientação para submissão de projetos no Portal Lira

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) informa que está disponível para os professores, um Manual de Utilização do Módulo Pesquisador, produzido pela mesma.

O Módulo é uma ferramenta presente no Portal Lira, utilizada pelos docentes pesquisadores, para submissão de projetos de PIBIC, JTC (Jovens Talentos para a Ciência) e/ou Pesquisa. Para submeter os projetos, o orientador precisa ter cadastro no Portal Lira.

Demais dúvidas sobre o Manual, entrar em contato com o Departamento de Pesquisa pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.e O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. O prazo para submissão do Plano de Trabalho é até 15 dias após o prazo de implementação da bolsa, ou seja, 02 de abril de 2015.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (manual_pesquisador_Jovens Talentos Para Ciência.pdf)Manual Módulo Pesquisador[ ]703 kB

Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde divulga gabaritos

A Comissão de Residência Multiprofissional e Área Profissional em Saúde (COREMU), do HUGV, divulga os gabaritos (em anexo) da prova objetiva do Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde, aplicada na manhã de ontem, 15/03. Os candidatos dispõem até amanhã, 17/03, para recorrer dos resultados junto à Secretaria da COREMU, localizada na Faculdade de Medicina, cujo endereço é Rua Afonso Pena, n.º 1053, Centro.

DAPES informa sobre indisponibilidade do SIGEPE

O Departamento de Administração de Pessoal (DAPES) informa que o site https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br do SIGEPE, encontra-se indisponível, e que os técnicos do SERPRO já estão trabalhando na solução do problema. Por enquanto, não há previsão de retorno do serviço.