Bolsista de iniciação científica da UFAM recebe Prêmio Bernhard Gross

O aluno e bolsista de iniciação científica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Gleison Adriano da Silva do curso Bacharelado em Física, recebeu o Prêmio Bernhard Gross 2014 da Sociedade Brasileira de Pesquisa de Materiais (SBPMat) em seu décimo terceiro encontro anual realizado em outubro no Centro de Convenções de João Pessoa na Paraíba (PB). Seu trabalho, orientado pelo Prof. Dr. Sérgio Michielon de Souza, abordou a "Structural, Thermal and Optical Studies Of A Nanostructured Composite Formed By Binary Mixtures Of Elemental Nickel and Antimony Powders Produced By Mechanical Alloying". O trabalho diz respeito a determinação de estruturas cristalinas e propriedades coletivas do arranjo de átomos no interior dos sólidos nanoestruturados. "Ou seja, a área de materiais, enquanto pesquisa científica, é uma área abrangente onde trabalha-se diretamente com a estrutura da matéria, criando novas estruturas que têm determinadas funções dirigidas a aplicações específicas, como por exemplo na industria, na saúde, na energia, etc. O nosso trabalho tem potencialidade de aplicação em baterias secundárias de íons lítio e termoelétricos", ressalta o bolsista. Os trabalhos premiados deste ano farão parte de um volume especial do periódico internacional de acesso aberto “IOP Conference Series: Materials Science and Engineering”.

Em 2013 o bolsista já havia conquistado, com os resultados parciais deste mesmo trabalho vencedor na SBPMat, um prêmio de Melhor Trabalho de Física na I Semana de Ciência e Tecnologia (SECT-ICE) realizado na UFAM. Agora em 2014, este trabalho também estará concorrendo ao Prêmio Professor Abraham Moysés Cohen no XXIII Congresso de Iniciação Científica (Conic) em dezembro na UFAM. Mas o aluno almeja concorrer também o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2014 da CNPq já que seu trabalho tem todos os pré-requisito para disputar ao prêmio.

Atualmente, Da Silva concorre ao prêmio internacional "The PANalytical Award 2014" com um artigo fruto dos resultados do primeiro trabalho de Iniciação Científica orientado pelo Prof. Dr. Sérgio Michielon de Souza (http://dx.doi.org/10.1016/j.molstruc.2014.06.023). Este trabalho investiga o semicondutor CdSe que tem despertado interesse em diferentes segmentos de pesquisas. No que tange a pesquisa aplicada, este material pode ser usado em dispositivos optoeletrônicos, células solares, etc. "Tudo que está acontecendo agora é fruto de muito trabalho durante todo os anos anteriores. Eu só tenho a agradecer meu orientador, a CNPq pelo patrocínio e a amigos como a Thais Karolyne", diz Gleison Adriano".

Sobre as premiações

O Prêmio Bernhard Gross destaca os melhores trabalhos de cada simpósio dos encontros anuais da Brazilian MRS Meeting (no máximo, um oral e um pôster por simpósio) apresentados por estudantes de graduação ou pós-graduação. Dentre os finalistas, são escolhidos o melhor oral e o melhor pôster de todo o encontro. O prêmio homenageia um pioneiro da pesquisa na área de Materiais no Brasil, o engenheiro e físico Bernhard Gross (1905 – 2002). 

O prêmio PANalytical, criado em 2012 por um dos principais fornecedores mundiais de instrumentação analítica e software para difração de raios-X (DRX) e espectrometria de fluorescência de raios-X (FRX), apóia jovens cientistas que tenha publicado artigo (sendo primeiro autor) que utilizam laboratórios de raios-X como técnicas analíticas. 

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi instituído pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2003 e ampliado, em 2012, quando passou a ser denominado Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. O Prêmio é concedido anualmente pelo CNPq e é destinado às três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ciências da Vida e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

 

 

 

 

 

 

Núcleos de Pesquisa (ICSEZ/Parintins) apresentam resultados no PCTIS

Na programação do VIII Workshop de Integração do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS) desta sexta-feira, 31, cinco Núcleos de Pesquisa do Centro de Pesquisa, Extensão e Tecnologia no Baixo Amazonas do Instituto de Ciências, Educação e Zootecnia (ICSEZ), Campus Parintins, apresentam resultados finais e parciais.

Leia mais...

PPGG realiza Seleção para Mestrado

O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) está com inscrições abertas até 07 de novembro de 2014, de 08h00 às 12h00 e 14h00 às 17h00. 
As inscrições serão efetuadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Geografia, localizada no Campus Universitário, Bloco Geografia-História/ICHL, Setor Norte.
 
Informações: www.ppgg.ufam.edu.br
 

Setor de Avicultura da FCA realiza abertura do IX Encontro de Avicultura da Ufam

Coordenador Frank Cruz Coordenador Frank Cruz

O setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias da Ufam realizou nesta quinta-feira, 30, a abertura do IX Encontro de Avicultura “Ferramentas para otimizar a produção avícola”. O evento ocorreu no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), e contou com a participação do coordenador geral do evento, Frank Cruz, do diretor da FCA, Néliton Marques, da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Chayene da Rocha, do representante da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Luiz Herval, da professora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam/CMZL), Anisia Karla de Lima Galvão, do coordenador do curso de Zootecnia da Ufam, Fábio Jacobs e do chefe do Departamento de Produção Animal da FCA, professor Antenor Figueiredo, que compuseram a mesa de abertura.  

Em seu pronunciamento, o diretor da FCA, Néliton Marques, disse que o evento contribui com a ampliação do conhecimento e parabenizou o coordenador Frank Cruz pelos nove anos do evento. “A IX edição do evento representa muito mais do que parece. A realização do Encontro contribui consideravelmente para a ampliação do conhecimento. É importante no sentido de formar pessoas. A realização do evento durante todos esses anos demonstra o compromisso cidadão de contribuir com a formação, pois esse tipo de ação agrega conhecimento acadêmico a todos.

O representante da Sepror, Luiz Herval, explicou a importância da avicultura na geração de empregos no Amazonas e como o setor vem crescendo. “A Avicultura no estado do Amazonas gera muitos empregos. O município de Manaus produz mais de um milhão de ovos, tornando-se um importante setor para nossa economia. A preocupação da academia era passar o conhecimento técnico na formação de profissionais. Hoje, existem muitas outras preocupações como o rigor sanitário, a preservação do ambiente e o mercado consumidor. A formação profissional agregou outros interesses”, disse Luiz Herval.

O coordenador do evento, professor Frank Cruz, agradeceu a participação dos presentes e ressaltou a satisfação de realizar o evento durante nove anos e de contribuir com o desenvolvimento do setor de avicultura no estado do Amazonas. “Talvez a ideia de se criar um evento não seja tão difícil. É difícil manter um evento por muito tempo. Agradeço a participação de todos que contribuíram para a realização do Encontro e espero que os mais de 170 inscritos saiam daqui satisfeitos. Estamos na IX edição do Encontro e na III Mostra de Avicultura da Ufam que ocorre nestes dois dias 30 e 31, com a participação de estudantes de outras universidades (Ifam, Universidade Federal de Roraima, Esbam, Uninilton Lins entre outras). O setor de Avicultura da Ufam completou 26 anos de existência em 2014. Temos contribuído para a formação de profissionais qualificados e termos participado no desenvolvimento do setor no Amazonas. Teremos palestras, minicursos e a Mostra de trabalhos a disposição do público. Este ano trouxemos a professora Chayene Rocha, da UFSC, que profere a palestra de abertura e a de encerramento”, explicou o coordenador, Frank Cruz.

Palestra de abertura professora Chayene RochaPalestra de abertura professora Chayene Rocha

Em seguida, a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Chayene da Rocha, proferiu a palestra de abertura intitulada “Ingredientes e seus fatores antinutricionais: efeitos sobre a saúde intestinal em aves”. “É a primeira vez que venho na região e percebi o empenho do professor Frank Cruz para ensinar seus alunos. É uma experiência interessante, estou aprendendo muitas coisas aqui. Fui recebida muito bem pelo professor e espero contribuir com o conteúdo das palestras”, disse Chayene Rocha. 

Workshop do PCTIS tem solenidade de abertura nesta quinta-feira, 30

Na oitava edição, o Workshop de Integração do Parque Científico e Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS), cujo tema `Um  novo paradigma de Parque Tecnológico: desafios e perspectivas teve solenidade de abertura nesta quinta-feira,30, no auditório Paulo Burhein, Setor Sul. O evento objetiva dialogar entre conhecimentos e saberes, buscando a harmonização de estratégias que possam potencializar experiências produtivas de bens e serviços voltados à inclusão social. 

Leia mais...

ARII divulga resultado final da Bolsa Promisaes

A  Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII divulga o resultado da seleção para a bolsa ofertada pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - PROMISAES 2014/2.
 
O Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) tem o objetivo de fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura.
 
É oferecido um apoio financeiro no valor de seiscentos e vinte e dois reais para alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (RESULTADO - PROMISAES 2014-2 (1).pdf)Resultado Promisaes[ ]301 kB

PPGCS divulga lista dos aprovados na seleção de mestrado

A Coordenação do Programa de Mestrado em Ciências da Saúde (PPGCS), divulga resultado, notifica e parabeniza os aprovados na Seleção de Mestrado 2014/2o.
As matrículas iniciam nesta quinta-feira (30/10), na secretaria do programa.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (Lista de Aprovados.pdf)Lista dos aprovados[ ]172 kB

Geotecnologias e o uso do Google Earth são tema de palestra de egresso da Ufam no III Eegam

Uma oportunidde para intercambiar informações entre alunos e egressos do curso de Geografia, o qual aborda as ferramentas de geotecnologia como mote de discussão, pesquisa e produção de conhecimento. A III edição Encontro de Estudantes de Geografia do Amazonas (Eegam) começou nesta quarta-feira (29), no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e envolveu alunos de vários períodos para falar sobre práticas e concepções geográficas.
 
À tarde, o ex-aluno Anderson Criston Nascimento Alves ministrou um minicurso prático sobre o uso da ferramenta Google Earth, o qual é uma das ferramentas de trabalho utilizadas nas ações de ficalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas). 
 

Egresso da Ufam fala sobre Google EarthEgresso da Ufam fala sobre Google Earth

Segundo o palestrante, a função do Google Earth é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de mosaico de imagens de satélite obtidas de fontes diversas, imagens aéreas (fotografadas de aeronaves) e GIS 3D. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas bidimensionais e imagens de satélite ou como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. 
 
"Com ajuda deste instrumento, já conseguimos identificar uma série de ambientes degradados dentro das zonas urbana e rural de Manaus. Até mesmo alguns lagos que se formaram numa altitude pouco provável e onde foram encontradas, inclusive, algumas espécies de peixes", informou Alves. 
 
Segundo o coordenador do curso de Geogafia, Marcos Castro, a Geografia é uma ciência que abrange tanto os aspectos físicos quantos sociais, sintetizados em um processo denominado de relação sociedade-natureza, é inegável a importância, não apenas científica, mas também social do conhecimento geográfico produzido através do uso das Geotecnologias. 
 
"Independente do viés que nossos alunos seguirem em sua vida profissional quando deixarem a Academia, trabalhar assuntos como a Geotecnologia é imprescindível para que possamos fazer nossa atividade colaborar com o desenvolvimento socioambiental. Interessante é afirmar, ainda, que muitos dos palestrantes que estão passando por aqui, boa parte deles é de egressos. Ou seja, passaram por esta Casa e estão retribuindo o que apreenderam aqui", considerou. 

Proplan promove 2º Oficina de Elaboração do Planejamento Estratégico

Manoel Deus da FGV fala aos participantes da OficinaManoel Deus da FGV fala aos participantes da Oficina

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) realizou, nesta quarta-feira, 29, a 2º Oficina de Elaboração do Planejamento Estratégico e Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A 2º Oficina reúne, durante três dias, 40 representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica com a missão de analisar o macroambiente da Universidade.

A Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional promoveu nesta manhã quarta-feira, 29, nos auditórios Jutaí e Javari, na Faculdade de Tecnologia, a 2º Oficina de Elaboração do Planejamento Estratégico e Revisão do PDI. A Oficina tem a participação de representantes das unidades acadêmicas (diretores), de estudantes de graduação, de técnico-administrativos, de professores da graduação, dos programas de pós-graduação e da extensão com o objetivo de analisar o macroambiente da Instituição e identificar as áreas que necessitam de reestruturação.  

O grupo discute, durante três dias (29, 30 e 31), questões relativas à pesquisa, inovação, ensino, internacionalização e mercado no contexto da Universidade. O processo tem a missão de realizar um levantamento das condições atuais da Instituição, a partir da percepção de seus membros, com o intuito de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufam, que vai estabelecer o perfil institucional de 2015 a 2025.

Vão ocorrer mais quatro oficinas até o início de 2015 (até março) com a mesma programação, mas com diferentes temas com a coordenação da Fundação Getúlio Vargas. Nestes três dias, o professor da FGV de São Paulo, Manoel Deus, coordena os trabalhos de análise do macroambiente da Ufam. A Oficina tem o propósito de identificar os pontos fracos e as necessidades da Instituição no âmbito regional, nacional e internacional, com o objetivo de formar profissionais qualificados.

 “A 2º Oficina tem como missão analisar o macroambiente da Ufam. A Universidade está localizada na Amazônia e é identificada no mundo todo com várias necessidades e oportunidades. As universidades estrangeiras veem a Amazônia como uma área que pode trazer várias oportunidades de produção de novos conhecimentos e, em razão desse interesse, a Ufam tem como missão formar uma série de profissionais preparados para atender o mercado. O planejamento estratégico é fundamental para identificar quais os problemas que ocorrem regionalmente e de que maneira podemos modificá-los. Aqui na Oficina temos professores, estudantes e técnicos de várias áreas que estão discutindo os pontos fracos e os fortes da Instituição”, explicou o professor Manoel Deus.

Ricardo BarbosaRicardo Barbosa

O diretor do Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC), Ricardo Barbosa Moraes, explicou que a participação dele na Oficina é mostrar as dificuldades, os pontos fortes e incluir a possibilidade de autonomia dos campi do interior. “A orientação dada pelo coordenador da FGV é de que a Universidade precisa se expandir. Eu entendo essa expansão como autonomia das unidades do interior. Por isso, quero incluir como ponto de discussão a autonomia dos campi. Estamos alimentando a ideia de criação de uma nova universidade do Alto Solimões. O orientador da Oficina afirmou que a Universidade deve tomar o rumo do mercado. Isso diz respeito à expansão e, consequentemente, resulte em autonomia” explicou Ricardo Barbosa.  

A 2º Oficina ocorre até a sexta-feira, dia 31, pela manhã e à tarde nos auditórios da Faculdade de Tecnologia, no setor Norte do campus.   

 

                                                                                                                                

Departamento de Estatística divulga período de inscrição de chapas para coordenação

Até o próximo dia 3, estão abertas inscrições de chapas para o processo eleitoral que elegerá coordenador e vice do curso de Estatística da UFAM entre novembro de 2014 e novembro de 2015. As informações estão disponíveis no edital 001/2014, divulgada pela Comissão Eleitoral por meio da Portaria 098/2014, do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

A Comissão lembra que estarão aptos a votar todos os alunos regularmente matriculados no curso de Bacharelado em Estatística, os professores vinculados ao curso, bem como os técnico-administrativos e de laboratório também vinculados ao curso.

O pleito será realizado no dia 10 de novembro, das 8 às 16h, na Secretaria do Departamento de Estatística; e o resultado será divulgado às 10h do dia 11 de novembro. A seguir, acesse o cronograma completo:

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL- Eleição do Coordenador do Curso de Bacharelado em Estatística_Biênio 201)Edital[ ]334 kB

Compensação Ambiental é discutida em Workshop Cientifico sobre Engenharia Florestal na Amazônia

Na etapa final da programação da VI Semana de Engenharia Florestal e do I Workshop Científico sobre Engenharia Florestal na Amazônia, foi realizada a palestra "Compensação ambiental no Amazonas: operacionalização e perspectivas", proferida pelo representante da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), João Rodrigo Leitão dos Reis. Ele expôs pontos negativos e positivos quanto à questão ambiental.  O evento ocorre até esta quarta-feira, 29, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrarias (FCA), Setor Sul.

Leia mais...

Biblioteca Central comunica indisponibilidade do sistema Pergamum

A Biblioteca Central da Universidade Federal do Amazonas comunica que por problemas técnicos o Sistema Pergamum está temporariamente indisponível, impossibilitando empréstimos, reservas, renovações, devoluções e emissão de nada consta.

O CPD da UFAM, em conjunto com os analistas do Pergamum, estão trabalhando para solucionar o problema.

A BC informa ainda que as Bibliotecas Setoriais continuarão abertas para consulta local e estudo. Os usuários com devolução prevista para este período não serão penalizados por atraso.

 

 

 Biblioteca Central

Coordenação do exame Profmat 2015 divulga ensalamento de inscritos

Cronograma do ProfmatCronograma do Profmat

O Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas promove no dia 1º de novembro, o Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissionalizante em Matemática (Profmat). A prova acontece às 11h, (HORÁRIO DE MANAUS), no bloco 6, salas de aula do Instituto de Ciências Exatas (ICE), no setor Norte da Instituição. O exame terá duração de quatro horas. 

O PROFMAT é um programa de pós-graduação stricto sensu em Matemática, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e conduzindo ao título de Mestre. Ele tem como objetivo proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática. 

O PROFMAT é um curso semipresencial realizado por Instituições de Ensino Superior associadas em uma Rede Nacional no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ele é coordenado pelo Conselho Gestor e pela Comissão Acadêmica Nacional, que operam sob a égide do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 
 
As Instituições de Ensino Superior que integram a Rede Nacional do PROFMAT são denominadas Instituições Associadas e são
responsáveis, por intermédio das respectivas Coordenações Acadêmicas Locais, por toda a gestão local do PROFMAT, envolvendo atividades desde a organização do Exame em si (designação de locais de prova, comunicação aos candidatos etc) até as regras e procedimentos para o posterior ingresso do candidato naquela Instituição. 
 
Informações completas sobre o PROFMAT podem ser encontradas na página internet http://www.profmat-sbm.org.br ou pelo telefone do coordenador, professor Nilomar Oliveira: (92) 8134-7949.
 
O ensalamento, com nome de todos os inscritos, encontra-se anexo. 
 
Mapa de Localização do Instituto de Ciências ExatasMapa de Localização do Instituto de Ciências Exatas

PPGENF divulga inscrições para Curso de "Abordagens Teórico-metodológicas"

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFAM (PPGENF/UFAM) divulga as inscrições para o curso “Abordagens Teórico-Metodológicas sobre representações sociais e análise de dados”, a ser ministrado pela professora Antônia Oliveira Silva, da Universidade Federal de Paraíba de 18 a 21 de novembro, na Escola de Enfermagem de Manaus (EEM).

As inscrições ocorrem de 23 de outubro a 14 de novembro, na Secretaria do Curso de Mestrado em Enfermagem, na sala 16 da EEM.

A formação será promovida pelo Curso de Mestrado em Enfermagem do Programa Associado de Pós-Graduação em Enfermagem UEPA/UFAM em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e com o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren/AM).

Mais informações no cartaz do evento (anexo).

ICE divulga seleção de tutores para Cálculo e Álgebra Linear pelo PIAP

O Programa Institucional de Bolsas de Apoio Pedagógico (PIAP) está selecionando tutores para Cálculo e Álgebra Linear.

As inscrições podem ser realziadas de 22 a 31 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas (ICE).
 

 

 

 

 

 

 

 

VIP recebe mais de 150 alunos do Recanto Interativo nos dias 30 e 31 de outubro

Ao todo, serão 156 alunos do Centro Educacional Recanto da Criança Interativo, localizado no bairro Cidade Nova, que visitarão à Ufam com a intenção de conhecer in loco as ações e as atividades desenvolvidas pela Instituição, no que concerne às áreas de ensino, de pesquisa e de extensão universitária. Os alunos estarão acompanhados por professores, conselheiros e coordenadores da escola.

A visita solicitada pela coordenação da escola tem como objetivo central a atividade de orientação vocacional, com o intuito de despertar no estudante o interesse para fazer um curso de ensino superior e seguir uma carreira profissional.

Serão oito turmas que estarão na Ufam nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira-feira, 31, pela manhã e à tarde. Elas foram divididas da seguinte forma: 30/10, no período matutino, 1ª. série A e 2ª série A (41 alunos, e à tarde as turmas 1ª. série B e 2ª série C (40 alunos); 31/10, no turno matutino, 2ª. série B e 3ª. série A (37 alunos), e no período da tarde as turmas da 3ª. série B e do 9º. C.

Os visitantes serão recepcionados pela coordenação do VIP, que programou um roteiro levando em consideração o interesse dos visitantes, em que serão visitados laboratórios, projetos de extensão e o setor de Segurança do Campus, possibilitando um olhar diferenciado sobre a relevância da Instituição no contexto amazônico, bem como destacar a importância de se ingressar em curso de nível superior, em especial em uma universidade pública federal.

Sobre o VIP

Desde 2008, o Programa possibilita aos públicos interno e externo da Universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando as ações e as atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP é coordenado pela professora Célia Carvalho, do departamento de Comunicação Social.

O VIP já recebeu diversificados grupos de visitantes, como comunidades indígenas, estudantes da Ufam, docentes e discentes da rede pública e privada de ensino, de universidades estrangeiras, intercambistas, dentre outros visitantes.

As visitas podem ser agendadas via o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Inicia a VI Semana de Engenharia Florestal

Mesa de abertura da Semana de Engenharia FlorestalMesa de abertura da Semana de Engenharia Florestal

O curso de Engenharia Florestal realizou nesta segunda, 27, no auditório Samaúma, na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), a abertura da VI Semana de Engenharia Florestal e do I Workshop científico sobre Engenharia Florestal na Amazônia – Perspectivas, Inovações e Desenvolvimento de competências.

Participaram da mesa de abertura o diretor da FCA, professor Néliton Marques, a coordenadora do evento, professora Rosana Barbosa de Castro Lopes, a chefe do Departamento do curso de Engenharia Florestal, Marciléia Couteiro Lopes, e a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (SDS), Kamila Botelho do Amaral.

A secretária do Meio Ambiente do Amazonas, Kamila Botelho, ressaltou a importância do evento para a melhoria da formação profissional no estado e desejou ao público uma boa semana.

A chefe do Departamento do curso de Engenharia Florestal, Marciléia Couteiro, destacou a participação dos estudantes na realização da Semana, principalmente os do PET/Florestal, junto com o corpo docente do curso. “A participação dos alunos foi importante para que realizássemos esse evento. A contribuição foi importante porque é um evento grande e sem a ajuda de todos não conseguiríamos realizá-lo”, destacou a professora Marciléia.

A coordenadora, professora Rosana Barbosa, disse que o evento científico tem como objetivo discutir a pesquisa, a inovação, a tecnologia e p desenvolvimento de competência. “O evento é bom para despertar nos estudantes e profissionais da Engenharia Florestal conteúdos de pesquisas, inovação, tecnologia e desenvolvimento de competências. Nós não formamos somente profissionais para pesquisa. Formamos também o empreendedor para atuar no mercado; e é fundamental que esse profissional tenha a formação adequada”, explicou a professora.

O diretor da FCA, Néliton Marques, ressaltou a participação de todos, mesmo sendo ponto facultativo na Ufam, nesta segunda. Disse que a direção da Faculdade apoia eventos que discutem, de forma científica, as questões ambientais da Amazônia. E, afirmou: “O caminho para o processo de lidar com o meio ambiente só ocorre por meio do conhecimento. Este é um evento importante para a formação de profissionais competentes”, ressaltou o diretor da FCA, Néliton Marques.

O estudante finalista do curso de Engenharia Florestal, Luiz André Neves, disse que o evento melhora o conceito do curso e é fundamental que ocorra porque desperta ao estudante para novos conhecimentos. “É fundamental que ocorra esse tipo de evento, porque na graduação nós não temos tantas informações concentradas. O evento melhora o conceito do curso e acrescenta novos conhecimentos”, destacou o estudante, Luiz André.

    

 

  

Nota de Pesar - Adaide Alves da Costa

Comunicamos à comunidade universitária o falecimento do servidor aposentado Adaide Alves da Costa.

O velório ocorreu na noite desta segunda-feira, 27, na Igreja Internacional Monte Sião, localizada na Alameda Cosme Fereira no sentido Bairro.

Nesta terça, 28, o corpo será transladado para omunicípio de Itapiranga, onde ocorrerá o enterrro.

Movimentos Sociais e Políticas Públicas são tema de encontro na Ufam

Coro Universitário apresenta música com temas amazônicosCoro Universitário apresenta música com temas amazônicosA interação humana é o objeto de estudo do ramo social da ciência do comportamento, a Psicologia Social.  Interessada em estabelecer um contato com a sociologia, esse segmento da psicologia se envolve com as questões das relações de um determinado grupo social. A partir desse entendimento é que a Associação Brasileira de Psicologia Social - Abrapso realiza encontros regionais para discutir questões pertinentes à sociedade, como direitos humanos, espaços de controle, entre outros.

Com objetivo claro de fugir da visão estereotipada sobre Amazônia , segundo a qual a região foi historicamente denominada de “inferno verde” , “pulmão do mundo”, é que profissionais, acadêmicos da Psicologia e outros atores sociais das regiões Norte e Nordeste se reúnem na Ufam para participar da terceira edição do Encontro Regional N-Ne da Abrapso que apresenta com tema norteador das discussões “Movimentos Sociais e Políticas Públicas: construções entre saberes e práticas".   

Mesa de abertura Mesa de abertura À mesa de abertura estavam a professora Iolete Ribeiro, diretora da Faculdade de Psicologia, os coordenadores das regiões Norte e Nordeste Leandro Neves e Nelson Junior, respectivamente, o presidente da Abrapso Aluísio Lima, a coordenadora do Núcleo Manaus Fernanda Silva e o presidente da Comissão Organizadora professor Marcelo Calegare.

Para a Abrapso, esse cenário nos convoca à multiplicidade de olhares sobre os objetos, acontecimentos, campos de atuação e fazeres da Psicologia Social. "E, nesse sentido, somos impelidos à busca de parcerias com diferentes campos de saberes/práticas, colaborando na interlocução entre movimentos sociais e universidades, que nos tragam novos e criativos horizontes à uma atuação profissional crítica e libertária, que nos faça trabalhar junto aos distintos atores e atrizes sociais. Assim, a Psicologia Social se encontra diante do desafio de trazer suas contribuições para temáticas e problemas apresentados pela sociedade, fazendo isso em aliança com outras vozes/saberes, especialmente a dos movimentos sociais", destaca Aluísio Ferreira de Lima, presidente da Abrapso.

A conferência de abertura do 3º Encontro N-Ne da Abrapso ocorreu na última quinta (23) no auditório Samaúma, setor Sul da Ufam. A palestra de abertura foi ministradaa por Jaime Diakara, da etnia Dessana, com o tema Cosmologia Dessana. O Coro Universitário da Ufam também se fez presente e realizou apresentação cultural.

Gestão Superior e técnico-administrativos se reúnem para construir agenda de negociações

 

Com objetivo de construir conjuntamente a agenda para mesa de negociação, a Gestão Superior da Ufam se reuniu com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Amazonas – Sintesam nesta quinta (23).

A reunião, que já havia sido agendada anteriormente, definiu a constituição de uma comissão paritária composta por 4 titulares e um suplente de cada grupo para avançarem na discussão sobre a pauta de reivindicação da categoria. Segundo a professora Márcia Perales, reitora da Ufam, “a instituição está sempre aberta ao diálogo, pois é o canal necessário para chegarmos uma solução em prol do interesse de toda comunidade acadêmica”. Dentre as reivindicações, a professora destaca que a prioridade é a flexibilização da jornada de trabalho. Estiveram presentes na reunião também o professor Hedinaldo Lima e a professora Kathya Thomé Lopes, da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários

HUGV promove dia especial no Outubro Rosa

Foi um grande sucesso a Edição do Outubro Rosa do Hospital Universitário Getúlio Vargas, ocorrida no último dia 18 de outubro. No total foram atendidas 130 mulheres e realizadas 93 coletas de preventivos.

O Serviço de Ginecologia do HUGV/AAL com a colaboração da Coordenação do Ambulatório Araújo Lima, Serviço de Psicologia Organizacional e Superintendência do HUGV, mobilizaram uma equipe de preceptores, residentes e internos de ginecologia, além da equipe de enfermagem e técnicos administrativos para atender a população, realizando o exame clínico de mamas e coleta de exame de preventivo. A Secretaria Municipal de Saúde participou do evento disponibilizando o Laboratório para análise dos preventivos. Estava previsto inicialmente o atendimento de 80 mulheres, mas a procura foi intensa e o número ampliado para 130.

O objetivo principal desta ação foi oportunizar as mulheres informações sobre prevenção e a necessidade de realizarem o exame clínico das mamas na busca de lesões suspeitas, aproveitando-se esse momento para orientá-las quanto a forma certa do auto exame de mamas e a época correta de ser realizar a mamografia e ainda coletar o exame de preventivo da mesma forma orientando-as quanto a importância e periodicidade do exame.

Com o resultado dos exames espera-se identificar as pacientes que apresentaram alguma lesão suspeita na mama ou no preventivo, convocá-las e assim poder dar continuidade ao seu tratamento no próprio HUGV, e desta forma com diagnósticos precoces oportunizar um melhor prognóstico.

Dra. Ione BrumDra. Ione BrumSegundo a Dra. Ione Brum, chefe do Serviço de Ginecologia, esta atividade além do cunho humanitário, pois foi um trabalho voluntário realizados por médicos no dia em que se comemora o seu dia: 18 de outubro, foi ação muito importante para sensibilizar os residentes (futuros ginecologistas) e os internos ( acadêmicos de medicina e futuros médicos) da necessidade deste tema considerando-o como de saúde pública. O nosso Estado é o que apresenta o maior número de casos, e cada vez em idades mais precoces.

Para a paciente Miriam Silva Caranha, 51 anos, “foi ótimo fazer o preventivo, principalmente por que foi realizado por médicos com experiência no assunto.” Já para a paciente Sabrina da Silva Vieira, 27 anos, todo o atendimento foi ótimo “fui bem recebida, bem acolhida, me senti segura na mão dos médicos.”

Como o evento foi muito procurado, a Coordenação do Ambulatório, estuda a possibilidade de realizar, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, outras formas de atender a população no que diz respeito à prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Protec retifica edital de seleção do Programa de Inovação Tecnológica (PAITI)

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC) comunica retificação no Edital nº 001/2014/PROTEC/UFAM, referente à Seleção de Projetos do Programa de Iniciação Tecnológica (PAITI). As inscrições seguem até o dia 3 de novembro. O programa tem o objetivo de estimular pesquisadores  a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e de inovação na UFAM; despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação e contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. As inscrições seguem até o dia 3 de novembro. 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL  001 2014 PAITI.pdf)EDITAL 001 2014 PAITI.pdf[ ]185 kB

Ufam participa dos Jogos Universitários Brasileiros

Na 62ª edição, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) é o maior evento esportivo da América Latina. Cerca de 4.500 pessoas, entre atletas, técnicos e organizadores, estarão em Aracaju (SE), entre os dias 30 de outubro a 9 de novembro, competindo em 11 modalidades esportivas. A participação de 28 atletas de diferentes cursos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) pode garantir medalhas nos Jogos.

Leia mais...

Professora ministra palestra sobre crime e punição

Professora Marilene da Silva, da UERJProfessora Marilene da Silva, da UERJRelatando sua experiência através da pesquisa “O discurso político-jurídico da prisão 1830-1940”, a professora Marilene Rosa Nogueira da Silva, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, ministrou palestra com o tema “A Imagem e seus ditos: em foco, a Galeria dos Condenados da Corte”  aos alunos do Programa de Pós-graduação de História na última quarta (22).

A professora trouxe para debate questões sobre Punição e Controle, que tem a preocupação acadêmica e social de refletir sobre os espaços da punição e seus discursos. Pensando: ‘Para quem a Casa de Correção é direcionada?’ E qual sua funcionalidade?’.  A Casa de Correção segundo as fontes e a historiografia sobre o assunto é o lócus de reeducação dos marginalizados da sociedade imperial. “Nesses tempos o pensamento era de que o crime é doença”, pontua a professora.

Marilene da Silva também incentivou os discentes a se aventurar pelos caminhos incertos da pesquisa: “Pensar dói, é um exercício de se quebrar por dentro, um eterno estado de inquietação. A pesquisa é também abandonar caminhos pré-definidos e seguir outros. Existem inúmeras possibilidades e, assim, surgem novas matrizes discursivas”.

ARII publica resultado final do CsF 2014

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), após revisão dos recursos solicitados por candidatos, divulga o resultado final dos nomes homologados para o Programa Ciência sem Fronteira 2014.

Os candidatos homologados devem atentar para o cronograma de sua chamada, principalmente aos prazos finais para anexar todos os documentos. Em breve, a ARII divulgará data do evento "Dia do Intercambista", realizado com a finalidade de orientar e esclarecer dúvidas dos candidatos.

Informações 3305-1753 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (RESULTADO FINAL - SELEÇÃO INTERNA UFAM - CSF 2014.pdf)Resultado Final CsF 2014[ ]522 kB

Seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Apoio Pedagógico – PIAP/2014

Bolsas para melhorar o ensino-aprendizagemBolsas para melhorar o ensino-aprendizagem

 

O Pró-reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Amazonas informa a abertura do edital para o processo seletivo de bolsistas ao Programa Institucional de Apoio Pedagógico (PIAP). As inscrições iniciam hoje, 22, e vão até o dia 31 de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas (ICE), no setor Sul do campus.

O formulário de inscrição está disponível no endereço eletrônico www.proeg.ufam.edu.br e é exigida uma foto recente (3x4), o formulário de inscrição devidamente preenchido; carta de motivação/justificativa assinada pelo estudante; original e cópia do RG e CPF; termo de compromisso e responsabilidade assinado pelo (a) acadêmico (a); declaração que não tem vínculo empregatício e não recebe bolsa de outro programa; cópia do comprovante de endereço com CEP (original e cópia); histórico escolar comprovando que cursou disciplinas no período 2014/1; regularmente matriculado em disciplinas no curso de licenciatura ou bacharelado já tendo concluído, com bom desempenho, a disciplina para a qual está concorrendo e não tenha mais que duas reprovações no curso.

O Programa Institucional de Bolsas de Apoio Pedagógico (PIAP) desenvolverá ações de caráter permanente, com vistas a oferecer apoio a professores e estudantes dos cursos de graduação da Ufam, de forma vinculada e orientada por eixos norteadores consubstanciados no Projeto Pedagógico Institucional desta Universidade, principalmente no tocante à democratização e à qualidade do ensino superior.

O Projeto tem como objetivo desenvolver ações de apoio pedagógico que favoreçam a permanência e a conclusão de cursos por estudantes da Ufam, proporcionando-lhes suporte didático para que superem suas necessidades básicas de aprendizagem na redução do índice de reprovação e evasão nos diversos cursos de graduação por meio de ações de ensino-aprendizagem, tendo como eixo o acompanhamento intencional aos estudantes com uma ou mais reprovações, promovendo um espaço para refletir, criticamente, sua trajetória acadêmica.

Serão concedidas bolsas de apoio pedagógico para acadêmicos que auxiliarão no processo de ensino-aprendizagem de disciplinas com maiores índices de retenções em suas respectivas unidades acadêmicas. Serão selecionados bolsistas por área/disciplinas, a serem contemplados com a bolsa de tutoria equivalente a R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, por até 12 (doze) meses. 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital_piap_2014.pdf)Veja edital completo[ ]143 kB

Teste de mutação para aplicativos móveis em destaque no IV Wopi

No último dia de apresentações de Grupos de Pesquisas no IV Workshop de Pesquisa em Informática (Wopi), o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Informática, Jonathas Silva dos Santos, apresenta o trabalho de pesquisa:  `Teste de mutação para aplicativos móveis´. O evento que ocorre até quarta-feira, 22, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia (FT)objetiva promover às pesquisas realizadas no PPGI,  visando ser um fórum de discussão e de apresentação de trabalhos de pesquisa.

Leia mais...

Gestores da unidade de Benjamin Constant tomam posse para o próximo quadriênio

Reitora, vice-reitor e autoridades locais prestigiaram a solenidadeReitora, vice-reitor e autoridades locais prestigiaram a solenidadeOs responsáveis por gerir as atividades desenvolvidas no Instituto de Natureza e Cultura de Benjamin Constant (INC/BC) tomam posse para administrar a unidade pelos próximos quatro anos. A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, presidiu a cerimônia na tarde do dia 21 de outubro, e empossou os professores Ricardo Barbosa Moraes e Max de Souza Pinheiro nos cargos de diretor da unidade e coordenador acadêmico, respectivamente, e o servidor técnico administrativo José Bezerra Maricaua no cargo de coordenador administrativo.

Participaram da mesa o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, a prefeita do município, Iracema Maia da Silva, o diretor do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFAM), professor Jaime Alves, vereadores, secretários municipais e lideranças indígenas, além de uma equipe de gestores da UFAM da sede e da unidade de Benjamin Constant. No auditório, acompanharam a solenidade alunos dos seis cursos do INC, docentes e técnicos administrativos.

Diretor quer investir na vocação localDiretor quer investir na vocação local

Ao se pronunciar, a professora Márcia Perales agradeceu aos novos gestores pela dedicação ao serviço, enfatizando ser essa a verdadeira vocação do servidor público. Ela destacou também a importância das parcerias e da união para avançar ainda mais. “Todos nós reconhecemos nossa singularidade, nossas diversidades, mas entendemos que a Universidade Federal do Amazonas tem a capacidade, tem a força de nos unir em prol do significado que ela tem: o ensino público federal gratuito, de qualidade, inclusivo, democrático, que nós queremos que seja cada vez mais forte e mais presente, sobretudo na Região Amazônica”, enfatizou.

O professor Hedinaldo Lima, vice-reitor, lembrou dos desafios enfrentados há oito anos pela gestão superior da UFAM, quando da implantação das cinco unidades no interior. “Naquele momento, a UFAM tinha 60 cursos na capital, e investiu na interiorização. Hoje, dos 117 cursos de graduação, 40 são oferecidos nas unidades do interior”, destacou o professor. O ex-diretor do INC, professor Agno Acioli, desejou que a nova gestão avance nas mudanças necessárias: “Foi uma experiência sem precedentes, e compartilho com todos a minha felicidade ao passar a direção professor Ricardo e a equipe dele, com as conquistas e os desafios que virão”.

Propostas

Professor Max assume a coordenação acadêmicaProfessor Max assume a coordenação acadêmicaO diretor eleito com aproximadamente 60% dos votos, professor Ricardo Barbosa Moraes, foi aclamado pela comunidade acadêmica presente para a posse dos novos gestores do INC. Ele faz parte do quadro do Instituto desde 2006, mas cursou Ciências Sociais na UFAM e foi professor substituto na capital. Atualmente, ele leciona filosofia para o curso de Pedagogia e concluiu, agora em 2014, o doutorado com a tese ‘O Poder Ecológico: a história da cocaína na cidade de Benjamin Constant’.

“Nós vamos fazer uma gestão participativa no Instituto; e queremos investir nas parcerias com as comunidades indígenas e agrárias do município e do entorno”, disse o diretor empossado, para quem é fundamental educar no sentido de fortalecer a vocação do Alto Solimões. Investir em pesquisas em Ciências Agrárias e Biologia, cujo intercâmbio com pesquisas em saúde, segurança, educação, manejo florestal/pesqueiro e fronteira econômica será prioridade.

Para o novo coordenador acadêmico da unidade, professor Max Pinheiro, a interiorização do Instituto também é uma das metas dessa nova equipe. “Iremos buscar mecanismos para expandir as atividades do INC junto aos ribeirinhos, às comunidades indígenas e a outros municípios, ampliando, com isso, a ideia de interiorização”, destacou. Mais especificamente, a coordenação irá lidar com os pleitos dos acadêmicos, como matrículas e bolsas, por exemplo.Coordenador administrativo formou-se no INCCoordenador administrativo formou-se no INC

O técnico agropecuário José Maricaua, empossado no cargo de coordenador administrativo, é formado no INC e faz parte do quadro desde 2011. “A proposta de trabalho é voltada para o fortalecimento das parcerias tanto internamente quanto com outros setores da sociedade”, destacou, frisando que “cooperação” e estratégias de “desenvolvimento sustentável” serão as palavra de ordem nesta gestão.

Sobre o INC

O projeto Ufam Multicampi, que é parte do Programa de Expansão do Sistema Público Federal de Educação Superior do Ministério da Educação, ensejou, no Amazonas, a expansão e a interiorização da UFAM em cinco municípios estratégicos para o desenvolvimento regional, sendo um deles Benjamin Constant, região de tríplice fronteira. A UFAM já atuava nessa cidade por meio de Campus Avançados, e em 2005 foi criado o Campus do Pólo Alto Solimões.Gestores da UFAM acompanharam o eventoGestores da UFAM acompanharam o evento

No ano de 2006, a unidade assumiu o formato Multicampus, e hoje são oferecidos no Instituto de Natureza e Cultura (ICN) os cursos de graduação em Pedagogia, Ciências Agrárias, Administração, Antropologia, Letras – Língua e Literatura Portuguesa e Espanhola e Licenciatura Dupla em Ciências – Biologia e Química. Inicialmente foram ofertadas 50 vagas por curso pelo Processo Seletivo Macro Verão (PSMV) e pelo Processo Seletivo Contínuo (PSC).

Atualmente, o INC possui mais de 1300 alunos e uma área de 8.714 metros quadrados, sendo mais que o triplo maior que a área inicial, também por conta da inauguração de três blocos, sendo dois a comportarem salas de aula e laboratórios e um destinado a salas administrativas.

PPGI promove Workshop de Pesquisa em Informática

Na quarta edição, o Workshop de Pesquisa em Informática (Wopi)  objetiva promover as pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) visando ser um fórum de discussão e apresentação dos trabalhos dos 7 grupos de pesquisa. A palestra `Programa de Pós-Graduação em Informática´, proferida pelo professor Raimundo da Silva Barreto, abriu oficialmente o evento, ocorrida nesta segunda-feira, 21, no auditório Rio Javari, da Faculdade de Tecnologia (FT), Setor Norte.

Leia mais...

"Oficina de Escrita Científica como narrativa de viagem" inicia com participação de alunos de pós-graduação

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) iniciou, nesta segunda-feira 20, a "Oficina de Escrita Científica como narrativa de viagem", que acontece até o dia 23, das 14h às 18h, na sala 6, do Bloco Mário Ypiranga Monteiro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), voltada para professores e estudantes de Pós-graduação. As oficinas serão ministradas pela professora da Universidade de Caxias do Sul, Maria Luíza Cardinale Baptista. 
 
Para a professora, escrever sem amarras, sem julgar o conteúdo de forma prévia, é uma estratégia para se libertar do medo de redigir. Ela equipara a construção de um texto, a uma viagem, que precisa ser pesquisada antes de se concretizar.  
 
"Trabalharemos algumas ferramentas durante a oficina, entre elas a identificação do processo de desenvolvimento da pesquisa, a construção do objeto de estudo e a elaboração de um alinhamento de um paralelo com a narrativa de uma linha histórica atrelado a um roteiro de viagem. Também vamos fundamentar 'uma trama de trilhos', tendo em mente um eixo metodológico e teórico conceitual", explicou. 
 
Para quem perdeu a oportunidade de participar desta primeira turma da oficina, a segunda chance é de 28 a 30 de outubro, quando acontece a "ENTRE(LAÇOS) AMAZÔNICOS: Rodas de conversa sobre a Amorosidade na Escrita Científica", igualmente aberto ao público em geral, das 8h às 12h, no Hall do ICHL. 
 
De acordo com a professora, é preciso revolucionar a escola no sentido de que ela seja um campo de produção dos sujeitos segundo e conforme o seu desejo. “As aulas não podem ser paradas, a própria origem da aula tem que ser diferente. Fui me desafiando a inventar uma aula que mobilizasse os afetos dos alunos, que os mobilize alegremente para aprender e deixe claro que a potência do conhecimento está no coração de cada um”, afirmou a professora que traz esse conceito para as oficinas.
 
Maria Luiza afirma ainda que a proposta não é uma visão romântica, mas uma visão linda e fundamentada em teorias complexas, e de ponta, de vanguarda, passando por autores de várias áreas do conhecimento, como Educação, Paulo Freire, a visão de Complexidade, do Edgar Morin e a Biologia Amorosa ou do conhecimento do Humberto Maturana e as estruturas dissipativas de Ilya Prigogine.
 
“Tenho o compromisso de desenvolver um trabalho para as pessoas que as faça mais feliz e ajude a resolver os seus problemas de comunicação. Como docente, fui percebendo e sentindo as dificuldades dos estudantes, o mundo mudou e a escola tem que ser totalmente diferente”, finalizou.
 
OFICINAS 
 
Informações pelo telefone: 3305-1496.