PPGSCA divulga resultado final da seleção para Mestrado e Doutorado 2016

A coordenação do Programa de Pós-graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulga (em anexo) o resultado final do processo de seleção para Mestrado e Doutorado do PPGSCA 2015/2016.  

Para mais informações, entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia pelos números (92) 99128-6406 / (92) 3305-4581. 

 

AgroUfam fomenta agronegócios de produtos na 22ª edição

Depois de passar o mês de janeiro em Avaliação Anual, a Feira de Agricultura Familiar (AgroUfam) renova suas ações e facilita ao agricultor um bom negócio com produtos sem agrotóxicos. A AgroUfam acontece até sexta-feira (5), no Hall da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), Setor Sul. 

Leia mais...

Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT ocorre dia 27 de fevereiro.

O Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) será realizado no Bloco de Salas de Aula do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), localizado no setor Norte do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

A prova acontece no dia 27 de fevereiro (sábado), das 13h às 17h (horário local), com horário de entrada máxima às 12h50.  As salas serão distribuídas entre o Térreo (101, 102, 103, 104 e 106); e o primeiro andar (201).

Nos anexos você pode verificar o mapa de como chegar até o ICE e a lista de ensalamento dos participantes.

Para mais informações, entre em contato com o professor Nilomar Vieira pelo telefone: (92) 99324-9213.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Ensalamento.pdf)Ensalamento Candidatos[ ]297 kB
Fazer download deste arquivo (Mapa ICE.pdf)Mapa ICE[ ]129 kB

HUGV atua no combate ao mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

Desde a última sexta-feira (29), o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), participa de uma grande ação promovida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o qual é filiado. Até amanhã,  4 de fevereiro, servidores de diversos setores do hospital realizam um mutirão para vistoriar as instalações do órgão, cujo objetivo é eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças Dengue, Zika e Chikungunya.

Leia mais...

Entrevistas com candidatos do Programa Bolsa Trabalho ocorrem nesta quinta (4)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) divulga a convocação para entrevistas com os candidatos do Programa Bolsa Trabalho, conforme o edital 002/2015/DAEST.

A entrevista ocorrerá nesta quinta-feira, dia 4 de fevereiro, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Os candidatos abaixo devem comparecer à Progesp:

1.      Ariane dos Santos de Miranda Ferreira

2.      Brenda Ester da Silva Lima

3.      Eduardo Alves dos Santos Miranda

4.      Kathrina da Silva Soares

5.      Miquéias da Silva Andrade Junior

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convocação Entrevista PBT.doc)Convocação Entrevista PBT[ ]66 kB

UFAM Itacoatiara - 45 formandos recebem outorga de grau no ICET

Na noite da última quinta-feira, 28, formandos das turmas de Ciências – Matemática e Física; Ciências – Química e Biologia; Engenharia de Produção; Engenharia de software, Farmácia, Química industrial e Sistemas de Informação do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia do município de Itacoatiara receberam o grau de licenciados ou bacharéis. Confira os nomes de todos os recém-formados em anexo.

Oradores e paraninfos

O bacharel Thiago Cardoso foi o orador da turma de Engenharia de Produção. Ele enfatizou o árduo caminho até o momento da formatura. “Mudamos nossas rotinas em prol de um sonho, de uma realização e deu tudo certo, estamos aqui. Tivemos o prazer de sermos os primeiros e pagamos o preço do pioneirismo até hoje...Obrigado UFAM!”Thiago Cardoso, orador da turma de Sistemas da Informação, agradeceu à Universidade pela formação que recebeuThiago Cardoso, orador da turma de Sistemas da Informação, agradeceu à Universidade pela formação que recebeu

Paraninfo da turma de Sistemas de Informação, o professor Jorge Kanda destacou durante seu discurso que os novos profissionais estão aptos a serem responsáveis pela melhoria da sociedade em que vivem. “Lembro-lhes que a Ufam tem mais de um século, por isso receber um diploma desta Universidade significa que você tem qualidade para ser um profissional de destaque. Sintam-se responsáveis por continuar a contribuir com o crescimento dessa instituição e com o desenvolvimento da região do Médio Amazonas. Desejo a todos muito sucesso e grandes conquistas profissionais e pessoais”, finalizou.

Conquistas do ICET

Durante seu discurso, a presidente da solenidade e reitora da Ufam, professora Márcia Perales, destacou os grandes avanços do ICET. “Se nós olhássemos há dez anos para esse espaço, não havia nada disso do que está erguido, construído, e isso é resultado de um grande projeto do Governo Federal de expansão do ensino superior e a Universidade teve muita habilidade e competência de, naquela época, poder criar novas cinco unidades acadêmicas primeiramente em Humaitá, Coari, Benjamin Constant e, no ano seguinte, em Parintins e Itacoatiara. Para quem acompanha todo esse processo, é claro que hoje é um dia muitíssimo especial. O ICET é nossa maior unidade acadêmica fora da sede e não é por acaso. Conseguiu apreender muito bem as possibilidades que foram se mostrando para que hoje nós tivéssemos nove cursos de graduação e que tivéssemos iniciado aqui o primeiro curso de pós-graduação num município do interior da Amazônia Legal e isso é motivo de orgulho para todos nós. Estar aqui nos faz lembrar que nessa trajetória as conquistas foram muitas e intensas. isso me faz, dia após dia, acreditar que vale uma educação superior de qualidade que se preocupa com o exercício da cidadania.Obrigada por mais esse momento”.

Durante seu pronunciamento, o vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, destacou a formação cidadã oferecida pela universidade. “A UFAM não oferece apenas uma formação profissional, técnica, mas sim uma formação cidadã. Espero que vocês tenham aproveitado muito a vida acadêmica, pois considero a graduação como a melhor parte da vida de um estudante. De agora em diante vocês terão outras responsabilidades. Sejam profissionais competentes e comprometidos, pois foi nisso que a sociedade brasileira investiu”, declarou o vice-reitor.

A diretora pro tempore do ICET, professora Keyla Emanuelle Ramos da Silva, ressaltou que os recém-formados sempre serão parte da Universidade Federal do Amazonas. “Hoje vivemos um momento que podemos chamar de consolidação. Desejo que novas metas sejam uma constante na vida de vocês que têm o sobrenome UFAM, que fazem parte dessa família. Levem esse nome com muito orgulho onde quer que forem”, discursou.

 

Lista de paraninfosMesa de honra com membros da Administração Superior, diretora do ICET e paraninfos das turmasMesa de honra com membros da Administração Superior, diretora do ICET e paraninfos das turmas

Professora Mestra Heloísa Chaves Pinto / Ciências – Matemática e Física

Professora Mestra Samantha Aquino Pereira / Ciências – Química e Biologia

Professora doutora Renata Takeara/Farmácia

Professor Mestre Reinaldo José Tonete/  Engenharia de Produção

Carlos Alberto da Costa Barata / Engenharia de Software

Professor doutor Geone Maia Correa / Química Industrial

Professor doutor Jorge Yoshio Kanda/ Sistemas de Informação

Lista de patronos

Professor Lúcio Fábio Pereira da Silva/ Ciências – Matemática e Física

Professor Mestre Allen Bittencourt de Lima / Ciências – Química e Biologia

Professor Especialista João Marcos de Oliveira / Engenharia de Produção

Professora doutora Odineia do Socorro Pamplona Freitas /  Química Industrial

Professor Mestre Edson de Araújo Silva / Sistemas de Informação

Anexos:
Fazer download deste arquivo (01.28.OUTORGA DE GRAU DO ICET.doc)Outorga de Grau ICET[ ]323 kB

Cunhantã Digital define ações para atrair meninas para os cursos de tecnologia

O Censo 2014 da Educação Superior publicado pelo Inep apontou que do total de matrículas realizadas nos cursos de exatas, somente 30% são de mulheres. Para mudar isso e atrair mais meninas para a área, surgiu o movimento Meninas Digitais. Decisões que aumentem a participação de mulheres na área forma discutidas no I Fórum Cunhantã Digital, que fez parte da Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (EARTH) do Instituto de Computação da UFAM (Icomp). O evento terminou nesta sexta-feira (29), após uma semana de atividades educacionais e de pesquisa na área de desenvolvimento científico e tecnológico.

“Os homens precisam aceitar que as mulheres são importante em todos os espaços. Pesquisas mostram que equipes mistas trabalham melhor. E isso é uma discussão de todos os gêneros”, disse o professor da UFMT, Cristiano Maciel, coordenador geral do movimento pela Sociedade Brasileira de Computação. Ele esteve hoje pela manhã no I Fórum Cunhantã Digital, movimento local coordenado por um grupo de professoras do Instituto de Computação da UFAM, que tem o objetivo de expandir seu alcance não só em Manaus, mas também no interior do estado e até para outros estados da região norte.

“A princípio, percebemos o apelo que o movimento tem e fomos em busca de apoio. Hoje contamos com grupos na UEA, Fucapi, Fundação Nokia e Seduc. A Suframa também se mostrou interessada em nos ajudar”, disse a professora Tanara Lauschner.

A superintendente da Suframa, Rebecca Garcia esteve no evento e afirmou que a Suframa pode se tornar parceira do movimento com o objetivo de atrair mão-de-obra qualificada para as empresas do Polo Industrial de Manaus. “As mulheres têm uma dedicação diferenciada. Queremos mais mulheres na indústria. Vai ajudar na competitividade, já que as equipes mistas têm melhores resultados”, disse Rebecca.

O Fórum definiu uma série de ações de curto, médio e longo prazo para o movimento. Professores de ensino médio e superior participaram do evento e sugeriram uma série de ideias, entre elas palestras para serem transmitidas para todos os municípios sobre o assunto por meio do Centro de Mídias da Seduc, visitas à escolas para realização de oficinas temáticas, inserção de um programa de gênero nas atividades das escolas que já trabalham com tecnologia e até uma corrida Cunhantã Digital.

Além disso, outras ações devem ser implementadas. Entre elas: Lançamento do site/blog, desenvolvimento e lançamento de cartilha a ser divulgada para os estudantes de ensino médio e fundamental, desenvolvimento colaborativo de material didático/divulgação, palestras de Profissionais nas escolas e instituições parceiras, encontros com Mulheres na Indústria e visitas a Fábricas, encontros com Mulheres em Empresas de Desenvolvimento de Software e Visitas a Empresas , blitz nas escolas para apresentar a área de Exatas e para falar de carreiras, participação na Feira Norte de Estudantes, estímulo à participação de meninas na Olímpíada Brasileira de Informática, Maratona de Programação, Olímpiadas de Matemática, Olímpiadas de Física, Olímpiadas de Química e outras competições e a realização do II Workshop Cunhantã Digital  (novembro 2016).

O coordenador da Trilha de Educação, Leandro Galvão, avaliou o resultado do evento como positivo. Segundo ele, a presença dos alunos nos minicursos foi satisfatória e abriu as perspectivas para as aplicações propostas nas aulas. “Estamos incentivando os professores a utilizar a aplicação da plataforma Arduino nas disciplinas para ajudar os alunos a entenderem melhor o que é dado na teoria”, explicou. Segundo Leandro, cerca de 80 pessoas participaram dos minicursos.

Visita a Mamirauá
Nos dias 30 e 31 uma equipe composta de pesquisadores e convidados fará uma visita à reserva do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) em Tefé. O objetivo da atividade é conhecer os projetos em andamento do IDSM e discutir parcerias futuras. As atividades incluirão duas seções de reuniões, visita a uma base científica no meio da floresta e visita à uma comunidade, com o intuito de conhecer as necessidades das populações rurais e ribeirinhas.

Colaborou Mariane Cruz e Emerson Olliver

Biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde disponibiliza novo espaço de estudo

A Biblioteca da Faculdade de Ciências da Saúde, preocupada em oferecer melhor comodidade a seus usuários, comunica que está disponibilizando um novo espaço localizado no térreo da biblioteca para realização de estudos individuais e em grupo. O horário de funcionamento é de 8h às 20h.


 


Informações pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Propesp prorroga prazo de envio dos relatórios parciais científicos para o Portal Lira

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) comunica aos orientadores e alunos de iniciação científica 2015/2016, que o prazo para submissão de Relatórios Parciais Científicos no Portal Lira foi prorrogado. 

A nova data final de submissão será até 05 de fevereiro. Essa mudança se dá em função da manutenção da rede elétrica da Ufam, em algumas unidades do Setor Norte, que ocorrerá entre os dias 30 e 31 de janeiro.

Outras informações pelo telefone (92) 3305-1496. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ufam Itacoatiara: Professores do ICET publicam livro em revista eletrônica internacional

Capa do LivroCapa do LivroTrês professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET), Campus Universitário Moysés Benarrós Israel, publicaram em uma revista eletrônica internacional o livro intitulado Recursos Amazônicos: microbiota, fauna e flora (Amazonian Resources: Microbiota, Fauna and Flora).

A idéia do Livro surgiu a partir do professor Bruno Sampaio Sant’Anna, um dos editores, que viu a necessidade de informações sobre os recursos amazônicos, ainda escassas. “Como eu já havia publicado dois capítulos em livros diferentes, com a mesma editora, minha ideia foi, então, enviar uma proposta de livro sobre os recursos da Amazônia. Dessa forma, reuni vários professores e os convidei para contribuir escrevendo os capítulos”, disse Bruno, especialista em Zoologia.

O Livro reúne mais dois editores: professora Renata Takeara (Flora), e professor Maxwell Adriano Abegg (Microbiologia).

Publicação

A proposta de produção do Livro para a revista eletrônica surgiu após reunião dos editores em abril de 2014. Nesta, foram fechados os temas Fauna, Microbiota e Flora da Amazônia. Duas semanas depois do envio da proposta para a editora, a mesma aprovou e os editores assinaram o contrato para entregar o Livro até abril de 2015.  

A publicação aborda questões sobre recursos da maior floresta tropical do mundo, divididos em nove capítulos, que giram em torno de microbiota, fauna e flora, investigadas de forma diferenciada pelos pesquisadores, fornecendo, assim, informações de interesse ecológico, farmacêutico e / ou de importância econômica. Amazonian Resources: Microbiota, Fauna and Flora está disponível no site da Revista Eletrônica.

Icomp apresenta 17 novos aplicativos para dispositivos móveis em Feira

O Instituto de Computação da Ufam realizou na tarde de quinta-feira (28), a 3ª edição da Feira de Aplicativos PROMOBILE. O espaço é uma oportunidade para os alunos da graduação divulgarem para a comunidade universitária, e sociedade, os resultados obtidos após cursarem três disciplinas que tem relação com o PROMOBILE: Projeto de Programas, Técnicas de Programação, e Computação Social Móvel. Os alunos de pós-graduação do Icomp (mestrado e doutorado) também participam da Feira.

Os aplicativos são selecionados pelos professores das disciplinas.  Ao todo, 17 foram expostos através de banners, notebooks, e nos smartphones dos alunos desenvolvedores, e a maioria dos aplicativos foram apresentados pela primeira vez, e estão em fase de testes.

Finanças, Turismo e Saúde

Dos 17 aplicativos, três chamaram a atenção de quem visitava a Feira: Economize, InforMao, e o Care Places – Localizador de Hospitais. O Economize foi desenvolvido pelo aluno do oitavo período do curso de Ciência da Computação, Leon Manickchand Junior, e tem como objetivo o controle das finanças do usuário de forma rápida, organizada, incentivando-o a economizar.

Leon Manickchand com o aplicativo EconomizeLeon Manickchand com o aplicativo Economize

“O aplicativo lista as finanças por categoria (alimentação, por exemplo), mostra gráficos disso, notifica e parcela as despesas, gerencia conta-corrente e poupança, saldos, faturas de cartões, quanto estou devendo, dia e fechamento das faturas, e estabelece metas para que o usuário compre algo, como um computador. Quanto tenho e quanta falta para comprá-lo”, resume Leon. O aplicativo está sendo desenvolvido há cerca de um mês no sistema operacional Android, e futuramente rodará em outros sistemas.

Outro expositor é o estudante do quarto período do curso de Ciência da Computação, Gilvan Oliveira dos Reis. Ele desenvolveu o InforMAO. A idéia do aplicativo surgiu pelo fato de Manaus, nos últimos anos, ter atraído mais turistas por conta de grandes eventos internacionais. Logo Gilvan viu a necessidade de desenvolver um aplicativo que reunisse todas as Gilvan Oliveira com o aplicativo InforMAOGilvan Oliveira com o aplicativo InforMAOinformações turísticas sobre a Cidade.

Esse é o primeiro aplicativo do Acadêmico, ainda em teste. Nele o usuário pode encontrar eventos turísticos, culinária, e a opção `Procurar Atrações Próximo de Mim ´, que consiste em reunir opções de eventos a partir do que é divulgado nas redes sociais do cliente. “Um determinado usuário não gosta de peixe e posta isso no seu Twitter. Então o aplicativo, com a permissão do cliente, analisa o Twitter dele e passa a priorizar na busca por restaurantes cujo forte seja carne, ou comidas vegetarianas, se a pessoa for”, explica Gilvan.

Já o aplicativo Care Places – Localizador de Hospitais, como o próprio nome diz, facilita a busca por hospitais e clínicas públicasLucas Moraes, à esquerda, e Bruno Ábia, desenvolvedores do aplicativo Care Places – Localizador de HospitaisLucas Moraes, à esquerda, e Bruno Ábia, desenvolvedores do aplicativo Care Places – Localizador de Hospitais e particulares mais próximas da residência do usuário, ou onde o paciente estiver. Segundo um dos desenvolvedores, o aluno do quarto período de Engenharia da Computação, Lucas Moraes, o aplicativo funciona de duas formas: “o usuário escolhe por proximidade de quilômetros dos hospitais, ou por nomes, especialidades”. Bruno Ábia e Raphael Rocha também participam da pesquisa.

Outras características presentes no aplicativo são a de escolher hospitais de acordo com o número de estrelas, e comentar sobre a qualidade dos serviços prestados. O aplicativo avalia as opiniões, e lança uma nota.

As três edições da PROMOBILE têm como coordenadores os professores Elaine Harada Teixeira de Oliveira, e Horácio Antônio Braga Fernandes de Oliveira, ambos do Icomp. Segundo a professora Elaine Harada, os aplicativos apresentados na Feira são de alta qualidade. “No período passado, por exemplo (última edição da feira), tivemos visitas de investidores. E nesta edição temos novamente investidores empolgados em pelo menos uns três ou quatro aplicativos que estão hoje sendo expostos”.  

Instituto de Computação da Ufam: (92) 3305-1193 / 3305-2808 / 3305-2809.

Notícia relacionada: 

Ufam vai abrigar 3ª Feira de Aplicativos Promobile dia 28 de Janeiro

Monitoramento da reserva Mamirauá: pesquisadores da Ufam propõem alternativas

João Valsecchi, foto por Emerson OlliverJoão Valsecchi, foto por Emerson OlliverNa palestra ocorrida na manhã do dia 27 de janeiro, durante a programação da Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (Earth), o diretor-técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDS), João Valsecchi, falou sobre os desafios e particularidades do cenário amazônico e apontou soluções para o monitoramento na reserva sustentável Mamirauá.

Atualmente, os estudos utilizam rádio telemetria e colares GPS para monitorar onças, peixes-bois, macacos, aves e invasões na floresta. Distâncias, difícil acesso, calor e umidade, ausência de energia elétrica continuada, comunicação inexistente na maioria das áreas, resistência ao clima e intempéries amazônicas, entre outras, são os desafios levantados pelo pesquisador. “Precisamos de solução porque todos os nossos equipamentos quebraram com descargas atmosféricas e por causa da grande quantidade de sedimentos na água, que entopem os equipamentos”, explica João Valsecchi.

Cerca de 12 onças-pintadas estão em monitoramento na reserva por meio de um cordão de GPS. A dificuldade relatada por Valsecchi está na captura dos animais. “Uma armadilha é colocada em trilhas, mas a checagem das armadilhas é feita de forma manual. A cada seis horas, os pesquisadores precisam ir in loco saber se alguma onça foi capturada. Por que não implantarmos um bipe junto às armadilhas com monitoramento de câmeras? Isso evitaria deslocamento a cada seis horas e acidentes envolvendo os pesquisadores”, disse. 

Ainda segundo o palestrante, o monitoramento por rádio exige a presença constante dos pesquisadores em campo pois as tecnologias de satélite não sãoReginaldo Carvalho, foto por Emerson OlliverReginaldo Carvalho, foto por Emerson Olliver aplicáveis ao ambiente amazônico, devido à necessidade de um componente flutuante do transmissor, que pode chamar a atenção de caçadores e também ser facilmente removido em áreas de igapó.

Possível solução

Um balão dirigível (aeróstato) com câmeras, sensores, e conexão de rádio, acoplados ao veículo aéreo, seria a solução encontrada para ajudar a fazer monitoramento da biodiversidade e de intrusões. O experimento, concebido pela equipe do projeto Aeróstato Remoto de Telecomunicação e Sensoriamento (Artes), é coordenado pelo professor do Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Reginaldo Carvalho, doutor em Engenharia Elétrica e da Computação, e deve ser testado ainda este ano na reserva. Uma comitiva de pesquisadores especialistas em sistemas computacionais e robóticos visitará a reserva para conhecer os problemas in loco.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Instituto de Computação (Icomp)

Reitora recebe embaixada dos Estados Unidos

Integrantes da Embaixada dos EUA expõem aos gestores da UFAM possibilidades de parceriasIntegrantes da Embaixada dos EUA expõem aos gestores da UFAM possibilidades de parceriasA reitora da Ufam, professora Márcia Perales Mendes Silva, recebeu na tarde desta terça-feira, 26, representantes da embaixada dos Estados Unidos. Ela estava acompanhada do vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima; do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Gilson Monteiro, e do assessor de Relações Internacionais, professor Naziano Filizola.

Durante a reunião, o assessor sênior para assuntos culturais, Leonardo Nardon, e a adida cultural-adjunta da embaixada dos EUA, Adelle Gillen, afirmaram que almejam que os Estados Unidos sejam vistos como um parceiro muito forte das instituições vinculadas à educação e à cultura e expuseram o funcionamento do Programa 100,000 Strong, um conjunto de iniciativas do governo dos EUA para fomentar o intercâmbio de estudantes em nível superior entre determinados países ou regiões. "Queremos vencer barreiras culturais e ficar integrados onde estamos inseridos", declarou Adelle Gillen.

A reitora da Ufam relatou aos visitantes os trabalhos na área de Relações internacionais no âmbito da Universidade. "Em 2014 intensificamos nosso trabalho na área de relações internacionais. Em 2015 tivemos um ano de contingenciamento e algumas prioridades precisaram ser revistas, mas em 2016 pretendemos voltar a investir bastante na internacionalização. Nosso pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, por exemplo, já tem compromisso agendado em Washington para fortalecer parcerias no campo da pós- graduação, vez que buscamos a melhoria dos conceitos dos cursos de pós-graduação".


O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professor Naziano Filizola, relatou aos visitantes a parceria que a UFAM mantém com a Universidade do Tennessee e ressaltou que as trocas culturais são salutares para o fortalecimento das parcerias.

O Pró-reitor de pesquisa  e pós-graduação da UFAM, professor Gilson Monteiro, destacou que a principal barreira para o fortalecimento das parcerias é o idioma. Em resposta, os embaixadores se dispuseram a realizar eventos de integração para estimular a prática da língua inglesa na instituição, com a exibição de filmes com professores comentando em língua inglesa e também aprenderem um pouco de língua portuguesa para facilitar a aproximação.

 

Sobre o 100,000 Strong

O programa se difere do Ciências sem Fronteiras por ter atividades exercidas não só pelo governos, mas também por parceiros como o Partners of the Americas, instituição que faz chamadas para a realização de atividades de mobilidade. Os contatos para a realização de intercâmbio são feitas de forma individual, diretamente entre as IES.

 

'Desafios da robótica para monitoramento da Floresta Amazônica' é tema de palestra

O Líder da Ciência para Robótica no Laboratório de Sistemas Autônomos da Organização de Pesquisa da Comunidade Científica e Industrial(Csiro), Alberto Elfes, ministrou uma palestra nesta segunda (25) na Escola Avançada de Sistemas Computacionais e Robóticos (Earth), que acontece até sexta-feira (29). O evento é uma realização do Instituto de Computação (Icomp) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A rede de instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação do governo australiano Csiro aplica sistemas computacionais e robóticos para monitoramento de vários cenários, mas ainda não desenvolveu uma solução adequada para um ambiente como a floresta amazônica. A tarefa dos pesquisadores é buscar soluções para a alta umidade e temperatura, superfície instável, além da subida e descida do rio. “É um desafio que deixo pra vocês”, disse Alberto Elfes.

Elfes é brasileiro e antes de se juntar ao Csiro, trabalhou por mais de dez anos no laboratório de propulsão a jato (JPL) da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço(NASA) em Pasadena. Ele conhece o Amazonas, pois foi colaborador em duas missões do projeto Piatã, uma parceria entre a Petrobrás e o INPA.

O pesquisador mostrou vários projetos desenvolvidos pela CSIRO: robôs terrestres, aquáticos e aéreos, que monitoram ambientes diversos como cavernas, fundo do mar, minas subterrâneas, entre outros.

De acordo com o coordenador da Earth, professor Reginaldo Carvalho, um dos objetivos do Earth é fazer a troca de ideias e experiências. "Promover parceria com pesquisadores, transferência de know-how, conhecimento e desenvolvimento regional da Amazônia, dentro do viés tecnológico. Nosso maior desafio é a floresta”, enfatiza.   https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Iniciativa dos PETs da UFAM abre inscrições para o PET Cursinho 2016

Cinco Programas de Educação Tutorial - conhecidos como PETs - da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), estão com inscrições abertas para a turma de 2016 do PET Cursinho. O objetivo é oferecer educação gratuita para estudantes que pretendem prestar exames de admissão em instituições de ensino superior em 2017.

Estão sendo oferecidas 50 vagas, além de mais 50 vagas para a lista de espera. As inscrições acontecem a partir das 0h da segunda-feira (1º de fevereiro) e vão até às 23h59 da quarta-feira (3 de fevereiro), podendo ser realizadas no site do projeto. A confirmação de inscrição será via SMS nos dias 4 e 5 de fevereiro.

O projeto oferece desde 2011 um curso preparatório gratuito, com a finalidade de auxiliar estudantes a ingressar em uma Instituição Pública de Ensino Superior, (Federal ou Estadual). A intenção do PET Cursinho é melhorar o desempenho dos estudantes nas disciplinas ministradas no ENEM por meio de discussões, simulados e revisões.

As aulas serão ministradas apenas no turno noturno e ocorrem a partir do dia 15 de fevereiro, no prédio Professor Paulo Burheim, localizado no setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, em Manaus.

O projeto PET Cursinho é promovido pelos programas de educação tutorial em Biologia; PET Farmácia; PET Conexões Urbanas; e do PET Física e de Matemática da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Para mais informações, entrar em contato com Paulo A.S. Amaral pelo telefone: (92) 98251-7009.

 

Laboratório de Informática de Ensino de Ciências disponibiliza serviços para a comunidade acadêmica

O Laboratório de Informática de Ensino de Ciências (LIEC) está disponibilizando os serviços de “Agendamento de Laboratório” e “Curso de Treinamento de Ferramentas Virtuais em Educação”. O LIEC é localizado no terceiro andar do prédio do Instituto de Ciências Biológicas 01, Setor Sul do campus.

Agendamento do laboratório – O agendamento é destinado para aulas com recursos de internet para uso no navegador de internet e aplicativo de aplicativo de texto, planilha e outros aplicativos simples. O agendamento pode ser feito através do site: sites.google.com/site/liecicbufam

Curso de Treinamento de Ferramentais Virtuais em Educação – O curso acontece na quinta-feira (28), das 09h às 11h. No curso será abordado o uso do Google Drive, Google Docs, Formulários virtuais Google e o Ambiente Virtual de Aprendizagem Free Edmodo. Inscrições pelo formulário:  http://goo.gl/forms/j6VqeOT2fg

Ambas as atividades estão abertas a toda a comunidade acadêmica, com ênfase em docentes e integrantes de laboratório que trabalhem com graduandos e possam colaborar com o processo de ensino e aprendizagem das disciplinas. Novas turmas para o curso poderão ser criadas de acordo com a demanda.

Segundo o coordenador do LIEC, Saulo Seiffert, um dos objetivos do curso é criar multiplicadores desse conhecimento, já que as ferramentas estão disponíveis online para o uso de todos e são de grande importância para trabalhos colaborativos. “hoje muitos tem smartphone e a Instituição possui uma rede de internet disponível para os alunos, mas ainda não usamos amplamente essas ferramentas digitais na área educacional. Com o curso, esse conhecimento básico pode ser compartilhado pela comunidade”, explica. 

PPG-ECIM realiza apresentação da primeira defesa de Mestrado

Um ano e nove meses após o ingresso da primeira turma, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPG-ECIM/UFAM) realizou no último sábado (23) a apresentação da primeira defesa de dissertação, do mestrando Antônio Rizonaldo Lima de Oliveira, cujo tema foi “A contribuição do PIBID/FÍSICA na Formação Profissional dos Estudantes de Licenciatura em Física da UFAM”.

Leia mais...

Ufam adere ao modelo de compra direta de passagens aéreas. Entenda como funciona

O processo foi iniciado há aproximadamente dois meses, e a primeira passagem adquirida através da Compra Direta na Universidade Federal do Amazonas ocorreu no dia 15 de janeiro de 2016. Todos os procedimentos seguidos pelo Setor de Passagens da Ufam já funcionam de acordo com o Guia de Orientação ao modelo de compra direta de passagens aéreas disponibilizado pelo Ministério do Planejamento (MP).

O modelo compreende o fornecimento de passagens diretamente pelas linhas aéreas regulares que fazem voos domésticos, eliminando a intermediação de Agências de Viagens e Turismo para a aquisição do serviço. Neste primeiro momento, somente as empresas credenciadas pelo Governo Federal estão no rol de possibilidades da Compra Direta, a saber: TAM, Gol e Azul.

As passagens são solicitadas para o transporte de servidores, empregados e colaboradores eventuais - em viagens a serviço - de órgãos e entidades da Administração Pública Federal. A Ufam, como unidade gestora, possui um Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), o instrumento para aquisição das passagens. O pagamento é efetivado eletronicamente, através do Banco do Brasil, o que facilita o controle dos gastos.

 

Vantagens

A medida visa a consolidar um modelo atento às demandas do mercado, no qual os órgãos da Administração Pública Federal possuem poder de compra capaz de gerar benefícios, racionalizar gastos e aprimorar a gestão dos contratos com base no padrão de Compra Direta.

Um Acordo Cooperativo de Desconto com as companhias aéreas garante aos órgãos beneficiários, como a Ufam, o acesso a tarifas com desconto e disponibilidade de assento, por até 72 horas, contadas do momento da efetivação da reserva. Essa garantia reduz as taxas de desembolso da Administração Pública diante de possíveis adversidades no processo de aprovação da viagem.

 

Solicitação e prazo

O setor responsável informa que a solicitação de passagens aéreas continua a ser realizada, internamente, através dos mesmos procedimentos; inclusive, os prazos continuam inalterados. O que mudou foi o modo como a Ufam adquire as passagens, ou seja, através de compra direta nas empresas credenciadas.

 

Dúvidas? Ligue para 3305-1486 (Setor de Passagens).

Ufam abre Licitação para lojas no Centro de Convivência do Setor Norte

A Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Amazonas (PROADM/Ufam), por meio da Comissão Permanente de Licitação (CPL), divulga a abertura de três licitações para a ocupação do Centro de Convivência, localizado no Setor Norte do Campus Universitário Senador Artur Virgílio Filho, bairro Coroado.

As licitações, do tipo ‘Maior Oferta’, são divididas em: Concorrência Nº 004/2015, para a instalação de Lanchonete e Cantina; Concorrência Nº 005/2015, destinada à instalação de Drogaria e Salão de Beleza; e Concorrência Nº 009/2015, cuja finalidade é a de instalar loja de Cafeteria/Confeitaria e Sorveteria. A Cessão de Uso do local tem o objetivo de atender às demandas da comunidade universitária e dos visitantes da Universidade nos serviços citados.

Confira os anexos no fim desta notícia.

 

Os interessados devem atender aos prazos e à documentação exigida para cada concorrência:

I. Concorrência Nº 004/2015: Lanchonete e Cantina

- Data da abertura: 29 de fevereiro de 2016;

- Horário: 10h (horário de Brasília – DF) 9h (horário local);

- Endereço eletrônico & Edital e seus anexos.

 

II. Concorrência Nº 005/2015: Drogaria e Salão de Beleza

- Data da abertura: 1º de março de 2016;

- Horário: 10h (horário de Brasília – DF) 9h (horário local);

- Endereço eletrônico & Edital e seus anexos.

 

III. Concorrência Nº 009/2015: Cafeteria/Confeitaria e Sorveteria

- Data da abertura: 02 de março de 2016;

- Horário: 10h (horário de Brasília – DF) 9h (horário local);

- Endereço eletrônico & Edital e seus anexos.

Departamento de Matemática abre inscrições para seleção de monitoria até 16 de março

Desde o dia 22 de janeiro, se prolongando até o dia 16 de março, ocorrem inscrições para seleção de monitoria para o Departamento de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas (ICE). As vagas são para as disciplinas: Cálculo I, Cálculo II, Álgebra Linear I, Álgebra Linear II e Equações Diferenciais Ordinárias. 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Propaganda (3).pdf)Cartaz[ ]183 kB

Leia mais...

Alunos da Faculdade de Tecnologia apresentam aplicativos de TV e dispositivos móveis

O III Encontro Ceteli/Ufam – Samsung de Inovação Tecnológica reuniu alunos e professores da Faculdade para uma série de palestras e apresentações de trabalhos voltados para a área de Tecnologia. O evento aconteceu durante a tarde desta sexta-feira (22), no Auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Eletrônica e da Informação (Ceteli).

Dois professores de outras universidades federais participaram das palestras do Encontro. O professor Dr. Eduardo Atônio Barros da Silva (UFRJ) ministrou a palestra “O Futuro da TV Digital”, às 15h. Já o professor Dr. Hugo Fuks, Diretor do Departamento de Informática da PUC-Rio ministrou a palestra “O potencial da Computação Vestível”.

Apresentações de protótipos de TV Digital e Dispositivos Móveis desenvolvidos por alunos da Faculdade de Tecnologia (FT) fizeram parte da programação do evento. Os aplicativos são resultados do Programa de Formação Complementar realizados pelo Ceteli e Samsung. Ao final do dia, os estudantes participam de uma premiação que seleciona o melhor aplicativo de cada categoria. 

Aplicativos -  Entre os aplicativos desenvolvidos, está o GoSoccer, que foi pensado para funcionar em televisões que recebem o sinal digital. O aplicativo foi desenvolvido por alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. "A ideia do aplicativo não poderia ser tão simples, mas ao mesmo tempo deveria ser algo que fosse possível concluir no tempo determinado", explicou uma das desenvolvedoras da equipe, Karen Melo. 

Um dos aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis é o Ambulância Já, que tem a proposta de oferecer informações sobre primeiros-socorros e facilitar o contato entre vítimas de acidentes e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Ficamos bem empolgados com o aplicativo. Vimos que ele pode se tornar bastante útil, porque é uma ferramenta a mais para auxiliar o processo de atendimento", explica o aluno Helton Nogueira. 

ARII seleciona bolsista do curso de Letras

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII seleciona bolsista do curso de Letras - Língua e Literaturas Inglesa, Japonesa, Francesa, Espanhola e Portuguesa da Ufam, regularmente matriculado, que esteja cursando a partir do segundo período e tenha inglês em nível intermediário.

O aluno selecionado será contratado por meio do Programa Bolsa Trabalho, devendo cumprir carga horária de vinte horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 424,00.

Para se inscrever acesse ficha de inscrição abaixo. Após preenchimento o candidato deve enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

As inscrições estão abertas até o dia 7 de fevereiro de 2016. Ao término das inscrições os candidatos serão avisados por e-mail sobre data e horário de entrevista. Informações pelo telefone 3305-1753.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (FICHA DE INSCRIÇÃO_Letras.doc)Ficha de Inscrição[ ]170 kB

Professor Alessandro Bandeira Duarte palestra na UFAM sobre Filosofia da Matemática

O Núcleo de Estudos em Lógica e Filosofia Analítica (Nulfa) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu nesta semana o minicurso “Introdução ao Logicismo de Frege” e a palestra “Os fundamentos da Aritmética: um quebra-cabeça”. Ambos foram ministrados pelo professor e filósofo do Rio de Janeiro, Alessandro Bandeira Duarte.

O professor Alessandro Bandeira Duarte veio para Manaus a convite do Nulfa. A palestra e o minicurso terão como temas as obras do filósofo e matemático alemão Gottob Frege, do qual o professor Duarte é considerado um dos grandes estudiosos no Brasil. “O Frege se preocupava em fundamentar a Aritmética e tentar mostrar que nenhum tipo de intuição é necessária para se explicar as verdades da Aritmética”, explica Duarte.  

Durante as tardes dos dias 19 e 20, foi realizado o minicurso Introdução ao Logicismo de Frege, onde foi discutida a conceitografia de Frege, da qual o professor Duarte foi um dos responsáveis pela tradução e publicação em 2012. Já na noite do dia 20, foi apresentada a palestra “Os Fundamentos da Aritmética”, na qual o assunto tratado são os temas da segunda obra de Frege.

O responsável pelo Nulfa, professor André Pontes, destacou a importância do evento para a comunidade acadêmica da Ufam. “Tem muitos alunos não só de Filosofia como de outros cursos presentes. Foi importante a troca de ideias na área de Filosfia da Matemática entre os alunos da Ufam.”, afirmou.

Quem é Alessandro Bandeira Duarte?

O professor Alessandro Bandeira Duarte possui graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004-2009). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: princípios de abstração Fregeanos, Neo-Logicismo e Neo-Fregeanismo.     

 

Medicina e Direito obtêm as maiores notas de corte do SiSU 2016

Em 2016, as maiores notas de corte registradas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) foram para os cursos de Medicina (776), Direito Diurno  (732,35), Direito Noturno (731,65), Odontologia (728,41) e Engenharia Civil (716,96), na modalidade de Ampla Concorrência.

A nota de corte é o limite mínimo que define, ao longo dos quatro dias de inscrições no Sistema, se o candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 terá ou não pontuação suficiente para ser aprovado num dos cursos pelos quais optou.

Se essa nota é alta, significa que houve uma elevada demanda. Na prática, o candidato deve obter uma nota maior ou igual à de corte para ser aprovado na primeira ou na segunda opção. É o que ocorre nos cursos mais tradicionais ofertados pela Universidade, para os quais a disputa por uma vaga é maior.

 

Mais procurado

Medicina tem sido, desde que a Ufam aderiu ao SiSU como forma de ingresso na graduação, o curso mais procurado pelos candidatos. Isso ocorre porque os outros 50% são para concluintes do Ensino Médio, através do Processo Seletivo Contínuo (PSC). “Alguns deles só têm essa chance, e dedicam a obter a aprovação. São articulados e nos ajudam a dinamizar nosso Projeto Pedagógico e a fortalecer o Núcleo Docente Estruturante da unidade. Isso é bom para nós; e para toda a Ufam”, comemora o coordenador da graduação, professor Alexandre Lopes.

Ao citar a mudança de perfil dos graduandos, o docente enfatiza as qualidades individuais e colaborativas: “São pessoas críticas, reflexivas, com preparo e habilidades que ajudam o corpo docente e contribuem para impulsionar o curso com novas ideias”, aponta ele, ao citar que o envolvimento discente em pesquisa e extensão é maior a cada ano. Segundo ele, os resultados positivos obtidos pelo curso se devem, em grande parte, ao comprometimento dos alunos.

 

Centenária FD

Os dois turnos do curso de Direito entre os mais procuradosOs dois turnos do curso de Direito entre os mais procuradosAo abrigar o curso mais antigo da Ufam, a Faculdade de Direito é hoje referência por obter êxito em competições acadêmicas da área. No fim de 2015, foi agraciada com o Selo OAB Recomenda pelo resultado dos acadêmicos na prova de Ordem em conjunto com outros indicadores. Além disso, através de projetos de extensão e pesquisa, busca maior aproximação da sociedade amazonense. Esse é o perfil da unidade que obteve a segunda e a terceira maior nota de corte do SiSU 2016.

A coordenadora de graduação, professora Marina Araújo, comemora. “Essa notícia é fantástica. Significa que nossa luta para voltar o nível de excelência deu certo depois de muito empenho de alunos e professores e incentivo da Administração Superior da Ufam”, destaca ela. “Eles vêm preparados, prontos para serem os melhores”, infere a coordenadora, ao agradecer aos calouros por corresponderem à expectativa de qualidade.

Aluna do 4º período e professora, Mara Marcelino acredita que o Enem é a forma que muitos alunos encontram para estudar em Universidades Federais, e valorizam essa oportunidade. “Eu sempre estudei em escola pública e queria, na minha primeira graduação, ter cursado Direito. Na década de 1990 o acesso era praticamente impossível, então estudei Ciências Sociais na UFRJ. Fiz o exame e passei na Ufam depois de décadas. Inclusive, vários alunos meus cursam faculdade aqui”, conta.

Secretaria dos Conselhos divulga calendário de reuniões para o mês de janeiro


De acordo com a Secretaria dos Conselhos da Ufam, as novas datas de reuniões dos Conselhos Universitário (Consuni) e do Conselho de Administração (Consad), quais sejam: 

  • Reuniões ordinárias do Consuni: dia 26/01/2016, das 8h30 às 12h30  e das 14h30 às 18h30
  •  
  • Reuniões do Consad: dia 27/01/2016, das 08h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h30.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (pautasun_26_01_2016.dotx_1.pdf)Calendário Consuni[ ]214 kB
Fazer download deste arquivo (pauta_consad_27_jan_2016.pdf)Calendário Consad[ ]211 kB

HUGV realiza processo seletivo para Estágio em Psicologia Hospitalar até 26 de janeiro

O Serviço de Psicologia Clínica do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo para 1 (uma) vaga de Estágio em Psicologia Hospitalar, durante o período de 20 a 26 de janeiro de 2016, das 8h às 15h, no Setor de Psicologia Clínica do HUGV com acesso pelo Ambulatório Araújo Lima, 2º andar sala 29.

O candidato deve possuir os seguintes pré-requisitos: ser aluno de Psicologia da UFAM e está regularmente matriculado no ano letivo; estar cursando ou ter cursado a disciplina Psicologia Hospitalar e disponibilidade para o horário das 7h às 13h (segunda a sexta).

Durante a inscrição, ele deverá apresentar os seguintes documentos: histórico escolar, comprovante de matrícula e currículo.

O candidato deverá encaminhar documentação pelo email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou deixar documentação no Serviço de Psicologia.

 

A coordenação do processo seletivo informa também que a realização da prova acontece no dia 27 de janeiro (quarta-feira) às 8h e, após sua realização será aplicada a entrevista com o resultado final. Mais informações acesse aviso do Serviço de Psicologia do HUGV.

 

 

Progesp divulga cronograma de entrevista aos candidatos do Programa Bolsa Trabalho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Programa de Saúde, Qualidade de Vida (PSQV) divulga o cronograma de entrevistas aos candidatos do Programa Bolsa Trabalho, conforme edital 002/2015/DAEST. Acesse ao cronograma:

 

 

 

 

 

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Convocação Entrevista PBT_corrigido.doc)Cronograma[ ]197 kB

Professores da Ufam serão selecionados para curso de verão nos Estados Unidos

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (ARII/Ufam) abre processo de seleção para docentes que desejem participar de cursos de verão nos Estados Unidos (EUA). As informações sobre o programa podem ser encontradas nesta página.

Os cursos serão realizados no segundo semestre de 2016, com duração de seis semanas. Para se candidatar, os interessados devem preencher o formulário em anexo e enviar os dados para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até 12h, da quinta-feira (21), com o assunto intitulado “Seleção FY16 Summer Studies of the US Institutes for Scholars”.

O curso abrange as seguintes áreas: Literatura Americana Contemporânea; Jornalismo e Mídia; Pluralismo Religioso; Cultura e Sociedade Norte-Americanas; e Política Internacional Norte-Americana.

Apenas um docente será indicado para cada uma das áreas de conhecimento. A ARII utilizará os seguintes critérios para a seleção:

  • Fluência na Língua Inglesa (comprovada);
  • Experiência anterior nos Estados Unidos;
  • Atuação na área do curso almejado (volume de publicação em periódico na área será considerado);
  • Professores com idades entre 30 e 50 anos (a pedido da Embaixada dos EUA).

Em caso de haver mais de um candidato por área para ser indicado, serão utilizados os seguintes critérios de desempate:

  • Número de publicações internacionais, em Língua Inglesa, na área do curso almejado (trabalhos como primeiro autor terão mais peso);
  • Número de apresentações em congressos internacionais, em Língua Inglesa, na área do curso almejado (trabalhos como primeiro autor terão mais peso);
  • Nível de proficiência em Língua Inglesa apresentado.

Todos os custos serão arcados pelo Governo Norte-Americano, incluindo transporte; seguro internacional; estadia e alimentação. Os docentes selecionados serão indicados oficialmente pela ARII à Embaixada dos Estados Unidos e realizarão um processo seletivo em que todo o Brasil participa, a fim do qual os contemplados serão conhecidos.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (APPLICATION_OK.pdf)APPLICATION_OK.pdf[Edital FY16 Summer Studies of the US Institutes for Scholars]226 kB