UFAM e DPE-AM formalizam conclusão da parceria que resultou no Planejamento Estratégico 2016-2020

(ao centro) professora Maria da Glória Vitório Guimarães entrega a publicação ao defensor público geral do Amazonas Rafael Barbosa (ao centro) professora Maria da Glória Vitório Guimarães entrega a publicação ao defensor público geral do Amazonas Rafael Barbosa A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) formalizaram, nesta terça-feira (23), a conclusão da parceria que resultou na elaboração do Planejamento Estratégico da DPE-AM para o período de 2016-2020. A professora doutora Maria da Glória Vitório Guimarães, do Departamento de Administração da Ufam, entregou a publicação que condensa o Planejamento Estratégico ao defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa, e ao subdefensor, Antônio Albuquerque Cavalcante Júnior, na sede da instituição, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul de Manaus.

A parceria com a Ufam iniciou em 2015, na gestão do então defensor público geral, Ricardo Trindade, com o objetivo de qualificar o modelo de gestão da Defensoria Pública por meio da elaboração de um moderno planejamento estratégico, construído com a consultoria da comunidade científica e a contribuição de defensores públicos, colaboradores e assistidos da instituição.

De acordo com Rafael Barbosa, o Planejamento Estratégico aponta ações e medidas administrativas, algumas delas já em implantação, para alcançar os objetivos estratégicos definidos para o horizonte 2016-2020. Esses objetivos foram traçados a partir da análise do clima organizacional, ouvindo membros e colaboradores; e de um diagnóstico institucional, feito com base em pesquisas aplicadas no âmbito interno e externo da instituição.

“O Planejamento Estratégico 2016-2020 aponta um modelo de gestão que vai contribuir para aprimorar, sobretudo, o atendimento aos nossos assistidos, a partir da modernização de processos internos e da valorização dos servidores e membros”, destacou Rafael Barbosa.

Maria da Glória Guimarães, que também é consultora na área de Recursos Humanos, destacou o trabalho da equipe da UFAM no desenvolvimento do Planejamento Estratégico da DPE-AM, que envolveu o professor doutor Cláudio Dantas Frota, e os professores mestres Paulo César Araújo Negreiros e Ângela Neves Bulbol de Lima, equipe coordenada pelo professor doutor Daniel Reis Armond de Melo. Na DPE-AM, o trabalho contou com equipe de apoio formada pelas servidoras Vladya Catherine Pascarelli de Oliveira, Perseverando Garcia de Trindade Filho e Daia Kanamara do Nascimento Santos.

Segundo Maria da Glória Guimarães, o modelo proposto à DPE-AM oferece práticas consagradas de gestão e flexibilidade e agilidade necessárias para que a Defensoria execute o planejado e alcance a sua missão institucional com qualidade. No novo Planejamento Estratégico, a missão definida para a DPE-AM é de prestar assistência jurídica integral e gratuita às pessoas em situação de vulnerabilidade social, focada na redução das desigualdades sociais e na promoção dos Direitos Humanos.

Com informações da assessoria do DPE-AM

 

Função da Literatura fora e dentro da escola é tema da conferência de abertura do II ENPROLL

“A palavra é uma arma e possui dimensão política e ética, eis porque o escritor tem que ser um defensor intransigente da livre manifestação do pensamento e da escrita”, declarou o poeta, crítico e ensaísta Roberto Pontes durante a conferência de abertura.

Mesa de honra do II ENPROLLMesa de honra do II ENPROLLO II Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas teve início na manhã desta quarta-feira, 24, no auditório Eulálio Chaves, Setor Sul do Campus Universitário. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) em parceria com a Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino (SEDUC) e tem como objetivo dar oportunidade aos professores de Língua Portuguesa, LIBRAS e Língua Estrangeira Moderna, que atuam na rede pública de Ensino Básico do Amazonas, de compartilhar experiências e vivenciar a formação continuada, por meio de aprofundamento no conhecimento do processo metodológico em sala de aula.

Durante a solenidade de abertura do ENPROLL, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, destacou a Educação como instrumento indispensável para enfrentar desafios. “O II ENPROLL tem um objetivo nobre que é favorecer um espaço de discussão e reflexão envolvendo, de forma específica, mas não excludente, os professores de Linguagem. A Universidade Federal do Amazonas, quando realiza essas parcerias, tem sempre em mente aquilo que é a sua missão, que é contribuir com o desenvolvimento da Amazônia, por meio do Ensino, da Pesquisa, da Extensão, possibilitando a cada um dos seus estudantes, além da aquisição de  capacidade e competência técnica, o exercício pleno de sua cidadania. Tenho dito com alguma frequência que, às vezes, nós nos deparamos com desafios que parecem difíceis de serem enfrentados, mas por meio da Educação, temos possibilidades e instrumentais capazes de mudar o mundo.  Aproveitem esse momento de aperfeiçoamento profissional. Desejo um excelente encontro e sejam sempre bem-vindos à Universidade Federal do Amazonas”.

Coral Vozes da Educação se apresentou durante solenidade de aberturaCoral Vozes da Educação se apresentou durante solenidade de aberturaRepresentando o Secretário de Estado de Educação e Qualidade de Ensino, professor Algemiro Filho, a Diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da SEDUC, professora Roberta Prestes, declarou que os professores de Linguagens são vistos pela Secretaria de Educação como protagonistas de mudanças e de redução das desigualdades sociais e educacionais. “São vocês, professores de Linguagens, que realizam, mobilizam e cativam, que usam metodologias e abordagens diversificadas que podem desdobrar em ações de mudanças sociais. Acreditamos que as linguagens possuem uma postura estratégica na Educação e, por isso, queremos cada vez mais reafirmar nossa parceria com a Universidade Federal do Amazonas, pois entendemos que a Educação Básica deve caminhar junto com o Ensino Superior para a construção da sociedade do conhecimento”.

 A coordenadora geral do evento, professora Raynice Geraldine Pereira da Silva, comparou o enfoque da edição atual com o da edição anterior. “Na primeira edição do ENPROLL tivemos uma reflexão sobre a formação dos professores. Nesse segundo evento vamos tratar de políticas e ações para o ensino de Línguas e Literaturas. A ideia é que consigamos realizar o encontro todos os anos e que ele sirva como capacitação para todos nós”, declarou a coordenadora geral.

A diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), professora Simone Baçal enfatizou os diversos eventos promovidos pelo Instituto que dirige. “Compareci à primeira edição do ENPROLL e fico satisfeita em observar que nosso ICHL vem realizando vários eventos para a formação de professores, seja nas Licenciaturas ou no Bacharelado. Semana passada, inclusive, participei de um evento do curso de Letras LIBRAS. Isso é, na prática, estender as atividades da UFAM ao público externo. Desejo que todos vocês possam aproveitar ao máximo as conferências e ganhem ânimo para aplicar o que aprenderem em sala de aula.”

Poeta, crítico e ensaísta Francisco Pontes Medeiros, durante a conferência de abertura.Poeta, crítico e ensaísta Francisco Pontes Medeiros, durante a conferência de abertura.Após desfeita a mesa de abertura, ocorreu a apresentação do Coral “Vozes da Educação”, da Secretaria de Educação e Qualidade de Ensino. Em seguida, houve a conferência “A função da Literatura fora e dentro da Escola”, proferida pelo poeta, crítico, ensaísta e tradutor Roberto Medeiros, da Universidade Federal do Ceará. Durante a palestra, ele declarou o compromisso do escritor com os problemas fundamentais do homem. “Apesar de a escrita ser um ato de plena solidão, o escritor trabalha com a solidão compartilhada, porque quando ele escreve, ele não se esquece do outro, ele não se esquece do mundo, não se esquece da sociedade. Se ele se esquecer, é um ingrato, pois a escrita está comprometida com a palavra, com os problemas fundamentais do homem. Essa expressão ‘problemas fundamentais do homem’ é de Marx", observou ele.

Ele também ressaltou o papel do escritor como instrumento de conscientização na sociedade. “A palavra é uma arma e possui dimensão política e ética, eis porque o escritor tem que ser um defensor intransigente da livre manifestação do pensamento e da escrita. Portanto, o verdadeiro escritor não se dobra às injunções partidárias, acadêmicas, escolares, ditatoriais, nem a qualquer torniquete que ameace garrotear seu ato independente de escrever. Assim deve ser considerado o escritor fora da escola, na sua interação social e inventiva, pois se converte em instrumento de conscientização dos outros”.

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Professores discutem políticas e ações para o ensino de Línguas e Literaturas

Daest divulga resultado de recursos do Programa de Auxílio Moradia

O Departamento de Assistência Estudantil (Daest) publica o resultado da avaliação dos recursos interpostos para o Auxílio Moradia. No total, quatro candidados apresentaram recurso, dos quais três foram deferidos. Para conferir, acesse o documento em anexo.

O Daest, ao mesmo tempo em que divulga o parecer, convoca os candidatos com petição aceita para a entrevista na quarta-feira, 24 de agosto, na Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), das 14h às 16h.

Para mais informações, acesse a página da Progesp.

 

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Entrevistas_recursos.pdf)Convocação Entrevista [ ]175 kB

Pós-graduações: Sociedade e Cultura na Amazônia e Psicologia com inscrições abertas para mestrados e doutorado

 

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), está com inscrições abertas para seleção de candidatos em dois Programas de Pós-Graduação: Sociedade e Cultura na Amazônia (Ppgsca) e Psicologia (Ppgpsi). Os editais completos estão disponíveis no endereço da Propesp: www.propesp.ufam.edu.brTelefone Propesp: (92) 3305- 1496. Veja um resumo de cada seleção:

Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (Ppgsca) – o programa oferece 20 vagas para o curso de mestrado, sendo 16 vagas regulares e 4 vagas suplementares, as quais visam atender a política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas; e 12 vagas para o doutorado, sendo 10 vagas regulares e 2 suplementares. Interessados devem se inscrever na Secretaria do Ppgsca, localizada no Instituto de Ciências Humanas e Letras (Ichl), Campus Universitário - Setor Norte, de segunda a sexta, das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h. As inscrições acontecem até o dia 9 de setembro.

Candidatos residentes ou temporariamente fora da cidade sede do Ppgsca poderão enviar o formulário preenchido, assinado e digitalizado em PDF para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O Ppgsca dispõe da área de concentração Processos Socioculturais na Amazônia, com as seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1 - Sistemas Simbólicos e Manifestações Socioculturais;

Linha 2 - Ambiente e Sociedade;

Linha 3 - Processos Sociais, Ambientes e Relações de Poder.

Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Ppgpsi)– são oferecidas 17 vagas para o curso de mestrado, sendo 15 vagas regulares e 2 suplementares. As inscrições acontecem no período de 29 de agosto a 02 de setembro. Inscrições na Secretaria do Ppgpsi, localizada no Bloco X, Campus Universitário - Setor Sul, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Candidatos residentes ou temporariamente fora de Manaus poderão enviar o formulário preenchido, assinados e digitalizados no formato PDF para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O Ppgpsi dispõe das seguintes linhas de pesquisas:

Linha 1 - Processos Psicossociais;

Linha 2 - Processos Psicológicos e Saúde.

Apresentação de projetos de automação e robótica marcam início da Semana de Engenharia de Computação

Cinco projetos foram apresentados na manhã desta segunda-feira, 22. Palestras, minicursos e oficinas estão na programação do evento.

Promovida pela coordenação do curso de Engenharia de Computação, em parceria com o Centro Acadêmico do curso (CAEcom), a I Semana de Engenharia de Computação ocorre até o próximo dia 26 de agosto, das 9h às 18h, na Faculdade de Tecnologia.

Durante a abertura do evento, o coordenador do curso de Engenharia de Computação, professor Celso Barbosa Carvalho, destacou que a programação foi elaborada para possibilitar a reflexão sobre a pesquisa científica, o empreendedorismo e o mercado na área de computação. “Porque desejamos efetiva interação entre a universidade e o mercado, esse evento reúne ciência, empreendedorismo, mercado de trabalho, indústria, centros de pesquisa, graduandos e egressos. É uma excelente oportunidade para que o mercado entenda o que fazemos e para que nós entendamos as expectativas do mercado, o que faz e o que espera de nossas pesquisas e estudos”, declarou o docente.

Programação promove diálogo entre estudantes e mercado de trabalho

Coordenador do curso de Engenharia de Computação, professor Celso Barbosa Carvalho - "Programação foi elaborada para possibilitar a reflexão sobre a pesquisa científica, o empreendedorismo e o mercado na área de computação"Coordenador do curso de Engenharia de Computação, professor Celso Barbosa Carvalho - "Programação foi elaborada para possibilitar a reflexão sobre a pesquisa científica, o empreendedorismo e o mercado na área de computação"Ele divulgou ainda a programação da Semana de Computação. “Nesta terça e na quarta, teremos as palestras de professores. Na quinta, teremos a palestra de egressos empreendedores e, na sexta, teremos o dia da indústria, com empresas de P&D, RH de empresas. Durante a tarde, teremos cursos técnicos variados, como oficinas de empreendedorismo e palestras motivacionais”.

Formação teórica e prática de excelência

O diretor do CETELI, professor Cícero Ferreira, destacou que a primeira Semana de Engenharia de Computação é o quarto evento apoiado pela Samsung através Projeto de Formação de Recursos Humanos. “Nós já tivemos três outros eventos apoiados pela Samsung aqui na UFAM. Com essa Semana de Computação, nós finalizamos a sequência de apoio da Samsung a programações dessa natureza. Esta é a última turma de automação voltada a estudantes de graduação, um programa de formação complementar que forneceu 120 bolsas de graduação no valor de 800 reais. Tivemos três turmas de dispositivos móveis; duas de automação digital e duas de automação industrial. Cada turma tem duração de oito meses, dos quais quatro são dedicados à formação teórica complementar à formação do curso regular graduação e os outros quatro meses são dedicados às atividades dentro do laboratório montado pela empresa aqui na Universidade e que resultam nessas apresentações de excelente qualidade. Mais uma vez cumprimos nosso papel institucional de apoiar as atividades da unidade na qual estamos inseridos, que é a Faculdade de Tecnologia”, ressalta o docente.

Sistema modular de produção foi um dos trabalhos apresentados na manhã desta segunda-feira, 22Sistema modular de produção foi um dos trabalhos apresentados na manhã desta segunda-feira, 22O acadêmico do nono período de Engenharia de Computação, Rosmael Cousoul de Miranda, foi um dos alunos a apresentar trabalho de automação industrial. “Minha equipe elaborou um sistema modular de produção autônoma. Nosso projeto tem quatro módulos. No primeiro, há uma peça sem a tampa e esse primeiro módulo tem a função de pegar essa peça e levar para o segundo módulo. No segundo módulo, essa peça é avaliada se é metal, se não é, qual é a cor e, consoante isso, é depositado nela uma certa quantidade de moeda, dependendo da programação empregada. A partir daí, a peça é liberada e vai ao terceiro módulo, onde é colocada a tampa e o robô leva até um prato. Esse é o nosso projeto de automação industrial”, explica o acadêmico.

Expectativa dos participantes

A acadêmica do quinto período, Andrezza Bonfim, está ansiosa para participar de atividades específicas da programação. “Estou com muita expectativa com relação à palestra ‘A Medicina assistida por computação científica’ e o minicurso ‘VHDL/FPGA’, que é uma forma de programação bastante aplicada na Eletrônica digital e também o minicurso ‘Algoritmos de otimização bioinspirados’, disse a aluna.  

O aluno Erickson Higor Alves ressaltou que a programação da Semana é completa para a formação dos acadêmicos da área. “Esse evento é completo por trazer o pessoal da indústria e por dar uma expectativa para quem está começando a procurar emprego ou para o pessoal que está saindo e também por oferecer uma formação extra para os participantes, abrangendo alguns cursos que não vemos frequentemente nas graduações da área”.

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UFAM realiza I Semana de Engenharia da Computação de 22 a 26 de agosto

Compec cadastra novos fiscais para concurso público da Ufam

Comissão Permanente de Concursos, setor sul do CampusComissão Permanente de Concursos, setor sul do CampusA partir do dia 22 de agosto, a Comissão Permanente de Concursos (Compec) estará cadastrando novos alunos e servidores da Ufam para prestação de serviços como Fiscal no Concurso Público da Ufam 2016, cuja prova ocorre no dia 28 de agosto, em Manaus.

O cadastramento é na sede da Compec, localizada na Avenida General Rodrigo Octávio, 6200, Coroado – Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Setor Sul, ao lado da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), no horário de 8h às 12h e 13 às 17h. Os documentos necessários são:

Para servidores: contracheque (mês de julho); CPF; Cartão do Banco (conta corrente individual).

Para alunos da Ufam: comprovante de matrícula ou carteira de estudante atualizada, emitida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE); CPF; Cartão do Banco (conta corrente individual).

A Compec orienta que é obrigatório que a conta corrente seja individual e ativa. Não serão aceitas conta poupança, conta salário, conta conjunta, conta de empresa ou conta de banco postal. No ato do cadastro, será realizada uma análise da documentação solicitada.

Compec: (92) 3305-1181, Ramais 4212 e 4213. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Site: www.comvest.ufam.edu.br

Departamento de Letras – Língua e Literatura Japonesa oferece curso de Japonês para estudantes de exatas e biomédicas da Ufam. Inscrições abertas

O curso é gratuito e as aulas iniciam em 29 de agosto. São 20 vagas por turma

Professor Ernesto Sambuichi, coordenador (segundo da direita para esquerda) e monitores Professor Ernesto Sambuichi, coordenador (segundo da direita para esquerda) e monitores O Departamento de Letras – Língua e Literatura Japonesa está com inscrições abertas para estudantes de exatas e biomédicas interessados em estudar a Língua Japonesa. O curso é uma extensão universitária da Ufam, em parceria com a Fundação Japão, e já formou turmas no primeiro semestre de 2016.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 28 de agosto. Neste os alunos devem indicar duas opções de horário para o curso (quadro de horários abaixo) e enviar o histórico escolar. O período de realização do Curso será de 29 de agosto a 22 de dezembro, nas salas da Faculdade de Direito, Faculdade de Estudos Sociais e Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizadas no Campus da Ufam, Senador Arthur Virgílio Filho. São 20 vagas por turma.

Durante as aulas serão vistos os cumprimentos, diálogos simples do cotidiano no Japão, bem como aspectos da cultura japonesa. O certificado deste curso será emitido pela Fundação Japão e poderá ser utilizado como horas complementares. O curso é voltado para pessoas que nunca estudaram japonês; desejam estudar no Japão; tenham interesse na língua e cultura japonesa; e queiram falar/comunicar-se em japonês. Informações pelo telefone: (92) 3305- 4591, 2037. 

Departamento de Matemática divulga o resultado final da Monitoria 2016/2

O Departamento de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, torna público o resultado final da seleção de candidatos para o Programa de Monitoria em Matemática, período 2016/2 (relação em anexo). Os alunos devem procurar o Departamento para a entrega de documentos e efetivação da matrícula.

O programa de Monitoria 2016/2 terá a duração de um semestre letivo. O pagamento das bolsas de monitoria (para os alunos que escolherem a opção de receber bolsas) ocorrerá apenas nos meses coincidentes com os períodos de aula, conforme calendário acadêmico da Graduação. O valor da bolsa de monitoria é definido pela Proeg. A data prevista para início da Monitoria é o primeiro dia letivo do semestre 2016/2.

Informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (professor Jorge Fernandes de Lima Neto, presidente da Comissão de Monitoria do Departamento de Matemática - CMDM).  

Confira o histórico de notícias sobre processo seletivo

Departamento de Matemática abre processo seletivo para Monitoria 2016/2

Departamento de Matemática divulga resultado parcial da Monitoria 2016/2

 

Progesp divulga resultado preliminar da seleção para Auxílio Moradia em Manaus

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por intermédio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), divulga o resultado preliminar do processo de seleção de discentes para o Auxílio Moradia do Campus Manaus referente ao Edital Nº 001/2016.

Confira a lista com os nomes dos 39 candidatos selecionados para o Auxílio Moradia.

Os discentes que tiveram inscrições indeferidas poderão interpor recurso à Progesp até o dia 22 de agosto, conforme o item 5.1.1 do Edital 001/2016 e devem apresentar o formulário de interposição de recurso (Anexo 13) preenchido, o qual será analisado por comissão constituída pela Progesp. O recurso acolhido será julgado em até dez dias úteis após o período de interposição e o resultado do julgamento será publicado no portal da Ufam e página da Progesp.

Todas as informações referentes ao processo seletivo para essa modalidade de auxílio estão disponíveis na página da Pró-Reitoria.

IComp desenvolve aplicativo com tecnologia similar à do Youtube

Um grupo de pesquisa do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) lançou hoje (17), o ICompTV, um aplicativo com tecnologia similar ao Youtube para publicação e consumo de conteúdo multimídia gerado por professores e alunos do Instituto. O coordenador da pesquisa é o professor César Melo.

No ano passado, a UFAM liderou a lista do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de Universidades Federais do Brasil com o melhor curso de Ciência da Computação. Além disso, o curso de Ciência da Computação da Federal do Amazonas obteve nota máxima no exame e ficou em segundo lugar geral no Brasil entre os cursos de Bacharelado de mesma nomenclatura.

“Há interesse da comunidade em geral pelo conteúdo gerado aqui no Instituto e o ICompTV será o meio para distribuirmos esse conteúdo, com o registro de nossas aulas, eventos e iniciativas, em resumo o nosso dia a dia. O conteúdo já está disponível para quem tiver interesse. Inclusive alunos de outras instituições”, disse César.

Por enquanto, o aplicativo está disponível somente para Android na Playstore, e pode ser baixado no endereço https://play.google.com/store/apps/details?id=br.ufam.icomp.vod.icomptv&hl=en. “O ICompTV será uma alternativa para os alunos que perderam a aula e querem assisti-la ou querem estudar para a prova. Trata-se, a princípio, de uma ferramenta educacional”, explicou. O próximo passo é incentivar que os professores gravem suas aulas e disponibilizem no aplicativo. 

Palestra marca o início da parceria entre TV UFAM e o Canal Futura

Com o tema “Televisão e Educação: A Experiência do Canal Futura”, a palestra ministrada pelo publicitário Acácio Jacinto, responsável pelo relacionamento com as universidades parceiras do Futura, tratou sobre o modelo desenvolvido pelo canal, os desafios da televisão pública, e sobre o estimulo à transformação social por meio da educação.

O publicitário conversou com os estudantes dos cursos de Jornalismo e Relações Públicas da Ufam e convocou os alunos para a construção coletiva celebrada pelo acordo, mostrando as diversas iniciativas e programas realizados em parceria com outras instituições, como o projeto “Curtas Universitários” que seleciona projetos audiovisuais de conclusão de curso de estudantes universitários e “Geração Futura”, que seleciona estudantes das universidades parceiras para uma imersão na sede do canal, no Rio de Janeiro.

“A palestra foi ótima, um público bem atento, bem interessado, foi uma troca bem interessante. Esse contato com os alunos e com a TV UFAM certamente irá contribuir para que nós possamos enriquecer ainda mais a nossa proposta televisiva”, afirmou.

O canal que foi criado em 1997 e tem como enfoque o jornalismo educativo, produção de conteúdo infantil qualificado e projetos que promovam a cultura, busca na parceria com a TV UFAM ampliar suas possibilidades de propagação e interação com o conteúdo local.

Para a diretora da TV UFAM, a professora Ítala Clay, essa parceria significa mais um passo na revitalização da emissora, que atualmente trabalha com a produção de séries de curta duração, boletins informativos e reportagens. 

“Nós, como TV universitária e pública, temos o compromisso não só com o conteúdo, mas com o acesso a esse conteúdo, portanto, nossa preocupação é sempre de investir numa linguagem inovadora sem descuidar da qualidade, para que as pessoas compartilhem, e para que essa produção siga afetando as pessoas, e esse afeto só pode ser gerado através do trabalho coletivo e interdisciplinar”, enfatizou.

 

Inicia Seminário de Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa na UFAM

Mesa de abertura do I Seminário de Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa da UFAMMesa de abertura do I Seminário de Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa da UFAMCom abordagem das perspectivas históricas e dos desafios atuais, evento é alusivo ao Dia nacional do Intérprete, comemorado no dia 26 de julho.

I Seminário de Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa é promovido pelo Departamento de Letras Libras da Universidade Federal do Amazonas, em parceria com Núcleo de Acessibilidade da Instituição, EU APOIO.

Durante a solenidade de abertura, a diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), professora Simone Baçal, destacou a relevância social do seminário. “Para nós é um momento de muita alegria a realização desse I Seminário de Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa da UFAM, cujo tema Perspectivas históricas e desafios atuais, de fato, leva-nos a muitas reflexões. Apesar dos cortes que estão por vir a partir de 2017, tanto na Educação quanto na Saúde, somos guerreiros para garantir um ensino de qualidade e promover eventos dessa envergadura.  Letras LIBRAS é um curso de apenas dois anos na UFAM e de uma grande responsabilidade social. As políticas de inclusão social estão fortalecidas na nossa Universidade e sinto orgulho disso”.

A Chefe do Departamento do curso Letras LIBRAS, professora Joana Angélica Ferreira Monteiro, agradeceu a presença dos participantes de diversas instituições parceiras no seminário. “Agradeço as autoridades que prestigiam o evento e a presença de cada colega, cada aluno e ex-aluno que estão aqui para trocar experiências, somar conosco.Temos, nesse auditório, professores da UEA, da SEDUC, da SEMED. Eu gostaria de cumprimentar um a um, por serem parceiros de grandes batalhas.  Os desafios são muitos, mas o trabalho com a parceria de vocês vence qualquer obstáculo”.

Coordenador do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade Eu apoio/UFAM, o professor  Renato Brandão ressaltou o constante trabalho realizado na UFAM para tornar a instituição mais acessível a surdos, cegos, pessoas com baixa visão, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. “Nesta oportunidade, quero, primeiramente, registrar minha admiração pelos intérpretes de LIBRAS que falam com as mãos, desenhando as palavras no ar e dizer também que o EU APOIO se faz presente neste evento para colaborar, para contribuir no que estiver ao nosso alcance, pois nossa Universidade tem mais de 100 anos e ainda temos muitos desafios na área da acessibilidade. Sabemos que no momento histórico em que nossos prédios foram construídos, a acessibilidade não foi levada em conta, mas temos trabalhado insistentemente para adequar nossas instalações”, declarou o coordenador.

O deputado estadual Sinésio Campos elogiou a iniciativa de promover discussões sobre a Tradução e Interpretação de LIBRAS. “Sou professor do Estado e do Município concursado, licenciado para exercer o mandato de deputado. Presente nesta solenidade, percebo o quanto é urgente e necessário trabalharmos uma proposta para que as prefeituras dos municípios de nosso Estado possam contratar, via concurso público, profissionais da área de vocês para promover acessibilidade de forma eficaz no Amazonas. Esse seminário é um marco em nosso Estado”, declarou o deputado.

No hall da Faculdade de Estudos Sociais, apresentação de banners com as principais pesquisas na área de Letras LIBRAS. No hall da Faculdade de Estudos Sociais, apresentação de banners com as principais pesquisas na área de Letras LIBRAS.

Compuseram ainda a mesa de abertura da solenidade a gestora do Centro de atendimento ao surdo, pedagoga Maria Estelita Pereira Ferreira; a gestora da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, professora Haydêe dos Santos Carneiro; a pedagoga Edna Souza Santos, representando a gerência do Centro Municipal de Educação Especial e a jornalista Fabiana Ferreira da Silva, coordenadora da Central de Interpretação em LIBRAS.

Logo após a cerimônia de abertura, a gestora da Escola Renascer, professora Wera Lúcia Santiago Meneses abriu  a sessão de relatos de experiências dos primeiros tradutores intérpretes de LIBRAS em Manaus.

Aluna da primeira turma do curso de Letras LIBRAS na modalidade presencial, Tereza de Jesus Albuquerque enfatizou a importância do evento para sua formação acadêmica. “Além de todo o teor histórico, de toda a bagagem cultural que o evento selecionou, esse seminário é importante para divulgar e valorizar a profissão de Intérprete de LIBRAS. Eu acredito que a melhor forma de acessibilidade é a divulgação da LIBRAS para que todos possam fazer uso da Língua e ter uma comunicação eficaz”.

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I Seminário de Tradução e Interpretação de Libras/Língua Portuguesa na UFAM acontece nos dias 16 e 17 de agosto

 

Departamento de Matemática divulga resultado parcial da Monitoria 2016/2

O Departamento de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas da Ufam, divulgou, em anexo, o resultado da prova de avaliação de conteúdos dos candidatos ao Programa de Monitoria em Matemática 2016/2. Os alunos terão o prazo de dois dias úteis, no horário de 8h30 às 11h30, e das 14h30 às 17h30min, a contar da divulgação do resultado, para ingressar com recurso, protocolado na secretaria do Departamento de Matemática.

O resultado final será divulgado a partir do dia 18 de agosto, no mural de avisos do Departamento de Matemática. Dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  (professor Jorge Fernandes de Lima Neto, presidente da Comissão de Monitoria do Departamento de Matemática - CMDM). 

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Departamento de Matemática abre processo seletivo para Monitoria 2016/2

Festival folclórico celebra diversidade cultural na Ufam

Realizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) e da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer, o evento promoveu a integração entre a comunidade acadêmica.

Cageo foi o grande vencedor da noiteCageo foi o grande vencedor da noiteA XIII edição do Festival Folclórico da Ufam reuniu alunos, técnicos-administrativos e professores na última sexta-feira (12), no Centro de Convivência, Setor Norte do Campus. Com o tema “Cultura dos países: vivendo a diversidade”, o festival deste ano trouxe as culturas estrangeiras para o foco das atenções. Cada Centro Acadêmico (CA) representou um país diferente, desde a Índia, Jamaica, passando pelo Egito e o México.

A chefe da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer, Klélia Santos,  explicou que a escolha do tema reflete o desejo dos alunos de explorar a diversidade no mundo. “Mantemos a tradição de deixar que os estudantes decidam o tema da festa, o que torna o evento sempre novo, nunca repetitivo. Este ano, com as mudanças sociais que vêm acontecendo, é impossível não falar de diversidade. Esse é o contexto que os alunos quiseram trabalhar”, declarou.

Estudantes de Geologia são Rei e Rainha do FestivalEstudantes de Geologia são Rei e Rainha do Festival

O evento contou com as tradicionais barracas e atrações culturais, organizadas pelos próprios alunos, além dos desfiles de Rei e Rainha de cada CA. As apresentações foram julgadas pelos professores do Departamento de Artes, Daniel Castro, Denize Piccolotto, Lilia Valessa e Núbia Najar, que avaliaram quesitos como criatividade, originalidade, trajes típicos, desenvoltura e simpatia.

A quadrilha Cabacinhos na Roça agitou o festival enquanto os jurados decidiam os CA’s vencedores da edição.

No fim, o primeiro lugar foi para o Centro Acadêmico de Geologia (CAGEO), com a temática “Geologia no Caminho das Índias”. Os estudantes Iohanan Alves Monteiro da Silva e Fernanda Dácio da Costa, do 5° período do curso, foram coroados Rei e Rainha do Festival. O Centro Acadêmico de Biologia (CABio), com o tema “Bioegito: fazendo a egípcia”, e Centro Acadêmico de Física (CAFIS), apresentando “Os submundos da Grécia”, ficaram com os segundo e terceiro lugar, respectivamente.

A Rainha do Festival, Fernanda Dácio, contou que os estudantes de Geologia ficaram encantados com a oportunidade de descobrir a cultura indiana. “A Índia tem uma cultura tão rica, com tanto a ser explorado, que realmente nos divertimos durante toda a preparação para o festival”, disse. Sobre o impacto do evento na comunidade acadêmica, Fernanda declarou ainda: “O festival é importante porque une os alunos e é uma chance de todos participarem da vida na Universidade, através de uma celebração em que nós brincamos e nos divertimos juntos”.

 

ProGesp promove homenagem ao Dia dos Pais

Apresentação do Coro Universitário da UfamApresentação do Coro Universitário da UfamA Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenação de Treinamento e Desenvolvimento, realizou nesta sexta-feira, 12, no hall do Centro Administrativo, cerimônia de homenagem ao Dia dos Pais intitulado “Papaisheróis da Ufam”. O evento contou com uma variada programação e a participação dos servidores do Centro Administrativo.

Com apresentações musicais, sorteios e discursos sobre o Dia dos Pais, o evento contou com um grande número de servidores do Centro Administrativo da Ufam nesta manhã de sexta-feira. A data é comemorada no segundo domingo de agosto e a ProGesp tem em sua programação anual a realização da homenagem.

A pró-reitora em exercício, Nikeila Chacon, abriu a solenidade destacando a importância da data e da programação da ProGesp para o tipo de evento ao longo do ano. Em seguida leu uma homenagem aos pais, onde afirmou que “ser pai é amar incondicionalmente; é ser o exemplo de ser humano para os filhos; é alguém para se orgulhar. Neste dia especial queremos homenagear todos os pais da Ufam” disse.

A programação contou com a apresentação do Coro Universitário, dos servidores Eduardo Nobre e Hebe Ribeiro (dueto), da servidora da Proplan, Isabel Veiga, e das falas da professora Maria Menezes e do servidor Geider Lemos.

O servidor da ProGesp, Eduardo Pereira, fez um dueto com a colega de trabalho Hebe Ribeiro. Cantaram duas músicas relativas ao Dia dos Pais e foram ovacionados pelo público. “Mais uma vez participei de um evento tocando o violão e cantando. Participar de eventos que homenageiam pais e mães é gratificante”, disse.

O Coro Universitário, coordenado pelo professor Hermes Coelho, trouxe um número expressivo de membros que cantaram várias canções para homenagear os diversos pais presentes. A música “Dia Branco”, do cantor e compositor Geraldo Azevedo, foi uma das canções que o grupo apresentou e emocionou aos presentes.    

A coordenação promoveu sorteios aos pais da Ufam e convidou a professora Maria Menezes para prestar homenagem aos pais. Também o servidor Geider Lemos destacou a homenagem aos pais e pediu mais tolerância na instituição.

A coordenadora do evento, Mônica Cristina Barbosa, disse que o objetivo é proporcionar um momento de homenagens aos pais e também criar um ambiente harmônico na Instituição. “A ProGesp trabalha há algum tempo neste tipo de evento. A ideia é promover o bom relacionamento entre os servidores, existem colegas no prédio que ainda não se conhecem, por meio de eventos deste tipo. Além da homenagem aos pais da Ufam o evento também tem o objetivo de criar um ambiente fraterno”, destacou Mônica Cristina Barbosa.

Internet na floresta: Pesquisa do IComp/Ufam desenvolve equipamento para gerar internet em comunidades rurais

Teste do aeróstato. Foto: Josivaldo ModestoTeste do aeróstato. Foto: Josivaldo ModestoUm balão ancorado (ou aeróstato) pode ser uma alternativa competitiva para o problema de falta de internet em comunidades rurais da Amazônia. O projeto Aeróstato Remoto de Telecomunicação e Sensoriamento (Artes), financiado pela Fapeam, apresentou resultados animadores em sua fase final de testes realizados na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé.

O projeto foi coordenado pelo Instituto de Computação da Ufam (IComp/Ufam) e desenvolvido em parceira com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, com apoio da Omega AeroSystems e da Divisão de Robótica e Visão Computacional do CTI Renato Archer.

Idealizado como uma plataforma multiuso, o Artes, além de prover serviços de comunicação e Internet, foi também construído para monitoramento ambiental e de biodiversidade, embarcando ou conectando sensores e câmeras.

Em Mamirauá, durante os testes conduzidos na cidade de Tefé (AM), o equipamento alcançou 150 metros de altura, e garantiu a redistribuição de sinal de internet para uma área de cerca de 400 metros de diâmetro no solo.

De acordo com o professor do IComp/Ufam, José Reginaldo Carvalho, coordenador do projeto, o sucesso deste protótipo é uma consequência da correta sobreposição de competências. “Todos os envolvidos estavam comprometidos com os resultados e cientes de sua responsabilidade”, afirmou.

Equipamento nômade

O Artes é uma classe de equipamento denominada de semi-móvel ou nômade. Ou seja, não é fixa como uma torre, mas também não é um drone. O usuário desloca o equipamento, iça, utiliza e se necessário desloca para outro local. Fácil de içar e com baixa intrusão na floresta, o Artes pode suportar rajadas de até 120km/h, constituindo-se em um equipamento muito flexível.Equipe durante a instalação dos equipamentos. Foto: Antônio MartinelliEquipe durante a instalação dos equipamentos. Foto: Antônio Martinelli

“O modelo é um intenso apoio para prover conexão e facilidade de acesso à comunicação, via internet ou telefonia, para as unidades itinerantes do instituto, em locais onde não existe conexão disponível. Então, para todos esses grupos que vão a esses pontos remotos em comunidades ribeirinhas ou realizando ações dentro da floresta, o modelo pode ser um ponto de apoio”, afirmou o coordenador de Tecnologia da Informação do Instituto Mamirauá, Francisco Freitas Júnior.

“Nós, da Omega AeroSystems, participamos com bastante entusiasmo nesse projeto, uma vez que enxergamos o potencial que o aeróstato apresenta como solução ágil para prover cobertura de banda-larga e telefonia em regiões de baixa densidade populacional. Nessas regiões, a baixa densidade torna economicamente inviável para as operadoras instalarem torres de transmissão e outras infraestruturas  necessárias para o provimento do serviço. O aeróstato tem o potencial de resolver esta equação, devido ao seu baixo custo de instalação e, ao mesmo tempo, ao seu maior raio de alcance comparado a uma torre fixa”, disse Christian Amaral, da AeroSystems.

“O projeto tem potencial concreto de beneficiar comunidades rurais e ribeirinhas e a comunidade científica interessada na conservação da Amazônia. O Instituto Mamirauá desenvolve dezenas de projetos de conservação e de desenvolvimento sustentável e já estamos pensando nos próximos passos. Além disso, temos contatado outros órgãos que naturalmente teriam interesse no equipamento. E claro, estamos captando recursos para estas próximas ações”, explicou Reginaldo.

Compec prorroga prazo de ativação de cadastro de fiscais para Concurso Público da Ufam

ProGesp divulga programação atualizada do XIII Edição do Festival Folclórico da Ufam. Evento será nesta sexta-feira (12)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp) através do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), da Divisão de Esporte, Cultura e Lazer, e dos Centros Acadêmicos, divulgou nesta manhã a programação atualizada do XIII edição do Festival Folclórico da Ufam, com o tema “Cultura dos países: Vivendo a Diversidade”. A atividade cultural será nesta sexta-feira (12), das 18h às 23h, no Centro de Convivência, setor norte do Campus. Confira a programação:

09h:Entrega das barracas e decoração;

14h:Entrega das mesas e cadeiras no Restaurante Universitário (RU) setor norte; 

17h30-18h30:Visitação nas barracas pelos jurados;

17h45:Entrega do arquivo musical  para o DJ;

18h30: Abertura do Festival;

Desfile de Rei e Rainha (antecede a apresentação cultural do Centro acadêmico, com o tempo máximo de 2' por apresentação);  

19h – 22h30:Apresentações culturais e Desfile de Rei e Rainha, conforme ordem do sorteio (Anexo); Obs.: mínimo 5’-  Maximo 10’;

22h30:Apresentação da quadrilha: Cabacinhos na Roça e, logo depois, divulgação do resultado;

23h15:Devolução das mesas e cadeiras; 

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Sistemas de Bibliotecas da Ufam promovem enquete sobre Repositório Institucional e a campanha Anistia de Débitos de Livros

O Sistema de Bibliotecas da Ufam (Sistebib) convida a comunidade acadêmica a participar da enquete para escolha da logomarca e nome do Repositório Institucional, que é uma plataforma digital aberta com o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e oferecer acesso a produção científica e institucional da Ufam. A enquete está disponível neste endereço: biblioteca.ufam.edu.br

Anistia de Débitos de Livros

Outra ação do Sistebib é a campanha de Anistia de suspensões destinada aos servidores que utilizam o serviço de empréstimo da biblioteca e encontram-se com débito superior a seis meses. A devolução do livro deve ser realizada na biblioteca da qual o mesmo foi retirado. A campanha pode ser acessada no site da biblioteca: biblioteca.ufam.edu.br

Dúvidas:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Telefone: (92)3305-5071 ou 3305-1181 Ramal: 2150

Ufam realiza palestra sobre os diferentes tipos de vistos estudantis

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII), em parceria com a Seção Consular da Embaixada dos Estados Unidos, realizou na tarde desta terça-feira (9), no Auditório Rio Amazonas, localizado na Faculdade de Estudos Sociais (FES), setor Norte do Campus, a palestra sobre os diferentes tipos de visto estudantis, com o objetivo de estimular os alunos da Instituição a investir em intercâmbio nos Estados Unidos.

No evento, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre o tema com o vice-cônsul, Daniel Verbonski, e a funcionária da Embaixada, Patrícia Araújo, que apresentaram os vistos de categoria F1, destinado para estudantes que querem cursar o ensino superior no país, e J1, destinado para discentes ou docentes de pesquisa; além de intercâmbios destinados para professores e pesquisadores; e o programa de trabalho “Summer Work and Travel”.

“Quando vocês forem realizar a entrevista para o visto nós vamos querer saber qual o objetivo da sua visita; queremos saber sobre a sua família; se você teria dinheiro para custear os seus estudos, seja por meio de seus pais ou bolsas de estudos”, relata o vice-cônsul, Daniel Verbonski.

“Além disso, importante que vocês estejam preparados para conversar um pouco em inglês com o Cônsul que realizar a entrevista, pois nós também precisamos ver que vocês possuem certo nível de proficiência para acompanhar as aulas”, ressalta Patrícia Araújo.

Importância

Segundo a estudante Jakeline Xavier, do sétimo período do curso de Jornalismo, foi uma ótima oportunidade para os discentes sanarem algumas dúvidas básicas para a emissão dos documentos estudantis. “A realização destas palestras são importantes, porque a maioria dos acadêmicos e professores tem interesse em realizar a especialização fora do país, mas muitas vezes não tem acesso à informação e esse evento permite que a faculdade possibilite ao aluno esse conhecimento”, afirma a estudante.

O Assessor da ARII, professor Naziano Filizola, apresentou ao público presente, as atividades realizadas pela Assessoria e pelo Núcleo de Línguas (Nucli). “Um dos testes de proficiência mais aceitos pelas Universidades Americanas é o TOEFL e hoje, aqui na Universidade, o Nucli realiza esta prova”, informa o professor.

ProGesp convoca aposentados e pensionistas para o recadastramento anual até sexta-feira (12)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGesp) convoca os aposentados e pensionistas para realizarem o recadastramento anual junto ao setor de Aposentadoria e Pensões até sexta-feira, 12 de agosto. Caso não seja feita a atualização cadastral, os proventos serão suspensos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a partir de agosto de 2016.

Os aposentados e pensionistas que já se apresentaram à ProGesp e realizaram o recadastramento anual, devem desconsiderar a listagem.

A ProGesp está localizada no Centro Administrativo, setor norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, bairro Coroado. Fone: (92) 3305-1478. Abaixo à relação dos aposentados e pensionistas:

 

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA UFAM – CAMPUS

 

  1. ALUISIO SOARES BITTENCOURT
  2. ANTONIA SUELY NASCIMENTO DOS SANTOS
  3. CARLOS ABERTO FIGUEIREDO
  4. CECILIA MARIA RODRIGUES DE SOUZA
  5. CLAUDIONOR CABRAL DIAS
  6. EDMILSON MELO SALGADO
  7. FATIMA EVANGELINA AROUCHA MARINHO
  8. FRANCINEIDE PEREIRA PADILHA
  9. FRANCISCO DA CHAGA VIEIRA
  10. GENY BRELAZ DE CASTRO
  11. HUGO MARIO TAVARES JUNIOR
  12. JOAO RODRIGUES MATHEUS
  13. JOSE ANTONIO DE AVILA LINS
  14. JOSE BERNARDES SOBRINHO
  15. JOSE SILVA BASTOS
  16. MARIA AUGUSTA NASCIMENTO BASTOS
  17. MARIA DAS GRAÇAS SILVA DE MELO
  18. MARIA DE OLIVEIRA RAMIRES
  19. MARIA DO PERPETUO SOCORRO DRUMOND SOARES
  20. MILADE DOS SANTOS CARNEIRO CORDEIRO
  21. ODETE GUEDES DE SOUZA
  22. ORIGENES ANGELITINO MARTINS
  23. PAULA LUZANIRA DA SILVA KRAEMER
  24. PAULO LOUBET
  25. WALLACE RAMOS OLIVEIRA
  26. WILSON DUARTE ALECRIM

 

APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GETÚLIO VARGAS – HUGV

 

  1. JOSEFA DE LIMA SILVA
  2. MARIA VITÓRIA ARAUJO DE MENDONÇA
  3. NEUZIMAR DE SOUZA FREIRE SILVA
  4. OSMARINA FONSECA LIMA
  5. RAIMUNDO BARBOSA DE ARAÚJO
  6. ROSALBA DA SILVA MOUSINHO
  7. SUELY HELENA MESQUITA TUPINAMBA

DAEST retifica a lista de inscrições homologadas para o Auxílio Moradia, Edital 001/2016

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), retificou a lista das inscrições homologadas para o Auxílio Moradia do Campus Manaus, Edital n° 001/2016, publicada no dia 05 de agosto de 2016 (lista em anexo).

Nesta etapa foram desclassificados os candidatos que não apresentaram a documentação completa exigida no Anexo 2 do citado Edital.

O Daest informa aos candidatos que nesta etapa não cabe interposição de recurso, a qual está prevista apenas após a publicação do Resultado Preliminar, conforme Subitem 5.5. do Item 5. do Edital. O cronograma de entrevistas também segue abaixo.

O Edital 001/2016 pode ser acessado neste link do Departamento de Assistência Estudantil. Telefone e e-mail: (92) 3305-1795 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

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Pós-Graduações stricto sensu em Biotecnologia, Informática e Serviço Social com inscrições abertas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), está com inscrições abertas para seleção de candidatos em três programas de pós-graduação da Ufam: Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS), Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE), e Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). Os editais estão disponíveis na página da Propesp (Acesse aqui). Telefone: (92) 3305- 1496.

 

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia

O programa oferece 14 vagas para mestrado, sendo 11 regulares e 03 suplementares, esta voltada para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. As inscrições para a seleção estão abertas até 30 de agosto, e são presenciais na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social localizada no Campus Universitário, Bloco Mario Ypiranga, Sala 08, Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte, de segunda a sexta-feira, no horário de 9h às 12h. Candidatos residentes ou temporariamente fora de Manaus podem se inscrever via e-mail.

O PPGSS oferece as seguintes áreas de concentração: Serviço Social, Políticas Sociais e Sustentabilidade na Amazônia. Linhas de pesquisa:

Linha 1 - Questão Social, Políticas Públicas, Trabalho e Direitos Sociais na Amazônia

Linha 2 - Serviço Social, Diversidade Socioambiental e Sustentabilidade na Amazônia

(Acesse o edital completo e o formulário de inscrição).

 

Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE

O PPG-BIONORTEoferece 100 vagas para o curso de doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de setembro através do site www.bionorte.org.br. Além da Ufam, a recepção de inscrições e documentos ocorrem em outras instituições que fazem parte da rede BIONORTE: Universidade Federal do Acre (UFAC), Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), Embrapa Rondônia, Universidade Federal de Roraima (UFRR), e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O curso de doutorado do PPG-BIONORTE será oferecido nas seguintes Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa:

Área de concentração 1: Biodiversidade e Conservação

Linha de Pesquisa 1: Conhecimento da Biodiversidade;

Linha de Pesquisa 2: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade;

Área de concentração 2: Biotecnologia

Linha de Pesquisa 1: Bioprospecção e Desenvolvimento de Bioprocessos e

Bioprodutos;

 

Programa de Pós-Graduação em Informática

O então Programadisponibiliza 06 vagas regulares e 02 suplementares para o curso de doutorado. As inscrições podem ser realizadas até o dia 12 de agosto através do Requerimento de Inscrição preenchido de forma on-line no endereço eletrônico www.ppgi.icomp.ufam.edu.br. (Edital completo disponível aqui).

O Exame de Seleção para o curso de Doutorado compreenderá as seguintes etapas:

I Etapa – Prova de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;

II Etapa – Análise do Projeto de Tese pela Banca Examinadora, de caráter eliminatório e classificatório;

III Etapa – Análise de Títulos e Cartas de Recomendação, de caráter classificatório; 

Servidores com mais de 30 anos de Ufam e aposentados recebem homenagem

Ao todo, 154 pessoas estavam na lista de servidores agraciados pelos serviços prestados à Universidade

UFAM  homenageia servidores com cerimônia especial UFAM homenageia servidores com cerimônia especial

Na tarde desta sexta-feira (5), a Universidade Federal do Amazonas prestou homenagem aos seus servidores que completaram 30 anos de Instituição entre 2013 e 2015 e aos aposentados nos últimos três anos. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), situada no Setor Sul do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho.

O primeiro grupo abrange 60 servidores ativos com mais de 30 anos de serviços prestados à Universidade completados nos últimos três anos. O segundo grupo é formado por aqueles que estão aposentados desde 2013 até 2015. Ao todo, são 154 homenageados entre aqueles que exercem ou exerceram os cargos de docente ou técnico administrativo em educação da Ufam nas últimas décadas.

A reitora, professora Márcia Perales, agradeceu aos servidores pela dedicação, pelo envolvimento com a Instituição. “É um orgulho fazer parte de uma comunidade de mais de 45 mil pessoas que ajudam a construir a Ufam há 107 anos. Que esta homenagem singela simbolize a manifestação pública de agradecimento a todos vocês”, ressaltou. Segundo ela, este é um momento realizado não pelo dever, mas pelo reconhecimento do trabalho coletivo que nasceu de um conjunto de expectativas, de crenças e de valores.

“Fico feliz em estar aqui para dizer algumas palavras sobre o que significa ter uma vida de dedicação. Quando nós falamos que a Ufam é o nosso maior patrimônio, esse é um resultado do empenho de muitas pessoas para construir uma sociedade mais justa, com democrático fortalecimento do ensino superior gratuito de qualidade e, ainda, da busca pela excelência acadêmica com compromisso social”, destacou a reitora. “Somos todos diferentes, mas existe algo que nos faz convergir, e esse algo é a Ufam. E hoje nós estamos aqui para reconhecer o papel de cada um para esta Instituição”, constatou.

Para o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, esta é uma justa homenagem ao fruto do trabalho que tem sido feito por muito tempo. “Muitos de nós aqui estão diretamente envolvidos no processo de formação, e aqueles que não estão diretamente voltados a isso, fortalecem esse trabalho. Quero manifestar o meu agradecimento aos que fazem isso em nome da Universidade para a sociedade”, disse.

A diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (DSQV/Progesp), professora Nikeila Conde, representou a pró-reitora, professora Kathya Thomé, na solenidade. “Essa homenagem já era realizada durante a confraternização natalina, mas o projeto ‘Ufam te reconhece’ buscou fortalecer esse momento de homenagem e reconhecimento aos servidores que já tenham tempo para aposentar e para aqueles que já estão aposentados. Foi uma contribuição valiosa”, disse.

Além deles, a solenidade teve a presença dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Gilson Monteiro, e de Extensão, professor Frederico Arruda.

 O Sentido da Vida – A diretora do Departamento de Planejamento Institucional, professora Maria Menezes, ministrou a palestra “Sentido da Vida”. Disse: “Estou diante de um desafio de falar a verdadeiros mestres. Diante disso, vou compartilhar a minha admiração pelo tanto que todos nós amamos a Ufam, que é o nosso maior patrimônio”. Um texto reflexivo sobre a trajetória de cada pessoa foi apresentado pela docente com o objetivo de chamar a atenção do público acerca das virtudes da maturidade.

Rigonilze colaborou com o crescimento da Biblioteca  CentralRigonilze colaborou com o crescimento da Biblioteca Central

Experiências – Após 39 anos de serviços prestados na Biblioteca Central (BC/Ufam), Rigonilze Costa faz questão de lembrar por todos os setores em que atuou. “Eu trabalhei no setor de Aquisição e de Periódicos, quando ainda funcionava aqui no Campus, na Faculdade de Estudos Sociais. Também passei pelo setor de Medicina e fui secretária e assistente antes de me aposentar, em outubro do ano passado”, conta. “Adoro a Ufam”, finalizou a TAE, que disse ter ficado surpresa quando recebeu o convite para o evento.

O professor Henrique dos Santos Pereira orgulha-se em fazer parte do surgimento da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA), do qual é coordenador. “Sou agrônomo egresso da Ufam em 1985, mesmo ano em que iniciei a docência. Eu sou mais antigo que a FCA”, disse.

Isso porque, há 30 anos, o Departamento de Ciências Agrárias era parte do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). “Os cursos de Engenharia de Pesca e Engenharia Florestal eram iniciados na Faculdade de Tecnologia e concluídos nas Federais do Ceará e do Paraná, respectivamente”, afirmou. O professor não pensa em se aposentar tão cedo. “Ingressei como aluno aos 16 anos e formei aos 21. Tenho 51 anos e 30 deles já foram dedicados à Universidade, e sei que ainda tenho muito a fazer”, contabilizou.

Professor Henrique Pereira continuará a se dedicar à UFAMProfessor Henrique Pereira continuará a se dedicar à UFAMReconhecimento – O objetivo do Projeto “Ufam te reconhece” é evidenciar o papel dos servidores dentro da Instituição, por meio de ações direcionadas àqueles que já possuem tempo para aposentar e aposentados. O projeto está dividido em três partes e passou por mudanças desde maio deste ano, por exemplo, com o fortalecimento de uma delas.

A primeira parte do Projeto é a criação de um momento de entrega de uma carta de agradecimento junto com a portaria ao servidor que se aposenta. “Essa correspondência é assinada pela Administração Superior da Universidade e o teor é no sentido de desejar sucesso nessa nova etapa na vida. Na mesma oportunidade, ele ganha uma lembrança personalizada com seu ano de ingresso na Instituição, ano de saída, nome do servidor e uma mensagem de agradecimento”, informou a professor Nikeila Conde.

A segunda etapa é uma homenagem a quem já se aposentou e àqueles que têm 30 anos de serviço. “Essa é a atividade que promovemos hoje, na qual os aposentados receberam trofeus e os servidores com três décadas de atividade completadas entre 2013 e 2015 foram agraciados com medalhas personalizadas”, explicou a diretora.

Por fim, a coordenadora do projeto “Ufam te reconhece” falou que a terceira etapa será empreendida ainda no segundo semestre de 2016. São palestras multidisciplinares voltadas ao público em fase de pré-aposentadoria. Profissionais das áreas de Psicologia, Assistência Social, Medicina, Enfermagem e Nutrição que irão ministrar um conjunto de palestras acerca de três eixos, quais sejam: Saúde, Finanças e Habilidades. “O intuito é mostrar como o servidor pode ser planejar para uma aposentadoria saudável, tranquila e ativa”, finalizou a professora Nikeila Conde.

Veja a lista dos homenageados:

Servidores com mais de 30 anos de serviço completados entre 2013 e 2015

Servidores aposentados entre 2013 e 2015

DAEST divulga cronograma de entrevistas para o Programa Auxílio Moradia

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), divulga a lista das inscrições homologadas do Campus Sede para o Programa Auxílio Moradia, Edital n° 001/2016, bem como o Cronograma de Entrevistas.

As entrevistas para os candidatos selecionados se iniciam na quinta-feira, 11 de agosto, e os discentes devem estar atentos ao cronograma, em anexo.

Sobre o Programa

O Programa Auxílio Moradia apoia estudantes que venham de Municípios, ou Estados, diferentes de onde é oferecido o curso da UFAM. São 120 auxílios oferecidos em cada Campus da Universidade, no valor de R$ 300,00 mensais, concedidos àqueles que atendam aos critérios estabelecidos nos Editais, entre eles, a vulnerabilidade socioeconômica.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática da Ufam ganha prêmio no Reino Unido

Trabalho do aluno de doutorado do Programa de Pós-graduação em Informática da Universidade Federal do Amazonas (PPGI/UFAM), Bernardo Bentes Gatto, foi escolhido como melhor trabalho na 21st BMVA Computer Vision Summer School, realizada em Swansea - United Kingdom. O estudante é orientado pelos professores Eulanda dos Santos e Waldir Sabino.  

Realizada anualmente, a tradicional escola de verão da BMVA tem como público alunos de doutorado provenientes de universidades do Reino Unido e de fora do Reino Unido. Além de participar de aulas teóricas e práticas sobre diversos tópicos relevantes nas áreas de Visão Computacional e Computação de Imagem Digital, cada doutorando deve apresentar um pôster no evento.

Alguns desses trabalhos são selecionados para apresentação oral, dentre os quais, um trabalho é escolhido para receber o prêmio de Best Poster. O trabalho de Bernardo, cujo título é “A Deep Network Model based on Subspaces”, foi selecionado como Best Poster da edição deste ano com base em méritos técnicos e na apresentação.

“O prêmio representa um forte sinalizador da comunidade científica da área de que o trabalho que o Bernardo tem conduzido tem mérito científico e muito potencial para produzir resultados relevantes na área. Esse resultado estimula a continuação do trabalho, motiva significativamente os envolvidos no projeto, especialmente o Bernardo, e também motiva os demais alunos do PPGI/Ufam. Além disso, como o projeto concorreu com outros projetos de doutorado de alunos provenientes de universidades do Reino Unido e de fora do Reino Unido, esse prêmio é mais uma prova de que no PPGI são desenvolvidos trabalhos relevantes e com mérito científico reconhecido nacional e internacionalmente”, declarou a professora Eulanda dos Santos. 

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Egressos do PPGSS têm oportunidade de publicar artigos em coletânea temática. Confira critérios de participação

O Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS) divulga o Edital 002/2016 que trata das inscrições para o processo de seleção de artigos a serem publicados sob o formato de livro, em uma coletânea temática. Os artigos devem ser decorrentes de dissertação de egressos do PPGSS dos anos de 2010 a 2015.

As inscrições estão abertas desde o dia 01/08/2016 e se estendem até o dia 20/08. Serão selecionados até 12 artigos para a coletânea. A coletânea temática será publicada, preferencialmente, em via impressa, mas também poderá ser publicada em e-book e e-pub.O Resultado da seleção está previsto para o dia 30/09/2016.

Confira normas de participação,  forma de apresentação dos artigos,  critérios da seleção e a ficha de inscrição no Edital em anexo.

CTIC realiza manutenção elétrica no Data Center neste sábado (6)

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) realiza neste sábado (6) manutenção elétrica na subestação do Data Center, instalação que armazena, gerencia e dissemina dados. A paralisação terá início pela manhã, com previsão de retorno na noite de sábado. Durante a manutenção, todos os sites e sistemas da Ufam ficarão indisponíveis. Informações através do telefone: (92) 3305-1199. 

Jantar no RU está suspenso hoje, 4. O serviço será normalizado amanhã

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Coordenação do Restaurante Universitário, divulga que, devido aos reflexos no trânsito causados pela realização dos jogos olímpicos na cidade de Manaus, a empresa fornecedora de refeição estará impossibilitada de servir o jantar desta noite, 4 de agosto, nos setores Norte e Sul do Campus Universitário.

A alteração se deve ao fato de a refeição ser preparada fora da Universidade.

Nesta sexta-feira, 5 de agosto, as três refeições serão servidas normalmente.

 

Compec divulga suspensão de seleção para Agente Observador Enem/ Enade

A Comissão Permanente de Concursos da Ufam comunica que o Instituto Nacional Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através do Ofício Circular GAG/INEP nº 063, de 3 de agosto de 2016, realizou mudanças no cadastro de Coordenadores da Rede Nacional de Instituições Públicas Federais de Educação Superior (RNIPFES).

A Compec informa que aqueles que aderiram ao termo de manifestação em participar da RNIPFES através da Ufam e que se inscreveram como Agentes e Supervisores na Rede podem inscrever-se agora por meio da Rede Nacional de certificadores – RNC, cuja inscrição se estenderá até 14 de agosto de 2016.

Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Compec: 3305-1181 ramais 4212 e 4213

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