Ufam promove lançamento de livros e premia projetos de iniciação tecnológica

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), realizou na tarde desta sexta-feira a premiação de trabalhos de iniciação tecnológica e o lançamento de dois livros e uma cartilha. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Direito (FD), localizado no Setor Norte do Campus Universitário.

Compuseram a mesa de honra a pró-reitora de Inovação Tecnológica, professora Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues Chaves; o pró-reitor de Administração e Finanças, professor Armando Araújo de Souza Júnior; a diretora técnica em exercício da Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas (Fapeam), Aline Lauria; o diretor do Departamento de Gestão do Patrimônio Genético e Conhecimentos Tradicionais (DCT), Raimundo Felipe da Cruz Filho e o atual deputado estadual, Luiz Castro de Andrade Neto.

Parcerias institucionais

Os 25 trabalhos premiados fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os projetos foram apresentados no I Encontro de Iniciação Tecnológica e Economia da Cultura (ITEC), que ocorreu no ano passado durante a quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura (EBPC). Segundo a professora Socorro Chaves, a Protec é o departamento universitário responsável por estabelecer parcerias com outras instituições dos setores público e privado, com o objetivo de fomentar projetos de pesquisa relacionados à Inovação tecnológica desenvolvidos no âmbito acadêmico. “Nossa equipe incentivou e ajudou a captar recursos para criar a primeira incubadora brasileira que trabalha com artefatos indígenas, a ‘Amazonas indígena criativa’, localizada em Parintins”, relatou.

Para Aline Lauria, as cerimônias de premiação possuem dimensão fundamental no que se refere ao reconhecimento da atuação de todos os envolvidos em pesquisa e inovação tecnológica, pois coroam um esforço empreendido. “Esforço notável, em especial nestes últimos anos de crise político-econômica, em que o processo para fomentar este tipo de atividade se tornou muito mais difícil”, observou a diretora, representando a Fapeam.

Artigos acadêmicos contemplados em livros

Ocorreu ainda o lançamento de dois livros: “Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação: Experiência da Universidade Federal do Amazonas” e “Inovação Socioacadêmica na Amazônia”. O primeiro livro é resultado de artigos produzidos em 2015 no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Amazonas (PAITI/FAPEAM/UFAM). Já o segundo, é obra produzida por meio do Parque Científico Tecnológico da Ufam (PCTIS), com organização das professoras Socorro Chaves e Socorro Lima Verde. O deputado Luiz Neto afirmou que teve a oportunidade de acompanhar e em alguns momentos interagir com este trabalho em equipe.  Segundo ele, estes livros devem ser consultados em situações diversas, não apenas guardados. “É através da universidade, associada aos conhecimentos tradicionais, que vamos desenvolver o futuro deste grande Estado e desta Amazônia”, concluiu.

Além dos livros, a Protec também realiza o lançamento da cartilha “Orientações sobre Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado”, produzida pelos professores Maria Couto Marques e Raimundo Felipe da Cruz Filho. Junto a essas orientações, a cartilha aborda a repartição de benefícios para a conversação e uso sustentável da biodiversidade.

Ufam realiza lançamento de Repositório Institucional

Nova plataforma armazenará produções técnicas e científicas produzidas no âmbito da Ufam

O Sistema de Bibliotecas da Ufam (SISTEBIB) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) realizam, nesta sexta-feira (23), o lançamento do Repositório Institucional da Ufam (RIU), uma plataforma digital aberta que tem o objetivo de armazenar produções técnicas e científicas da universidade. O lançamento será às 19h, no Museu Amazônico, durante o Dabacuri Cultural.

Com a nova plataforma, as produções culturais, artísticas, técnicas, científicas, tecnológicas e didático-educacionais, desenvolvidas no âmbito da universidade, poderão ser armazenadas, preservadas e divulgadas em formato digital. Para isso, o sistema apresenta, em três idiomas (português, espanhol e inglês), um espaço para registro de usuários, onde é possível fazer a submissão de trabalhos e receber atualizações por email.

O site disponibilizará dissertações, teses, trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, artigos científicos, documentos de conferências, livros e capítulos de livros, patentes, revistas da Ufam e softwares livres. Tudo isso com o objetivo de promover o intercâmbio intelectual, a criatividade, a originalidade, o conhecimento, a inovação e a divulgação das pesquisas da Ufam.

Segundo a diretora da Biblioteca Central, professora Célia Simonetti, a construção do site teve apoio da comunidade acadêmica. “O RIU foi prospectado pelo Sistema de Bibliotecas a partir da interação com a comunidade, a qual elegeu sua logomarca, seu nome e a forma da arquitetura informacional implantada em parceria com o CTIC”, afirmou.

O conteúdo que compõe o RIU, inicialmente, foi migrado do Portal Lira. São mais de 3.600 relatórios finais dos projetos realizados entre 2009 e 2016, que aguardam autorização para que sejam publicados na íntegra. Para autorizar, é necessário que o autor realize o procedimento descrito no Manual de Liberação de Relatórios.

O RIU apresenta ainda um campo de busca por autoria, assunto, áreas de conhecimento, tipo de documento, data de publicação e tipo de publicação. Também há um espaço para comunidades nas áreas de Ciências Agrárias; Biológicas; Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Sociais Aplicadas; Engenharias; Linguística, Letras e Artes; e Multidisciplinar.

Departamento de Matemática desenvolve atividades de extensão em escolas manauaras

Alunos aprendem Matemática por meio de atividades lúdicasAlunos aprendem Matemática por meio de atividades lúdicasO mundo contemporâneo traz enormes questionamentos quanto ao papel do profissional de educação, exigindo novos olhares, metodologias, técnicas e materiais de apoio para o exercício da função.

Pensando nisso, o Departamento de Matemática da Universidade Federal do Amazonas desenvolveu, durante o mês de junho, duas ações de extensão em escolas de Manaus. São elas: Mostra Itinerante do Laboratório de Educação Matemática, coordenada pelo professor Francisco Feitosa, e Laboratório de Matemática: Agente Construtor, coordenada pela professora Yachiko Wakiyama. As atividades pertencem ao Laboratório de Educação Matemática da Ufam.

As ações ocorreram no dia 9 de junho na Escola SESI Dra. Êmina Barbosa Mustafa, Zona Leste da cidade, e no dia 22, na Escola Estadual Tiradentes, localizada no bairro Petrópolis. Participaram das atividades alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

Ações alcançaram estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino fundamentalAções alcançaram estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino fundamentalSegundo os coordenadores, as ações visam despertar a curiosidade e o gosto dos alunos pela Matemática por meio de atividades lúdicas, democratizar e popularizar a Matemática para crianças e adolescentes e oferecer aos professores do Ensino Básico novas alternativas pedagógicas, baseadas na oferta de atividades recreativas e interdisciplinares. Além disso, as ações também contribuem na formação dos graduandos de Matemática da Ufam ao promoverem um ambiente de ensino, pesquisa e extensão por meio do Laboratório de Educação Matemática da Ufam.

“Os cursos de formação de professores precisam atender às exigências atuais de preparação profissional. As novas demandas tornam imprescindível a revisão dos paradigmas de formação dos profissionais para educação básica, tendo como pressuposto, por exemplo, conceber cursos formadores articulados com as demandas da realidade escolar na sociedade contemporânea”, avaliam os docentes. 

Departamento de Assistência Estudantil oferece serviço de Terapia Comunitária Integrativa

Com objetivo de promover a saúde dos estudantes da Universidade Federal do Amazonas a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio do Departamento de Assistência Estudantil - Daest – oferece mais um serviço para atender a comunidade acadêmica. Trata-se do Grupo de Terapia Comunitária Integrativa “Grupo Apoie-se”. É uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. A Terapia Comunitária Integrativa tem caráter preventivo, não curativo.  

Os estudantes que tiverem interesse em participar das rodas de terapia deverão comparecer na sala de treinamento da ProGesp no prédio da reitoria, no dia 6 julho de 2017, pela manhã, das 9h às 10h30 e tarde, das 14h às 15h30. A responsável pelo atendimento é a psicóloga do Daest Josiane Medeiros.

 

O que é Terapia Comunitária Integrativa - TCI?

A Terapia Comunitária Integrativa é uma atividade oferecida pelo Departamento de Assistência Estudantil da UFAM. É uma modalidade terapêutica que consiste em um espaço de acolhimento do sofrimento, partilha das inquietações, problemas ou situações difíceis, tanto quanto alegrias, vitórias ou histórias de superação. A Terapia Comunitária Integrativa tem caráter preventivo, não curativo. Cada um torna-se terapeuta de si mesmo, a partir da escuta das histórias de vida que ali são relatadas. Uma roda de terapia comunitária é uma prática de cuidado de saúde mental em grupo.

Objetivos da TCI no campus da Ufam

Promover a saúde dos estudantes universitários, propiciar a criação de redes de apoio, o resgate da auto-estima e a redução das angústias e ansiedades do cotidiano, do trabalho e da vida acadêmicaa fim de que os participantes das rodas de terapia possam construir uma rede de relações grupais que se configurem em rede de apoio e desenvolvimento individual e comunitário.

Como se realiza?

A Terapia Comunitária Integrativa se desenvolvem em cinco etapas, a saber: acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização e encerramento. Os grupos são abertos (limitado o número de participantes apenas pela capacidade do espaço físico em torno de 35 pessoas), existindo a possibilidade de variação de participantes a cada encontro, ou seja, uma vez participando de uma Roda, não há obrigatoriedade de comparecimento a todas as outras.As rodas de terapia acontecerão quizenalmente e terá a duração de apromidamente 1 hora e 30 minutos. As vagas serão limitadas de acordo com a ordem de chegada. A TCI será conduzida pela psicóloga do Daest Josiane Medeiros.

Como fazer para participar da TCI

Os estudantes que tiverem interesse em participar das rodas de terapia deverão comparecer na sala de treinamento da PROGESP no prédio da reitoria no local e horário informado.

 

Local e horário de realização

Responsável:Josiane Medeiros - Psicóloga do Daest

Local: A princípio as rodas de terapias acontecerão na sala de treinamento da Progesp localizada no predio da reitoria.

Horário: Manhã das 9hs às 10h30min e Tarde das 14hs às 15h30min

Início: 06/07/17

CRONOGRAMA DAS PRÓXIMAS RODAS DE TERAPIAS

DATAS

HORÁRIOS

JULHO: 06 e 20

Manhã às 9hs e Tarde às 14hs

AGOSTO: 03, 17 e 31

Manhã às 9hs e Tarde às 14hs

SETEMBO: 14 e 28

Manhã às 9hs e Tarde às 14hs

OUTUBRO: 05 e 19

Manhã às 9hs e Tarde às 14hs

NOVEMBRO: 9 e 23

Manhã às 9hs e Tarde às 14hs

DEZEMBRO: 7

Manhã às 9hs e Tarde às 14hs

 

 

 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cartz2.pdf)Cartaz[ ]519 kB

Secons divulga datas das reuniões extraordinárias do Consad e Consuni

A Secretaria dos Conselhos da Universidade Federal do Amazonas (Secons/Ufam) informa que as reuniões do Conselho de Administração (Consad) e Conselho Universitário (Consuni), ocorrem nos dias 22 e 26 de junho, respectivamente, no Plenário Abraham Moysés Cohen, Bloco da Administração da Faculdade de Direito, Setor Norte do Campus, às 8h30. As pautas estão disponíveis em anexo. 

Ufam homenageia servidores aposentados

A cerimônia que ocorreu no auditório da Progesp homenageou 7 servidores aposentados nos meses de maio e junho de 2017

Foram sete servidores homenageadosForam sete servidores homenageadosNa tarde desta segunda-feira (19), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), realizou cerimônia de homenagem aos sete servidores aposentados nos meses de maio e junho. A cerimônia foi realizada no auditório da Progesp, localizado na Reitoria da Ufam, Setor Norte do Campus Universitário.

Os servidores aposentados foram: Antônia de Souza Le Vaillant, Cláudio Dantas Frota, Germano Augusto de Campos Filho, João da Silva Carvalho, Maria Auxiliadora Amaral de Messias, Maria Carmolinda Marques da Silveira Mourão e Maria Waldeida do Espírito Santo Dias.

Dedicação à Universidade

Reitora Márcia Perales; professor Cláudio Dantas; e vice-reitor Hedinaldo LimaReitora Márcia Perales; professor Cláudio Dantas; e vice-reitor Hedinaldo Lima

Em seu discurso, a reitora da Ufam, professora Márcia Perales, relembrou sua trajetória na instituição e falou sobre a importância do papel de cada servidor. “É uma vida de dedicação de cada um de vocês. É claro que um momento de agradecimento não poderia se dar como o recebimento de um documento de aposentadoria assinado por mim. Isso é muito pouco. Eu também não diria que este momento é o justo e que responde à altura, mas é só uma forma que nós buscamos, por meio da Progesp, de poder dizer com todas as letras: ‘Muito obrigado’. Muito obrigado pelos anos de dedicação, por fazerem com que a nossa instituição seja a melhor e aumente a sua credibilidade na sociedade. Por contribuir para que esse seja um espaço que permite a discordância, a diversidade, pois tudo isso faz com que ela seja mais plural e democrática. Isso é uma construção coletiva”, disse a reitora.

Reconhecimento

O discurso de reconhecimento ficou por conta do vice-reitor, professor Hedinaldo Lima. “O que está sendo entregue para vocês hoje não é apenas uma lembrança deste momento, mas é tudo aquilo que vocês representam para a nossa instituição. Muitas vezes as pessoas trabalham e quando terminam o prazo recebem apenas uma portaria e vão embora. É por isso que nós criamos esse momento, pois nos dá a possibilidade de encontrar e agradecer vocês que estiveram ao longo dos anos contribuindo com o melhor de si para esta instituição”, falou o professor.

Pró-reitora Kathya Thomé e professora Maria Carmolinda MourãoPró-reitora Kathya Thomé e professora Maria Carmolinda MourãoJá a pró-reitora de Gestão de Pessoas, professora Khatya Augusta Thomé Lopes, falou sobre o retorno dos servidores à universidade após a aposentadoria. “Há duas semanas defendi meu memorial e um dos discursos me marcou bastante. Falava sobre a nossa desconsideração com os servidores que se aposentam e voltam à Ufam. Quando um colega retorna, algumas pessoas perguntam: ‘O que você está fazendo por aqui?’. Que nunca possamos fazer essa pergunta. Ao contrário, que possamos ficar bastante felizes quando eles retornam, seja qual for a razão. Eles podem ter saído da ativa, mas nunca sairão da Ufam”, afirmou a professora.

O professor Cláudio Dantas Frota discursou representando os servidores aposentados. Ele agradeceu o apoio da reitora e do vice-reitor e relembrou sua trajetória desde o momento em que decidiu deixar o setor privado para se dedicar à universidade. “Todos nós temos uma história na universidade, e eu posso resumir isso em um pensamento: certa vez perguntaram a um filósofo o que é a saudade, e o filósofo respondeu: ‘Saudade é a vitória do Amor sobre a Ausência ou a Distância. Portanto, só sente saudade quem ama’. Então, com toda certeza nós sentiremos saudades desse convívio. Mas essa saudade é algo positivo e agradecemos a Ufam por tudo isso”, disse o professor.

Progesp prorroga homologação da folha de pagamento de junho de 2017

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio do Departamento de Administração de Pessoal (Dapes), vem a público divulgar o teor do COMUNICA SIAPE 558496, recebido por meio do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), na manhã desta sexta-feira, 16 de junho:

 

Senhores Dirigentes de Recursos Humanos,

Informamos que foram identificadas inconsistências no processamento do cálculo da gratificação natalina. Assim, para correção haverá novo processamento da folha de junho de 2017, ficando a homologação da mesma prorrogada para o dia 19/06/2017, conforme cronograma republicado no SIAPENET.

COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO DOS PROCESSOS DA FOLHA

DEPARTAMENTO DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS - DEREB

SECRETARIA DE GESTÃO DE PESSOAS - SGP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO - MP

 

Dessa forma, a prévia do contracheque ficará disponível na segunda-feira, dia 19 de junho, com as correções das inconsistências e o cálculo do adiantamento da gratificação natalina aos servidores que não optaram pelo recebimento junto à primeira parcela de férias no primeiro semestre de 2017.

Aos servidores que identificaram inconsistências, falhas ou incorreções em sua prévia do contracheque, pedimos que aguardem a disponibilização de nova prévia nesta segunda-feira, dia 19.

 

Informações: Progesp - 3305 1181 Ramais 1478 / 1479

Comissão de Monitoria de Matemática divulga relação final de classificados

A Comissão deMonitoria do Departamento de Matemática da Ufam divulga o resultado final da prova de avaliação de conteúdos referente ao processo seletivo para monitores (edital nº 001/2017), relativo ao semestre 2017/2. O documento com a lista dos classificados, notas e a lista de espera pode ser acessado abaixo, ou presencialmente no departamento.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (editalmonitoriamatematica3.pdf)Edital[ ]64 kB
Fazer download deste arquivo (Resultado Final da prova AC.pdf)Resultado Final - relação[ ]62 kB

Protec divulga resultado preliminar do PIBITI 2017-2018

A Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica da Ufam (Protec) torna público o resultado preliminar dos projetos recomendados para integrarem o Programa Institucional de Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), referente ao período de agosto de 2017 a julho de 2018. (Edital Nº 01/2017) - Resultado em anexo.

Pedidos de interposição de recursos devem ser apresentados à Protec nos dias 19 e 20 de junho, conforme estabelecido no edital. O resultado final será divulgado em 26 de junho.

Informações

Protec: (92) 3305 1181 Ramal 1758 / 99318-3195 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Notícia relacionada

Inscrições para o Pibiti são prorrogadas até o dia 22 de maio

Sistema de Bibliotecas da Ufam implanta nova sinalização para a localização de livros

A partir de 19 de junho, uma pesquisa de satisfação do novo modelo de sinalização do acervo estará disponível para os usuários.

No sistema Pergamum o usuário pode encontrar o local exato do exemplar clicando no item "localização"No sistema Pergamum o usuário pode encontrar o local exato do exemplar clicando no item "localização"Localizada no Bloco da Faculdade de Estudos Sociais, a Biblioteca Setorial do Setor Norte (BSSN) atende um público estimado de 50 mil usuários por ano, realizando 31 mil empréstimos e possuindo o maior acervo entre as bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com um número aproximado de 120.000 volumes, e é a primeira a implantar a nova sinalização.

O acervo da biblioteca foi dividido em nove áreas do conhecimento, cada uma definida com uma cor específica para facilitar a visualização. Os usuários podem localizar os exemplares utilizando os mapas físicos de localização fixados no atendimento da biblioteca e no endereço eletrônico da base de dados Pergamum.

A proposta nasceu da necessidade de facilitar o “encontro” do usuário com seu livro. De acordo com a diretora da biblioteca, a bibliotecária Célia Lira, em 2016 foi detectada uma deficiência no modelo adotado para localizar o livro nas estantes e com esse diagnóstico foi realizada uma pesquisa entre as instituições do sistema Pergamum (Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas), para escolha de um sistema adequado para a universidade.

A implantação do novo modelo durou cerca de um ano, entre a reorganização do acervo, estudo da nova sinalização, retirada da antiga sinalização e mudança no atendimento ao usuário, bem como o treinamento para utilização do novo sistema. Por enquanto a sinalização está disponível apenas para o acervo da Biblioteca do Setor Norte, com vistas de implantação nas demais bibliotecas da Ufam.

Informações através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.                                                 

Laboratório de Laminação da Ufam é inaugurado

O novo espaço é uma das 61 obras finalizadas na instituição durante os últimos oito anos

Descerramento da placa do novo Laboratório de Laminação da UfamDescerramento da placa do novo Laboratório de Laminação da Ufam

A reitora da UFAM, professora Márcia Perales, inaugurou na segunda-feira, dia 12, o Laboratório de Laminação do Departamento de Geociências, destinado ao tratamento de materiais pétreos e à separação de minerais para fins didáticos de pesquisa e extensão. O novo espaço é mais um investimento da Universidade para o aprimoramento da formação discente.

Localizado no Setor Norte do campus universitário, entre a Central Analítica e o Instituto de Computação (Icomp), o Laboratório de Laminação é coordenado pelo professor Carlos Alejandro Salazar. É neste espaço que é feita a ligação entre as atividades acadêmicas desenvolvidas nas aulas práticas de campo do curso de Geologia e as aulas realizadas em laboratórios dotados de instrumentação analítica. A construção foi iniciada em 2014 e entregue ao Departamento de Geociências em junho de 2016. 

Participaram da solenidade a reitora, professora Márcia Perales; o vice-reitor, professor Hedinaldo Lima; o diretor do ICE, professor Raimundo Passos; o prefeito do campus, professor Atlas Bacellar; e o coordenador do Laboratório de Laminação.

Conquista

Em seu discurso, a reitora da Ufam destacou a superação dos obstáculos para que o Laboratório de Laminação virasse realidade. “Este espaço é uma demanda antiga do curso de Geologia. Quando iniciamos uma obra, o que mais queremos é que ela se encerre no tempo previsto e seja entregue com boa qualidade. Houve dificuldades ao longo do caminho, mas tivemos condições de superá-las. Nesses oito anos de gestão, iniciamos aproximadamente 66 obras e finalizamos 61. Das restantes, algumas estão com 80% do trabalho concluído. É um número muito bom, considerando o que cada metro quadrado construído significa para a melhoria da nossa Universidade”, declarou a professora Márcia Perales.

O coordenador do laboratório, professor Carlos Salazar, mostra o novo espaço para laminação de materiais pétreosO coordenador do laboratório, professor Carlos Salazar, mostra o novo espaço para laminação de materiais pétreos

“O Laboratório de Laminação é um espaço adequado para que professores e alunos utilizem-no do ponto de vista didático, de ensino e de pesquisa, e contribuirá para a formação dos nossos estudantes. A Universidade é uma instituição forte, de credibilidade que cresce à medida que formamos recursos humanos cada vez mais competentes, que levam consigo o selo Ufam. A Ufam é uma instituição que cria expectativas na sociedade, que sabe que as ações desenvolvidas aqui são ações de referência, com competência, consequência e consistência. É isso o que mostra quem somos como instituição”, afirmou a reitora.

Já o vice-reitor relembrou a trajetória de idealização do espaço inaugurado.  “Nos reunimos para identificar um local onde pudéssemos construir esse laboratório, que é especial, já que provoca mais ruídos do que os laboratórios que trabalham com amostras mais simples. Pensamos no Bloco I e até mesmo na Fazenda Experimental, de onde vêm muitos materiais das aulas práticas, até chegarmos neste espaço mais próximo de onde estão os professores e alunos”, explicou o professor Hedinaldo Lima. “Apesar das dificuldades que são naturais no processo de construção, a Universidade avançou muito no que diz respeito à construção de espaços físicos. O mais importante é que o Laboratório já está sendo utilizado pelo curso. Isto é fruto da necessidade e do trabalho de um conjunto de pessoas que se dedicou aos oitos anos de gestão para atender as demandas de cada unidade. Acredito que o Laboratório seja um dos fatores que contribuirá cada vez mais para a melhoria do curso de Geologia e para o desenvolvimento da área de Geociências da Ufam”, disse.

Formação 

O novo laboratório fica localizado no Setor Norte do campus, entre a Central Analítica e o IcompO novo laboratório fica localizado no Setor Norte do campus, entre a Central Analítica e o Icomp

Para o prefeito do campus, professor Atlas Bacellar, o laboratório permite ao Departamento de Geociências expandir suas ações e elevar mais ainda a qualidade da formação de seus estudantes. "Esperamos que o Instituto faça o melhor proveito do laboratório e o transforme no melhor espaço para o desenvolvimento e formação dos alunos de graduação e pós-graduação. O prédio em si é apenas uma etapa; o mais importante são as pessoas que estão lá dentro e a capacidade produtiva de cada um. Tenho convicção de que o Departamento reúne capacidade de produção, pessoal e força de trabalho e fará um bom uso do espaço”, afirmou.

O diretor do ICE, professor Raimundo Passos, enfatizou a presença do Instituto dentro da Ufam e agradeceu o empenho da Administração Superior para que o Laboratório fosse inaugurado. “O curso de Geociências tem uma grande representatividade dentro do ICE e esse laboratório vai contribuir muito para a formação dos alunos, assim como nas avaliações do Ministério da Educação. É um motivo a mais para os avaliadores perceberem o quanto o curso é importante para a Universidade e também o quanto temos investido na graduação”, declarou. “O Instituto tem crescido e hoje, com essa inauguração, também nos colocamos como unidade capaz de prestar serviços à comunidade interna com muito mais qualificação e qualidade dentro daquilo que o laboratório se propõe. Parabenizo o professor Cícero [Cícero Cavalcante, ex-diretor do ICE], pois tudo isso aconteceu na gestão dele e agradeço a Administração Superior pelo apoio que nos deu durante esse período”, finalizou o diretor.

 

Nucli seleciona professor de Inglês

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado (Edital nº 001/2017) com vistas a selecionar professor bolsista (três vagas) de inglês para o Núcleo de Línguas da Ufam (Nucli) para ministrar aulas presenciais de inglês, acompanhar alunos em curso on-line, desenvolver materiais didáticos, participar de reuniões pedagógicas, dentre outras atribuições. A bolsa tem vigência de 12 meses, facultada sua prorrogação por mais um ano de acordo com as diretrizes do Nucli-IsF. Podem participar da seleção somente alunos do curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa.

Para se inscrever (on-line) o candidato deve enviar para o e-mail constante no edital os seguintes documentos: documento de identidade com foto; curriculum Vitae, preferencialmente da Plataforma Lattes, acompanhado de documentação comprobatória dos títulos acadêmicos e da experiência profissional; comprovante de matrícula ativa no curso de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura Inglesa ou português-inglês ou diploma de Licenciatura em Língua Inglesa e comprovante válido de proficiência em língua inglesa, em nível mínimo C1.

As inscrições ocorrem até o dia 18 de junho de 2017, por meio do preenchimento de formulário de inscrição on-line disponível no  link  https://goo.gl/forms/oM1vn1kQJArfHlKy1

Toda documentação exigida para inscrição deve ser enviada para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL_NUCLI.pdf)Edital Nucli[ ]501 kB
Fazer download deste arquivo (Retificação NUCLI.pdf)Retificação NUCLI.pdf[ ]170 kB

Revista científica digital GEONORTE da Ufam recebe classificação internacional (DOI)

A revista científica GEONORTE, do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Ufam, obteve o Identificar Internacional de Objeto Digital – Digital Object Identifier (DOI). A revista passa a ser a única na Instituição a ter esta classificação e passa a se constituir em um importante meio de publicação de artigos científicos de cunho geográfico e áreas correlatas.  

A GEONORTE é uma revista eletrônica do Departamento de Geografia que tem por finalidade publicar e divulgar trabalhos de cunho geográfico e de áreas correlatas. Os trabalhos de cunho geográficos compõem um conjunto de temas específicos da Geografia Física, Humana e áreas técnicas (Cartografia e Geoprocessamento) além de aspectos eminentemente associados à epistemologia do saber geográfico, como aqueles onde a interdisciplinaridade das áreas afins da Geografia se faz presente.

A forma de publicação é semestral/fluxo contínuo, onde os trabalhos submetidos são avaliados por profissionais especialistas na área de conhecimento e que este foi encaminhado.

Trata-se de uma revista de acesso livre, ligada a uma instituição pública e como tal, tem a responsabilidade de divulgação da produção acadêmica, informação e esclarecimento do trabalho acadêmico à sociedade, garantia das condições de cidadania por meio da manutenção de condições de acesso ao saber qualificado e gratuito a todos os interessados.

Atualmente a revista esta indexada em: Iadorim, Livre, Sumários.org, Base, Google Acadêmico,  CiteFactor, EZ3, General Impact Factor, Cross Ref, Ibicit, WorldCat, SIS, TIB, WorldWideScience e Journal Fctor. 

Conforme o assistente técnico da revista, Thiago Oliveira Neto, o primeiro número de 2017, uma edição especial com artigos do V EEGAM – Encontro dos Estudantes de Geografia do Amazonas -, realizado na Ufam no final do ano passado, recebeu o código DOI (DOI 10.21170). “A partir desta edição todos os artigos terão um código DOI. Nesta edição (a primeira de 2017) todos os artigos foram avaliados (‘avaliação cega’), com dois pareceristas que aprovaram os artigos para publicação”, afirmou Thiago Neto.      


A revista encontra-se no site http://periodicos.ufam.edu.br/

Site de acesso a última edição: http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/issue/view/189

DOI da edição: 10.21170/geonorte.2017.V.8.N.28

Orcid: http://search.crossref.org/?q=geonorte

Redes sociais: Facebook https://www.facebook.com/revistageonorte/

 

 

Inauguradas a Segunda Estação de Tratamento de Efluentes do Campus e a Área de Produção da FCA

Construções presevam o meio ambiente e fortalecem o ensino na Universidade

Inauguração da Área de Produção da Faculdade de Ciências AgráriasInauguração da Área de Produção da Faculdade de Ciências Agrárias

A solenidade que marcou a entrega das obras Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e Área de Produção da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) aconteceu na manhã de segunda-feira, 12, no Setor Norte do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. Durante a cerimônia, a reitora da UFAM, professora Márcia Perales, fez alusão às obras que estão sendo inauguradas neste final de mandato. “Inauguramos recentemente a Casa do Estudante no município de Itacoatiara, que é uma obra grandiosa, de referência para o Brasil inteiro. Agora estamos em uma semana de felicidade com mais inaugurações e em cada uma delas, nós, gestores, sentimos orgulho de termos aplicado de forma ética nossos recursos; de termos mantido o equilíbrio em momentos de tensão. Estamos tranquilos por termos zelado pelos interesses da UFAM, por termos dado nossa contribuição para que o nosso maior patrimônio seja referência não apenas no nosso imaginário, mas também no nosso cotidiano”, discursou a reitora.

O vice-reitor, professor Hedinaldo Narciso Lima, ressaltou as obras inauguradas como compromissos honrados e alinhados à política ambiental da UFAM. “A Estação de Tratamento de Efluentes e a Área de Produção da FCA são dois espaços muito importantes que estamos inaugurando hoje. Fazem parte de demandas da Universidade que foram priorizadas e que estão alinhadas a nossa política ambiental, que foi uma proposta muito bem construída durante nossa gestão e  que deve ser seguida por termos sob nossa responsabilidade essa área com vasta biodiversidade, importante não só para a nossa Universidade, mas para toda Manaus. Esperamos que alunos e professores façam bom proveito desses espaços acadêmicos e também de referência no cuidado com meio ambiente como a nossa Estação de Tratamento de Efluentes”, comentou o vice-reitor.

Inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)Inauguração da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE)O diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Marco Antônio de Freitas Mendonça, destacou o compromisso da atual gestão com todas as áreas do saber e anunciou a aquisição de insumos agrícolas para o espaço recém-inaugurado. “Quero agradecer à Administração Superior por dar esse suporte para a FCA, por sempre olhar para a Universidade como um todo. Nossos alunos e nossos professores, com certeza, aproveitarão bem esse espaço para as práticas auxiliares. Na época em que nós éramos os estudantes não tínhamos uma estrutura assim e agora podemos contar com tudo isso. Fico feliz também em poder anunciar que o processo licitatório para a aquisição de insumos agrícolas para a nossa Área de Produção está em curso”, declarou o diretor da FCA.

Sobre as obras inauguradas

Estação de Tratamento de Efluentes

Em operação desde 2015, a Estação de Tratamento de Efluentes do Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas foi construída para dar destinação adequada aos efluentes sanitários que são oriundos da rede de esgoto de todas as edificações do Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho. A Estação de Tratamento acelera o processo de purificação da água antes de ser devolvida ao meio ambiente ou de ser reutilizada, além de eliminar os sistemas de fossas sépticas que contaminam o solo e o lençol freático.

A construção das ETEs do campus universitário é mais uma medida importante para preservar a imensa área verde da UFAM. Em 2011, foi concluída a primeira ETE do campus, no Setor Norte. Juntas, as Estações de Tratamento de Efluentes da UFAM são capazes de trabalhar com até 800 mil litros de efluentes por dia. 

Área de Produção da Faculdade de Ciências Agrárias

Espaço de aulas práticas, experimentos e de produção de alimentos da comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) , a Área de Produção é coordenada pelo professor Ari de Freitas Hidalgo. Abriga plantações de guaraná, dendê, café, cacau, pimenta do reino, urucu, além de uma variedade de plantas medicinais para práticas auxiliares do curso de Agronomia. A área inaugurada é composta por um galpão de apoio, 4 casas de vegetação, uma caixa d’água e um galpão de substrato.

 

Ufam divulga abertura do edital de processo simplificado para professores visitantes

O processo seletivo é destinado à contratação de 03 (três) professores Visitantes, brasileiros ou estrangeiros, para atuarem junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) e ao Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGGEO) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Para se candidatar as vagas é exigido que o interessado seja portador do título de doutor, no mínimo, há 02 (dois) anos; docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e que tenha produção científica relevante nos últimos 05 (cinco) anos, contados da data de inscrição. O edital está disponível no site da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

As inscrições podem ser feitas no período de 12 à 27 de junho, das 9h às 11h e das 14h às 16h, diretamente na Secretaria da Unidade Acadêmica a qual o Programa de Pós-Graduação encontra-se vinculado.
 

O interessado deverá apresentar na Secretaria o requerimento de inscrição, disponível para impressão na área de formulários do site da Progesp e no Anexo III do edital; comprovante de pagamento do valor da inscrição por Guia de Recolhimento da União - GRU, ou comprovante de isenção (para aquele que tiver o pedido de isenção deferido), bem como os demais documentos constantes no edital.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) através do telefone: (92) 3305-1487

Estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos visitam a Ufam

Os alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Municipal Ignês de Vasconcelos Dias, visitarão o Campus Senador Arthur Virgílio Filho nesta segunda-feira, 12, por meio do Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da Ufam (VIP). Localizada no bairro Jorge Teixeira, a escola trabalha com o EJA, Ensino Fundamental e Educação Especial.

A visita, solicitada pela professora da escola, Lourdes Moraes, tem como objetivo conhecer a dinâmica institucional de uma universidade pública federal. 

Os visitantes, interessados na área de tecnologia, serão recepcionados no Setor Norte pela coordenadora do programa, professora Célia Carvalho, e os técnicos em educação, Jairo Ferraz e Sebastião Lima. Em seguida, o tour passa pelo Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM), o Laboratório de Automação Industrial e Robótica e o curso de Ciência da Computação (ICOMP).

O Programa de Visita (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes internos e externos das redes privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição. O VIP objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade.

As visitas podem ser agendadas via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

CMA divulga datas para o Estágio Universitário de Adaptação à Vida na Selva 2017

O Comando Militar da Amazônia (CMA) promove o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) para estudantes universitários. As inscrições iniciam às 12h do dia 19 de junho e podem ser feitas através do e-mail: eavsinscriçãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Os interessados devem informar por e-mail o nome completo, identidade, universidade, telefone e e-mail para contato. A atividade ocorre no período de 3 a 7 de julho, na base de selva do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (1º BIS), nas proximidades de Manaus.

As vagas são para estudantes universitários de todas as instituições de Manaus. Os cinquenta primeiros inscritos serão matriculados e os seguintes comporão uma lista de reservas (caso ocorra alguma desistência, o próximo da lista será convocado). Os concludentes do Estágio de Adaptação à Vida na Selva receberão diploma de conclusão com a respectiva carga-horária.

Os candidatos receberão a confirmação de inscrição via e-mail e os selecionados devem comparecer a uma reunião que ocorre no dia 30 de junho (sexta-feira), às 10h, no 1º Batalhão de Infantaria de Selva (aeromóvel) para o recebimento das informações sobre o EAVS.

O 1º BIS localiza-se na Avenida São Jorge, nº 650, zona Oeste de Manaus. Demais dúvidas e informações podem ser esclarecidas por meio dos telefones (92) 99110-0985, (92) 3659-1119, (92) 3659-1111.

 

Comissão de Monitoria de Matemática divulga resultado da prova de conteúdo

A Comissão de Monitoria do Departamento de Matemática da Ufam divulga o resultado da prova de avaliação de conteúdos referente ao processo seletivo para monitores (edital nº 001/2017). O documento com a lista dos classificados e as notas pode ser acessado abaixo, ou presencialmente no departamento.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (editalmonitoriamatematica1.pdf)Edital de monitoria[ ]64 kB
Fazer download deste arquivo (resultadodaprova_matematica.pdf)Notas das provas[ ]61 kB

GEAP suspende modalidades de planos

A GEAP Autogestão em Saúde, operadora de planos de saúde para os servidores públicos federais ativos, aposentados e familiares, irá suspender, por um período de seis meses, a contar do dia 9 de junho, a Adesão / Migração / Retornos para os planos GEAP Saúde II, GEAP Família. Essa medida foi uma determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Diante disso, o Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) informa que os procedimentos de Adesão, Migração e Retornos nas modalidades referidas estarão disponíveis até 8 de junho, com exceção da inclusão de novo cônjuge, filhos do titular e de beneficiários em exercício dos direitos previstos nos artigos 30 e 31, da Lei nº 9.656/98, vinculados a titular que já possui inscrição na modalidade GEAP Saúde II e GEAP Família.

As comercializações com as modalidades GEAP Referência, GEAP Essencial e GEAP Clássico permanecem inalteradas. Abaixo segue a nota do Plano de Saúde: 

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Nota GEAP.pdf)Nota GEAP[ ]765 kB

VIP recebe alunos do colégio Casimiro de Abreu na sexta-feira (9)

Estudantes do ensino médio do colégio Casimiro de Abreu, localizado na Cidade Nova, visitarão,  o campus Senador Arthur Virgílio Filho na sexta-feira, 9,  por meio do Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo (VIP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A visita, solicitada pelo professor Daniel Quintino, ocorrerá pela parte da manhã, das 8h às 11h30.  

O roteiro incluirá uma palestra introdutória no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus, ministrada pela coordenadora do VIP, professora Célia Carvalho, que estará acompanhada dos técnicos em educação, Jairo Ferraz e Sebastião Lima. Entre os assuntos, serão abordados a história da UFAM, os cursos, os projetos de pesquisa e extensão e os programas de apoio ao discente.

Em seguida, os alunos serão encaminhados a conhecer o laboratório de Anatomia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), os laboratórios de Tecnologia do Pescado e de Ictiologia da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Já no setor Norte, as visitas ocorrerão no laboratório de Mecânica dos Solos e no Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM).

O Programa de Visita (VIP) vem, desde 2008, recebendo diversos grupos de visitantes interno e externo, da rede privada, estadual e federal de ensino, além de alunos indígenas e estrangeiros que desejam conhecer a Instituição.

O VIP é um programa que objetiva estreitar a relação entre a Universidade e a sociedade,  tendo à frente a professora Célia Carvalho, da Faculdade de Informação e Comunicação.

As visitas podem ser agendadas via e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Divisão de Esportes abre inscrições para aulas de Karatê

 

 

A Divisão de Esporte Lazer e Cultura - DELC – está com inscrições abertas para uma turma de iniciação ao Karatê. As inscrições estão sendo feitas na sala do DELC, no horário de atendimento (das 8h às 12h e das 14h às 16h, no setor Sul do campus). Para a efetivação da matrícula é necessário levar a carteira de identidade, comprovante de matrícula ou cópia do crachá (servidor ou dependente).

 

CAUA abre inscrições para Oficinas de Artes em junho

O Centro de Artes da Ufam está com inscrições abertas para cinco Oficinas de Artes no mês de junho. São elas: Escultura com Fita Adesiva, Introdução à Técnica da Aquarela, Porta Chaves e Vasos Cerâmicos, Performance Arte, e Grafite com Estêncil.

Pode participar a comunidade em geral, a partir dos 15 anos. As inscrições são gratuitas até a data de início da atividade, e são feitas na Unidade I do CAUA, localizada na Rua Monsenhor Coutinho, nº 724, Centro. Telefone: (92) 3305-5150. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

As oficinas também serão realizadas nesse endereço. Confira abaixo a grade de cursos, com os dias, horários e quantidade de vagas.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (RELAÇÃO DAS OFICINAS  JUNHO 2017.pdf)CAUA_Oficinas de Junho 2017[ ]776 kB

HUGV ultrapassa em 20% a meta de atendimentos no 2º Mutirão Nacional de Atendimentos da Ebserh

O Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam), superou a meta de atendimentos no 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizado na última quarta-feira, 31. A iniciativa, realizada em todos os 39 hospitais universitários federais filiados à empresa nas cinco regiões do país tem o objetivo de reduzir a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e mudar a vida de muitas pessoas, como na primeira edição do evento.

Foram oferecidos os serviços de otorrinolaringologia e fonoaudiologia, com consultas e exames, em uma atuação multiassistencial e de alta qualidade, além de palestras e campanhas de sensibilização sobre temas relacionados a saúde vocal e auditiva. Foram realizadas 63 consultas de 50 esperadas – um incremento de mais de 20% na quantidade de atendimentos. Além disso, foram realizados 49 exames (audiometrias, emissões otoacústicas, timpanometrias, entre outros).

Ao todo, 33 profissionais do Hospital foram envolvidos diretamente no mutirão, entre médicos otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de preceptores e alunos de graduação e pós-graduação. É importante lembrar, que toda a ação do mutirão foi realizada sem prejuízo ao funcionamento normal do hospital.

A superintendente em exercício do HUGV, Miharu Matos, ressalta a importância do envolvimento de toda a equipe para realizar essa iniciativa. “Toda a ação, desde o planejamento até a execução, deve-se à equipe que se empenhou para realizar esses atendimentos. Servidores, funcionários da Ebserh, alunos, residentes e professores da Faculdade de Medicina, colaboraram para atender com alta qualidade, ajudando a diminuir a fila do SUS no estado e impactando positivamente na vida e na saúde de todas estas pessoas”, disse a superintendente.

Na primeira edição do mutirão de atendimentos da rede Ebserh, em novembro do ano passado, o HUGV, em alusão à campanha de prevenção do câncer de próstata no Novembro Azul, realizou mais de 60 consultas com urologista, agendamento de exames laboratoriais, exame físico (toque) e ultrassonografia de próstata.

 

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh. Nesta segunda edição do Mutirão Nacional da Rede Ebserh, foram realizados mais de 10 mil atendimentos em 39 hospitais universitários em todo o Brasil. 

 

Pró-reitora de Inovação Tecnológica, Socorro Chaves, recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

Professora Socorro Chaves foi homenageada na Assembleia  Professora Socorro Chaves foi homenageada na Assembleia A Pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, Socorro Chaves, foi homenageada na sexta-feira, 2, na Assembleia Legislativa do Amazonas pela Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo deputado Luiz Castro. A homenagem foi realizada no plenário da Assembleia em sessão especial e contou com diversas autoridades de órgãos federais, estaduais, municipais e ativistas do meio ambiente.

Estiveram presentes na mesa de abertura do evento o deputado Luiz Castro (presidiu o evento), a presidente do Fundo de Promoção Social e, representante do governador, Maria do Socorro Siqueira, o superintendente do IBAMA, José Leland Barroso, o secretário-executivo adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Amazonas – SEMA -, Antônio Luiz Andrade, a pró-reitora de Inovação Tecnológica da Ufam, Socorro Chaves, a coordenadora da Fundação Amazônia Sustentável, Izandra D’ávila, do representante do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas – Idam -, Malvino Salvador, a coordenadora do Programa Agente Ambiental Voluntário da SEMA, Karen di Santis, a professora aposentada da Ufam (representando o reitor da UEA), Elizabeth Santos, entre outras autoridades.

 A sessão especial, proposta pelo deputado Luiz Castro, homenageou com a entrega de certificado de “Honra ao Mérito” pessoas que desenvolvem ações em defesa do meio ambiente. A solenidade ocorreu em razão do “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado no dia 5 de junho, e contou com a participação de inúmeras autoridades que atuam em secretarias e órgãos ambientais, como também ONGs e ações voluntárias. O deputado Luiz Castro destacou a importância da participação destas pessoas em seus campos de atuação em defesa do meio ambiente saudável.  “Fico motivado com o trabalho destas pessoas que atuam em ações socioambientais com grande entusiasmo. Parabenizo a todos pelo empenho na defesa do meio ambiente sustentável”, disse o deputado.

A homenagem recebida pela pró-reitora é decorrente dos trabalhos que vem desenvolvendo como docente da Ufam ao longo de 27 anos. São mais de 1 mil comunidades da região Amazônica atendidas por um grupo de pesquisa, coordenado pela professora, com ações de capacitação e criação de tecnologias sociais pra redução de impactos no meio ambiente. São comunidades rurais que recebem orientações para conservação da natureza.

“A homenagem significa que eu tenho que continuar o trabalho que desenvolvo por todos esses anos. É gratificante atender essas comunidades e ao mesmo tempo estabelecer uma forma equilibrada de exploração do meio ambiente. Quando o trabalho começa a aparecer e, reconhecido por meio dos representantes da sociedade, é sinal que valeu a pena dedicar-se todos esses anos. Esse reconhecimento significa que estamos fazendo um trabalho que é relevante para o desenvolvimento social e econômico das comunidades rurais e a proteção do meio ambiente numa região que é o ícone da maior riqueza da biodiversidade. É fundamental para um conjunto de populações tradicionais que a biodiversidade seja valorizada. Esse processo serve para reforçar também sua autonomia a partir de suas referências culturais”, afirmou a pró-reitora Socorro Chaves.    

Comissão divulga inscrições homologadas para cargo de direção da Biblioteca Central

Também houve mudanças nos locais de debate, votação e apuração, que serão realizados no Miniauditório da FES

A Comissão Eleitoral do Sistema de Bibliotecas da Ufam informa as inscrições homologadas para a gestão da Biblioteca Central (BC), que atuará no período 2017 – 2021. Disputarão o cargo de direção as bibliotecárias Célia Alexandre de Lira e Érika Miranda Maciel.

Os recursos contra a homologação das inscrições deverão ser encaminhados ao presidente da Comissão Eleitoral no dia 5 de junho, das 9h às 11h30 e 13h30 às 16h, na Sala de Reuniões da Biblioteca Central, 4º andar do Prédio da Biblioteca Setorial de Ciências da Saúde Prof. Manuel Bastos Lira, situada na Av. Ayrão 1033-A, Praça 14 de Janeiro.

A escolha do diretor da Biblioteca Central será por meio de consulta aos servidores técnico-administrativos e operacionais lotados na BC, por voto secreto e facultativo, nos termos da legislação vigente e do Regimento de Bibliotecas da Ufam.

Alterações

O debate entre as candidatas ocorrerá no dia 12 de junho, das 9h às 11h30 no Miniauditório da Faculdade de Estudos Sociais (FES), Setor Norte do campus universitário. Já a votação ocorre no dia 13 de junho, das 9h às 16h no mesmo auditório, com apuração prevista para iniciar às 16h.

Anteriormente, debate, votação e apuração aconteceriam no Auditório da Faculdade de Direito. As alterações no Edital de eleição podem ser conferidas na retificação em anexo. 

Departamento de Estatística disponibiliza vagas de monitoria

Está aberto o processo de seleção para o Programa de Monitoria de Graduação 2017/2 em disciplinas componentes do Departamento de Estatística. As inscrições podem ser realizadas das 8h às 12h ou das 13h às 15h, até o dia 14 de junho, na secretaria do Departamento (Sala 14), localizada no Instituto de Ciências Exatas da Ufam (ICE), Setor Norte do Campus.

Serão disponibilizadas três vagas na categoria bolsista e nove vagas para monitor não bolsista. Os requisitos para o candidato são: ter disponibilidade de tempo de 12 horas semanais para exercer a monitoria; não ser beneficiário de outras modalidades de bolsa na Ufam ou em quaisquer outras agências de fomentos, sejam públicas ou privadas, em caso de monitor bolsista; ter cursado com aproveitamento na Ufam o mínimo de dois períodos letivos; ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 5,0; estar cursando o mínimo de três disciplinas, exceção feita aos finalistas, entre outros requisitos. A documentação necessária para efetivar a inscrição é: a cópia do histórico escolar atualizado; cópia do comprovante de matrícula e formulário de inscrição preenchido (disponível em anexo).

Para melhor compreensão do que consiste a atividade de monitoria e das atribuições de estudantes que assumem o cargo, acesse o Manual do Monitor em anexo. Resultado final será divulgado a partir do dia 30 de junho, no mural de avisos do Departamento de Estatística. Confira Edital.

Informações: (92) 3305-2828 (Departamento de Estatística)

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital Monitoria.pdf)Edital[ ]299 kB
Fazer download deste arquivo (Formulário Monitoria.pdf)Formulário de inscrição[ ]124 kB
Fazer download deste arquivo (Manual do Monitor 2016 (Digital A4).pdf)Manual do monitor[ ]2056 kB
Fazer download deste arquivo (Resolução monitoria.pdf)Resolução monitoria[ ]4774 kB

Monitoria de Matemática 2017: análise de inscrições

A Comissão de Monitoria do Departamento de Matemática divulgou a lista dos candidatos a monitores para o período 2017/2. A partir de agora os alunos terão o prazo de dois dias úteis, no horário de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, a partir de 01 de junho, para ingressar com recursos, protocolados na secretaria do departamento de Matemática. 

Notícia relacionada:

Inscrições abertas para monitoria de Matemática

 

Propesp divulga editais de Pós-Graduação em Matemática e Informática

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), abre inscrições para dois programas de pós-graduação nas áreas de Matemática e Informática.

Os editais estão disponíveis na página da Propesp

Programa de Pós-Graduação em Matemática – PPGM

Até o dia 23 de junho, o PPGM recebe inscrições para o Exame de Seleção para o Curso de Mestrado.  São 13 vagas distribuídas entre regulares e suplementares. Nas regulares, são 8 vagas para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 2 para a área de Estatística. Nas suplementares, são 2 vagas para as áreas de Matemática e Matemática Aplicada e 1 vaga para a área de Estatística. 

As vagas suplementares visam atender à política de ação afirmativa para autodeclarados pretos, pardos e indígenas. 

As inscrições devem ser feitas via formulário de inscrição, disponível no site da Propesp. O documento deve ser preenchido e entregue na Secretaria do PPGM, localizada no Departamento de Matemática (Prédio Prof. Dorval Varela Moura), Instituto de Ciências Exatas (ICE), Setor Norte do Campus Universitário. O horário de atendimento é de 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Acesse o edital

 

Programa de Pós-Graduação em Informática – PPGI

O PPGI oferece 5 vagas regulares e 1 vaga suplementar para o Curso de Doutorado, com início no segundo semestre de 2017. As inscrições para o Exame de Seleção podem ser feitas de 19 a 28 de junho, exclusivamente de forma on-line, no endereço eletrônico: http://www.ppgi.icomp.ufam.edu.br/site/. O candidato deve preencher o Requerimento e atender aos requisitos pré-estabelecidos no edital para efetuar a inscrição.

O programa dispõe das seguintes linhas de pesquisa:

1.    Banco de Dados e Recuperação de Informação;

2.    Inteligência Artificial;

3.    Otimização, Algoritmos e Complexidade Computacional;

4.    Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;

5.    Sistemas Embarcados e Engenharia de Software;

6.    Visão Computacional e Robótica.

Acesse o edital.

 

Proext divulga edital de seleção para o programa de institucionalização de ligas acadêmicas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proexti), divulga o edital nº 002/2017, que visa a seleção de propostas para integrar o Programa para Institucionalização das Ligas Acadêmicas (Lacad), da área de Saúde da Universidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de junho nas secretarias dos Comitês de Extensão (Comexi) das unidades acadêmicas.

As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas fundamentalmente por estudantes, em que se busca aprofundar temas da área da Saúde. Para sua institucionalização elas devem atender aos requisitos:

- Indicar um coordenador e vice-coordenador da ação de extensão;

- Desenvolver atividades assistenciais de prevenção e tratamento de doenças;

- Desenvolver atividades de divulgação científica, técnica ou tecnológica por meio de cursos, projetos, exposições, palestras, seminários, simpósios, jornadas, encontros, oficinas, reuniões ou congressos.

- Conter as assinaturas exigidas no formulário, como carimbo do assinante.

Para mais informações, acesse o edital.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (EDITAL-DPROEX-PROEXT-002-2017-LACAD.pdf)EDITAL 002/2017 - DPROEX[ ]433 kB

Progesp promove atendimento sobre plano de saúde

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas informa aos servidores que a empresa administradora de benefícios de saúde Aliança está com um posto de atendimento na recepção da ProGesp, no Centro Administrativo da Ufam, a partir de hoje, dia 1º, e também nos dias 2, 5 e 6. A empresa expõe aos servidores a promoção de isenção de carências, negociada com a Bradesco Saúde e Sul América Saúde para propostas protocoladas até o dia 15 de junho.