Cartão de Confirmação do PSC 2015 já está disponível para consulta

Os estudantes inscritos no Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2015 da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) referente ao processo. O cartão informa dia e local de provas, dados pessoais do candidato e, no caso da terceira etapa, o curso e a língua estrangeira de opção.

Para ter acesso ao documento, o candidato deve preencher os seguintes dados: série que está cursando, nome (mínimo de sete caracteres) e data de nascimento. Em seguida, é preciso clicar em "Consultar" para gerar o CCI.

 

Aplicação das Provas

As provas serão aplicadas em 30 de novembro, das 8h às 12h (horário de Manaus) para a primeira e a segunda etapa, e das 8h às 13h (horário de Manaus) para a terceira. A aplicação será simultânea nos 62 municípios do estado.

Propesp promoveu treinamento sobre plataforma Integrity de pesquisa e desenvolvimento de fármacos

Antero Macedo explicando como utilizar a plataforma Antero Macedo explicando como utilizar a plataforma

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) promoveu nesta manhã, 29, das 10h até às 12h, treinamento para acesso a plataforma Integrity, no prédio da Central Analítica, do curso de Química da Ufam. Com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação o instrutor Antero Macedo expôs em detalhes como manipular a ferramenta de pesquisa. A plataforma foi recentemente adquirida pela Capes, da empresa Thomson Reuters e está disponível gratuitamente a estudantes e pesquisadores da Ufam, e de diversas universidades do País, por meio do Portal dos Periódicos.

Desenvolvido por cientistas, para cientistas, o Integrity é uma ferramenta que auxilia na pesquisa e desenvolvimento de fármacos, principalmente no estágio pré-clínico, trazendo informações de mais de 420 mil compostos com atividade biológica descrita, assim como informações integradas nas áreas de Fármacos e Biológicos, Alvos e Vias, Genômica, Biomarcadores, Síntese Orgânica, Farmacologia Experimental, Modelos Experimentais, Farmacocinética/Metabolismo, Estudos Clínicos, Resumos de Patologias, Empresas e Institutos de Pesquisa, Literatura e Patentes.

“Estamos oferecendo esse treinamento para a comunidade acadêmica da Ufam. Essa plataforma é nova e trouxemos o Antero Macedo, da empresaDiretora do DAP, Marne VasconcellosDiretora do DAP, Marne VasconcellosThonsom Reuters que desenvolveu a plataforma, para explicar ao público presente como utilizar a ferramenta. A utilização dessa plataforma como ferramenta de busca de informações científicas é extremamente importante para nortear a qualidade das pesquisas da graduação e pós-graduação como um todo. É mais voltada pra área de saúde. O pesquisador vai ter a disposição informações de novos fármacos, partida genômica, biotecnologia, entre outros, para desenvolver seus estudos”, afirmou a diretora do Departamento de Apoio a Pesquisa (DAP) da Propes, Marne Carvalho de Vasconcellos.

Proeg publica edital do Programa Institucional de Apoio Pedagógico - 2014

A Pró-reitoria de Ensino de Graduação publicou nesta segunda-feira, 29, o edital do Programa Institucional de Bolsas de Apoio Pedagógico (PIAP) desenvolverá ações de caráter permanente, com vistas a oferecer apoio a professores e estudantes dos cursos de graduação da UFAM, de forma vinculada e orientada por eixos norteadores consubstanciados no PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL desta Universidade, principalmente no tocante à democratização e à qualidade do ensino superior. 

Entre os objetivos do programa estão o desenvolvimento de ações de apoio pedagógico que favoreçam a permanência e a conclusão de cursos por estudantes da UFAM, proporcionando-lhes suporte didático para que superem suas necessidades básicas de aprendizagem, a redução do índice de reprovações e evasão nos diversos Cursos de Graduação, por meio de ações de ensino-aprendizagem, tendo como eixo o acompanhamento intencional aos estudantes com uma ou mais reprovações, promovendo um espaço para refletir criticamente sua trajetória na vida acadêmica e contribuir para a elevação da qualidade acadêmica dos cursos de graduação da UFAM, elevando a taxa de sucesso dos acadêmicos.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Edital 051_2014_PIAP_Aluno.pdf)Edital Piap 2014 [ ]292 kB

Estudantes de Urucará visitam a Ufam

 

Um grupo de oito alunos da Escola Municipal Cesária Santana, da Comunidade Sol Nascente, localizada no município de Urucará (distante 281 quilômetros da capital), realizou visita à Ufam, nos dias 29 e 30 de setembro. O objetivo foi estimular a participação dos alunos nos processos seletivos para ingresso em cursos de nível superior da universidade. Durante os dois dias, os alunos cumprirão uma agenda de visita em várias dependências dos setores Norte e Sul da Ufam.

Leia mais...

Nota de pesar - Thalisson da Silva Reis

A Universidade Federal do Amazonas e, em especial, a comunidade acadêmica do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia - ICSEZ - Campus de Parintins, manifesta pesar pelo falecimento do acadêmico Thalisson da Silva Reis, ocorrido no dia 28 de setembro. A Universidade se solidariza com os familiares, colegas e amigos do discente do curso de Educação Física.

Corrida do Respeito reúne mil competidores na praia da Ponta Negra

Mil atletas que lotaram a praia da Ponta Negra na tarde do último sábado, 27, para a 2ª edição da Corrida do Respeito, cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas com deficiência. O evento é promovido pelo Programa de Atividades Motoras para Deficientes (Proamde) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Leia mais...

Museu Amazônico expõe peças arqueológicas em mostra permanente

Cerca de 60 peças arqueológicas entre materiais de utensílios e de rituais compõem a exposição permanente `Encontrando a Amazônia Antiga’, do Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As peças arqueológicas, que originalmente foram coletadas e catalogadas pela Divisão de Arqueologia, marca a presença humana na região há milhares de anos. O Museu Amazônico fica localizado na Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro.

Leia mais...

CGU publica regras para exercício de magistério por agentes públicos do Poder Executivo

A Controladoria Geral da União (CGU) publicou, no último dia 12, no Diário Oficial da União (DOU) a Orientação Normativa nº 2, em que o órgão dispõe sobre a avaliação da existência, ou não, de conflito de interesses em relação ao exercício de atividades de magistério por funcionários e outros agentes públicos do Executivo Federal.

A orientação apresenta os casos em que o agente federal precisa ou não consultar previamente o órgão para que possam exercer a atividade de magistério, como dispõe a Lei nº 12.813/2013. A permissão abrange as atividades de capacitação ou treinamento como cursos, palestras ou conferências, além da docência em instituições de ensino, pesquisa, ciência e tecnologia, públicas e privadas. Em todos os casos, deve ser observada a jornada distinta do horário do servidor.

Estão inseridas na permissão as funções de coordenador, monitor, preceptor, avaliador, integrante de banca examinadora de discente, presidente de mesa, moderador e debatedor. Para tanto, os agentes públicos deverão observar especialmente as previsões do Decreto nº 1590/95, no Parecer AGU GQ-145/98 e na Portaria Normativa SEGEP/MP nº 2/12.

 

Fonte: http://www.cgu.gov.br/noticias/2014/09/orientacao-normativa-da-cgu-define-regras-para-exercicio-do-magisterio-por-agentes-publicos

Trabalho sobre Biogás, biofertilizantes e adubo orgânico é destaque em evento internacional

O professor do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Tecnologia, Johnson Moura, será agraciado com o ‘Destaque Trabalho Técnico 2014’ no 9º Congresso Internacional de Bioenergia, que ocorre de 1º a 3 de outubro, em São Paulo.

Segundo a organização, esta é uma forma de premiar quem participa do Congresso apresentando trabalhos técnicos. Por email, o coordenador geral do evento, Clóvis Rech, explicou: “Os melhores trabalhos escolhidos pela Comissão Avaliadora receberão como homenagem uma placa comemorativa, a ser entregue no dia 2 de outubro”.

O trabalho apresentado pelo professor Jhnson é intitulado “Estudo da modelagem e simulação dos processos de bioconversão de biomassas regionais para produção de energia de biogás, biofertilizantes e adubo orgânico no setor agroindustrial brasileiro”.

 

Sobre o evento

O Congresso Internacional de Bioenergia se consolidou como o mais importante fórum de discussões sobre energias renováveis do Brasil, projetando-se, agora, para países da América Latina e São Paulo. Juntamente ao Congresso acontecem vários eventos paralelos, como já consolidados, como seminários, rodada de negócios, mostra e exposição, apresentações de trabalhos técnicos orais, premiação.

Outras informações sobre o Congresso.

 

Professor Johnson Pontes de Moura

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de transmissão de calor em alimentos submetidos a protótipos de energia alternativa (fogões solares); Estuda comparativo entre as formas de energias convencionais e não convencionais e secadores solares. Cursou disciplinas de Doutorado em Engenharia Química na Universidade Federal de Campina Grande e pós-graduação no Curso de Licenciamento Ambiental on shore (PROMINP-PETROBRÁS).

Lecionou como professor adjunto dos Departamentos de Engenharias Química e Mecânica da Faculdade de Aracruz e nessa instituição, participou da elaboração do projeto do curso de Pós-graduação Lato sensu em Gestão Ambiental (2008-2009). Também lecionou em Cursos de Pós-Graduação nas disciplinas Gestão da Produção em Petróleo e Gás (Faculdade UNISAM-ES), Módulo de Geologia e Geofísica do Petróleo (Faculdade UNISAM-ES) e de Didática do Ensino Superior e Módulo Metodologia do Trabalho Científico para os cursos de Pós e MBA em Gestão Empresarial Contemporânea e Gestão Ambiental (Faculdade do Vale do Cricaré).

Atuou como professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando as disciplinas de Química Instrumental e Química Geral para os cursos de Agronomia e Farmácia no CEUNES, em São Mateus/ES. Cursou as disciplinas de Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos no maior evento de energias renováveis da América Latina e publicou no primeiro anuário das Indústrias de Biomassa e Energias Renováveis.

Procomun divulga resultado do Pectec 2014

A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (Procomun) divulgou nesta quinta-feira, 25, o resultado final do Programa de Apoio à Participação de Discentes de Graduação em Eventos Científicos, Tecnológicos e Culturais (Pectec), regulamentado pela Resolução 007/2012 de 15 de março de 2012 e alterado pela Resolução 015/2014. O programa tem como objetivo incentivar os discentes de graduação da UFAM a participarem de eventos científicos, facilitando, assim, sua integração com outras Instituições de Ensino Superior Brasileiras (IES) e incentivando a produção científica. Pela seleção, apenas os 30 primeiros processos deferidos recebem auxílio do Pectec.

Os processos deferidos e os não deferidos podem ser acessados na página da Procomun, nos links:

PROCESSOS DEFERIDOS 2014/3

PROCESSOS INDEFERIDOS 2014/3

 

 

 

Reitora se reúne com representantes do SINTESAM

O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria na manhã desta quarta-feira (24). Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior (SINTESAM) entregaram um Ofício à Reitora, professora doutora Márcia Perales, com a solicitação de uma mesa de negociações, principalmente no que se relaciona ao pleito da redução da jornada de trabalho de quarenta para trinta horas semanais. 

O documento é assinado pela coordenadora geral do SINTESAM, servidora Crizolda Assis de Araújo, e contém, em anexo, a solicitação coletiva de uma mesa de negociação paritária entre gestão universitária e sindical com mais de 600 assinaturas. Durante a reunião, a Reitora ressaltou a disponibilidade permanente da Administração Superior para o diálogo. "Esta Reitoria sempre está de portas abertas para dialogar com todos. Sempre foi assim", declarou a reitora.

Posicionamento atual é respaldado pelo MPOG

A Administração Superior da Ufam, no que se relaciona à flexibilização da jornada de trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação adota o posicionamento de que não se afigura possível a fixação de seis horas diárias com a percepção da mesma remuneração devida a servidores que cumpram carga horária de 40 horas semanais. Se assim o fosse, estaria o administrador desrespeitando o princípio da impessoalidade, favorecendo, sem justificativa plausível, determinados servidores. A avaliação da Administração Superior da Universidade considera todas as orientações da Nota Técnica 150, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Estudo de flexibilidade de jornada na Biblioteca Central

A Administração Superior da Universidade analisa, no momento, a solicitação justificada da diretora da Biblioteca Central, no sentido de que seja efetuada a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores que atendem ao público nas bibliotecas setoriais das 8 às 20h.

Reitora se reúne com representantes do SINTESAM

O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria na manhã desta quarta-feira (24). Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior (SINTESAM) entregaram um Ofício à Reitora, professora doutora Márcia Perales, com a solicitação de uma mesa de negociações, principalmente no que se relaciona ao pleito da redução da jornada de trabalho de quarenta para trinta horas semanais.

O documento é assinado pela coordenadora geral do SINTESAM, servidora Crizolda Assis de Araújo, contém, em anexo, a solicitação coletiva de uma mesa de negociação paritária entre gestão universitária e sindical com mais de 600 assinaturas.

A Administração Superior da Ufam, no que se relaciona à flexibilização da jornada de trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação adota o posicionamento de que não se afigura possível a fixação de seis horas diárias coma percepção da mesma remuneração devida a servidores que cumpram carga horária de 40 horas semanais. Se assim o fosse, estaria o administrador desrespeitando o princípio da impessoalidade, favorecendo, sem justificativa plausível, determinados servidores. A avaliação da Administração Superior da Universidade considera todas as orientações da Nota Técnica 150, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Estudo de flexibilidade de jornada na Biblioteca Central

A Administração Superior da Universidade analisa, no momento, a solicitação justificada da diretora da Biblioteca Central, no sentido de que seja efetuada a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores que atendem ao público nas bibliotecas setoriais das 8 às 20h.

Reitora se reúne com representantes do SINTESAM

O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria na manhã desta quarta-feira (24). Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior (SINTESAM) entregaram um Ofício à Reitora, professora doutora Márcia Perales, com a solicitação de uma mesa de negociações, principalmente no que se relaciona ao pleito da redução da jornada de trabalho de quarenta para trinta horas semanais.

O documento é assinado pela coordenadora geral do SINTESAM, servidora Crizolda Assis de Araújo, contém, em anexo, a solicitação coletiva de uma mesa de negociação paritária entre gestão universitária e sindical com mais de 600 assinaturas.

A Administração Superior da Ufam, no que se relaciona à flexibilização da jornada de trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação adota o posicionamento de que não se afigura possível a fixação de seis horas diárias coma percepção da mesma remuneração devida a servidores que cumpram carga horária de 40 horas semanais. Se assim o fosse, estaria o administrador desrespeitando o princípio da impessoalidade, favorecendo, sem justificativa plausível, determinados servidores. A avaliação da Administração Superior da Universidade considera todas as orientações da Nota Técnica 150, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Estudo de flexibilidade de jornada na Biblioteca Central

A Administração Superior da Universidade analisa, no momento, a solicitação justificada da diretora da Biblioteca Central, no sentido de que seja efetuada a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores que atendem ao público nas bibliotecas setoriais das 8 às 20h.

Reitora se reúne com representantes do SINTESAM

O encontro ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria na manhã desta quarta-feira (24). Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior (SINTESAM) entregaram um Ofício à Reitora, professora doutora Márcia Perales, com a solicitação de uma mesa de negociações, principalmente no que se relaciona ao pleito da redução da jornada de trabalho de quarenta para trinta horas semanais.

O documento é assinado pela coordenadora geral do SINTESAM, servidora Crizolda Assis de Araújo, contém, em anexo, a solicitação coletiva de uma mesa de negociação paritária entre gestão universitária e sindical com mais de 600 assinaturas.

A Administração Superior da Ufam, no que se relaciona à flexibilização da jornada de trabalho dos Técnicos Administrativos em Educação adota o posicionamento de que não se afigura possível a fixação de seis horas diárias coma percepção da mesma remuneração devida a servidores que cumpram carga horária de 40 horas semanais. Se assim o fosse, estaria o administrador desrespeitando o princípio da impessoalidade, favorecendo, sem justificativa plausível, determinados servidores. A avaliação da Administração Superior da Universidade considera todas as orientações da Nota Técnica 150, da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão.

Estudo de flexibilidade de jornada na Biblioteca Central

A Administração Superior da Universidade analisa, no momento, a solicitação justificada da diretora da Biblioteca Central, no sentido de que seja efetuada a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores que atendem ao público nas bibliotecas setoriais das 8 às 20h.

Centro Acadêmico de Direito publica Nota de Repúdio

O Centro Acadêmico de Direito '17 de janeiro' publicou Nota de Repúdio contra o advogado Epitácio da Silva Almeida pelas palavras proferidas por ele durante Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas no dia 28 de agosto de 2014. Veja a seguir:

 

Nota de Repúdio

Os alunos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, representados pelo Centro Acadêmico de Direito `17 de janeiro´ vêm a público manifestar o seu repúdio e sua não concordância com as palavras ditas pelo advogado Epitácio da Silva Almeida durante Audiência Pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas em 28 de agosto de 2014.

A Constituição da República de 1988 acolheu como princípio fundamental da Nação Brasileira a livre manifestação do pensamento, bem como, a ampla defesa e o contraditório. No entanto, a declaração de expressões direcionadas a afrontar a integridade moral de qualquer membro e a macular a respeitabilidade creditada à Universidade Federal do Amazonas, deve ser veementemente repudiada.

Alinhados a necessidade de humanização das relações interpessoais e de resposta por parte do Poder competente aos casos de assédio moral no âmbito universitário, aplaudimos qualquer ação por parte da Magnifica Reitora que tenha por objetivo coibir atos que afrontem a integridade psíquica de alunos e servidores da Universidade.

Com isso, os alunos do curso de Direito se solidarizam com a Reitora Márcia Perales Mendes Silva, tendo a esperança de que Sua Magnificência continuará conduzindo os destinos da UFAM com independência, imparcialidade e ética, honrando o compromisso com as mais nobres causas, em especial aos clamores discentes.

 

Manaus, 18 de setembro de 2014.

 

Rafael Frank Benzecry

Presidente do Centro Acadêmico de Direito

Curso de nivelamento prepara calouros para início das aulas no ICET

Neste mês de setembro, o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (ICET) promove um curso de nivelamento para os calouros. A iniciativa permite que os novos alunos tenham o primeiro contato com a Universidade. Foram escolhidas para esta ação disciplinas nas áreas de matemática, química, física e biologia.

O nivelamento acadêmico faz parte do Projeto ‘Tecnologias de gestão como instrumento de inovação tecnológica na gestão universitária com foco na retenção’, desenvolvido pela equipe da Coordenação Acadêmica do ICET em parceria com a Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec). O curso tem o apoio de alunos monitores e de professores, evisa a oferecer suporte para que o ingressante integralize o curso com mais qualidade e produtividade.

O coordenador do Projeto, servidor Firmino Rosas, afirma que a ideia é olhar o ciclo produtivo nos cursos de graduação. “Nossa intenção foi desenvolver mecanismos para que o aluno de graduação possa integralizar seu curso sem passar pelo jubilamento, e com isso, almejamos obter resultados que venham a minimizar o problema da retenção”, explica.

Veteranos e alunos-monitores são os responsáveis pelo momento inicial com os calouros e têm o desafio de ministrar os assuntos do ensino médio necessários para uma boa fundamentação e melhor aproveitamento das disciplinas no curso de graduação além de apresentar uma breve sinopse do que será vivenciando por eles no ensino superior.

Para a monitora da disciplina Lógica, Loreany Brasil, essa é uma excelente oportunidade para que os calouros ingressem na instituição com mais fundamentação. “Esse nivelamento é uma preparação para que os recém-aprovados adquiram ou relembrem conhecimentos básicos para o ingresso no curso. Os novatos passam a ter os primeiros contatos com áreas escolhidas e com disciplinas consideradas difíceis”, comenta.

Calouro do curso de Sistemas de Informação, Otávio Nascimento conta que está relembrando os conteúdos aprendidos no passado. “Muitas pessoas terminam o colégio, vão fazer outras coisas e só depois entram na faculdade. Nesse período acabamos esquecendo muitas coisas. Não será algo muito proveitoso se o professor da graduação tiver que parar a aula para fazer com que relembremos o que já devia ter sido aprendido”, conta.

Coordenador do nivelamento em Lógica e do Curso de Sistemas de Informação, o professor Jorge Kanda fala da importância do nivelamento. “Este curso propicia aos alunos os primeiros contatos com os conceitos que envolvam o raciocínio, o entendimento e o aprendizado da lógica. Quando esses alunos cursarem a disciplina, provavelmente não terão tanta dificuldade em compreendê-la”, garante o professor.

 

Texto: Setor de Comunicação do ICET

Edição: ASCOM/UFAM

Foto: Valdenir Cortez

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.e facebook.com/icetemfoco

CNPq inicia censo para atualização de dados de Grupos de Pesquisa. Prazo é até dia 10 de dezembro

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está realizando o Censo 2014 do Diretório dos Grupos de Pesquisa, cujo período para atualização de dados e inclusão de novos grupos se estenderá até o dia 10 de dezembro. 
 
Participarão do Censo os grupos certificados pelos Dirigentes Institucionais de Pesquisa. Grupos certificados que estejam na situação "não-atualizado" ou "em preenchimento" não participam do censo.
 
Em nota, o CNPq pede o esforço de líderes de grupos de pesquisa na instituição para que toda a base de dados seja atualizada. Isto significa excluir grupos inativos, cadastrar novos grupos, excluir pesquisadores ou estudantes que não fazem mais parte do grupo e incluir novos participantes, atualizar linhas de pesquisa, empresas com as quais se relacionam, etc. Lembramos que os Dirigentes podem, se necessário, retirar a certificação de grupos que não estejam mais ativos e que, por algum motivo, não foram excluídos pelos líderes.
 
Além da revisão dos dados de grupo, é importante a atualização dos Currículos Lattes de todos os pesquisadores, estudantes e técnicos participantes, pois deles são extraídos dados da formação acadêmica e da produção CT&A, além de outras informações.
Anexos:
Fazer download deste arquivo (ofício circular CNPq.pdf)Ofício circular CNPq[ ]235 kB

Propesp divulga treinamento sobre Integrity, ferramenta para pesquisa e desenvolvimento de fármacos

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) informa aos interessados que no próximo dia 29, às 10h, ocorrerá o treinamento para acesso  ao Integrity, uma ferramenta que auxilia na pesquisa e desenvolvimento de fármacos.
 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Mais informações constam em documento anexo. 
Anexos:
Fazer download deste arquivo (divulgar 1.pdf)Sobre a ferramenta[ ]1011 kB

UTI móvel garante segurança médica no XI JUUFAM

Uma Unidade Móvel de Tratamento Intensivo (UTI-móvel) está a postos para garantir a segurança médica nos Jogos Universitários. Esse é o trabalho que vem sendo realizando há quatro anos junto aos atletas que sofrem lesão nas várias modalidades promovidas no campeonato. Desde quinta-feira (18), os Jogos Universitários da Ufam (XI Juufam) ocorrem no Complexo Esportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor Sul do Campus Universitário.

Leia mais...

Gestores devem enviar o Plano de Capacitação de Servidores até o dia 20 de outubro

Pró-reitores, diretores das unidades acadêmicas e dos órgãos suplementares, assessores e chefes de outros setores devem elaborar o Plano de Capacitação das Carreiras de Docentes e Técnico-administrativos em Educação (PCDT), cuja entrega à Administração Superior deve ser realizada até 20 de outubro de 2014 à Comissão de Capacitação dos Servidores O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A presidente da Comissão de Capacitação dos Servidores, professora Patrícia dos Anjos Braga Sá dos Santos, esclarece que a elaboração dos PCDTs vai fundamentar a construção do Plano Institucional de Afastamento para Capacitação (PIAC) para os anos de 2015, 2016 e 2017. “O PIAC é o instrumento de planejamento e execução da política de capacitação para formação e desenvolvimento de recursos humanos da Universidade”, afirma.

No Memorando Circular GR 007/2014 observa-se: “As unidades acadêmicas, administrativas, órgãos e setores que não apresentarem o PCDT no prazo estipulado perderão a prioridade e somente terão o seu plano analisado no próximo ajuste anual, em conformidade ao art. 4° da Resolução 020/2013-CONSUNI”.

O Memorando alerta ainda sobre a necessidade de as unidades acadêmicas enviarem a ata de aprovação do PCDT no CONDEP e/ou no CONDIR. O PCDT das unidades administrativas, dos órgãos suplementares e dos demais setores, por sua vez, deve ser encaminhado pelo dirigente.

 

Envio e confirmação

O memorando circular GR 007/2014, as orientações e os formulários a serem enviados para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. estão anexos. Após o encaminhamento dos formulários em arquivo digital, o gestor deverá comunicar a data do envio por meio de memorando à Comissão (localizada no 2º andar do Centro Administrativo da Ufam, Setor Norte).

 

Comissão de Capacitação dos Servidores: (92) 3305-2031 ou 1181.

DRH oferece seis cursos de capacitação para servidores TAEs. Inscrições abertas

Para dar continuidade ao Plano Anual de Capacitação 2014 (PAC), o Departamento de Recursos Humanos da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (DRH/Procomun) está ofertando seis cursos de capacitação a servidores técnico-administrativos em Educação (TAEs). As inscrições devem ser encaminhadas à Coordenação de Treinamento pelo agente de capacitação de cada unidade até três dias antes do início do curso requerido.

Por meio do memorando circular nº 006/2014 – CTD/DRH, a Procomun informa que as ações de capacitação devem ser solicitadas em conformidade com estes dois quesitos: o público-alvo e as necessidades institucionais. Para o mês de outubro, são ofertadas as seguintes ações de capacitação:

 

DATA

CURSO

CH

LOCAL

HORÁRIO

29.09 a 03.10

Processo administrativo disciplinar e sindicância

20

Sala de Treinamento/DRH

13 às 17h

29.09 a 03.10

Sistema Pergamun

20

A definir

8 às 12h

29.09 a 17.10

Informática Básica

60

Laboratório FCA/Bloco U

13 às 17h

06 a 10.10

Noções Básicas de gestão de documentos

20

Sala de Treinamento/DRH

8 às 12h

13 a 17.10

Orientação sobre estágio probatório e tutoria

20

Sala de Treinamento/DRH

8 às 12h

13 a 24.10

Legislação de pessoal (Lei 8.112/90)

36

Sala de Treinamento/DRH

 

Cursos com inscrição até 24 de setembro

1. Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância - Professor Cyrino –

Local: Sala de Treinamento da Procomun - Reitoria. Inscrições: até 24/09/2014;

 

2. Informática Básica - 29/09 a 17/10 - Professor Oldemar Diony –

Local: Laboratório da FCA.  Inscrições: até 24/09/2014;

 

3. Sistema Pergamun – 29/09 a 03/10. Inscrições: até 24/09/2014.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (MEMO CIRC . Nº. 006-2014-CTD-DRH - 17-09-2014.pdf)Memorando circular[ ]11 kB

Nota de Falecimento: ex-diretor administrativo da Escola de Ciências da Saúde

Faleceu nesta segunda-feira, dia 22, o ex-diretor administrativo da Escola de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Amazonas, Júlio José da Silva. Seu filho, o servidor da Faculdade de Estudos Sociais (FES) Júlio Roberto Silva, informa que o velório de seu pai está acontecendo na funerária Bom Pastor, situada na Av. Duque de Caxias, 2041 - Praca 14 de Janeiro.
 

O féretro para o cemitério São João Bastista sairá da mesma funerária, às 10h desta terça-feira, dia 23 de setembro.  

Superação e garra são ingredientes da delegação do INC nos Jogos Universitários 2014

Apesar de toda a dificuldade de deslocamento para a capital na disputa por medalhas no JUUFAM, os alunos do Instituto Natureza e Cultura (INC), Campus Benjamin Constant (município distante 1.118 quilômetros da capital), encontram no espirito esportivo a superação de todos os problemas enfrentados no dia a dia . Na 11ª edição, o JUUFAM  ocorre até esta sexta-feira, 26, no Complexo Poliesportivo da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), Setor Sul do campus Manaus.

Leia mais...

XI Jogos Universitários da Ufam inicia competição

Odontologia ganha de 4 a 0 de Ciências ContábeisOdontologia ganha de 4 a 0 de Ciências Contábeis

 

Jogos Universitários da Ufam (Juufam 2014) iniciou as competições nesta sexta-feira, 19, nas instalações da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, no setor Sul do campus, com as modalidades de vôlei masculino, 7 society e handebol masculino e feminino.

A coordenadora dos Jogos, Clélia Santos, disse que não houve nenhuma ocorrência no primeiro dia de competição. “Não tivemos nenhum acidente. Foi tudo tranquilo, sem nenhuma ocorrência. A nossa estrutura atendeu a todos os estudantes que participaram das competições pela manhã”, finalizou a coordenadora.

No futebol 7 society estavam programados nove jogos, pela manhã,  com destaque para a goleada do curso de Odontologia contra Ciências Contábeis por quatro a zero. A elevada temperatura da manhã dificultou um pouco a movimentação dos atletas, mas a maioria dos jogos foi bem disputado.  

Estudante Thiago AraújoEstudante Thiago AraújoO estudante de Ciências Agrárias do Instituto Natureza e Cultura de Benjamin Constant, Thiago Araújo do Nascimento, disse estar entusiasmado com sua participação nos jogos pela primeira vez. “Estamos aqui participando pela primeira vez dos jogos com satisfação. É muito interessante participar desse evento. Estou me sentindo inserido na comunidade acadêmica. Espero que dê tudo certo”, afirmou o estudante Tiago Araújo.

No ginásio da FEFF ocorreram os jogos de vôlei com a presença de grande público que gritava a cada ponto. Já o handebol teve as partidas disputadas na quadra coberta da Faculdade sem nenhum incidente.

O número excessivo de W x O (não comparecimento de uma equipe) preocupou a coordenação. Algumas equipes não apareceram no horário previsto e por isso são eliminados da competição. As equipes que perderem por WxO não participam dos jogos no próximo ano.

                                                                                                                       

 

 

Delegação feminina de Parintins é rendida por assaltantes de caixa eletrônico e reitora solicita reforço policial da Secretaria de Segurança Pública

Integrantes da Procomun acompanham depoimento de estudantes no 3º DIPIntegrantes da Procomun acompanham depoimento de estudantes no 3º DIP

Nove integrantes da delegação feminina do ICSEZ Parintins foram vítimas, na tarde deste sábado, 20, da ação de integrantes da quadrilha que assaltou o caixa eletrônico instalado na Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino – SEDUC. A delegação do ICSEZ está em Manaus desde a última quarta-feira,17, para participar da décima primeira edição dos Jogos Universitários da UFAM.

 

Leia mais...

Juufam mantém equipe médica e de Fisioterapia para atender ocorrências de acidente

A 11ª edição dos Jogos Universitários da Universidade Federal do Amazonas (Juufam) começou, oficialmente, nesta sexta-feira, 19, com as primeiras partidas nas modalidades: handebol feminino, vôlei de praia, vôlei masculino, futebol feminino, queimada, basquete masculino e queimada masculina.   

Os embates acontecem dentro de quadra, eventualmente, nas piscinas e também nas vias de acesso à universidade, como no caso das corridas pedestres, mas é do lado de fora desses espaços que foi montada uma estrutura profissional, com médico, enfermeiro, socorrista e alunos do curso de Fisioterapia, para atender a casos de primeiros socorros.

O finalista de Fisioterapia, Willian Monteiro, informou que o Departamento do curso disponibilizou 15 alunos para prestarem apoio em casos de atletas que apresentem luxações, torções ou traumas leves.

“Neste primeiro dia houve dois registros, um pela parte da manhã, em que uma atleta foi atingida no rosto por uma bola e um à tarde, em que uma atleta sofreu alteração na pressão arterial e desmaiou”, afirmou o aluno. No caso desta última, a jovem foi conduzida a uma ambulância, contratada pela Universidade, para receber os cuidados necessários.    

De acordo com o médico responsável pela equipe de atendimento, Kauê Sabião, competidores precisam ficar alertas sobre alimentação e hidratação antes das partidas.

“A ingestão de água é de extrema importância, indispensável, principalmente nos dias em que a temperatura está muito alta e a prática de exercícios físicos exige mais esforço. A alimentação também precisa ser balanceada, moderada, porque não se pode deixar de se alimentar, mas isso tem que ser feito sem exageros”, sugeriu Sabião.

Cronograma de jogos

No sábado, o Juufam reunirá seus atletas pela manhã, nas partidas de handebol masculino, vôlei feminino, 7 Society, vôlei de praia, queimada feminina e xadrez.    

À tarde, futebol masculino, queimada, dominó e basquete feminino. 

Ambulância equipada e equipe médica reforçam estrutura de socorro com alunos de FisioterapiaAmbulância equipada e equipe médica reforçam estrutura de socorro com alunos de Fisioterapia

Confira o horário dos jogos do Juufam 2014!

Confira o cronograma de jogos por modalidade da 11ª edição dos Jogos Universitários da Ufam!

Participe dos jogos e torça pelos times do seu curso de 19 a 26 de setembro!

 

Professora Valdete Carneiro, da Faced, profere palestra no Fórum de Licenciaturas 2014

A formação do professor é uma constante na palestra proferida pela professora da Faculdade de Educação (Faced) Valdete Carneiro, a qual contextualiza a história do Fórum de Licenciaturas e apresenta propostas do Plano Nacional de Educação, durante o IV Encontro Regional de Didáticas de Ciências e Matemática.

A palestra ocorreu na última quarta-feira, 17, no auditório da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). Na ocasião, a Assessoria de Comunicação da Ufam (Ascom) entrevistou a professora na qual pontua fatores importantes para o desenvolvimento de ações para a formação profissional. Veja a seguir:

Leia mais...

Professor da Ufam pesquisa sofrimento mental de populações no Baixo Amazonas

O projeto de pesquisa “Migração aldeia-cidade entre índios Sateré-Mawé e Hixkaryana, na Amazônia Brasileira” durou um ano e foi fomentado por meio do edital 013/2013 da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), via programa Santander Universidades. A atividade possibilitou a ampliação de conhecimentos acerca do sofrimento mental de populações étnicas no Baixo Amazonas, localizado a leste da capital Manaus.

A pesquisa foi coordenada pelo professor Renan Albuquerque, que assinou um livro e um paper na revista Novos Cadernos NAEA a partir das investigações. “Temos outros artigos em submissão também, mas além das publicações pudemos fazer parcerias de pesquisa, como a que foi firmada com os professores Danilo Guimarães e Ricardo Alexino, da USP, e isso é salutar”, ressaltou o pesquisador.

Contribuíram com o projeto a professora Soriany Neves (Ufam), o professor Davi Leal (Ifam), a professora Hellen Picanço (Ufam) e a psicóloga Andrea Brelaz (Sesai/Parintins). O livro Sofrimento Mental de Indígenas na Amazônia está disponível no portal de periódicos a seguir, no link www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/relem/article/view/785/pdf.

 

Trabalho de campo

Durante o trabalho de campo do projeto, foram identificados padrões de comportamento que tendem a concorrer para o registro de quadros de transtornos mentais entre Sateré-Mawé e Hixkaryana, descritos segundo parâmetros acadêmico-científicos. “Nosso desafio agora é entender esses pressupostos de acordo com a constituição dos saberes e fazeres dos indígenas. Esse trabalho poderá ser feito a partir de novos projetos”, ponderou Renan.

No início de setembro, o coordenador da pesquisa no Baixo Amazonas foi convidado a palestrar no IV Congresso Nacional de Saúde Mental, em Manaus/AM. “A organização do evento entrou em contato após ter acesso ao livro. Um psicólogo do distrito sanitário do Xingu/MT leu o livro e se interessou pela experiência”, afirmou Renan.

 

Texto enviado por: Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Ufam

Revisão:ASCOM/UFAM

Professor da FT apresenta trabalho em Congresso Internacional de Bioenergia

O Congresso Internacional de Bioenergia, que acontece entre os dias 1º e 3 de outubro, em São Paulo (SP) terá em sua 9ª edição, o trabalho de um professor da Universidade Federal do Amazonas.

Intitulado "Estudo da modelagem e simulação dos processos de bioconversão de biomassas regionais para produção de energia de biogás, biofertilizantes e adubo orgânico no setor agroindustrial brasileiro", o estudo foi elaborado pelo professor assistente do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Tecnologia, Johnson Pontes de Moura. 
 
Além de expor o resultado de sua pesquisa, o professor também será avaliador científico de outros trabalhos submetidos ao Congresso Internacional de Bioenergia, em que são aguardados aproximadamente 1.000 congressistas. O numero de trabalhos técnicos também é grande e este ano, prevê mais de 400 projetos de pesquisadores, professores, graduandos e analistas do Brasil e do exterior.
 
O Congresso Internacional de Bioenergia se consolidou como o mais importante fórum de discussões sobre energias renováveis do Brasil, projetando-se, agora, para países da América Latina e São Paulo. 
 
Juntamente ao Congresso acontecem vários eventos paralelos, como já consolidados, como seminários, rodada de negócios, mostra e exposição, apresentações de trabalhos técnicos orais, premiação. Mais informações sobre o Congresso podem ser obtidas no site: http://www.bioenergia.net.br/congresso2014/br/index.php