Audições para a Orquestra Sinfônica da Ufam iniciam na terça-feira (02)

A Faculdade de Artes (FAARTES) divulga as audições para a seleção da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). As provas ocorrem no período de 02 a 08 de maio, na Sala de Ensaio da Orquestra Sinfônica da UFAM, localizada na Rua Simão Bolívar, 215, Praça da Saudade – Centro. As datas e horários específicos para cada candidato estão disponíveis no cronograma em anexo.  

Os candidatos deverão comparecer ao local de realização da audição com antecedência mínima de 30 minutos, antes do horário fixado para o início da audição, portando documento oficial de identidade.

Cada audição terá a duração de até 20 (vinte) minutos. O candidato deverá comparecer ao local de realização de sua prova prática munido de instrumento próprio, exceto para os candidatos ao piano, regente assistente, bateria e percussão.

Os resultados serão divulgados no dia 08 de maio, e a chamada dos selecionados ocorrerá conforme a disponibilidade de vagas do referido instrumento.

Informações: Centro de Artes: (92) 3305-5150 e Faculdade de Artes (FAARTES): (92) 3305-4623.

Notícia relacionada

Proext divulga edital de seleção de bolsistas para a Orquestra Sinfônica da UFAM

Inscrições abertas para as chapas concorrentes à gestão da Faculdade de Letras

A Comissão Eleitoral da Faculdade de Letras da Ufam (FLet) informa que estão abertas as inscrições para os cargos de diretor, de coordenador acadêmico e de coordenador administrativo da Unidade (período 2017-2021) e para representação docente nos Conselhos Superiores da Universidade (até janeiro de 2018).

As inscrições para a gestão da FLet devem ser feitas por meio de chapas até o dia 8 de maio, conforme orientações do Edital disponível em anexo. Já os docentes candidatos à representação nos Conselhos Superiores devem se inscrever individualmente durante o mesmo período.

A consulta à comunidade acadêmica da FLet ocorre no dia 22 de maio, das 9h às 21h, no Auditório Rio Solimões – Setor Norte do campus universitário. 

Comissão Eleitoral da FIC divulga lista de votantes para consulta acadêmica

A Comissão Eleitoral da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC) torna pública a lista de estudantes aptos a votar na consulta que elegerá a primeira gestão da Faculdade (período 2017-2021). Confira em anexo.

A consulta para o provimento dos cargos de diretor, de coordenador acadêmico e de coordenador administrativo da FIC ocorre no dia 8 de maio, das 9h às 21h. 

Quem pode votar?

Podem votar acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Arquivologia, de Biblioteconomia, de Comunicação Social – Jornalismo e de Comunicação Social – Relações Públicas; alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM); além de docentes e técnico-administrativos (TAEs), ativos e aposentados, lotados na Unidade.

A urna dos estudantes ficará localizada no Auditório Rio Negro e a dos docentes e TAEs no miniauditório do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), ambos situados no Setor Norte do campus universitário.

Chapa concorrente

Concorre à gestão da FIC a Chapa 23 "Um Novo Tempo", com os professores Allan Rodrigues e Carla Mara Silva, candidatos aos cargos de diretor e coordenador acadêmico, respectivamente; e o TAE Gleilson Menezes para o cargo de coordenador administrativo. As propostas da chapa podem ser acessadas em anexo.

Acesse o Edital da Consulta.

Inscrições abertas para Banda do CAUA 2017

O Centro de Artes da Ufam está com inscrições abertas para o projeto “Banda do CAUA”. Os interessados devem procurar a secretaria da Instituição, no horário comercial, na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro. As vagas oferecidas (duas vagas para cada instrumento) são para músicos que tenham domínio dos instrumentos: bateria, guitarra, baixo, violão e teclado/piano. Os pré-requisitos são: ter no mínimo 14 anos; ter domínio do instrumento no qual se propor a participar da Banda; ter disponibilidade para participar de um ensaio semanal com três horas de duração; ter disponibilidade para participar das apresentações e eventos quando for solicitado pela coordenação da Banda.

As audições serão realizadas nos dias 2 e 5 de maio de 2017 a partir das 14h no CAUA  (Monsenhor Coutinho). Para as audições é necessário tocar uma peça de livre escolha. Para os candidatos as vagas de baixo, violão e guitarra devem levar o seu instrumento para as audições. Os candidatos menores de 18 anos de idade precisam de autorização dos pais para participar da Banda.

Os ensaios da Banda do CAUA são realizados todas as terças, das 14h às 17h, e, sexta, das 9h às 12h. O telefone para contato é o 3305-5150 e o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Banda do CAUA é uma iniciativa que visa fomentar a prática de conjunto musical na cidade de Manaus, tendo trabalhos apresentados em 2016 com um grupo de alunos do Centro de Artes. Vejam no link alguns desses trabalhos: https://www.youtube.com/channel/UCya73cA1nUH-AmpGvUMW6sw

Eleição para direção da FAARTES ocorre nesta quarta-feira (26)

A Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (FAARTES/Ufam) elege, nesta quarta-feira, 26, seus representantes para os cargos de diretor, de coordenador acadêmico e de coordenador administrativo.

A consulta eleitoral ocorre das 9h às 21h, na sala 64 do bloco da FAARTES, localizado no Setor Norte do campus universitário. Podem votar acadêmicos regularmente matriculados nos cursos de Música e de Artes Visuais da Faculdade, além de professores e técnico-administrativos lotados na Unidade.

Duas chapas concorrem à gestão da FAARTES: a chapa 10 “Todos pela FAARTES”, com os professores Rosemara Staub, João Gustavo Kienen, e o técnico-administrativo Marco Antônio Valente; e a chapa 23 “Juntos somos mais fortes”, com os professores Jackson Colares, Lilia Valessa e a técnica-administrativa Juliana Verçosa.

Abaixo seguem as propostas das duas chapas e as listas de votantes:

Ufam divulga reabertura de edital para contratação de professores substitutos

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), divulga a reabertura das inscrições do Edital 005/2017, que visa a contração de professores substitutos. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de maio.

São 9 vagas distribuídas nas seguintes áreas:

1. Lazer e Estágio Curricular – Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) - 40h

2. Química Geral e Orgânica – Instituto de Ciências Exatas (ICE) - 40h

3. Atletismo, Treinamento Esportivo, Estágio Curricular – FEFF - 40h

4. Química Geral e Ensino de Química – ICE - 40h

5. Língua Brasileira de Sinais – Libras – Faculdade de Letras (FLET) - 40h

6. Língua Brasileira de Sinais - Libras - FLET - 20h

7. Nutrição Social – Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari (ISB) - 40h

8 Biologia Molecular/Engenharia Genética – Instituto de Ciências Biológicas (ICB) - 20h

9. Atividades Rítmicas, Educação Física na Adolescência, Estágio Curricular – FEFF - 40h

As inscrições devem ser realizadas diretamente nas unidades acadêmicas ofertantes das vagas no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h. Os endereços estão disponíveis no Anexo II.

O valor da inscrição varia de acordo com a titulação exigida, conforme Item 4.1 do edital, e poderá ser pago até o próximo dia 2 de maio. Para solicitar isenção, o candidato deve preencher o Formulário de Requerimento de isenção de inscrição, disponível no site da Progesp, até o dia 26 de abril.

O resultado dos pedidos de isenção será disponibilizado no mesmo site, até às 17h do dia 27 de abril. Já a prova didática será realizada na data provável de 12 de maio.

Informações:

Departamento de Desenvolvimento de Pessoas – (92) 3305-1487Progesp 

 

Notícia relacionada: Progesp divulga abertura de edital para professor substituto da Ufam

 

VIP recebe alunos do Laviniense nesta terça (25)

Os alunos do ensino médio do Colégio Laviniense Centro Integrado visitam o Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho nesta terça-feira, 25, no período da tarde. A visita faz parte da programação da escola e objetiva conhecer a dinâmica institucional de uma universidade pública federal.

Os 30 visitantes serão recepcionados pela coordenação do VIP, composta pela professora Célia Carvalho e pelos técnicos Jairo Ferraz e Sebastião Simplício, que programou um roteiro levando em consideração a solicitação do Serviço de Atendimento Psicopedagógico do Colégio, representado pela coordenadora Simone Brandão. Os estudantes estarão acompanhados por uma psicóloga, pela coordenadora pedagógica e por um professor do colégio.

No roteiro, os alunos visitarão laboratórios, projetos de extensão e demais setores da universidade, possibilitando aos possíveis futuros acadêmicos um olhar diferenciado sob a relevância da Instituição no contexto amazônico, bem como sobre a importância de ingressar em um curso de nível superior.

O VIP recebeu diversos grupos de visitantes, como comunidades indígenas, estudantes da UFAM, docentes e discentes da rede de ensino público e privado,  de universidades estrangeiras, intercambistas, dentre outros.

Sobre o VIP

Desde 2008, o Programa possibilita aos públicos interno e externo da Universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando as ações e as atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP é coordenado pela professora Célia Carvalho, do departamento de Comunicação Social, e pelos servidores do ICHL Jairo Ferraz (diretor de produção) e Sebastião Simplício (técnico em telecomunicação). As visitas podem ser agendadas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nota de Pesar - Professor Antônio Levino

 

A Universidade Federal do Amazonas lamenta informar o falecimento do professor Antonio Levino da Silva Neto, da Faculdade de Medicina. O corpo está sendo velado na Funerária Canaã, localizada na Rua Major Gabriel, Centro, e sairá às 16h deste sábado, 21 de abril, para o Cemitério São João Batista. 

A UFAM se solidariza com familiares e amigos neste momento de pesar. O professor Antônio Levino será sempre lembrado por todos por sua dedicação à Medicina e compromisso com a docência.

Ufam homenageia servidores aposentados

Cerimônia que reuniu 8 servidores aposentados foi realizada na tarde desta quinta-feira (20) no miniauditório da Progesp

Na tarde desta quinta-feira (20), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), realizou cerimônia de homenagem aos servidores aposentados da instituição. Em um momento marcado por gratidão e reconhecimento, os servidores também puderam compartilhar o sentimento de alegria pelos anos de contribuição dedicados à instituição.

A reitora da Ufam, professora Márcia Perales, destacou a relevância do trabalho de cada servidor na construção da universidade: “Sem o trabalho de vocês nós não poderíamos olhar para o nosso maior patrimônio e nos orgulhar dele. A nossa instituição conquistou credibilidade. E isso tudo parte do trabalho coletivo que nos torna cada vez mais forte para buscar a superação de todos os desafios”, afirmou a reitora.

Servidores aposentados participam de cerimôniaServidores aposentados participam de cerimônia

Compromisso

O vice-reitor, professor Hedinaldo Lima, em seu discurso, falou sobre o compromisso da instituição com a sociedade. “Eu fico muito feliz em agradecer o apoio que vocês tem dado a instituição. Agradeço em nome de toda a sociedade pelos anos de serviços”, disse.

Reconhecimento

Para a professora Káthya Augusta Thomé Lopes, pró-reitora de Gestão de Pessoas, este momento é necessário para a universidade, pois expressa tudo aquilo que cada um dos servidores representa para a instituição. “A aposentadoria não é somente pegar o papel e se desvincular. O servidor nunca perde a ligação com a universidade”, destacou.

Já a professora Nikeila Conde, diretora do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), afirmou que este momento de reconhecimento e agradecimento aos servidores teve início há pouco tempo. “A gente já percebia que ao se aposentar o servidor precisaria de algo a mais. Com isso, surgiu a ideia de chamar o servidor para este momento que tem a participação da administração superior. É uma forma de agradecer, é uma alegria para todos nós”, revelou a professora.

Professora Márcia Perales, reitora; professor Spartaco Filho; e professora Káthya Lopes, pró-reitora de gestão de pessoas.Professora Márcia Perales, reitora; professor Spartaco Filho; e professora Káthya Lopes, pró-reitora de gestão de pessoas.Gratidão

O professor Spartaco Astolfi Filho foi um dos homenageados. Representando os servidores aposentados, ele relembrou sua trajetória na universidade e destacou o papel de cada membro da comunidade acadêmica. “Quando a gente olha para trás e vê nossa contribuição é algo gratificante” – disse o professor Spartaco. “Eu fico lembrando tudo aquilo que nós construímos desde que entramos na Ufam e o apoio que sempre tivemos da administração, pricipalmente da atual. Tudo isso nos impulsiona”, finalizou.  O servidor atuou como professor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Diretor do Centro de Apoio Multidisciplinar (CAM).

Os servidores aposentados que participaram da cerimônia foram: Celina Machado Maia, Ivana de Jesus Ferreira, José Pedro Cordeiro, Lúcia de Fátima Rodrigues Gomes, Maria Paula Franssinete Maia Jacquiminut, Waltair Vieira Machado, Spartaco Astolfi Filho e Rubens da Silva Castro.

ProGesp divulga cronograma da 2ª chamada para entrevistas do Programa Bolsa Trabalho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – ProGesp, por meio do Departamento de Assistência Estudantil – Daest-, divulga o cronograma da 2ª chamada para entrevistas referentes ao edital 002/2016 que visa a seleção de discentes para o Programa Bolsa Trabalho.

As entrevistas se iniciam na próxima segunda-feira, 24, na ProGesp, no Centro Administrativo, setor Norte do campus, e se estenderão até o dia 3 de maio. Os discentes deverão ficar atentos aos dias e horários de entrevistas, conforme cronograma. O Daest informa ainda a realização de uma 3ª e última chamada a ser divulgada em breve.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (cronograma_enbtrevistas.pdf)Cronograma de entrevistas[ ]226 kB

Alunos de Direito participam de capacitação para conciliadores

Alunos finalistas participam de capacitaçãoAlunos finalistas participam de capacitaçãoOs alunos do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participam até amanhã (19) da capacitação “Técnicas de Conciliação” na Faculdade de Direito (FD). A formação teve início na tarde desta terça-feira (18) e tem como objetivo preparar os alunos que atuarão nos mutirões de conciliação realizados pela 4ª e 10ª Vara da Família nos dias 19 de maio e 2 de junho, em Manaus.

Trata-se de uma parceria entre os projetos “Capacitar e Conciliar” e “Justiça Eficaz”, da Ufam e da 4ª Vara da Família, respectivamente. Os projetos realizam, anualmente, mutirões para agilizar os processos pendentes nas Varas da Família. Nessa ação, os alunos da Ufam participam como conciliadores e mediadores, após passarem por capacitação. Neste ano, a formação está sendo ministrada pela servidora do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) Valda Maria Calderaro.

No primeiro dia de formação, o professor da Ufam Adriano Fernandes Ferreira falou sobre a importância da atuação do estudante de Direito nas atividades de extensão. “Atuar como mediador é uma atividade muito importante para os nossos alunos porque eles colocam em prática tudo aquilo que aprenderam na teoria. Essa qualificação é feita por uma servidora do Tribunal de Justiça, que passa aos alunos as técnicas que eles precisam para fazer a conciliação”, disse o professor.

Juiz Luis Cláudio Chaves e professor Adriano FernandesJuiz Luis Cláudio Chaves e professor Adriano FernandesA capacitação também conta com o apoio do Dr. Luis Claudio Chaves, juiz titular da 4ª Vara da Família, que falou sobre a contribuição da atividade para a sociedade. “Os alunos vão devolver à sociedade o investimento que é feito, já que eles fazem parte de uma universidade pública e gratuita. Eles também estarão contribuindo para agilizar os processos, pois nós não queremos que a Justiça eternize os conflitos, mas que ela os resolva em tempo razoável”, afirmou o juiz.

Para a estudante do 7º período, Mirelle Oliveira, a capacitação e a ação têm relevância, pois contribuem com o papel da Justiça. “É importante para diminuir o excesso de processos que existem no judiciário. Hoje em dia o judiciário está atolado de causas que poderiam ser resolvidas se houvesse uma conversa. O importante desse curso é saber como você vai extrair das partes um acordo, uma solução” destacou a estudante.

Nota de Pesar – professor Lizit da Costa

A Universidade Federal do Amazonas comunica, com pesar, o falecimento do professor Lizit Alencar da Costa, do Departamento de Ciências Florestais, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

A unidade acadêmica se solidariza com os familiares, colegas de trabalho e amigos do servidor por esta perda lastimável e decreta luto oficial de três dias em homenagem ao docente.

O velório ocorre hoje, a partir das 13h, na Igreja Ministério Filadéfia, localizada na Rua Delfim de Souza, 88-B, Bairro da Raiz, próximo ao antigo supermercado Casas do Óleo (C.O).

Nota de Pesar – professor Antônio Sérgio da Costa

A Universidade Federal do Amazonas informa com pesar o falecimento do professor aposentado da Faculdade de Odontologia, Antônio Sérgio da Costa, nesta terça-feira, dia 11. O velório ocorre na funerária Almir Neves, localizada na Avenida Joaquim Nabuco. O sepultamento será hoje, dia 12, às 16h, no Cemitério Parque de Manaus. 

CAUA realiza oficinas gratuitas de artes em Mosaico, Aquarela e Grafite

Centro de Artes da UfamCentro de Artes da UfamCom o objetivo de contribuir para o desenvolvimento cultural da Região Norte por meio da contextualização em abordagem histórica de técnicas artísticas, além da condução de sua prática, o Centro de Artes da Ufam (CAUA) promove três oficinas gratuitas de artes visuais, entre os dias 24 e 28 de abril, de 14h às 17h.

Ao todo são disponibilizadas 10 vagas para cada curso. As inscrições são gratuitas, abertas a todos os públicos (acima de 15 anos), e podem ser feitas até a data de início das oficinas, na Unidade I do CAUA, situada na Rua Monsenhor Coutinho, 724, Centro. Interessados devem levar cópia do documento de identidade.  

Programação

Oficina 1 – Mosaico II: Porta-chaves e vasos cerâmicos – 14 às 17h

Oficina 2 – Introdução à técnica da Aquarela – 14 às 17h

Oficina 3 – Grafite com estêncil – 14 às 17h

(Acesse as ementas em anexo).

 

Informações: (92) 3305-5150

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Oficinas de Artes - CAUA.pdf)Oficinas de Artes - CAUA.pdf[ ]545 kB

Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) abre inscrições de chapas para eleição de sua primeira direção

A comunidade acadêmica da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) irá eleger no dia 8 de maio seus dirigentes para o quadriênio 2017/2021. A Comissão Eleitoral eleita pelo Conselho Diretor (Condir) da FIC publicou hoje o edital contendo os prazos para inscrição de chapas, o período de campanha eleitoral e as normas que irão nortear o pleito. Estarão em disputa os cargos de diretor (a), coordenador (a) acadêmico (a) e coordenador (a) administrativo (a). Os interessados em inscrever suas chapas devem fazê-lo de 11 a 17 de abril na secretaria da FIC, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (edital_eleições_fic_2017.pdf)Veja Edital[ ]224 kB

Nota de Pesar – professor Afonso Celso Maranhão Nina

A Universidade Federal do Amazonas informa com pesar o falecimento do professor Afonso Celso Maranhão Nina, ocorrido no sábado. O professor foi um dos pioneiros na criação da Ufam, então Universidade do Amazonas (UA) e por muitos anos foi sub-reitor para Assuntos Acadêmicos. O velório ocorreu no sábado e o enterro foi neste domingo, 9, no Cemitério Parque Tarumã.

Professores do ICET publicam livro em editora internacional

Professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/Ufam), Bruno Sampaio Sant’Anna e Gustavo Hattori publicaram o livro “Amazonian Apple Snails” (Caramujos da Amazônia) pela editora estadunidense NOVA Science.

A ideia do livro surgiu a partir dos trabalhos dos autores com pesquisas relacionadas à biologia, ecologia e comportamento de gastrópodes do gênero Pomacea. “Este livro é o resultado dos projetos e formação de alunos de iniciação científica e de pós-graduação em associação com outros especialistas”, comenta Bruno Sant’Anna.

“Participaram pesquisadores do ICET, além de pesquisadores de outras seis instituições do Brasil e do Peru. Contamos com a colaboração de renomados cientistas, como a professora Silvana Carvalho Thiengo, do Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro e outros pesquisadores da mesma instituição que escreveram um brilhante trabalho sobre os parasitas associados aos gastrópodes do gênero Pomacea; e ainda em parceria com o professor Daniel Mansur Pimpão, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Brasília”, enumera.

Para o diretor do ICET, professor Jorge Yoshio, a disseminação das produções da Unidade no cenário internacional é mais que positiva. “É muito gratificante saber que os estudos realizados no Instituto tenham visibilidade também fora do País. O mundo precisa saber sobre questões enfrentadas pelos países emergentes, especialmente o Brasil, e é necessário estabelecer mais pontes para que o conhecimento produzido na Amazônia esteja acessível também à comunidade científica internacional”, afirma o diretor.

Contribuição para o mundo

Segundo Sant’Anna, o livro foi idealizado para contribuir com a pouca informação disponível sobre os gastrópodes do gênero Pomacea, conhecidos ao redor do mundo como apple snails e chamados popularmente no Amazonas de “uruá” ou “aruá”.

“Espécies desse grupo foram introduzidas em vários países e, por falta de predadores naturais, se espalharam e causaram e ainda causam diversos danos, como nas plantações de arroz da Ásia, por exemplo. A maioria do conhecimento sobre essas espécies é proveniente de populações em áreas onde foram introduzidas e não de áreas nativas. Sendo assim, espécies de Pomacea de áreas nativas, como a Amazônia foram pouco estudadas até o presente, e este livro foi idealizado para contribuir com esta lacuna de conhecimento sobre a diversidade, biologia, ecologia e outros aspectos desses importantes organismos para o ecossistema”, explica o professor.

Outros trabalhos

A Editora NOVA Science já publicou trabalhos de Bruno Sant’Anna em outras três oportunidades. A primeira foi em 2011, com dois capítulos sobre contaminação marinha. Em 2014, o professor participou de um livro sobre crustáceos com um capítulo dedicado ao caranguejo vermelho da Amazônia, o  Dilocarcinus pagei Stimpson (1861). A primeira obra completa de Sant’Anna e outros professores do ICET publicada pela NOVA Science foi em 2015: o livro “Amazonian Resources: Microbiota, Fauna and Flora” aborda a flora, fauna e a microbiota da Amazônia.

O docente reconhece que a obra só foi possível com o apoio de colaboradores dentro do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia. “O livro só pôde ser publicado também por conta do auxílio de pessoas que não aparecem na autoria dos capítulos”, declara Sant’Anna.

“Os funcionários do Instituto que sempre nos auxiliam no dia a dia, seja na manutenção e limpeza dos laboratórios, na utilização de um veículo para as coletas, na retirada de material ou no conserto de um equipamento tiveram colaboração. Deixamos nosso singelo agradecimento a estas pessoas e agradecemos igualmente a cada pesquisador brasileiro e estrangeiro que, de forma gratuita e buscando contribuir para a ciência, aceitaram ser revisores ‘ad hoc’ dos capítulos”, finaliza o professor.

CTIC comunica indisponibilidade de alguns sistemas da rede local nesta sexta-feira, 7

 

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação -CTIC- Comunica que nesta sexta-feira, 7, a partir das 9h, será realizada manutenção nos servidores da rede local da Ufam e que em razão deste serviço irão ocorrer indisponibilidade de alguns sistemas, tais como: internet, webmail, portais, Pergamum e SIE.

Contamos com a compreensão de todos. 

Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica da Ufam divulga vagas remanescentes

O Programa de Dança, Atividades Circenses e Ginástica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Prodagin/FEFF) divulgou vagas para a complementação de 7 turmas. Entre as atividades realizadas pelo projeto estão ritmos infantis, dança criativa e dança para pessoas com deficiências.

Os interessados em participar devem enviar para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. os seguintes dados: Nome do aluno; Nome do pai e mãe; Contato; Endereço; Turma; Idade do aluno; e Cópia de certidão de nascimento ou RG do aluno. A confirmação de matrícula será enviada pelo contato de telefone fornecido pelo candidato.

Confira abaixo as turmas disponíveis:

1. Turma de ritmos infantil:7 a 14 anos – quarta-feira - 10h - 18 vagas 

2. Dança criativa (iniciação ao balé clássico): 4 a 6 anos - 10 vagas

3. Tecido infantil: Quarta-feira - 10h (turma 1) - 13 vagas; e sexta-feira - 15h (turma 2) - 10 vagas

4. Turma de pessoas com deficiência infantil (intelectual e física andantes): 6 a 12 anos – quinta-feira – 15h30 - 10 vagas. Obs: É necessário que o aluno consiga interagir e receber comandos (passará por avaliação)

5. Turma de pessoas com deficiência (intelectual e física andantes) - adultos: Terça-feira – 15h30 - 10 vagas
Obs: É necessário que o aluno consiga interagir e receber comandos (passará por avaliação)

6. Turma cadeirantes infantil (usuários de cadeira de rodas): 7 a 14 anos -  terça-feira – 15h30 -10 vagas.
Obs: É necessário que o aluno consiga manejar a cadeira sozinho

7. Turma cadeirantes adultos (usuários de cadeira de rodas): Quinta-feira – 15h30 - 10 vagas. Obs: É necessário que o aluno consiga manejar a cadeira sozinho

As atividades já começaram e estão sendo realizadas na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), setor sul do campus universitário.

Sobre o programa

PRODAGIN é um programa de extensão coordenado pela professora Lionela Corrêa e tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento das potencialidades motoras e expressivas de crianças, adolescentes, adultos e pessoas com deficiência através da prática da dança, ginástica e atividades circenses.  Por meio das práticas físicas, o programa possibilita a compreensão da estrutura e do funcionamento corporal, o autoconhecimento, a autoestima, a socialização, além do desenvolvimento da consciência e da construção da imagem corporal.

 

Informações: 98100-3866

Progesp divulga resultado preliminar de entrevistas para recebimento dos auxílios Moradia e Acadêmico

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP), através do Departamento de Assistência Estudantil (DAEST), divulga o Resultado Preliminar do Processo Seletivo regido pelo Edital 001/2017, que seleciona discentes para os auxílios Moradia e Acadêmico do Campus Manaus.

Para o Auxílio Acadêmico foram preenchidas 300 vagas, conforme previsto no edital, além da formação de cadastro de reserva. Para o Auxilio Moradia foram preenchidas 97 vagas, das 120 ofertadas.

Os discentes que não concordarem com o resultado preliminar da avaliação socioeconômica poderão interpor recurso, referente aos itens da entrevista e/ou visita domiciliar, até dois dias úteis após a publicação do resultado preliminar, através do formulário de interposição de recurso (anexo 18), conforme item 6.2 do edital. Acesse: progesp.wixsite.com/daest

Informações: (92) 3305-1795 (DAEST)

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Nota de pesar- servidor Claudinez Lima Chaves

A Universidade Federal do Amazonas comunica, com pesar, o falecimento do servidor Claudinez Lima Chaves, Técnico Administrativo de Ensino, do Departamento de Ciências Florestais, da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA).

O velório ocorre hoje, a partir das 16h30, na funerária São Francisco, bairro Cachoeirinha, próximo ao Terminal de Ônibus – T2. O cortejo fúnebre sairá amanhã, às 14hs, para o cemitério Tarumã. A Faculdade irá disponibilizar um ônibus, a partir das 13hs, no estacionamento da unidade, para os interessados em acompanhar o cortejo.

A FCA se solidariza com os familiares, colegas de trabalho e amigos do servidor por esta perda lastimável. 

Cine & Vídeo Tarumã exibe produções Brasileiras

As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário

Nesta semana o projeto Cine & Vídeo Tarumã faz um apanhado do cinema brasileiro atual, destacando produções recentes que foram aclamadas pela crítica e pelo público devido à sua notável qualidade. A programação traz filmes que pontuam a situação sociopolítica corrente e ainda assim ressaltam a beleza singular dos espaços que comportam essas narrativas tão tocantes. Os filmes escolhidos são: Aquarius, A Luneta do Tempo e Califórnia.


          

Na segunda-feira, dia 3, teremos a exibição do filme Aquarius, de Kleber Mendonça. Clara tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.

Na quarta-feira, dia 5, haverá a exibição do filme A Luneta do Tempo, dirigido por Alceu Valença. Lampião, sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita, lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal antagonista é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.

Fechando a programação, na sexta-feira, dia 7, será exibido o filme Califórnia, da diretora Marina Person. Início dos anos 1980. Estela é uma adolescente que vive os conflitos típicos da idade, de identidade, amizade e amor. Ela tem um ídolo, o tio Carlos, jornalista musical que vive nos Estados Unidos. E o maior sonho da menina é visitá-lo na Califórnia, durante as férias. Os planos dela vão por água abaixo, no entanto, quando ela descobre que é ele quem está voltando para o Brasil, magro, debilitado por consequência de uma doença sobre a qual a medicina apenas começava a se debruçar.  

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.

 

 

Propesp comunica a prorrogação das inscrições para os Programas de Iniciação Científica 2017-2018

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam) comunica a prorrogação das inscrições da seleção para os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Apoio à Iniciação Científica (PAIC), referentes ao período 2017–2018.

As inscrições iniciaram no dia 21 de fevereiro de 2017 e iriam encerrar na próxima segunda-feira, dia 3 de abril, mas foram prorrogadas até as 12h do dia 10 de abril de 2017. Qualquer esclarecimento referente à prorrogação procurar a Propesp por meio do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , ou pelo telefone 3305-1181/ramal 2014.

Conforme orientações publicadas anteriormente o processo de inscrição deve conter o projeto em formato word de acordo com o formulário disponível em anexo; a indicação se o aluno será voluntário ou concorrente à bolsa (bolsista); e o link do Currículo Lattes atualizado do orientador.

 

Veja em anexo o cronograma retificado

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Cronograma_Data_Submissão_Retificada.pdf)Cronograma retificado[ ]86 kB

Proext prorroga prazo de submissão de propostas para o PACE 2017/02

A Pró-reitoria de Extensão, por meio da Câmara de Extensão e Interiorização, em reunião ordinária realizada na terça-feira, 28, decidiu pela prorrogação da data de submissão das propostas PACE, a serem executadas em 2017/02 e alteração de outras datas, conforme cronograma em anexo. O novo prazo limite para submissão das propostas é até 05 de maio de 2017.

Informações: (92) 3305-1497

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Anexos:
Fazer download deste arquivo (Cronograma PACE 2017-02.pdf)Cronograma PACE_2017/2[ ]254 kB

Grupo de Teatro do CAUA abre inscrições para o teste de aptidão em atuação

O Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/UFAM) convida toda a comunidade acadêmica e o público externo a participar do teste de aptidão em atuação do Grupo de Teatro do Centro de Artes da UFAM.

Estão habilitados a participar da seleção, pessoas com idade de 16 até 30 anos; alfabetizados; com residência fixa na cidade de Manaus e que tenham disponibilidade de horário no turno vespertino. O teste ocorrerá nos dias 04 e 06 de abril, com início às 14h, na Unidade I do CAUA, localizado na Rua Monsenhor Coutinho (esquina com a Rua Tapajós) 724, Centro.

No teste será realizada a leitura de um texto de livre escolha (com no máximo 350 palavras), improvisação com mote dirigido, vocalização e expressão corporal.

Os estudos e ensaios do Grupo de Teatro do CAUA/UFAM serão realizados às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h, sempre nas dependências do CAUA I.

Nota de pesar - professora Cristina Sayuri Maki

A Universidade Federal do Amazonas comunica, com pesar, o falecimento da professora Cristina Sayuri Maki, do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A UFAM se solidariza com os familiares, colegas e amigos da professora por esta perda lastimável.

O velório acontecerá hoje a tarde na funerária Almir Neves localizada na Avenida Joaquim Nabuco, sala 1, no horário de 17h às 19h. Uma celebração de corpo presente ocorrerá as 18h.

A diretoria do ICB suspendeu as atividades no Instituto nos dias 27 e 28 de março de 2017.

HUGV promove ações voltadas ao Mês da Mulher

Atendimentos ambulatoriais, de beleza e palestras estiveram presentes na programação

As servidoras do Hospital Universitário Getúlio Vargas da Universidade Federal do Amazonas (HUGV-Ufam) receberam tratamento especial em homenagem ao Mês da Mulher, comemorado em 8 de março. As funcionárias do Hospital tiveram acesso às atividades como dança com orientação física, esmaltação e design de sobrancelhas, consultas ginecológicas e dermatológicas e palestras sobre saúde.

O superintendente do HUGV, cirurgião Rubem Alves Jr, ressaltou que esta ação foi uma iniciativa louvável de diversos setores e serviços do Hospital. “Unimos esforços para proporcionar às servidoras do HUGV um atendimento especial no mês em que se comemora o dia das mulheres, como sinal de nosso reconhecimento pelos seus esforços constantes na qualidade do atendimento aos nossos usuários”, declarou. 

Participaram da ação, promovida na última segunda-feira, dia 20, o Ambulatório Araújo Lima; a Unidade de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente; e o Programa de Atividades Motoras para Deficientes da Ufam (Proamde), além de parceiros como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Amazonas).

Importância da rotina na prevenção

Para a responsável técnica pelo serviço de Ginecologia do HUGV, a médica Heliamara Teles, a maior contribuição desta ação para o Hospital é dar oportunidade para as servidoras de repensarem a maneira como cuidam da própria saúde, muitas vezes negligenciada.
 
“Esta ação foi criada exatamente para atualizar a rotina de consultas e exames das servidoras. Pudemos perceber nos atendimentos que a maioria das pacientes estava com exames atrasados”, relatou a médica.  “A iniciativa serve para relembrar as funcionárias de não descuidar da saúde em nenhum momento do ano”.

Heliamara reforçou a importância dos exames de rotina para a prevenção de doenças. “A rotina é necessária, pois só conseguimos fazer a prevenção por meio dela, e nela encontramos o rastro de doenças como câncer de colo de útero e câncer de mama. O ginecologista, como médico clínico da mulher, não está só para cuidar da parte ginecológica, mas também das demais rotinas de saúde da mulher", explicou a médica. 

Disponível link para acompanhar apuração da Consulta

A Comissão de Consulta à Comunidade Universitária da UFAM (CCCU) informa que o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) desenvolveu um sistema que permite o acompanhamento da apuração da consulta informal para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade. O processo terá início às 22h desta quinta-feira, 23.

Para acompanhar a apuração, é necessário acessar o link consulta2017.ufam.edu.br

A CCCU ressalta que o acesso somente será permitido a partir das 22h, quando a apuração for iniciada.

Caso nenhum candidato obtenha percentual de 50% mais 1 no 1º turno, o processo irá para 2º turno, a ser realizado no dia 31 de março. 

A eleição no Conselho Universitário será no dia 7 de abril.

Sobre a consulta à comunidade da UFAM

Três chapas concorrem à reitoria da Universidade Federal do Amazonas para o quadriênio 2017-2021: Chapa 17 "Juntos pela UFAM", formada pelo professor Hedinaldo Lima, para o cargo de reitor, e pela professora Nikeila Conde como vice-reitora. A Chapa 31 "Contraponto", tem a professora Arminda Mourão como candidata a reitora e a professora Iolete Ribeiro, como vice-reitora. A Chapa 33 "UFAM: conectada para o futuro", apresenta os professores Sylvio Puga e Jacob Cohen como candidatos a reitor e vice-reitor respectivamente.

Cerca de 40 mil membros da Ufam puderam participar do processo para a escolha do novo reitor e vice-reitor da UFAM. A consulta teve início nesta quarta-feira, 22, e foi finalizada na noite desta quinta-feira, 23, e foi realizada em Manaus e nos cinco campi onde a Instituição possui sede permanente (Benjamim Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins).  

Sistema SIE aberto para solicitação de materiais de expediente a partir do próximo dia 3 de abril

O Departamento de Materiais (DEMAT), da Pró-reitoria de Adminstração (Proadm), informa que o Sistema de Informações para o Ensino (SIE) estará aberto entre os dias 03 e 19 de abril para solicitação de materiais de consumo/expediente trimestral.

As requisições devem ser impressas e assinadas pelo diretor da unidade, tramitadas e encaminhadas ao almoxarifado para análise e entrega dos materiais.

Informações pelos telefones: (92) 3305-1181 Ramal: 1493/1494. 

Divulgado o cronograma de entrevistas com candidatos a bolsista da ARII

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas (ARII/Ufam) divulga o cronograma de entrevistas com os candidatos à seleção de bolsista na ARII.

Os estudantes selecionados devem comparecer nos dias 23, 24, 27 e 28 de março, na sala da ARII, situada no 1º andar do prédio da reitoria, Setor Norte do campus universitário. Confira os horários:

DIA 23

Etelvina Sandra Travassos Maia - 9h

Eloisa Cristina Souza da Silva - 10h

Berenice da Silva Amaral - 14h

Andreyze Priscilla da Silva Marques - 15h

DIA 24

Ana Cláudia Lima Rodrigues - 9h

Lidiane Barreto Costa Neves - 10h

João Marcos Loyola F. M. de Souza - 14h

Fernanda Negreiros Assunção - 15h

DIA 27

Mylena de Oliveira Vasconcelos - 9h

Milena Araújo Marães - 10h

Matheus Nascimento da Silva - 14h

Marselle Rosas da Silva - 15h

DIA 28

Maria Vitoria Queiroz Lopes - 9h

Márcio Carvalho Sarquis Júnior - 10h

Suellen Genifer Menezes de Lima - 14h

 

O cronograma também pode ser acessado abaixo. Informações: (92) 3305-1753 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.