Página inicial > Comunicação > Últimos Eventos > 16º Simpósio de Geologia da Amazônia está com inscrições abertas para profissionais e estudantes

Por Cristiane Souza
Equipe da Ascom Ufam

Com o tema “Geociências e Geopolítica na Amazônia”, a 16ª edição do Simpósio de Geologia da Amazônia será realizada entre os dias 23 e 25 de setembro de 2019, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, em Manaus. As inscrições já estão abertas na página do evento para as categorias de profissional, estudante de graduação, estudante de pós-graduação e acompanhante, com valores diferenciados para membros da Sociedade Brasileira de Geologia ou de outras sociedades congêneres.

O texto inicial na página do evento informa os principais temas: “mineração em terras indígenas, grandes hidrelétricas, mudanças climáticas, gestão ambiental, geodiversidade, geosítios, futuro da exploração mineral, de petróleo e gás, gestão transfronteiriça de recursos naturais, mapeamentos básicos e logísticas, grandes projetos de pesquisa geológica, acidentes ambientais”.

Nesse contexto, surgem os questionamentos: “Quais as perspectivas para desenvolver o potencial Amazônico? Como garantir a segurança socioambiental da maior bacia hidrográfica do planeta com riquezas não em só em seu subsolo, mas também sobre ele?”. Segundo os organizadores, o papel das geociências pode ir muito mais além de simplesmente explorar recursos.

“Definir políticas públicas, debater sobre como tratar nossos recursos e colaborar no desenvolvimento de novos horizontes do conhecimento para que num cenário próximo outros modos de se fazer as geociências sejam possíveis”, indica a comissão organizadora do Simpósio do qual a professora Martha Edith Velásquez David, docente da Ufam é a presidente. Além dela, a Universidade tem mais de 20 representantes na comissão organizadora.

Submissão de trabalhos

O prazo está aberto para a submissão de trabalhos também já está aberto. Entre os dias 15 de abril ao dia 30 de junho, os autores devem enviar o trabalho para a sessão oral ou pôsteres. A submissão só poderá ser feita após a inscrição de pelo menos um dos autores no Simpósio, e os resumos devem ser apresentados na forma de Resumo Expandido. Será permitida a inscrição de até dois trabalhos por autor. Veja as normas de submissão.

Até o dia 15 de julho, a comissão científica informa o parecer (via sistema) e até a data de 31 de julho os autores serão comunicados sobre o aceite (via sistema). Já a programação das apresentações orais e dos pôsteres somente estará disponível no fim do mês de agosto.

Programação prévia

Minicursos

• Análise Estrutural de Imagens Aerofísicas, dias 21 e 22 de setembro, 20 vagas;
  • Prospecção e Mapeamento Geoquímico, dias 21 e 22 de setembro, 25 vagas;
  • Mapeamento de Áreas de Risco Geológico a Movimentos de Massa, Enchentes e Inundação, dias 21 e 22 de setembro, 20 vagas;
  • Mapeamento Aéreo por VANTs, dia 21 de setembro, 15 vagas.

Excursões

• Geoturismo Urbano – Das Calçadas Portuguesas ao Arenito Manaus, dia 26 de setembro, 15 vagas/ Manaus;
  • Depósitos Glaciomarinhos Siluro-Devonianos da Bacia do Amazonas, dia 26 de setembro, 15 vagas/ Presidente Figueiredo;
  • Parque Nacional de Anavilhanas, dias 26 e 27 de setembro, 10 vagas/ Novo Airão.

Sessões Temáticas

• Geociências, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável;
  • Recursos Minerais e Energéticos;
  • Tectônica e Evolução Geodinâmica;
  • Sedimentologia, Estratigrafia e Paleontologia;
  • Geofísica e Geotecnologia;
  • Mineralogia, Petrologias e Petrogênese.

Sitehttps://xvisga.ufam.edu.br/

Endereço: Departamento de Geociências – DEGEO, Av. Gal. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 6200, Coroado I - 69.080-900 - Manaus/AM.

Fone: (92) 3305-1181 (Ramal 2407 / 2408).