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I Jornada Residência Pedagógica aborda o Ensino de Filosofia a partir de Lévinas e da poesia de Thiago de Melo

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A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, por meio da Residência Pedagógica em Filosofia (RPF), na manhã de quinta-feira, 29, no Auditório Rio Alalaú, setor Norte do campus Universitário, o terceiro encontro da I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia. Na palestra ‘Proposta didático-filosófica para Ensino de Filosofia a partir de Lévinas e da poesia de Thiago de Melo’, ministrada pelo professor José Celso de Melo Sampaio, o pesquisador entende que é no encontro com o outro que se irrompe o sentido.

O evento teve início com a apresentação do cordel 'Ensino de Filosofia e pluralismo cultural’, de autoria do Manoel Belisário e José Belizário Neto, como estratégia pedagógica de acolhimento e sensibilização dos presentes. Em seguida, a palestra de José Celso de Melo Sampaio abordou a Filosofia de Lévinas e a poesia de Thiago de Melo para tratar das relações entre o amor e a responsabilidade, as definições e conceitos da liberdade, o fenômeno da liberdade como algo vivo e a construção de uma Pedagogia baseada na alteridade. 

De acordo com o professor José Celso de Melo Sampaio, os dois autores, apesar de distintos, conversam a partir do humano. “Em Lévinas, o outro, o humano, é o outro de mim mesmo. E na poesia de Thiago de Melo, o outro é tão importante quanto em Lévinas porque é necessário respeitar a liberdade. A partir dessa perspectiva, entendemos fenômenos como amor, equidade, e, claro, levando em consideração o outro, a alteridade”, contou.

Para o coordenador da RPF, professor José Belizário Neto, o eixo central da I Jornada Residência Pedagógica de Filosofia é o protagonismo estudantil dos residentes levando em conta a interface entre a Filosofia e a Educação. “A primeira edição da Jornada tem nove encontros pensados em conjunto com os residentes. Eles pautaram o evento, a partir das suas vivências nas escolas, durante a residência, e nas pesquisas sobre Ensino. O eixo central de todos os trabalhos perpassa pela categoria da práxis do ensino, proposta por Paulo Freire, em que há o processo de reflexão, ação e reflexão”, explicou.

Segundo a discente do 6º período de Pedagogia, aluna Gleice Kelly de Oliveira, participar da Jornada Residência Pedagógica de Filosofia permite, mesmo sendo de outra área de conhecimento, trabalhar com temas contemporâneos que envolvem a sala de aula. “Questões que lidam com o ser humano, criança ou adulto, são fundamentais. Pensar no outro, principalmente no atual contexto, é relevante para qualquer área”, finalizou.   

I Jornada de Residência Pedagógica em Filosofia

Realizada pela Residência Pedagógica em Filosofia (RPF), a I Jornada Residência Pedagógica ocorre de 15 de agosto a 10 de outubro, uma vez por semana, reunindo estudantes e profissionais para discutir os principais temas relativos à formação de professores. O evento é uma atividade de extensão gratuita e aberta ao público. Confira a programação

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