Página inicial > Comunicação > Últimas notícias > Evento discute a importância do Programa de Iniciação à Docência na graduação

Evento discute a importância do Programa de Iniciação à Docência na graduação

Por Sebastião de Oliveira
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, presidiu, na tarde da última sexta-feira, 23, no auditório Samaúma da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), localizado no Setor Sul do Campus Universitário, a abertura do evento  'Importância do PIBID na formação do docente'.

Além do reitor, estiveram presentes a representante da Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg), professora Terezinha Fraxe; representando o diretor da FCA, o professor Marco Antonio Mendonça, o professor Nabor da Silva Pio; representando a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC/AM), a professora Adriana Passos Moreno; e o coordenador de Área-Núcleo Matemática 2018, professor Francisco Feitosa.

Na ocasião, o professor Sylvio Puga reiterou a importância do Programa para a Universidade, apontando a necessidade de cada vez mais se fortalecer a formação de pessoas, mas também se pensar quadro de profissionais para o futuro. “Quem serão aqueles que ficarão em nossos lugares?”, indagou o reitor, ao comentar que a iniciação à docência é um passo importante na formação daqueles que almejam essa carreira e que têm a oportunidade de treinamento para que, no futuro, estejam ainda mais qualificados.

“Venho aqui, de forma pública, dizê-los que a Universidade tem o maior interesse que o programa seja cada vez mais forte e atuante. Os percalços devem ser superados, mas são exatamente esses desafios que nos movem rumo à superação dos problemas. Nós somos movidos a desafios e são eles que nos impulsionam a ter ânimo e tenacidade para enfrentá-los”, declarou o gestor da Ufam.

Para a representante da Proeg, professora Terezinha Fraxe, as correlações dos programas junto às pró-reitorias são importantes. Ela disse que, a partir de 2016, a formação de professores é de responsabilidade da Universidade e das parcerias envolvidas. “Trabalhar a iniciação à docência não é tarefa fácil” disse a docente, declarando ainda que a Proeg muito se orgulha da criação do Pibid.

Na oportunidade, o professor Nabor da Silva Pio declarou que o Pibid é um programa importante que tem contribuído com a formação dos novos docentes: “Realmente, necessitamos demais que esses discentes sejam bem formados e ganhem o mercado com experiência”.

Palestra

Depois do pronunciamento das autoridades, o professor Túlio de Orleans Gadelha Costa proferiu a palestra “Um breve histórico do Pibid na Universidade Federal do Amazonas”. Ele fez uma retrospectiva do Pibid, qualificando-o como Programa Institucional ou de Compromisso Social. Após ter parte do Programa Nacional de Educação, com decretos e todo o estabelecido, e mesmo tendo sofrido varias “abalos”,  o professor entende que o programa é um compromisso social, assim como a formação docente.

Ao completar 12 anos atuando na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o docente relembra sua participação inicial como coordenador de Área, quando ocorreu a publicação do Edital 2007, em que o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma página de apresentação do Programa ao público - tanto da Ufam quanto dos Institutos Federais (IFEs). Túlio Costa destacou os objetivos do Programa, e ele crê no incentivo à formação de professores da educação básica e na valorização do magistério, integrando o ensino superior e a educação básica.

Ele recorda que a blusa utilizada pelos integrantes do Programa à época continha frases de efeito no sentido de incentivar tal valorização docente, tais como: "Sou professor de Matemática", "Sou professor de Química". Isso permitiu destacar o profissional do magistério perante a sociedade. O docente reafirmou a atuação das Secretarias de Estado de Educação (Seduc/AM) e Municipal de Educação (Semed) como parceiras nesse processo de integração interinstitucional.

Por fim, ele contabilizou que, durante aquele período, havia um coordenador por área e 30 bolsistas de iniciação científica por área. O professor complementou que, no Edital 2007, contemplava poucas licenciaturas (Física, Química Matemática e Biologia) e Ciências e Matemática para o ensino fundamental, observando que tais licenciaturas têm certa carência professores, principalmente no interior do estado. Ele concluiu fazendo um demonstrativo de outros anos até o momento atual.