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Residência Pedagógica em Filosofia discute Educação em Aristóteles

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Integrando a programação da I Jornada de Residência Pedagógica em Filosofia, a palestra “A Educação em Aristóteles”, ministrada pelo professor Lucas Angioni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atraiu profissionais e estudantes da área e o público em geral para o auditório Rio Negro, na noite de quinta-feira, 22.

Um dos principais filósofos da antiguidade, Aristóteles não possui uma obra dedicada exclusivamente à educação, mas, em seus registros, é possível verificar a presença do tema. E foi a partir desses fragmentos de textos que o professor da Unicamp, especialista na obra aristotélica, abordou a temática do evento.

Sob abordagem epistêmica, o pesquisador expôs a forma como a educação era vista pelo filósofo nascido em 384 a. C. De acordo com o professor Angioni, um dos aspectos da educação segundo Aristóteles é que ela é constituída por duas etapas, a primeira consiste em aceitar um conjunto de proposições verdadeiras sobre um dado domínio; a segunda, em compreender os porquês das proposições e ainda localizá-las numa rede complexa de proposições interligadas entre si. “O que Aristóteles diz é que ensinar é explicar o porquê, mas você não pode explicar o porquê se não sabe se a proposição é verdadeira. É isso que você explica. Você não explica nada que você supõe falso. Esse é o ponto fundamental: não se pode ficar diante de uma assimilação passiva de conteúdos”, disse.

A educação também era considerada diretamente ligada à prática individual, com a forma como a pessoa responde às demandas morais, estando assim relacionada à virtude. “Uma pessoa age bem, ou seja, é dotada de virtude, quando responde bem às demandas morais das circunstâncias que fazem a ação correta”, explicou. “O processo de formação moral, a formação do caráter só se completa quando a pessoa que está sendo educada compreende perfeitamente as razões de ela agir do modo como ela age. Ela faz dessas razões as suas ao ponto de sentir prazer na execução da ação correta e sentir dor ou repulsa, se fizer a ação incorreta”, detalhou.

Outra indicação dada pelo professor Lucas Angioni é que a educação em Aristóteles é exposta como um ato que envolve duas partes, a pessoa que ensina e a que aprende, e que somente se torna efetiva, completa, quando é possível comprovar o aprendizado do aluno. “A atividade de ensinar e a atividade de aprender são uma só e a mesma”, afirmou ao ressaltar que as condições de plena completude do ato de ensinar são as mesmas que as condições de sucesso do ato de aprender. “Quem ensina só atinge a plena efetividade da sua atividade de ensino se os alunos aprenderem ou tiverem pleno sucesso na tarefa de dominar aquilo que foi ensinado”, declarou.

Com base no texto “Das Partes dos Animais”, Angioni apresentou o que ele chamou de o aspecto curricular da educação segundo Aristóteles. Conforme o palestrante, o pensador grego demonstra a preocupação com o percurso da formação do indivíduo, pelo qual este adquire habilidades e competências. O filósofo distingue esse conhecimento daquele dominado por especialistas ou experts, classificando-o como um conjunto de informações necessárias para discernir o mundo a sua volta. “O ser humano cultivado é capaz de discernir de modo apropriado se uma determinada proposta, tese ou teoria da ciência ou da vida tem proposta ou não, ou seja, ele deve ser capaz de reconhecer formas de argumentação válidas, nas quais uma conclusão realmente é deduzida”, comentou.

I Jornada de Residência Pedagógica em Filosofia

Realizada pela Residência Pedagógica em Filosofia (RPF), a I Jornada Residência Pedagógica da área ocorre de 15 de agosto a 10 de outubro, uma vez por semana, reunindo estudantes e profissionais para discutir os principais temas relativos à formação de professores. Os encontros ocorrem nos auditórios do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) e da Faculdade de Educação (Faced), situados no setor Norte do campus universitário. 

O evento é uma atividade de extensão, gratuita, aberta a toda a comunidade acadêmica da Ufam e outras instituições de ensino que desenvolvam atividades de formação de professores. De acordo com coordenador da RPF, professor José Belizário Neto, o objetivo central da I Jornada é demonstrar o protagonismo estudantil, a partir de estudos, pesquisas, produção de textos e material didático que tratem da interface entre a Filosofia e a Educação, em articulação com as discussões e produções nos níveis Fundamental, Médio e Superior. “Este é um momento oportuno de aprendizado para todos nós. Os estudantes estão em formação e o objetivo principal é mostrar o protagonismo deles já que eles são os responsáveis pelo evento, desde a idealização até a execução. A teoria está fundamentando as ações e as ações estão fundamentadas na teoria”, destacou o professor. “Aristóteles é um dos filósofos mais completos e o professor Angioni é uma das maiores autoridades reconhecidas nacional e internacionalmente sobre o assunto”, completou o coordenador sobre a abordagem que uniu a educação e a filosofia. “Vamos ter mais sete encontros, semanalmente, até o dia 10 de outubro, com destaque para o protagonismo dos estudantes que irão apresentar seus trabalhos”, informou.

Lucas do Prado Pereira, é finalista do curso de filosofia e participa do programa de Residência Pedagógica. “Essa experiência está sendo maravilhosa. Estou muito ligado à educação, fiz meu TCC em filosofia da educação, então, ter a oportunidade de pôr em prática toda essa teoria é que está realmente transformando e fazendo com que a formação fique realmente qualificada”, afirmou o residente.

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