PPGCAN realiza primeira defesa de dissertação de mestrado

 

No dia 07 de fevereiro, às 09h, será realizada a primeira defesa pública de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCAN) da Universidade Federal do Amazonas. O evento acontece no Auditório Samaúma, localizado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), setor sul do campus Manaus.

O PPGCAN iniciou a primeira turma de mestrado em abril de 2016 e já revela os primeiros resultados. O trabalho intitulado 'Bioeficácia da inoculação de L-glutamina em ovos embrionados de matrizes avícolas', de autoria do mestrando João Paulo Ferreira Rufino, avaliou os efeitos e o potencial biológico da L-glutamina para fins de inoculação em ovos embrionados.

A pesquisa foi orientada pelo professor Frank George Guimarães Cruz, que também é coordenador do PPG. Na avaliação do docente, esta primeira defesa marca um momento especial para o programa que, mesmo ainda nos primeiros anos de existência, já pode mostrar que as pesquisas têm avançado na busca de maior viabilidade econômica e produtiva a partir de soluções inovadoras na pesquisa.

A tecnologia de alimentação in ovo, ou 'nutrição in ovo', é considerada uma prática recente na ciência e na indústria avícola. Esta tecnologia na administração de nutrientes externos através do líquido amniótico para galináceos ou perus com idade de incubação aproximada entre 17 e 23 dias, respectivamente, visando aumentar o estado nutricional ou disponibilizar nutrientes ao embrião, para maior eficiência digestiva; redução da mortalidade e da morbidez pós-eclosão, além de melhor desenvolvimento do sistema imunológico.

Por possuir uma infraestrutura privilegiada, o Setor de Avicultura da FCA/Ufam atualmente é um dos poucos Centros de Pesquisa que desenvolve a linha de pesquisa 'Inoculação de Nutrientes In Ovo', contando com equipe treinada que desenvolve os estudos no Laboratório de Tecnologia Avícola e na Central de Incubação do referido setor.