Professores da Ufam lançam livros na Academia Amazonense de Letras em março

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Professores da Faculdade de Estudos Sociais (FES) da Ufam, e de instituições particulares, lançam no dia 10 de março, às 10h, na Academia Amazonense de Letras, quatro livros que abordam temas sobre Desenvolvimento Regional na Amazônia; Práticas de Aprendizagem; Mercados Industriais; e Bioindústria Amazonense. Saiba quem são os professores e um resumo de cada obra:

Amazônia: Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Regional

Organizadores: Michele Lins Aracaty e Silva (Departamento de Economia e Análise da FES), Manoel Carlos de Oliveira Junior (Departamento de Administração da FES), e Marcela Froes da Costa (Uniasselvi).

Resumo: O livro é o primeiro volume que reúne artigos acadêmicos de professores pesquisadores, que tem como objetivo a discussão da realidade social, econômica e ambiental da Amazônia num contexto da sustentabilidade.

Estudos da Bioindústria Amazonense: Sustentabilidade, Mercado e Tecnologia

Organizadores: Rosana Zau Mafra (Departamento de Economia e Análise da Ufam), e Rafael Lima Medeiros (Unip).

Resumo: Trata-se de uma coleção de estudos cuja preocupação central são as atividades produtivas que utilizam os recursos naturais da biodiversidade amazônica, fundamentados seja em teorias clássicas pertinentes a cada tema, seja em trabalhos seminais sobre a bioecnomia na Amazônia. Os trabalhos podem auxiliar o setor público a criar políticas efetivas que levem ao deenvolvimento sustentável baseado no conhecimento.

Revendo as Práticas de Ensino Aprendizagem

Organizadores: Luiza Maria Bessa Rebelo (professora aposentada do Departamento de Administração da FES) e Manoel Carlos de Oliveira Junior.

Resumo: Aborda metodologias já tradicionais que podem ser utilizadas em sala de aula por docentes que pretendem diversificar seus métodos de ensino, buscando assim favorecer a participação do aluno no processo de aprendizagem.

Segmentação de Mercados Industriais

Organizadores: Luiza Maria Bessa Rebelo e Manoel Carlos de Oliveira Junior.

Resumo: Livro apresenta um modelo de segmentação a partir de um estudo de caso em uma empresa amazonense de uniformes profissionais. O estudo é resultante da dissertação de mestrado em engenharia de produção, realizado na Universidade Federal do Amazonas.

A Academia Amazonense de Letras está localizada na Rua Ramos Ferreira, 1009, Centro de Manaus. Informações: (92) 98116-0004 – professora Michele Aracaty.