Cine Vídeo Tarumã exibe filmes com protagonismo infantil

Relembrando o Dia das Crianças, comemorado nacionalmente no dia 12 de outubro, o Cine Vídeo Tarumã realiza uma seleção de filmes que possuem crianças como protagonistas. As sessões são gratuitas, com início às 12h30 e ocorrem no auditório Rio Negro, localizado no hall do IFCHS, antigo ICHL, na Universidade Federal do Amazonas.

Dia 9, segunda-feira, o filme exibido é a Viagem de Fanny, filme francês da diretora Lola Doillon. A obra se passa durante a 2ª Guerra Mundial, contexto na qual a corajosa Fanny, uma menina de 12 anos não só cuida de suas irmãs mais novas, como lidera um grupo de oito crianças que fugiram da França ocupada. Juntos aprenderam o valor da solidariedade e da amizade.

Na terça-feira, dia 10, o filme exibido é Moonrise Kingdom, do diretor Wes Anderson. O longa se passa em 1965, onde os residentes de uma ilha formam uma comunidade aparentemente imune aos males do resto do mundo. Os adolescentes Sam e Suzy se apaixonam e decidem fugir antes da chegada de uma violenta tempestade que ameaça a região. O filme conta com atores como Bill Murray, Edward Norton e Bruce Willis em seu elenco.

E no dia 11, quarta, o último filme exibido é Mutum, filme nacional de Sandra Kogut, que possui em seu elenco os atores João Miguel e Rômulo Braga. O filme conta a história do jovem Thiago, que na companhia do irmão, precisa enfrentar as lições de vida, violência e maturidade. Sua infância é lentamente deixada para traz, vivendo na mata escura e assustadora, mas também repleta de cumplicidade e brincadeiras.