Lançamento da obra "Ritos - Roberto Evangelista" ocorre na sexta-feira, 28

Com o selo 'Oficina das Artes' da Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), a obra Ritos – Roberto Evangelista, organizada por James Araújo, Verônica Gomes e o professor Renan Freitas Pinto, será lançada nesta sexta-feira (28) às 19h, na Casa da Sopa, localizada na Rua Constelação, 22, Morada do Sol - Aleixo. O evento é aberto ao público.

Descrito pelo professor Renan Freitas Pinto como "o livro mais esperado do ano", Ritos reúne ensaios em torno da obra do artista plástico Roberto Evangelista. Segundo os organizadores, a obra consiste em textos e imagens que constroem o mosaico da trajetória de Evangelista e levou dois anos para ser concluída. “Estamos contentes com o resultado, são ensaios do mais alto nível, escritos por críticos de arte, artistas e intelectuais do porte de Guy Brett, Márcio Souza, Paulo Herkenhoff, Luiz Ruffato, Regina Vater, Viviane Matesco, Luciane Páscoa, Leyla Leong, Otoni Mesquita, Rita Loureiro, Elson Farias, Aldísio Filgueiras, dentre outros”, declaram os organizadores.

O livro é composto por 15 capítulos, com 28 ensaios de 22 ensaístas. Para James Araújo, tudo foi cuidadosamente realizado para que Ritos pudesse corresponder ao poder de criação de Roberto Evangelista, "um dos poucos que conseguiu por meio de sua trajetória artística atravessar os rios de nosso continente e mares para ser reconhecido no Velho Mundo e nos Estados Unidos, sendo assim, um artista universal".

Para finalizar, Verônica Gomes, que assina o projeto de Design do livro, ressalta a importância da obra no campo social e cultural. "Trata-se de um registro necessário em virtude dos trabalhos do artista ser fugidio, na medida que são feitos e logo desfeitos sem deixar rastro, como, por exemplo, as várias instalações propostas pelo artista. Sendo assim, um contributo imprescindível para a pesquisa sobre o trabalho do artista às gerações de agora e do futuro", afirma.