Cine & Vídeo Tarumã exibe filmes referentes à data religiosa da Paixão de Cristo

As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h20, no Auditório Rio Negro, nInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, localizado no setor Norte do Campus Universitário

Nesta semana o projeto Cine & Vídeo Tarumã propõe uma programação temática referente a data religiosa cristã da Paixão de Cristo, destacando produções que foram aclamadas devido ao seu impacto imagético e narrativo, além de possuir uma notável qualidade. Os filmes escolhidos para o tema “Visões de Cristo - Morte e Ressurreição” são: A Paixão de Cristo e A Investigação.


                                         

Na segunda-feira, dia 10, teremos a exibição do filme A Investigação, de Damiano Damiani. Três anos após a morte de Cristo, o Imperador Tiberius, obcecado com a idéia de encontrar seu corpo, manda uma delegação a Roma, liderada por Taurus, o qual se envolve com a esposa de Pilatos, e através dela obtém importantes informações.

Na quarta-feira, dia 12, haverá a exibição do filme A Paixão de Cristo, dirigido por Mel Gibson. No meio da noite, Jesus é traído por Judas e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus. Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos, pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e tenta passar a decisão para Herodes, governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia, sua mulher, que considera Jesus um santo.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.