NAVI realiza programação especial para comemorar o Dia do Teatro

Peça "Os Náufragos do Louca Esperança" (Foto: Michelle Laurent)Peça "Os Náufragos do Louca Esperança" (Foto: Michelle Laurent)Em celebração ao Dia Mundial do Teatro (27 de março), o Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (Navi/Ufam) realiza uma programação especial nos dias 29 e 31. O evento acontece às 14h30 no Auditório Rio Negro, localizado no Setor Norte do campus universitário.

A exibição do filme “Os Náufragos do ‘Louca Esperança’”, inédito em Manaus, será seguida de um bate-papo com Nereide Santiago e Gorete Lima da Companhia Teatral A RÃ QI RI. O filme dividido em duas partes, com mais de 3 horas de duração, será exibido em dias alternados: a 1ª parte na quarta-feira, 29; e a 2ª parte na sexta-feira, 31.

O filme foi construído a partir da peça teatral dirigida por Ariane Mnouchkine, do Théâtre Du Soleil. Trata-se de uma composição que une a literatura, pois foi inspirada no romance póstumo de Julio Verne; o cinema como era realizado na década de 1920; e a peça de teatro que está sendo filmada.

Sobre o NAVI

Coordenado pela professora Selda Vale Costa, o Núcleo de Antropologia Visual da Ufam reúne pesquisadores e estudantes interessados no estudo das imagens, sobretudo as que retratam características do cotidiano do homem amazônico. A proposta do grupo é tratar o visual como objeto de estudo e como método de conhecimento.

O NAVI possui um acervo com mais de 500 filmes que tratam direta ou indiretamente da Região Amazônica em produções realizadas no Brasil e no mundo. Além dos filmes, o Núcleo possui uma biblioteca sobre o audiovisual e a Amazônia. Entre os eventos realizados pelo NAVI, destaca-se a Mostra Amazônica de Filme Etnográfico.