Cine & Vídeo Tarumã apresenta filmes vencedores do Oscar em 2016

As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, no Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário

O projeto Cine & Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apresenta uma seleção de filmes que foram destaque na premiação do Oscar no ano de 2016. A cerimônia da entrega de prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é um dos eventos mais prestigiados pelo público em reconhecimento a excelência de profissionais da Indústria Cinematográfica. Para fazer um aquecimento da premiação, que acontece no dia 26 de fevereiro, foram selecionados os filmes Ex_Machina: Instinto Artificial, O Regresso e Filho de Saul.


                                       


Nesta segunda-feira (13), será exibido o filme  Ex_Machina: Instinto Artificial do diretor britânico Alex Garland Caleb. Um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava, um robô com inteligência artificial. Mas a máquina se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não saber mais em quem confiar.

Já na quarta-feira (15), teremos o grande vencedor da premiação, O Regresso do diretor mexicano Alejandro G. Iñarritu. Em 1822, Hugh Glass parte para o oeste americano disposto a ganhar dinheiro caçando. Atacado por um urso fica seriamente ferido e é abandonado à própria sorte pelo parceiro John Fitzgerald, que ainda rouba seus pertences. Entretanto, mesmo com toda adversidade, Glass consegue sobreviver e inicia uma árdua jornada em busca de vingança.

E na sexta-feira (17), será apresentado o filme vencedor na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, Filho de Saul do diretor húngaro László Nemes. Em 1944, campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial, Saul é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes desta tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Ufam. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.