Cine & Vídeo Tarumã apresenta homenagem a Ricardo Darín

As sessões gratuitas ocorrem sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do Campus Universitário

O projeto Cine & Vídeo Tarumã, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), contempla o mês de janeiro com uma programação especial de filmes com um dos atores argentinos mais conhecidos e apreciados da atualidade, Ricardo Darín.

A programação conta com três filmes mais atuais da carreira do ator, que já soma 49 anos no ofício da interpretação cênica, que foram muito bem recebidos pela crítica e pelo público, um deles sendo ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010. Com roteiros emocionantes, de muitas reviravoltas e capazes de prender a atenção do público até o final, os filmes escolhidos são: O Segredo dos Seus Olhos, Truman e Abutres.

                              

 

Segunda-feira (9), será exibido o filme O Segredo dos Seus Olhos do diretor argentino Juan Pablo Campanella. Benjamin Esposito se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales, marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval, seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings, sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Na quarta-feira (11), haverá o filme Truman do diretor espanhol Cesc Gay. Dois amigos de infância, separados por um oceano, se encontram depois de muitos anos. Eles passam uns dias juntos, lembrando os velhos tempos e grande amizade que se manteve com os anos, tornando-os inesquecíveis devido o seu reencontro ser também o último adeus.

Sexta-feira (13), acontecerá a exibição do filme Abutres, do diretor espanhol Pablo Trapero. Sosa é um "urubu", um advogado especializado em acidentes rodoviários. Todos os dias ele vai aos locais de acidente, aos setores de emergência dos hospitais e às delegacias procurando clientes. Seu trabalho é lidar com as testemunhas, policiais, juízes e companhias de seguro. Mas o que seus clientes não sabem é que a agência para a qual trabalha está envolvida em esquemas de corrupção e desvio de dinheiro. Quando se apaixona pela jovem paramédica Luján, Sosa decide se aposentar do trabalho sujo e viver ao lado dela. Mas seu passado não o deixará tão facilmente.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM com o apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.