Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura apresenta resultado de pós-doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) apresenta no dia 15 de dezembro, às 14h, no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), o resultado da pesquisa de pós-doutorado “Geografando a cidade de Manaus nas obras de Milton Hatoum”.

O trabalho de autoria da professora doutora Francisca de Lourdes Souza, sob supervisão do professor José Aldemir de Oliveira, apresenta umolhar geográfico a partir da Literatura, tendo como pano de fundo a Manaus dos romances amazonenses Relato de um certo Oriente, Dois Irmãos eCinzas do Norte.

A partir da investigação teórica, constata-se que o texto literário é um espelho onde o leitor se vê e anda na cidade pelos desenhos da arquitetura romanesca, mas não aperfeiçoa esse traçado, porque o espetáculo histórico se desenrola à sua frente somente guiando-o pelas pistas dadas.  É igualmente analisada a sensibilidade em perceber a arquitetura da cidade, com cenário performático, incluindo a vida, os valores que se espelham como utopia, construída momentaneamente na crença de uma cidade perfeita, representada pelo encantamento do olhar dos estrangeiros que chegam à cidade.

A pesquisa conclui também que Manaus, como outras cidades, não é o lugar perfeito por definição, e, ao longo daanálise dos romances de Hatoum, essa cidade sofre descaracterização pelos movimentossociais, econômicos e culturais que a transformam.

Do ponto de vista acadêmico, o objetivo da pesquisa é contribuir para ampliar o conhecimento da espacialidade produzida nos romances estudadose poderá ampliar para perspectivas,ainda pouco investigadas, de alternativas para interpretação da cidade e do urbano na Amazônia. A pesquisa está ligadaao Núcleo de Estudos e Pesquisadas Cidades na Amazônia(Nepecab) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (Gepelip) ambos da UFAM.

Participarão da apresentação na qualidade de debatedores da pesquisa: o professor doutor Carlos Antônio Magalhães Guedelha, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), e a professora doutora Marilene Corrêa da Silva Freitas, do PPGSCA.