Cine e Vídeo Tarumã apresenta filmes inéditos nos cinemas de Manaus

Nesta semana, o Cine e Vídeo Tarumã apresenta “Inéditos nos Cinemas de Manaus” para fechar as atividades do semestre. Os dramas são produções reconhecidas em festivais internacionais, mas que passaram despercebidas pelos cinemas de Manaus. Com a missão de exibir películas com temáticas variadas e de qualidade estética notável, o projeto selecionou os filmes “Chef”, "Dois Dias, Uma Noite” e “Copacabana” para atender a essa demanda.

Na segunda-feira (12), foi exibido o filme Chef do diretor Jon Favreau. Carl Casper é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida.

 

Na quarta-feira, dia 14, haverá o filme Dois Dias, Uma Noite, dos diretores Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Sandra perde seu emprego pois outros trabalhadores da fábrica preferiram receber um bônus ao invés de mantê-la na equipe. Ela descobre que alguns de seus colegas foram persuadidos a votar contra ela. Mas Sandra tem uma chance de reconquistá-lo. Ela e o marido têm uma tarefa complicada para o final de semana: eles devem visitar os colegas de trabalho e convencê-los a abrir mão de seus bônus, para que o casal possa manter o seu emprego.

 

Na sexta-feira, dia 16, o filme Copacabana do diretor Marc Fitoussi fecha a programação. Jovial e inconsequente, Babou passou a vida ignorando as convenções sociais. Nunca se casou ou teve um emprego fixo, e levou uma vida nômade ao lado da filha Esmeralda, que acabou se envergonhando da mãe e não planejando convidá-la para seu casamento. Ferida em seu amor maternal, Babou decide mudar. Vai atrás de um emprego e é contratada para vender apartamentos no litoral em pleno inverno. Para sua própria surpresa torna-se a funcionária modelo e agora precisa encontrar um presente de casamento digno de sua filha e, ao mesmo tempo, sincero de sua parte.

 

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, localizado no setor Norte do campus universitário. As sessões são gratuitas e recebem o apoio cultural da locadora Take Video Locadora.