Cine & Vídeo Tarumã apresenta Filmes Cubanos na semana de 5 a 9 de dezembro

O Cine & Vídeo Tarumã da Ufam exibe nos dias 5, 7 e 9 de dezembro uma pequena mostra de filmes cubanos, numa justa homenagem póstuma àquele que liderou a revolução política que culminou no desenvolvimento e repercussão do cinema cubano: Fidel Castro. As produções selecionadas merecem destaque pela relevância e qualidade cinematográficas, além de pontuar questões políticas e sociais fundamentais para a compreensão da vida naquele país.A programação conta com os filmes: Numa Escola de HavanaMemórias do Subdesenvolvimento e Suíte Havana.

Na segunda-feira (5), será exibido o filme Numa Escola de Havana, de 2014, do diretor Ernesto Daranas. O filme narra a história de Chala, um garoto de onze anos, que vive com sua mãe viciada em drogas, Sonia. Para sustentar a casa, ele treina cães de briga, indiretamente ajudado por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. As dificuldades de sua vida refletem na escola, onde é aluno de Carmela, por quem ele tem um grande respeito. Mas quando ela fica doente e tem que se afastar, Chala não se adapta à nova professora, que sugere que ele seja transferido para um internato. Quando Carmela retorna, não aceita essa medida e outras imposições que aconteceram durante sua ausência. Enquanto a relação entre professora e aluno se intensifica, os dois passam a ser perseguidos na escola. Vencedor no Festival de Bogotá/14 nas categorias Melhor Filme e Melhor Filme Infantil, e vencedor no Festival de Havana/14 como Melhor Filme e Ator (para Armando Valdes Freire, o Chala), além de prêmios em Huelva/14, Lleida/15 e quatro prêmios no Festival de Málaga/14, o filme é um legítimo representante do atual cinema cubano.

Na quarta-feira (7), foi selecionado um dos mais importantes filmes cubanos de todos os tempos, realizado logo após a revolução de 1959: Memórias do Subdesenvolvimento. Produção ficcional/documental de 1968, o filme lançou o nome do diretor Tomás Gutiérrez Alea no mundo da cinematografia internacional, notadamente na latino-americana, já marcada por obras como “Historias de laRevolución” (60) e “A Morte de um Burocrata” (66). A trama de Memórias do Subdesenvolvimento se passa em 1962, logo depois da Revolução em Cuba.O intelectual burguês Sergio (Sergio Corriere)resolve ficar sozinho em Havana, quando sua mulher, seus pais e amigos engomadinhos fogem do novo regime e partem para Miami. Sozinho em Havana, não por acreditar na Revolução, mas por estar curioso e por provar a nova realidade, ele vê de sua janela e do caminhar pelas ruas as mudanças acontecerem. Ele conhece a jovem Elena (Daisy Granados), com quem se casa mesmo não a desejando. Filmado em preto e branco, o filme apresenta a maneira como Alea aborda a revolução: crítica e romântica. Visivelmente influenciado pela Nouvelle Vague francesa e pelo neorrealismo italiano, ele nos conduz por personagens fictícios que interagem com personagens reais. A integração entre realidade e ficção é tão perfeita que não tem como o espectador distinguir um do outro. O filme ganhou dois prêmios no Festival de KarlovyVary/70 (República Tcheca).

Na sexta-feira (9), o filme a ser apresentado é Suíte Havana, do diretor Fernando Pérez, encerrando a mostra. O documentário, de 2003, mostra um dia qualquer na vida de dez habitantes da cidade de Havana. No decurso de um dia e uma noite, suas vidas são mostradas e cada um deles representa a curiosa diversidade de grupos sociais que se movem na Havana de hoje. Vencedor em diversas categorias no Festival de Havana/03, o filme saiu vencedor com o Kikito de Ouro no Festival de Gramado/04, na categoria de Filmes Latinos. Ganhou ainda os prêmios de Melhor Direção e Fotografia no Festival de Cartagena/04, do total de 20 prêmios internacionais.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã é uma atividade de extensão do Departamento de Comunicação Social da UFAM, com as sessões acontecendo sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras, setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de filmes Take Vídeo Locadora.